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Distrito Industrial 2 recebe o nome de “Rafaelo Fantelli”

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O Distrito Industrial para Micro e Pequenas Empresas (Dimpe 2), de Indaiatuba, recebe o nome de “Rafaello Fantelli”. A homenagem póstuma foi feita pelo prefeito Nilson Gaspar (MDB), por meio da lei municipal nº 7.635, que denomina a área institucional.

A cerimônia em homenagem à memória do empresário falecido em 2009 aconteceu, na última sexta-feira (20/8), na prefeitura, com as presenças do filho de Rafaello Fantelli, Aldo José Fantelli e sua esposa Barbara Rita Corsetti Fantelli; a neta Mariana Fantelli Stelini Pereira e o marido Thiago Rached Pereira.

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Rafaello Fantelli nasceu na Itália, mas foi em Indaiatuba que constituiu sua família e construiu sua história como empresário, destacando-se tanto na área industrial como social. Em 1993, foi agraciado com o título de Cidadão Indaiatubano e desde 2018 também dá nome ao título honorífico “Empresário do Ano” outorgado pela Câmara Municipal.

O prefeito destacou a contribuição do empresário Rafaello Fantelli para o desenvolvimento de Indaiatuba. “Hoje estamos aqui para prestar uma justa homenagem ao saudoso Rafaello Fantelli, que saiu da Itália para empreender em Indaiatuba e contribuiu ativamente para nossa cidade se tornar a referência que é nos dias de hoje. Não tinha nome melhor para este espaço, pois lá serão instalados diversos comércios e empresas, os quais vão gerar emprego e renda, e consequentemente transformarão a vida de muitos indaiatubanos”, concluiu Gaspar.

Aldo José Fantelli, filho do empresário Rafaello Fantelli, agradeceu todos os presentes e emocionou-se em dizer que é uma honra receber essa homenagem em nome do pai, o qual foi muito importante em sua vida. “Indaiatuba é uma cidade muito boa de se viver. Tudo isso começou lá trás, com pessoas desapegadas de si própria e vinculadas ao interesse de outros. O meu pai era uma dessas pessoas. Sempre o via dando de si, antes de pensar em si. Meu pai escolheu Indaiatuba como sua cidade de coração e foi aqui que ele dedicou sua vida e colaborou para o desenvolvimento industrial, sem esquecer o lado social. Estou muito agradecido por esta linda homenagem feita a meu pai”, encerrou Fantelli

Também estiveram presentes na cerimônia os secretários municipais de Relações Institucionais e Comunicação, Graziela Milani, e de Governo, Luiz Alberto Cebolinha Pereira; e o diretor do Departamento de Preservação e Memória, Henrique Steve.

BIOGRAFIA

Raffaello Fantelli nasceu em 31 de agosto de 1926, na cidade de Bassano del Grappa, na região do Veneto, Norte da Itália.

Filho de Aldobrandino Fantelli e Cecilia Silvestrini Fantelli. Tinha uma irmã mais velha Ermelinda Fantelli Ferraro já falecida.

Em 1940 quando começou a Segunda Guerra, vivendo na Itália, teve que interromper os estudos.

Em 1944, quase no fim da guerra, Rafaello Fantelli foi convocado, sem no entanto, participar na frente da batalha.

Após o final da guerra, ainda na Itália, terminou os estudos e formou-se como radiotécnico em 1947 (equivalente ao curso de Engenheiro diplomado no Brasil).

Em 1949, veio ao Brasil no navio Cuiabá, com seu amigo Cláudio dal Canton. Eles chegaram no porto de Santos, no dia 21 de abril de 1949.

Como radiotécnico, montou diversos transmissores e estações de rádio AM, especialmente no interior de Minas Gerais.

Mais tarde, durante dois anos, também ministrou aulas na Universidade Mackenzie.

Neste período em São Paulo, conheceu a esposa Judith Giomi, com quem se casou em 1950. Raffaello foi convidado pelo sogro a ser sócio da empresa da família, a Giomi & Cia, até então com sede em São Paulo e que posteriormente mudou-se para Indaiatuba.

A vida de Raffaello então estava comprometida com a família e com o trabalho. Após o casamento em 20 de maio de 1950, nasceu a filha mais velha, Maria Cecília Fantelli Stelini em 1951.

Em 1° de fevereiro de 1952, Raffaello e Judith mudaram-se para Indaiatuba para trabalhar na empresa da família, mais tarde denominada Textil Judith S/A; em 1958 nasceu o filho mais novo Aldo José Fantelli.

Com a mudança para Indaiatuba aqui criou raízes. Foi importante agente do desenvolvimento de Indaiatuba, tanto no aspecto industrial como no social.

Como industrial, além de trabalhar no desenvolvimento da Têxtil Judith S/A, uma das poucas indústrias da cidade na época, participou da criação e gestão de diversas empresas: Indaiatuba Têxtil, Gro-Tem Confecções, Ivesa (Indaiatuba Veículos S/A), empresas que juntas chegaram a oferecer 1.200 postos de trabalho.

Também foi sócio fundador da Rádio Jornal de Indaiatuba em 7 de março de 1978, e do Jornal de Indaiatuba, este de curta duração.

Num ato de visão, foi sócio fundador da empresa Birô 2000 Serviços Integrados S/A, primeira empresa de processamento de dados e informática da cidade.

Participou ativamente das atividades religiosas da Igreja Candelária, sem deixar de ajudar outras igrejas. Atuou também no Centro Espírita Padre Zabeu Kauffman.

Foi agraciado com o título de Cidadão Indaiatubano em 9 de dezembro de 1993. O homenageado teve atuação tão destacada em Indaiatuba que desde 2018 também dá nome ao título honorífico “Empresário do Ano” outorgado pela Câmara Municipal.

Como agente social, entre outras atividades, foi presidente do Mobral (Movimento Brasileiro de Alfabetização) na década de 70 e diretor financeiro da Assin (Associação de Segurança de Indaiatuba), além de apoiador da Paróquia Santa Rita de Cássia.

Foi sócio fundador do Rotary Indaiatuba em 1º de julho de 1955, do Indaiatuba Clube em 1º de julho de 1957, e da Sociedade Ítalo Brasileira de Indaiatuba em 25 de maio de 1998.

Participante das atividades da Colônia Helvétia, foi um dos participantes da reestruturação da Sociedade de Tiro ao Alvo de Helvetia em 1978.

Era diplomado da ADESG – Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra.

Foi presidente do Rotary Club Indaiatuba por 2 gestões 1957/58 e 2005/06 e governador de Distrito Rotário no biênio 80/81. Posteriormente, colaborou na administração do Fundo Distrital.

Sua preocupação com o próximo fez com que ele tocasse a vida de muitas pessoas.

Raffaello Fantelli faleceu em Indaiatuba, aos 6 de abril de 2009 deixando, além dos dois filhos (Cecília e Aldo), cinco netos: Rafael, Mariana e Mateus Fantelli Stelini, e Felipe e Fernanda Corsetti Fantelli.

DIMPE 2

O Distrito Industrial para Micro e Pequenas Empresas (Dimpe 2) foi implantado em área institucional da Prefeitura, na Estrada do Capovilla, no Bairro Pimenta.

A Administração instalou a infraestrutura – como redes de água, esgoto, energia elétrica, pavimentação e iluminação pública – e dividiu a área em 123 lotes destinados à construção das sedes de micros e pequenas empresas.

A aquisição dos lotes pelas empresas foi feita por meio de sorteio realizado em 2019. No momento, as empresas que compraram os lotes fazem a construção de suas sedes.

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Inscrições para o Encceja podem ser realizadas de 29 de abril a 10 de maio

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#PraTodosVerem: Campanha Encceja: No centro o logo do Encceja, na parte superior uma ilustração de prova e na aprte inferior os dizeres: Inscrições de 29/04 a 10/05

A partir
de segunda-feira, dia 29 de abril, até dia 10 de maio, estarão abertas as
inscrições para os interessados em realizar o Encceja (Exame Nacional para
Certificação de Jovens e Adultos) 2024. Para participar do exame é necessário
ter no mínimo 15 anos para o Ensino Fundamental e 18 anos para o Ensino Médio. As
inscrições podem ser feitas on-line pelo link http://enccejanacional.inep.gov.br/encceja/#!/inicial.
Mais informações podem ser esclarecidas pelo telefone 19 9805 0151.

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Encceja

O Exame
Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) foi
realizado pela primeira vez em 2002 para aferir competências, habilidades e
saberes de jovens e adultos que não concluíram o Ensino Fundamental ou Ensino
Médio na idade adequada. 

O Encceja é
realizado pelo Inep em colaboração com as secretarias estaduais e municipais de
educação. O Exame é aplicado pelo Inep, mas a emissão do certificado e
declaração de proficiência é responsabilidade das Secretarias Estaduais de
Educação e Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, que
firmam Termo de Adesão ao Encceja.

O Exame tem
quatro aplicações, com editais e cronogramas distintos: Encceja Nacional para
residentes no Brasil, Encceja Nacional PPL, para residentes no Brasil privados
de liberdade ou que cumprem medidas socioeducativas, Encceja Exterior, para
brasileiros residentes no exterior, e Encceja Exterior PPL, para residentes no
exterior privados de liberdade ou que cumprem medidas socioeducativas. As
aplicações fora do Brasil são realizadas em parceria com o Ministério das
Relações Exteriores (MRE).

São
finalidades do Encceja: construir uma referência nacional de autoavaliação para
jovens e adultos por meio de avaliação de competências, habilidades e saberes
adquiridos em processo escolar ou extraescolar; estruturar uma avaliação
direcionada a jovens e adultos que sirva às Secretarias de Educação para que
estabeleçam o processo de certificação dos participantes, em nível de conclusão
do Ensino Fundamental ou Ensino Médio, por meio da utilização dos resultados do
Exame; oferecer uma avaliação para fins de correção do fluxo escolar;
construir, consolidar e divulgar seus resultados para que possam ser utilizados
na melhoria da qualidade na oferta da Educação de Jovens e Adultos e no
processo de certificação; construir parâmetros para a autoavaliação do
participante, visando a continuidade de sua formação e sua inserção no mundo do
trabalho; possibilitar o desenvolvimento de estudos e indicadores sobre
educação brasileira. 

O Encceja é
direcionado aos jovens e adultos residentes no Brasil ou no exterior que não
tiveram a oportunidade de concluir seus estudos em idade própria e que atendam
ao art. 38, §1º e §2º da Lei de Diretrizes e Base (LDB), a Lei 9.394 de 20 de
dezembro de 1996: tenham, no mínimo, 15 anos completos na data de realização do
Exame, para quem busca a certificação do ensino fundamental; ou tenham, no
mínimo, 18 anos completos na data de realização do Exame, para quem busca a
certificação do ensino médio. Para realizar a inscrição é necessário ter
registro no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) emitido pela Receita Federal do
Brasil.

As provas
do Encceja obedecem aos requisitos básicos, estabelecidos pela legislação em
vigor, para o Ensino Fundamental e Ensino Médio. São aplicadas em um único dia,
nos turnos matutino e vespertino. As datas de aplicação no Brasil e no exterior
são distintas, assim como as provas para pessoas privadas de liberdade ou que
cumprem medidas socioeducativas.

Fonte: Prefeitura de Indaiatuba

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Funssol realiza a doação de 850 cobertores para a Secretaria de Assistência Social

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#PraTodosVerem: A secretária de Assistência Social, Viviane Barnabé; a diretora do Departamento de Proteção Básica, Maria Cristina Coelho Dias; a presidente do Funssol, Maria das Graças Araújo Massimo e o diretor do Departamento de Proteção Social Especial, Paulo Roberto Baptista no Fundo Social de Solidariedade. Fim da descrição.

O Fundo Social de Solidariedade (Funssol)
realizou, nesta sexta-feira (26), a doação de 850 cobertores para a Secretaria
de Assistência Social. A partir do dia 6 de maio os Centros de Referência de
Assistência Social (Cras) estarão realizando a triagem para que sejam
repassadas as pessoas que são atendidas em estado de vulnerabilidade social.

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Os repasses serão realizados pela Secretaria
de Assistência Social através dos Cras I, CrasII, Cras III, Cras IV, Cras V e Cras
VI, após a análise feita na triagem. Para mais informações, entrar em contato
pelo telefone (19) 3834-9190.

Campanha do Agasalho

A Campanha do Agasalho 2024 acontece em parceria com
a EPTV até o dia 31 de julho, das 8h às 17h, no  Funssol, 
localizado no Paço Municipal. Neste ano, o projeto receberá doações
 de roupas de frio em bom estado e cobertores.
No dia 25 de maio será
realizado o “Dia D” em modelo Drive Thru, das 9h às 17h, em frente a Prefeitura
de Indaiatuba. 

Distribuição de
roupas e agasalhos

A distribuição de roupas e agasalhos para a população
em vulnerabilidade social será realizada na antiga Subprefeitura das 8h às
11h  e das 13h às 16h, nos dias 2, 9, 16 e 23 de maio. No mês de junho
acontecerá o repasse das roupas nos dias 6, 13 e 20. Já no mês de julho as
peças serão entregues nos dias 4,11, 18 e 25 de julho.  Para a retirar os
agasalhos é necessário a apresentação do RG.

 

Serviço

Triagem para doação de cobertores

Data:  a partir de 6 de maio.

Telefone: (19)
3834-9190.

Campanha do Agasalho

Data:  até 31 de julho.

Horário: 8h às
17h.

Local: Funssol
(Prefeitura de Indaiatuba) – Av. Fábio Roberto Barnabé, 2.800.

Doações aceitas: Roupas
de frio em bom estado.

 

Dia  D (Drive Thru)

Data: 25 de
maio.

Horário: 9h às
17h.

Local:  estacionamento da frente da
Prefeitura de Indaiatuba – Av. Fábio Roberto Barnabé, 2.800.

Doações aceitas:
cobertores, agasalhos de frio, sapatos, luvas, toucas e meias  ( Femininas, masculinas e infantis).

 

Distribuição de roupas e
agasalhos

Datas (maio): 2, 9, 16
e 23/05.

Datas (junho): 6,13 e
20/06.

Datas (julho): 04, 11,
18 e 25/07.

Horário: 8h às
11h/13h às 16h.

Local:  Antiga subprefeitura – Rua
Zephiro Puccinelli, s/nº.

Obrigatório apresentar o RG.

Telefone: (19)
3875-6144.

Fonte: Prefeitura de Indaiatuba

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Unidade do Poupatempo de Indaiatuba completa 10 anos nesta sexta-feira (26/04)

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#PraTodosVerem: a foto mostra a equipe de trabalho do Poupatempo Indaiatuba, todos uniformizados com camisas amarelas e alguns com camisas azuis, posando ao lado do ex-prefeito Reinaldo Nogueira e do secretário de Serviços Urbanos e Meio Ambiente, Guilherme Magnusson. Ao fundo, uma parede branca com três placas que trazem a logomarca do Governo do Estado de São Paulo, do Poupatempo e o brasão da P

O
Poupatempo de Indaiatuba completa 10 anos nesta sexta-feira (26/04). A data foi
comemorada pelos funcionários da unidade com um café da manhã, antes do início
do expediente. O secretário de Serviços Urbanos e Meio Ambiente, Guilherme
Magnusson, representou o prefeito Nilson Gaspar no evento. A comemoração também
contou com a presença do ex-prefeito Reinaldo Nogueira, que foi o responsável
pela vinda do Poupatempo para a cidade, em 2014. Desde a abertura, a unidade
contabiliza mais de 2 milhões de atendimentos.

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De
acordo com Magnusson, o prefeito está em São Paulo buscando recursos do Governo
do Estado para a cidade, acompanhado pelo deputado Rogério Nogueira, mas fez
questão de enviar um representante nas comemorações da equipe. “O prefeito sempre
reforçou a importância de ter um posto de serviços como o Poupatempo na cidade.
Muita gente não se lembra da dificuldade que era antes, quando tínhamos que ir
até Campinas ou Sorocaba em busca de atendimento. Ter uma unidade aqui,
facilitou muito para a população”, reforçou o secretário.

De
acordo com informações da direção do serviço, somente no primeiro trimestre
desse ano foram cerca de 16,4 mil serviços prestados na unidade de Indaiatuba,
entre emissão de RG, Atestado de Antecedentes Criminais, Carteira de Trabalho,
CNH (Carteira Nacional de Habilitação), licenciamento de veículos, e outros.

Para
ser atendido presencialmente é obrigatório agendamento prévio de data e hora,
sem nenhum custo, pelo portal – www.poupatempo.sp.gov.br, aplicativo Poupatempo
SP.GOV.BR, totens de autoatendimento ou ainda pelo WhatsApp (11)
95220-2974.    

O
Poupatempo também oferece 1,2 mil opções de serviços 100% digitais, como a
renovação de CNH, licenciamento de veículos, consulta de IPVA, Carteira de
Trabalho Digital, seguro-desemprego, atestado de antecedentes criminais,
pesquisa de débitos de veículos, entre outros.

Em
Indaiatuba, o Poupatempo está localizado na Rua das Primaveras, 1050 – Jardim
Pompeia, nas dependências do Parque Mall Indaiatuba. O horário de funcionamento
é de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, e sábado, das 9h às 13h

#PraTodosVerem: a
foto mostra a porta de entrada do Poupatempo aberta e pessoas na fila da
triagem dos serviços. À direita está uma lixeira quadrada de madeira escura e
na parede externa estão pintadas a logomarca do Poupatempo em preto e vermelho
e do Detran, em preto e azul. Fim da
descrição.

Fonte: Prefeitura de Indaiatuba

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