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Comdefi lança campanha de conscientização do uso de vagas reservadas às pessoas com deficiência
- Publicação: 10/09/2021 09:19h
- Redator(es): Alyne Cervo
- Release N.º: 1076
Foto: Divulgação
LEIA TAMBÉMO Comdefi (Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência) lança a campanha “Cada um no seu quadrado” que visa a conscientizar e informar a população da importância de respeitar o uso de vagas destinado às pessoas com deficiência. O intuito é que haja o cumprimento da legislação vigente, de acordo com o artigo 181, XX do Código de Trânsito Brasileiro, incluiso pela Lei de nº 13.146 de junhi de 2015, Decreto Federal 5296/2004 e Lei n. 13.281 de 04 de maio de 2016.
Na legislação fica estabelecida a aplicação de multa gravíssima, no valor de R$293,47. Além de sete pontos da CNH, se uma pessoa estacionar na vaga preferencial, sem ser deficiente. Esta ação tem como objetivo mudar a atitude com relação ao uso indevido destas vagas nas vias urbanas e em estabelecimentos privados de uso coletivo como shoppings e supermercados.
Por isso, é necessário que a pessoa tenha em seu carro o cartão de identificação da pessoa com deficiência, pois se for constatado que o veiculo estacionado não contem a identificação para uso das vagas preferenciais para deficientes físicos, haverá a aplicação de uma medida administrativa com a remoção do veiculo.
“ Essas vagas são reservadas e não é privilégio, mas por necessidade. Os motoristas que ocupam essas vagas sempre se utilizam do argumento ‘é jogo rápido’, isso é desrespeitoso. As pessoas não estão preparadas para conviver em sociedade. Se faltam vagas preferenciais para estacionar é porque há a falta de educação e afeto por parte de quem se acha esperto. Essa campanha vem pra abrir os olhos das pessoas sobre o respeito ao próximo”, explica o Presidente do Comdefi, Ricardo Ferreira Silva.
Como emitir o cartão de identificação da pessoa com deficiência?
Para dar entrada no cartão da pessoa com deficiência, basta ir até o Ponto Cidadão localizado na antiga rodoviária e deve estar portando o RG, CPF, comprovante de endereço e certificado de registro e licenciamento do veiculo, além de um laudo médico recente com a descrição especifica quanto à deficiência.
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Educação está com inscrição aberta para contratar fiscais na aplicação da Avaliação do Sistema Munic
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Secretaria de Educação, de acordo com o Chamamento Público nº 017/2024 – Edital
nº 103/2024, informa que estão abertas as inscrições para contratação de fiscais
na aplicação da Avaliação do Sistema Municipal de Ensino. Será pago a ajuda de
custo no valor de R$ 100,00 (bruto), por período trabalhado, sendo que o fiscal
poderá trabalhar até cinco períodos, arrecadando o valor total de R$ 500,00
(bruto). A contratação segue até às 17h do dia 18 de outubro. Todas informações
podem ser conferidas no link
https://www.indaiatuba.sp.gov.br/administracao/licitacoes/editais-publicados/4236/download/.
Para
participar é necessário ter idade mínima de 18 anos; escolaridade mínima de
Ensino Médio completo; não possuir vínculo de trabalho, de qualquer natureza,
com as redes de ensino municipal ou vínculo com o poder público de Indaiatuba;
dispor de endereço eletrônico próprio para fins de comunicação com as equipes
de coordenação e acesso a computador com conexão à internet; possuir conta
bancária em seu nome; possuir número de telefone celular para contato com as
equipes de coordenação; possuir disponibilidade para os dias 5 de novembro (capacitação), 18 e 19 de
novembro (aplicação da prova) em período integral; ser responsável pela
alimentação, transporte e deslocamento até a escola de alocação.
Os
interessados devem acessar o link de inscrição
(https://forms.gle/DesUJWDuVBs6Migy7), preencher o formulário com atenção às solicitações.
Os documentos solicitados devem ser enviados até às 17h do dia 18 de outubro
para o e-mail [email protected]. A seleção dos candidatos
será realizada pela comissão especial instituída pela Portaria nº 63/2024 da
Secretaria Municipal de Educação.
As
dúvidas referentes ao edital poderão ser solicitadas através do e-mail
[email protected] ou telefone (19) 99941-0075.Prefeitura de Indaiatuba
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Desassoreamento da represa do Rio Capivari Mirim prevê a retirada de 22 mil m³ de resíduos
O Serviço
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Autônomo de Água e Esgotos (Saae) informa que o desassoreamento da represa do
rio Capivari-Mirim está avançado e tem previsão de
retirada de 22 mil m³ de sedimentos do leito da barragem, nesta primeira
etapa. A autarquia, que é responsável pela barragem do rio Capivari-Mirim,
inscreveu o projeto no Programa Rios Vivos, do Governo do Estado, o que
possibilitou a captação de investimentos do Departamento de Águas e Energia
Elétrica do Estado de São Paulo (DAEE). A obra é realizada pelo grupo JOFEGE.
O fenômeno
do assoreamento é comum, e trata-se do acumulo de sedimentos como terra, lodo
ou areia no fundo de lagos e rios. No caso das represas, isso interfere na
capacidade de armazenamento e qualidade da água, sendo necessária a realização
periódica do processo de desassoreamento – a retirada desses sedimentos.
aberto ao público normalmente, com apenas algumas áreas interditadas para
segurança dos visitantes.
A
preservação da represa do rio Capivari-Mirim é uma das prioridades do Saae.
Além de cumprir um importante papel para a educação ambiental de Indaiatuba,
esse cartão postal é um dos principais mananciais de captação de água do
município.
Imagem
aérea mostra algumas máquinas e caminhões trabalhando ao lado de uma represa.
As máquinas estão fazendo a retirada de terra de dentro do leito da represa. No
entorno da represa, vemos um parque arborizado com trilhas e uma ponte. Fim da
descrição.
Fonte: Prefeitura de Indaiatuba