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Saae inicia mais uma etapa da atualização do plano diretor de perdas
O
Serviço Autônomo de Água e Esgotos (Saae), visando a atualização do Plano
Diretor de Combate as Perdas, está realizando a instalação de aparelho
DataLoger para determinação de parâmetros de vazão e pressão da rede de
distribuição de água tratada. O serviço está sendo realizado via contrato com a
empresa Allevant Engenharia e Consultoria LTDA que é responsável por elaborar a
atualização do Plano que irá nortear as ações a serem executadas para reduzir
as perdas no município.
Os
aparelhos para medição são instalados por um profissional do Saae, em
diferentes residências por determinadas regiões do município e permanece por
uma semana coletando e armazenando dados para depois serem analisados pela
equipe técnica responsável pela atualização do Plano Diretor.
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Etapas
As
etapas que deverão ser executadas são: a
atualização do cadastro técnico, determinação de
parâmetros de vazão e pressão, estudos de setorização, estudos para
melhoria da macromedição, gerenciamento de pressões, programação dos serviços
de pesquisa de vazamentos, determinação dos indicadores de perdas, diagnóstico
e estudo para readequação e melhoria das unidades operacionais, diagnóstico do
parque de hidrômetros e estudos para melhoria da gestão de micromedição,
diagnóstico do estado das tubulações e descrição de ações de melhoria,
atualização e calibração do modelo hidráulico computacional, definição de
metas, indicadores de controle, planos de ação, relatórios de acompanhamento e
relatório final.
Combate às Perdas
A perda de água nos sistemas de
abastecimento é basicamente a diferença entre o volume produzido nas Estações
de Tratamento (ETAs) e a soma dos volumes medidos nos hidrômetros instalados
nos imóveis.
Essa diferença ocorre por diversos fatores, mas
principalmente com os vazamentos, ligações clandestinas e irregulares e submedição
de consumo causado por hidrômetros muito antigos.
Essas perdas de água causam impactos negativos
ao meio ambiente e ao faturamento das empresas de abastecimento.
O Saae está constantemente investindo em ações
para diminuir essa perda, como a substituição de redes antigas para diminuir os
vazamentos, manutenção de um parque de hidrômetros atualizado, setorização do
município com macro medidores, instalação de válvulas redutoras de pressão (VRP)
e acompanhamento através do Centro de Controle de Operações (CCO) de todo
sistema de abastecimento.
Fonte: Prefeitura de Indaiatuba
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Educação está com inscrição aberta para contratar fiscais na aplicação da Avaliação do Sistema Munic
A
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Secretaria de Educação, de acordo com o Chamamento Público nº 017/2024 – Edital
nº 103/2024, informa que estão abertas as inscrições para contratação de fiscais
na aplicação da Avaliação do Sistema Municipal de Ensino. Será pago a ajuda de
custo no valor de R$ 100,00 (bruto), por período trabalhado, sendo que o fiscal
poderá trabalhar até cinco períodos, arrecadando o valor total de R$ 500,00
(bruto). A contratação segue até às 17h do dia 18 de outubro. Todas informações
podem ser conferidas no link
https://www.indaiatuba.sp.gov.br/administracao/licitacoes/editais-publicados/4236/download/.
Para
participar é necessário ter idade mínima de 18 anos; escolaridade mínima de
Ensino Médio completo; não possuir vínculo de trabalho, de qualquer natureza,
com as redes de ensino municipal ou vínculo com o poder público de Indaiatuba;
dispor de endereço eletrônico próprio para fins de comunicação com as equipes
de coordenação e acesso a computador com conexão à internet; possuir conta
bancária em seu nome; possuir número de telefone celular para contato com as
equipes de coordenação; possuir disponibilidade para os dias 5 de novembro (capacitação), 18 e 19 de
novembro (aplicação da prova) em período integral; ser responsável pela
alimentação, transporte e deslocamento até a escola de alocação.
Os
interessados devem acessar o link de inscrição
(https://forms.gle/DesUJWDuVBs6Migy7), preencher o formulário com atenção às solicitações.
Os documentos solicitados devem ser enviados até às 17h do dia 18 de outubro
para o e-mail chamamento@educ.indaiatuba.sp.gov.br. A seleção dos candidatos
será realizada pela comissão especial instituída pela Portaria nº 63/2024 da
Secretaria Municipal de Educação.
As
dúvidas referentes ao edital poderão ser solicitadas através do e-mail
chamamento@educ.indaiatuba.sp.gov.br ou telefone (19) 99941-0075.Prefeitura de Indaiatuba
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Desassoreamento da represa do Rio Capivari Mirim prevê a retirada de 22 mil m³ de resíduos
O Serviço
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Autônomo de Água e Esgotos (Saae) informa que o desassoreamento da represa do
rio Capivari-Mirim está avançado e tem previsão de
retirada de 22 mil m³ de sedimentos do leito da barragem, nesta primeira
etapa. A autarquia, que é responsável pela barragem do rio Capivari-Mirim,
inscreveu o projeto no Programa Rios Vivos, do Governo do Estado, o que
possibilitou a captação de investimentos do Departamento de Águas e Energia
Elétrica do Estado de São Paulo (DAEE). A obra é realizada pelo grupo JOFEGE.
O fenômeno
do assoreamento é comum, e trata-se do acumulo de sedimentos como terra, lodo
ou areia no fundo de lagos e rios. No caso das represas, isso interfere na
capacidade de armazenamento e qualidade da água, sendo necessária a realização
periódica do processo de desassoreamento – a retirada desses sedimentos.
aberto ao público normalmente, com apenas algumas áreas interditadas para
segurança dos visitantes.
A
preservação da represa do rio Capivari-Mirim é uma das prioridades do Saae.
Além de cumprir um importante papel para a educação ambiental de Indaiatuba,
esse cartão postal é um dos principais mananciais de captação de água do
município.
Imagem
aérea mostra algumas máquinas e caminhões trabalhando ao lado de uma represa.
As máquinas estão fazendo a retirada de terra de dentro do leito da represa. No
entorno da represa, vemos um parque arborizado com trilhas e uma ponte. Fim da
descrição.
Fonte: Prefeitura de Indaiatuba