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Plataforma Minha Indaiatuba da Prefeitura é modelo inovador de governo digital

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Aplicativo online reúne menus para facilitar acesso da população a serviços públicos

20/09/2022 09:15h

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Foto: Eliandro Figueira – RIC/PMI

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Layout do aplicativo Minha Indaiatuba com todas as funcionalidades disponíveis

A Prefeitura de Indaiatuba lançou na segunda-feira (19) um aplicativo
online e gratuito, desenvolvido com objetivo de aproximar ainda mais a
Administração Municipal do cidadão. Conceitos como transparência, gestão e
inovação integram a base da gestão do prefeito Nilson Gaspar (MDB) desde o seu
primeiro mandato. Mesmo antes disso, a cidade tem buscado o desenvolvimento
tecnológico com a proposta de ampliar a qualidade de vida, o acesso e a
participação das pessoas nas políticas públicas. O projeto é mais uma ação
desenhada no Plano de Governo que agora se concretiza.

Na ferramenta digital disponível em Minha Indaiatuba, com apenas um
clique é possível ter acesso a um painel de gestão pessoal para acessar
informações e 10 abas de serviços. Prevendo um avanço no desenvolvimento de
softwares, o Departamento de Informática não hospedou o produto em lojas de
aplicativos, mas o deixou aberto em endereço específico, para facilitar e
democratizar o acesso. O sistema foi desenvolvido pelo Departamento de Tecnologia
da Informação da Secretaria de Administração com apoio da Secretaria de
Relações Institucionais e Comunicação, um trabalho que consumiu 18 meses de
toda equipe.

No software estão, atualmente, disponíveis os serviços Minha Saúde,
Minha Escola, Minha Casa, Minha Empresa, Meu Bem Estar, Minha Comunidade, Meus
Tributos e Minha Agenda Cidadã. Para garantir a segurança do usuário, o acesso
se realiza mediante o cadastro no sistema gov.br. Os dados do Governo Federal
estão sincronizados com os do município fazendo com que a ferramenta mostra em
cada um dos menus suas informações para acompanhamento.

+ Acesse aqui Minha Indaiatuba

Para o prefeito Nilson Gaspar essa é uma importante inovação que
nasce com os olhos no futuro. “Quando a gente fala de tecnologia nunca é num
tempo estático. Enquanto estamos aqui falando do Minha Indaiatuba, as nossas
equipes já desenvolvem novas funcionalidades, que com o tempo vamos divulgar.
Penso que a inovação só faz sentido quando ela, de fato, melhora a vida das
pessoas, agiliza, facilita atendimentos, que podem ocorrer, por exemplo, de
dentro de casa ou da própria empresa. É certo que alguns serviços ainda devem
permanecer no formato presencial, mas nossa ideia é estar à frente do nosso
tempo sempre, como é cultura aqui em Indaiatuba”, comentou.

Gaspar ainda explicou sobre a definição do
nome. “Escolhemos Minha Indaiatuba para reforçar que o aplicativo e a cidade
são daqueles que vivem aqui e ajudam nossa cidade a evoluir. Procuramos fazer o
nosso melhor sempre pensando em vocês”, garantiu.

O secretário de Administração, Luiz
Henrique Furlan, ressaltou o empenho dos profissionais de TI. “Criar do zero
uma ferramenta como essa não é tarefa fácil. Foram necessárias muitas horas de
trabalho, pesquisa e dedicação dos funcionários, porque não se trata de um
simples aplicativo, por exemplo, de entretenimento. Era necessário tornar algo
repleto de conteúdo em uma interface simples para que todos pudessem
compreender o funcionamento e utilizar com praticidade. Atingimos o objetivo,
mas como todos sabem, o mundo virtual muda a todo tempo, portanto continuamos
em busca novidades”, afirmou.

Apesar de já estar em desenvolvimento, a
plataforma ganhou um impulso durante o período da pandemia. Entre os anos de
2020 e 2021 surgiram necessidades de oferecer atendimento virtual para
minimizar filas nas unidades de pronto atendimento e com isso surgiu o Minha
Saúde – Teleatendimento Covid-19. Em seguida, com a chegada da vacina, mais uma
vez o sistema foi utilizado para organizar a vacinação em toda a cidade. Com
isso nasceu o Minha Vacina. Ambos serviços estão incorporados ao Minha
Indaiatuba.
Para a dra. Graziela Milani, secretária de Relações Institucionais e
Comunicação, a plataforma ultrapassa as funcionalidades de serviços. “Pensamos
no aplicativo em primeiro lugar para facilitar e agilizar o atendimento do
cidadão, mas acredito que ele depois de pronto acabou indo além desse objetivo.
Oferecemos às pessoas acesso a informações e ao histórico de seu relacionamento
com a Prefeitura de forma individual e segura, o que garante uma transparência
além do comum. Além disso, as pessoas podem enviar suas opiniões e sugestões
sem sair desse mesmo ambiente. Vejo que temos que utilizar a tecnologia para
melhorar a vida das pessoas sempre respeitando a individualidade de cada um.
Indaiatuba mais uma vez está à frente do seu tempo e, certamente, não pararemos
por aqui”, assegurou.

 

Projeto
piloto

A ferramenta começou a ser desenhada em
março de 2020 durante a pandemia. Diante da necessidade de manter a população
informada, o primeiro serviço foi enviar notícias e boletins diários. A partir
de então funcionalidades foram criadas de forma individual prevendo uma conexão
futura em um aplicativo. Daí surgiram o Minha Saúde – Teleatendimento Covid-19
e o Minha Vacina.

Depois de embarcar esses e os demais
serviços, teve início o período de testes do Minha Indaiatuba, que ocorreu de
março a agosto de 2022. Nesse período, mais de 15.000 usuários se cadastraram e
a avaliação positiva atinge 95%. Para o diretor do Departamento de Tecnologia
da Informação, José Carlos Melli Filho esse período foi importante para análise
das funcionalidades e promover correções. “Nossa proposta foi sempre ter o
maior número de serviços possível para que fossem acessados da maneira mais
simples. Então testamos a usabilidade, a aderência do público e se o layout era
intuitivo, pois só assim teríamos a garantia de que além de se conectar, a
pessoa poderia usufruir de tudo que disponibilizamos. Depois disso avaliamos
que o aplicativo estava pronto para ser apresentado, mas sempre lembrando, que
diariamente nossos profissionais e a devolutiva da população trabalhamos em
inovações e melhorias”, explica ele.

Cidade inovadora

Desde muito antes da edição da Lei Federal 14.129, de 29 de março de
2021, a Lei de Governo Digital, a Prefeitura de Indaiatuba tem desenvolvido
novas tecnologias para agilizar o atendimento do cidadão. Serviços digitais
para aprovação de projetos; emissão de certidões, de carnês; o IPTU Digital
enviado para e-mail dos inscritos; inscrições em oficinais culturais e projetos
esportivos e mais recentemente o Minha Vacina, que tornou Indaiatuba uma das
cidades mais organizadas e eficiente na aplicação da vacina contra a Covid-19
atestam o caminho da inovação determinado pelo prefeito. Outra iniciativa
inovadora foi a conexão entre a Prefeitura e a Câmara Municipal para envio de
documentos em ambiente digital. Isso gerou economia com combustível dos
veículos utilizados para as entregas e de papel e impressão, além de acelerar o
trâmite e garantir mais segurança para os dados trafegados. Desde maio, quando
começou a operar já foram transmitidos 613 ofícios e 812 indicações.

Antes mesmo de lançar o Minha Indaiatuba, também entraram em operação
o Meu Wi-fi, internet gratuita em 18 pontos da cidade e a telefonia que já era
digital passa por uma nova revolução. O sistema está avançando para a telefonia
IP/VOIP, que realiza ligações via internet, ou seja, fazem a transmissão de pacotes
de dados pela Rede Mundial de Computadores.

Acessibilidade

O aplicativo web foi planejado com o intuito de abranger as pessoas
com visão reduzida, cegos e também os surdos. Por meio da avançada tecnologia
desenvolvida pelo Departamento de Tecnologia de Informação de Prefeitura, a
plataforma digital consegue realizar a inclusão. O contraste das cores da tela
foi idealizado com o intuito de atender quem tem dificuldades visuais e para
auxiliar os cegos foi implantado um leitor de telas. Além disso, a equipe
disponibilizou um intérprete de libras.

 

Serviços
Disponíveis

Minha
Saúde

Está disponível neste campo o histórico de
vacinação Covid-19 e emissão do cartão de vacinação; lista de medicamentos
padronizados com a descrição dos locais que contêm a disponibilidade do
remédio; consulta e aviso de agendamentos na rede de saúde; descrição de
encaminhamentos, resumo e resultados dos exames realizados na Rede Municipal.

 

Minha
Escola

O munícipe encontrará informações sobre o
histórico escolar, como as notas e frequências dos alunos matriculados na Rede
Municipal de Ensino, e informações da alimentação com o acesso ao cardápio
servido às crianças.

 

Minha
Casa

Ao acessar, o cidadão terá acesso à função
“Meus Imóveis” que relaciona a lista de imóveis do munícipe e fornece detalhes
sobre eles. Também terá a opção de consultar o status das parcelas do exercício e emissão de boletos para
pagamento do carnê de IPTU. Possibilita a emissão do documento de certidão de
valor venal e obter a certidão de débitos: negativa, positiva ou positiva com
efeito de negativa.

 

Minha
Empresa

No Minha Empresa será possível consultar o
cadastro mobiliário com a lista de empresas do cidadão como sócio ou como
contador, com acesso a informações detalhadas, além de permitir que sejam
tomadas as providências referentes às pendências cadastrais. Outra opção é a
certidão de débitos que o cidadão pode emitir, ou seja, a certidão negativa,
positiva e positiva com efeito de negativa. Nesta área também é oferecida a
possibilidade da emissão do documento de Alvará Digital.

 

Meu
Bem Estar

Serão disponibilizados os serviços de
Esportes, Lazer, Cultura, Turismo e Bem-Estar Social.

 

Minha
Comunidade

Conta com o canal de interação da
população com a Prefeitura chamado “Zeladoria”, por meio do qual as pessoas
poderão realizar a solicitação de serviços, envio de reclamações e sugestões,
com acompanhamento de todo o trâmite do processo.

 

Meus
Tributos

Disponibiliza o serviço de emissão de
guias e negociação de débitos com o município.

 

Portal
do Servidor

Destinado a servidores públicos para
obterem informações sobre a vida profissional e destaques de comunicados
internos.

 

Minha
Agenda Cidadã

Para manter o usuário sempre atualizado, a
plataforma dispõe de um calendário com marcação de datas, eventos e compromissos
do cidadão com os serviços da Prefeitura, como, por exemplo, o vencimento de
impostos, consultas médicas, eventos culturais, entre outros.

 

Alertas
e Notificações

Para todos os serviços destacados na
“Minha Agenda Cidadã” ou uma nova atualização serão emitidos alertas e
notificações ao usuário para informar ou avisar sobre o compromisso agendado. 

  • Redator(es): Alyne Cervo, Lincoln Franco e Sirlene Virgílio Bueno
  • Release N.º: 895

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Funssol promove formatura para 280 participantes dos cursos Tesoura Encantada e Padaria Artesanal

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#PraTodosVerem: Na foto estão os alunos com o prefeito e as autoridades na formatura dos cursos de Geração de Renda do Funssol . Fim da descrição.

Na tarde de quinta-feira (27), o Fundo
Social de Solidariedade (Funssol) reuniu os 280 alunos do Projeto Tesoura
Encantada e Padaria Artesanal,  para a
entrega dos certificados de conclusão. O evento aconteceu no Indaiatuba Clube e
contou com a presença do prefeito Nilson Gaspar (MDB), a presidente do Funssol,
Maria das Graças Araújo Mássimo; a diretora de Atenção Básica, Maria Cristina
Dias; o secretário de Esportes, Marcos Antônio de Moraes; vereadores, Alexandre
Peres, Hélio Ribeiro, Professor Sérgio Teixeira, bem como, a equipe do Fundo
Social. Ao todo, mais de 700 pessoas prestigiaram o evento.

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Participaram da formatura 113 alunos
do projeto Padaria Artesanal e 167 do Tesoura Encantada. Neste semestre os
alunos foram divididos em 26 turmas. As novas turmas iniciam no projeto no mês
de agosto. As inscrições aconteceram no dia 24 de junho e foram
disponibilizadas 270 vagas.

Sobre
os projetos                                     

Os projetos têm como objetivo o
aprendizado, aprimoramento de técnicas e habilidades na confecção dos produtos
artesanais, agregando a interação social e geração de renda.

O Projeto Tesoura Encantada é dividido
entre os cursos: Passo a Passo – Iniciação a Costura, Costura Criativa- Peças
Maternidade, Costura Criativa- Artigos Decorativos para o Lar, Costura
Criativa- Peças Maternidade, Patchwork e Corte e Costura de Lingeries. Já os
cursos de Padaria Artesanal estão divididos em: 
Doces e Salgados, Pães e Bolos e Bolos e Doces Confeitados.

#PraTodosVerem:
Na foto
estão os alunos com o prefeito e as autoridades na formatura
dos cursos de Geração de Renda do Funssol . Fim da
descrição.

 

Fonte: Prefeitura de Indaiatuba

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Prefeito Nilson Gaspar entrega novo prédio do Conselho Tutelar II

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#PraTodosVerem: Na foto ao centro a placa e de inauguração e do lado esquerdo estão os vereadores Hélio Ribeiro, Adalto Missias e Alexandre Peres. Já no lado direito, o vereador Luiz Alberto Pereira, o prefeito Nilson Gaspar e a secretária de Assistência Social, Viviane Barnabé. Todos no descerramento da placa. Fim da descrição.

Na manhã desta quinta-feira
(27)  a Prefeitura de Indaiatuba realizou
a entrega do novo prédio do
II
Conselho Tutelar, localizado na Avenida Manoel Ruz Perez nº 3365, no  Jardim João Pioli. Na ocasião estiveram
presentes o prefeito, Nilson Gaspar, a secretária de Assistência Social,
Viviane Barnabé;  os conselheiros do
Conselho Tutelar I e II; os vereadores, Adalto Missias, Hélio Ribeiro, Luiz
Alberto Pereira e Alexandre Peres, bem como, outras autoridades do município.

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O Conselho Tutelar II,
vinculado à Secretaria de Assistência Social, passa a atender em seu novo
endereço a partir de 1º de julho de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. O
objetivo é oferecer um espaço mais adequado para o atendimento da população. O
prédio foi construído pela Prefeitura de Indaiatuba, no Jardim João Pioli,
próximo ao terminal do bairro.

Devido à mudança de local os números
de telefone  (19) 3935-2735 e (19)
3935-2736 estão temporariamente desativados até a religação das linhas no novo
prédio. Neste período, está sendo disponibilizada a linha móvel para o suporte
temporário pelo (19) 9 7129-8648 até que os contatos sejam instalados.

 

Sobre
o Conselho Tutelar II

As obras recém concluídas
contemplam mais de 210 m² de área construída com cinco salas para atendimentos,
uma sala de coordenação/administração, sala para reunião; sala de espera;
cozinha; área de serviço e quatro sanitários acessíveis (dois masculinos e dois
femininos), além de área para depósito. Na área externa o imóvel possui rampa
de acesso para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida, e estacionamento
para carros e motos, com demarcação de vagas PNE.

#PraTodosVerem:
Na foto
ao centro a placa e de inauguração e do lado esquerdo estão os vereadores Hélio
Ribeiro, Adalto Missias e Alexandre Peres. Já no lado direito, o vereador Luiz
Alberto Pereira, o prefeito Nilson Gaspar e a secretária de Assistência Social,
Viviane Barnabé. Todos no descerramento da placa. Fim da descrição.

Fonte: Prefeitura de Indaiatuba

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Piscinas do Parque da Criança fecham para manutenção a partir de 1º de julho

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Atrações da área molhada serão retomadas no dia 21 de agosto

27/06/2024 14:57h

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Foto: arquivo-Eliandro Figueira RIC/PMI

#PraTodosVerem: foto colorida mostra crianças descendo em um toboágua com escorregadores nas cores azul, laranja e verde. No plano da frente, uma piscina azul. Na lateral esquerda, um gramado e uma cerca de alambrado verde, com árvores. Na lateral direita, um gramado e três pessoas subindo a rampa de acesso ao toboágua feita de concreto. Um outro alambrado verde isola a área. Fim da descrição

Atrações aquáticas do Parque da Criança passarão por manutenção no período de inverno

#PraTodosVerem: foto colorida mostra crianças descendo em um toboágua com escorregadores nas cores azul, laranja e verde. No plano da frente, uma piscina azul. Na lateral esquerda, um gramado e uma cerca de alambrado verde, com árvores. Na lateral direita, um gramado e três pessoas subindo a rampa de acesso ao toboágua feita de concreto. Um outro alambrado verde isola a área. Fim da descrição

O Parque da Criança
estará com suas piscinas fechadas para o público a partir do dia 1º de julho. A
Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente, que é responsável pela administração
do sistema de lazer, aproveitará o período de inverno para fazer a manutenção geral
dos equipamentos que compõem as atrações aquáticas. A previsão é de que a área molhada
seja reaberta ao público no dia 21 de agosto. O playground da área seca
funcionará normalmente no período, de quarta-feira a domingo, das 8h às 18h, para
atender as férias escolares.

Além das piscinas, o
Parque da Criança oferece um playground “seco” diferenciado com brinquedos
temáticos feitos de fibra, e uma praça de brincadeiras tradicionais como a
amarelinha, jogos de damas e xadrez. O espaço também conta com quiosques com
mesas e bancos para piquenique e um labirinto verde. A lanchonete fica nessa
área “seca” e é administrada no modelo de concessão.

Para a comodidade dos
visitantes, a Prefeitura disponibiliza um estacionamento gratuito com
capacidade para 100 veículos.

 

  • Redator(es): Sirlene Virgílio Bueno
  • Release N.º: 538

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Fonte: Prefeitura de Indaiatuba

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