Connect with us

Notícias

Indaiatuba tem cinco projetos aprovados na edição 2021 do Revelando SP Online

Artigo

em

  • Publicação: 15/07/2021 16:43h
  • Redator(es): Fábio Alexandre
  • Release N.º: 794

Com cinco projetos aprovados, Indaiatuba participa da edição 2021 do Revelando SP Online, programa de fomento e difusão cultural que une Estado, prefeituras e segmentos artísticos para desenvolver a cultura e a economia criativa em todas as regiões de São Paulo, com gestão e produção da Amigos da Arte. A Prefeitura de Indaiatuba, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, auxiliou os participantes na inscrição dos projetos e elaboração dos vídeos.

O Revelando SP Online é uma ação de valorização da cultura tradicional paulista organizada em um festival online no qual os municípios do Estado de São Paulo se fazem representar através de suas tradições culturais. “Apoiamos nossos artistas para que eles participem dos nossos editais e também de programas como o Revelando SP Online, que integra o #JuntosPelaCultura2021”, destaca a secretária municipal de Cultura, Tânia Castanho. “Isso é fruto de uma parceria muito forte que temos com a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo”.

Indaiatuba apresentou nove projetos e teve cinco deles aprovados, sendo três na Categoria 1, com produção de registros audiovisuais de três a cinco minutos para exibição em redes sociais e premiação de R$ 2.000; e outros dois na Categoria 2, com produção de registros audiovisuais de sete a quinze minutos, para exibição na Plataforma #CulturaEmCasa e em canais do Programa Revelando SP, com premiação de R$ 7.000.

Os objetivos do Revelando SP Online são: valorizar as tradições culinárias, artesanais e das manifestações culturais dos municípios; criar oportunidades de geração de renda para os profissionais do setor; criar condições para a ampla difusão da produção cultural tradicional; promover impacto positivo para o desenvolvimento social, humano e econômico dos municípios; e colaborar para a formação cultural de novas gerações.

O programa visa ainda criar condições para o acesso ampliado da população a bens e processos artístico-culturais; contemplar municípios com portes populacionais e econômicos diversificados; promover a divulgação do município e sua cultura tradicional no ambiente digital; e colaborar para a promoção da cultura tradicional local como ativo turístico do município.

Em todo Estado, foram contempladas 325 ações da cultura tradicional, sendo 255 ações contempladas na Categoria 1 e 70 ações contempladas na Categoria 2.

Contemplados

Nascido em Jundiaí e agricultor desde a infância, Ariovaldo Luiz Facchini comanda a Vinícola Ari Facchini, localizado no bairro de Itaici. Descendente de italianos, se preocupa em manter as tradições e regras da família, além do costume de produzir os mais requintados vinhos, de diversas variedades, mantendo suas características integrais e artesanais.

Em seu vídeo, Ari Facchini revelará lugares, construções e utensílios utilizados para a plantação das uvas e a produção dos vinhos e geleias. “Este é o terceiro ano que participamos do Revelando SP, programa que nos abriu muitas portas”, destaca o agricultor. “É gratificante poder mostrar às pessoas algo tão tradicional, que começou com meus avós”.

Com 74 anos de idade, José Pauzer começou a trabalhar com peças artesanais aos 11 anos, produzindo alças de bambu para bolsas, além de outras peças com o material. Tempos depois, aprenderia a trabalhar com chifre de boi, produzindo cabos de guarda-chuva tipo exportação. Desde então, passou a se aperfeiçoar, produzindo com o mesmo material peças como calçadeiras e bengalas, entre outras.

Em seu vídeo, o artista revelará detalhes da confecção das peças e exibirá diversos produtos. “Este é o segundo ano que participo do Revelando SP, com o intuito de demonstrar o trabalho de uma vida inteira”, destaca.

Henrique Duarte Euzébio, de 75 anos, trabalha há 20 anos com marchetaria, arte ou técnica de ornamentar as superfícies planas de móveis, painéis, pisos e tetos através da aplicação de materiais como madeira, metais, madrepérola, pedras, plásticos, marfim, entre outros, tendo como principal suporte a madeira. “Este é meu primeiro ano no Revelando SP e gostaria de agradecer a Secretaria Municipal de Cultura pelo empenho em divulgar o trabalho dos artesãos de Indaiatuba”, afirma.

Jongo e Folia de Reis

O grupo Jongo Filhos da Semente participa pela quinta vez do Revelando SP. Criado em 2012, busca difundir a prática e a história desta manifestação cultural, também conhecida como caxambu, um jogo de responsório (com cantos de dizeres e respostas) cheio de metáforas, estratégia utilizada pelos negros escravizados para negociações de festividades e fugas sem que os donos nas fazendas pudessem saber sobre que se cantava ao som do batuque.

A música do jogo é acompanhada por palmas e pelo tambu e candongueiro, dois tambores que representam a ancestralidade dessa manifestação, enquanto um casal dança com passos marcados. “O Revelando SP é uma vitrine. Quando presencial, nos permitiu conhecer muitas pessoas e outras manifestações artístico-culturais”, lembra Jociara Rodrigues de Souza. “Agora, em seu formato online, permite que apresentamos o jongo para um grande número de pessoas”.

O quinto e último projeto aprovado é comandado por Antonio Pereira dos Santos, de 73 anos, responsável pela Companhia de Reis São Francisco de Assis. Reisado é uma manifestação cultural e religiosa, onde uma companhia é composta por um mestre ou embaixador, um contramestre, os três Reis Magos, os palhações, os alferes e os foliões. Todos tocam violas, reco-reco, tambores, acordeões a sanfonas em um grande cortejo pelas ruas no período de 24 de dezembro a 6 de janeiro (Dia de Reis ou Dia dos Reis Magos).

O grupo para nas casas com presépio, toca e dança para celebrar o nascimento de Jesus e o encontro com os três Reis Magos. Em troca, recebem comida e agrados. “A Companhia de Reis São Francisco de Assis existe em Indaiatuba há mais de 20 anos. A participação no Revelando SP nos trouxe aprendizado e o reconhecimento de cidades vizinhas”, lembra Antonio. “Porém, o mais importante é que nos auxilia a manter a tradição do Reisado”.

Notícias relacionadas

PUBLICIDADE

Notícias

2ª Conferência Municipal de Monitoramento e Avaliação do PME acontece na sexta-feira (24)

Artigo

em

Por

#PraTodosVerem: A imagem mostra a ilustração de uma aluna escrevendo em um caderno com um lápis e os dizeres: 2ª Conferência Municipal de Monitoramento e Avaliação do Plano Municipal de Educação. Brasão Municipal/Prefeitura de Indaiatuba.

O
Fórum Municipal de Educação em conjunto com a Secretaria de Educação de
Indaiatuba e o Conselho Municipal de Educação informam que 2ª Conferência
Municipal de Monitoramento e Avaliação do Plano Municipal de Educação –
2015-2025
acontecerá no dia 24 de maio de 2024, das 7h30 às 12h30, no Bosque do Saber,
localizado na rua João Batista D Alessandro, 610, Jardim do Sol.

LEIA TAMBÉM

A
ação visa aprimorar a qualidade da educação no município, garantindo a gestão
democrática por meio da participação do Poder Público, segmentos educacionais,
setores sociais, conselhos, entidades que atuam na área da educação, outros
profissionais e munícipes interessados. 
A inscrição ocorrerá via formulário digital, clique
aqui para acessar
, até o dia 17 de maio de 2024, limitado a 190
participantes. O credenciamento ocorrerá junto à estrutura instalada no local
do evento, através de assinatura de lista de presença própria. 

A
conferência tem caráter avaliativo, de reflexão e análise dos Relatórios de
Monitoramento e Avaliação Final do PME de cada Câmara Temática: 1- Educação
Infantil; 2- Ensino Fundamental; 3- Educação de Jovens e Adultos (EJA); 4-
Educação Especial; 5- Ensino Médio; 6- Educação Profissional; 7- Educação
Profissional Técnica; 8- Educação à Distância; 9- Educação Superior;
10-Educação em pós-graduação; 11- Tecnologias Educacionais; 12-Formação e
Valorização dos Profissionais da Educação; 13-Financiamento da Educação;
14-Gestão da Educação; 15-Qualidade da Educação: Avaliação. 

A apresentação das Câmaras Temáticas
demonstrará o Monitoramento e Avaliação final das metas concluídas e não
concluídas do PME. Os participantes poderão manifestar seus questionamentos no
formulário digital específico logo após a apresentação de cada representante de
Câmara via QRCode. Os questionamentos deverão ser pertinentes às metas
apresentadas. As respostas aos questionamentos serão encaminhadas pela
coordenação das Câmaras Temáticas aos e-mails cadastrados na inscrição.

Após
a 2ª Conferência Municipal de Monitoramento e Avaliação do PME, os
questionamentos acerca dos “Relatórios de Monitoramento e Avaliação Final do
PME” serão encaminhados pelo Fórum Municipal de Educação ao Secretário
Municipal de Educação e, por este, à Câmara Municipal de Indaiatuba, em
atendimento ao disposto na Lei nº 6.549/2015. 

A integra do Regimento Interno, que
normatiza a dinâmica da realização da 2ª Conferência Municipal de Monitoramento
e Avaliação do PME e está disponível no Portal da Educação da Secretaria
Municipal de Educação e será disponibilizado junto às inscrições. Os casos
omissos neste Regimento Interno serão resolvidos pelo Fórum Municipal de
Educação, responsável pela organização da 2ª Conferência Municipal de
Monitoramento e Avaliação do PME. 

 

Fonte: Prefeitura de Indaiatuba

Continue lendo

Notícias

PAT divulga o número de atendimentos realizados no mês de abril

Artigo

em

Por

Foram encaminhadas mais de 2 mil candidatos para vagas de emprego

07/05/2024 11:18h

LEIA TAMBÉM

Foto: Divulgação

Na arte a imagem do PAT ao fundo, do lado esquerdo uma carteira de trabalho e escrito no centro “PAT de Indaiatuba” e embaixo “mais de 6 mil atendimentos em abril”. Fim da descrição.

Foto ilustrativa

#PraTodosVerem: Na arte a imagem do PAT ao fundo, do lado esquerdo uma carteira de trabalho e escrito no centro “PAT de Indaiatuba” e embaixo “mais de 6 mil atendimentos em abril”. Fim da descrição.

O Posto
de Atendimento ao Trabalhador de Indaiatuba (PAT) divulgou nesta terça-feira
(7) o relatório mensal referente ao mês de abril. No último mês, foram
realizados 6.588 atendimentos e encaminhados 2.540 candidatos para as 592 vagas
de empregos oferecidas. Referente a orientações no geral e também para emissão
de Carteira de Trabalho Digital e requerimento para Seguro Desemprego foram
registrados 1.149 atendimentos.

De
acordo com o balanço, 2.086 pessoas já possuíam registro no serviço e apenas no
último mês foram contabilizados 190 candidatos novos, que buscaram o atendimento
pela primeira vez. Sobre o Seguro Desemprego, a equipe do PAT contabilizou 253
atendimentos.

 

Sobre os
serviços do PAT

 As
pessoas que tiverem interesse em realizar a emissão da Carteira de Trabalho
Digital devem fazer o pedido pelo link: https://www.gov.br/trabalho-e-previdencia/pt-br/servicos/trabalhador/carteira-de-trabalho
ou baixar o aplicativo Carteira de Trabalho Digital disponível para Android e
IOS. Referente ao Seguro Desemprego quem estiver com a Carteira de Trabalho
Digital ativa consegue fazer a solicitação do benefício de maneira online. O
Posto de Atendimento ao Trabalhador é um serviço em parceria da CERT –
Coordenadoria de Empreendedorismo, Renda e Trabalho do Governo do Estado de São
Paulo com a Prefeitura Municipal de Indaiatuba, viabilizado pela Secretaria
Municipal de Governo. O Posto desenvolve uma série de serviços através do
Sistema Público de Emprego – CERT/SINE, que são totalmente gratuitos e visam
apoiar e facilitar a vida do trabalhador, melhorar suas condições de acesso, permanência
ou retorno ao mercado de trabalho.

  • Redator(es): Alyne Cervo
  • Release N.º: 348

Notícias relacionadas

Fonte: Prefeitura de Indaiatuba

Continue lendo

Notícias

Secretaria de Cultura divulga a programação da Semana Nabor Pires de Camargo

Artigo

em

Por

#PraTodosVerem: Na arte uma ilustração de um musico com uma flauta na mão e a arte está com o fundo laranja com as informações da programação e as logomarcas oficiais abaixo. Fim da descrição.

A Secretaria de Cultura realiza de 19 a 26 de maio a Semana
Nabor Pires de Camargo, que integra a programação do 32º Maio Musical. A
abertura da semana acontece no dia 19 de maio às 10h com a Roda de Choro do
Núcleo Musical Nabor Pires Camargo que se apresenta também no encerramento que
acontece no dia 26 de maio, no mesmo horário. As duas apresentações serão
realizadas no Casarão Pau Preto.

LEIA TAMBÉM

A semana foi instituída, pela lei Municipal nº 7.672  de 29 de setembro de 2021,  com o objetivo de celebrar a vida e obra de
Nabor Pires Camargo, músico Indaiatubano, autor do hino municipal, através  das realizações de ações culturais como
shows, palestras, workshops, exposições, dentre outras. A mesma legislação é
responsável pela criação do Núcleo Musical Nabor Pires Camargo que foi concebido
com a finalidade de promover educação musical como forma de valorizar, difundir
e preservar a cultura local relacionada ao choro e à música brasileira.

 

Programação completa
da  Semana Nabor Pires de Camargo

19/05 – Roda de Choro do Núcleo Musical Nabor Pires Camargo –
10h ( Casarão Pau Preto)

 21/05 – Grupo de Choro
de Tatuí – 20h (Casarão Pau Preto)

22/05 – Palestra de André Siqueira “Transcrições e
Arranjos” – 15h (Casarão Pau Preto)

22/05 – André Siqueira e Toninho Ferragutti – Show “Da
Outra Margem” – 20h (Casarão Pau Preto)

23/05 – Inauguração Galeria a Céu Aberto e Grupo Vê se Gostas
– 19h (Casarão Pau Preto)

24/05 – Toninho Ferragutti e Quinteto de Cordas – 20h (Ciaei)

25/05 – Grupo Vem Vindo- 20h ( Casarão Pau Preto)

26/05-  Roda de Choro
do Núcleo Nabor com participação do Regional da Vila –  10h (Casarão Pau Preto)

Fonte: Prefeitura de Indaiatuba

Continue lendo
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

TAGS

+ VISTOS

Copyright © 2021 powered by Tribuna de Indaiatuba.