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Duplicação da Miguel Melhado começa em 15 dias, diz secretário

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A 11 dias do primeiro turno das eleições em 2 de outubro, o governo estadual anunciou na quarta-feira (21) o início da duplicação da Rodovia Miguel Melhado de Campos (SP-324), reivindicação feita pela população da região há mais de 40 anos. O secretário estadual de Logística e Transportes, João Octaviano Machado Neto, divulgou que as obras começarão dentro de 15 dias, duplicando 3,8 quilômetros entre o Anel Viário José Roberto Magalhães Teixeira e a Rodovia Santos Dumont, com investimentos de R$ 100 milhões. A previsão é de conclusão em dois anos.

Esse trecho tem tráfego intenso, com média de 17 mil veículos ao dia, e é considerado perigoso, com grande ocorrência de acidentes de trânsito, que deixaram cinco vítimas fatais no ano passado. Em 2020, foram três.

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De acordo com Machado Neto, o início da duplicação depende apenas da liberação das licenças ambientais pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), que teria se comprometido a fazer a emissão até a próxima segunda-feira. “Se a promessa for cumprida, o início das obras dependerá apenas da assinatura da ordem de serviço, que ocorrerá rapidamente”, disse o secretário.

Segundo ele, o contrato para execução da obra já foi assinado, mas não divulgou o nome da construtora vencedora. O governo estadual lançou o edital de licitação para duplicação e modernização da Miguel Melhado em agosto do ano passado, com o projeto prevendo pistas suspensas para evitar o isolamento de bairros localizados às margens do trecho urbano em Campinas, como o Campo Belo e São Domingos. Para veículos e pedestres, a ligação será feita por passagens em nível.

Com a duplicação, a SP-324 passará a ser uma importante via até o Aeroporto Internacional de Viracopos, o maior em volume de cargas e o segundo em passageiros do País. A estrada permitirá acesso rápido ao interior e à capital ao fazer a ligação com rodovias como Anhanguera, Bandeirantes e Dom Pedro I, que, por sua vez, permite acesso à Via Dutra.

“Vamos torcer para que a duplicação saia finalmente, não fique apenas no papel”, afirma o pastor evangélico Carlos Roberto Ferreira da Costa, que no prazo de um ano perdeu o genro, Tiago Aparecido de Oliveira, e a filha, Grace Kelli Costa de Oliveira, em acidentes na Miguel Melhado. No dia 8 deste mês, o acidente dela completou um ano, enquanto ele faleceu em 2020. O casal deixou dois filhos órfãos, Christian, de 12 anos, e Karoline, de 5, que hoje são criados pelos avós.

Costa cita outros acidentes fatais na rodovia. “Quinze dias após a morte de minha filha, outra mulher morreu aqui. Ela era muito conhecida no bairro. Poucos dias depois, um homem também morreu. A duplicação é importante para salvar vidas”, afirma o pastor. “Já perdi vários amigos em acidentes de moto e de carro nesse local. Ninguém respeita”, afirma a copeira Maria Rita Silva de Santana, moradora no Campo Belo.

As reclamações dos usuários da rodovia são comuns. Veículos cortam a frente de outros para entrar nos acessos da SP-324 ao longo dos bairros. Pedestres atravessam continuamente a via, cruzando as pistas simples e disputando o espaço com carros, caminhões, ônibus e motocicletas. Até pessoas com carrinhos de bebê se arriscam nessa travessia.

“Aqui tem muita batida. Os acidentes são comuns”, diz o borracheiro Cauã Vieira, que trabalha às margens da rodovia. No trecho de 3,8 km a ser duplicado, a rodovia tem 11 lombadas em uma tentativa de forçar a redução da velocidade de veículos e tentar melhorar a segurança.

Os usuários também reclamam do risco de assaltos, sequestros e dos congestionamentos no local. O acidente grave mais recente na Miguel Melhado foi em julho passado, quando três pessoas ficaram gravemente feridas na colisão frontal de dois veículos. A batida ocorreu em trecho onde a ultrapassagem é proibida e a velocidade máxima permitida é de 80 km/h.

Um balanço divulgado pela Polícia Rodoviária mostrou que foram emitidas 7.380 multas por infrações de trânsito nessa rodovia entre janeiro e setembro de 2021. O número foi 1,73 vez maior do que as 4.271 autuações registradas em todo o ano de 2020. A Polícia Rodoviária atribuiu o crescimento à maior fiscalização.

No mês passado, o governo estadual já havia anunciado a construção de uma rotatória de acesso no bairro Capela, em Vinhedo, a SP-324. Porém, a duplicação dos 10,8 km de extensão desse município até o Anel Viário Magalhães Teixeira não tem previsão de quando será feita. A obra dependerá de outra licitação pública a ser lançada futuramente.

Outras rodovias

O secretário estadual de Logística e Transportes esteve quarta-feira (21) em várias cidades para fazer vistorias e entregar obras em rodovias vicinais. Ele cumpriu uma maratona para percorrer quatro municípios das regiões de Campinas e Jundiaí, onde entregou cinco projetos. Entre eles, duas obras em Campinas, na Rodovia Lix da Cunha (SP-073), que liga o município a Salto, cortando Indaiatuba, e na Estrada José Bonifácio Coutinho Nogueira (SP-081), que faz a ligação com Morungaba. Ainda na região, foram entregues as obras da Vicinal Estrada da Boiada, que interliga a SP-075/330 e a SP-332, localizada em Louveira.

Em Jundiaí, foram entregues as obras na marginal do Rio Jundiaí (lado esquerdo), que dá acesso à Várzea Paulista; e a duplicação de um trecho da mesma via de Campo Limpo Paulista a Várzea Paulista.

Já em Monte Mor, Machado Neto vistoriou as obras da Estrada do Rio Acima (MOR 354), via de acesso da cidade até o Aeroporto de Viracopos. A construção está quase concluída, faltando apenas o asfaltamento de 350 metros perto do trecho de acesso à Rodovia Jornalista Francisco Aguirre Proença (SP-101), a Campinas-Monte Mor. Porém, está atrasada 13 anos. A pavimentação estava prevista inicialmente para ser feita em 2009.

Reivindicações

Durante a visita, o secretário de Transportes ouviu reivindicações de autoridades da região. Uma delas é a pavimentação de um trecho de 4 quilômetros entre Viracopos e a Estrada Friburgo, em Campinas. A outra é a extensão do Corredor Metropolitano de Transporte Intermunicipal até Monte Mor – hoje vai até Hortolândia. Machado Neto se dispôs a estudar a viabilidade da obra e ajudar no que for possível para a execução do corredor

Ele esteve ainda em Sumaré, onde fiscalizou as obras na SP-115/330 do Km 0 ao Km 3. Os serviços estão previstos para serem concluídos em março de 2023. O secretário ressaltou que as obras na região fazem parte de um pacote de projetos do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), que incluem 7 mil km de estradas vicinais e 4 mil km de rodovias, com investimentos de R$ 14 bilhões. “Estamos fazendo no Estado de São Paulo o que o governo federal não faz no País todo”, afirmou.

Sem citar nomes, ele criticou o candidato ao Governo do Estado pelo Republicanos, o ex-ministro Tarcísio de Freitas. “Esses dias, encontramos com nossos adversários na saída de uma emissora de rádio. Mostrei para ele um mapa e pedi para mostrarem aonde era o anel viário de São Paulo. Não sabiam”, disse Machado Neto para uma plateia formada por políticos da região. Foi uma referência às críticas de Tarcísio não ser do Estado de São Paulo. Hoje, o secretário visitará cidades próximas de Americana. A maratona de entregas e vistoria segue amanhã, retornando para São Paulo apenas à noite.

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Inscrições para o Encceja podem ser realizadas de 29 de abril a 10 de maio

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#PraTodosVerem: Campanha Encceja: No centro o logo do Encceja, na parte superior uma ilustração de prova e na aprte inferior os dizeres: Inscrições de 29/04 a 10/05

A partir
de segunda-feira, dia 29 de abril, até dia 10 de maio, estarão abertas as
inscrições para os interessados em realizar o Encceja (Exame Nacional para
Certificação de Jovens e Adultos) 2024. Para participar do exame é necessário
ter no mínimo 15 anos para o Ensino Fundamental e 18 anos para o Ensino Médio. As
inscrições podem ser feitas on-line pelo link http://enccejanacional.inep.gov.br/encceja/#!/inicial.
Mais informações podem ser esclarecidas pelo telefone 19 9805 0151.

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Encceja

O Exame
Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) foi
realizado pela primeira vez em 2002 para aferir competências, habilidades e
saberes de jovens e adultos que não concluíram o Ensino Fundamental ou Ensino
Médio na idade adequada. 

O Encceja é
realizado pelo Inep em colaboração com as secretarias estaduais e municipais de
educação. O Exame é aplicado pelo Inep, mas a emissão do certificado e
declaração de proficiência é responsabilidade das Secretarias Estaduais de
Educação e Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, que
firmam Termo de Adesão ao Encceja.

O Exame tem
quatro aplicações, com editais e cronogramas distintos: Encceja Nacional para
residentes no Brasil, Encceja Nacional PPL, para residentes no Brasil privados
de liberdade ou que cumprem medidas socioeducativas, Encceja Exterior, para
brasileiros residentes no exterior, e Encceja Exterior PPL, para residentes no
exterior privados de liberdade ou que cumprem medidas socioeducativas. As
aplicações fora do Brasil são realizadas em parceria com o Ministério das
Relações Exteriores (MRE).

São
finalidades do Encceja: construir uma referência nacional de autoavaliação para
jovens e adultos por meio de avaliação de competências, habilidades e saberes
adquiridos em processo escolar ou extraescolar; estruturar uma avaliação
direcionada a jovens e adultos que sirva às Secretarias de Educação para que
estabeleçam o processo de certificação dos participantes, em nível de conclusão
do Ensino Fundamental ou Ensino Médio, por meio da utilização dos resultados do
Exame; oferecer uma avaliação para fins de correção do fluxo escolar;
construir, consolidar e divulgar seus resultados para que possam ser utilizados
na melhoria da qualidade na oferta da Educação de Jovens e Adultos e no
processo de certificação; construir parâmetros para a autoavaliação do
participante, visando a continuidade de sua formação e sua inserção no mundo do
trabalho; possibilitar o desenvolvimento de estudos e indicadores sobre
educação brasileira. 

O Encceja é
direcionado aos jovens e adultos residentes no Brasil ou no exterior que não
tiveram a oportunidade de concluir seus estudos em idade própria e que atendam
ao art. 38, §1º e §2º da Lei de Diretrizes e Base (LDB), a Lei 9.394 de 20 de
dezembro de 1996: tenham, no mínimo, 15 anos completos na data de realização do
Exame, para quem busca a certificação do ensino fundamental; ou tenham, no
mínimo, 18 anos completos na data de realização do Exame, para quem busca a
certificação do ensino médio. Para realizar a inscrição é necessário ter
registro no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) emitido pela Receita Federal do
Brasil.

As provas
do Encceja obedecem aos requisitos básicos, estabelecidos pela legislação em
vigor, para o Ensino Fundamental e Ensino Médio. São aplicadas em um único dia,
nos turnos matutino e vespertino. As datas de aplicação no Brasil e no exterior
são distintas, assim como as provas para pessoas privadas de liberdade ou que
cumprem medidas socioeducativas.

Fonte: Prefeitura de Indaiatuba

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Funssol realiza a doação de 850 cobertores para a Secretaria de Assistência Social

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#PraTodosVerem: A secretária de Assistência Social, Viviane Barnabé; a diretora do Departamento de Proteção Básica, Maria Cristina Coelho Dias; a presidente do Funssol, Maria das Graças Araújo Massimo e o diretor do Departamento de Proteção Social Especial, Paulo Roberto Baptista no Fundo Social de Solidariedade. Fim da descrição.

O Fundo Social de Solidariedade (Funssol)
realizou, nesta sexta-feira (26), a doação de 850 cobertores para a Secretaria
de Assistência Social. A partir do dia 6 de maio os Centros de Referência de
Assistência Social (Cras) estarão realizando a triagem para que sejam
repassadas as pessoas que são atendidas em estado de vulnerabilidade social.

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Os repasses serão realizados pela Secretaria
de Assistência Social através dos Cras I, CrasII, Cras III, Cras IV, Cras V e Cras
VI, após a análise feita na triagem. Para mais informações, entrar em contato
pelo telefone (19) 3834-9190.

Campanha do Agasalho

A Campanha do Agasalho 2024 acontece em parceria com
a EPTV até o dia 31 de julho, das 8h às 17h, no  Funssol, 
localizado no Paço Municipal. Neste ano, o projeto receberá doações
 de roupas de frio em bom estado e cobertores.
No dia 25 de maio será
realizado o “Dia D” em modelo Drive Thru, das 9h às 17h, em frente a Prefeitura
de Indaiatuba. 

Distribuição de
roupas e agasalhos

A distribuição de roupas e agasalhos para a população
em vulnerabilidade social será realizada na antiga Subprefeitura das 8h às
11h  e das 13h às 16h, nos dias 2, 9, 16 e 23 de maio. No mês de junho
acontecerá o repasse das roupas nos dias 6, 13 e 20. Já no mês de julho as
peças serão entregues nos dias 4,11, 18 e 25 de julho.  Para a retirar os
agasalhos é necessário a apresentação do RG.

 

Serviço

Triagem para doação de cobertores

Data:  a partir de 6 de maio.

Telefone: (19)
3834-9190.

Campanha do Agasalho

Data:  até 31 de julho.

Horário: 8h às
17h.

Local: Funssol
(Prefeitura de Indaiatuba) – Av. Fábio Roberto Barnabé, 2.800.

Doações aceitas: Roupas
de frio em bom estado.

 

Dia  D (Drive Thru)

Data: 25 de
maio.

Horário: 9h às
17h.

Local:  estacionamento da frente da
Prefeitura de Indaiatuba – Av. Fábio Roberto Barnabé, 2.800.

Doações aceitas:
cobertores, agasalhos de frio, sapatos, luvas, toucas e meias  ( Femininas, masculinas e infantis).

 

Distribuição de roupas e
agasalhos

Datas (maio): 2, 9, 16
e 23/05.

Datas (junho): 6,13 e
20/06.

Datas (julho): 04, 11,
18 e 25/07.

Horário: 8h às
11h/13h às 16h.

Local:  Antiga subprefeitura – Rua
Zephiro Puccinelli, s/nº.

Obrigatório apresentar o RG.

Telefone: (19)
3875-6144.

Fonte: Prefeitura de Indaiatuba

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Unidade do Poupatempo de Indaiatuba completa 10 anos nesta sexta-feira (26/04)

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#PraTodosVerem: a foto mostra a equipe de trabalho do Poupatempo Indaiatuba, todos uniformizados com camisas amarelas e alguns com camisas azuis, posando ao lado do ex-prefeito Reinaldo Nogueira e do secretário de Serviços Urbanos e Meio Ambiente, Guilherme Magnusson. Ao fundo, uma parede branca com três placas que trazem a logomarca do Governo do Estado de São Paulo, do Poupatempo e o brasão da P

O
Poupatempo de Indaiatuba completa 10 anos nesta sexta-feira (26/04). A data foi
comemorada pelos funcionários da unidade com um café da manhã, antes do início
do expediente. O secretário de Serviços Urbanos e Meio Ambiente, Guilherme
Magnusson, representou o prefeito Nilson Gaspar no evento. A comemoração também
contou com a presença do ex-prefeito Reinaldo Nogueira, que foi o responsável
pela vinda do Poupatempo para a cidade, em 2014. Desde a abertura, a unidade
contabiliza mais de 2 milhões de atendimentos.

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De
acordo com Magnusson, o prefeito está em São Paulo buscando recursos do Governo
do Estado para a cidade, acompanhado pelo deputado Rogério Nogueira, mas fez
questão de enviar um representante nas comemorações da equipe. “O prefeito sempre
reforçou a importância de ter um posto de serviços como o Poupatempo na cidade.
Muita gente não se lembra da dificuldade que era antes, quando tínhamos que ir
até Campinas ou Sorocaba em busca de atendimento. Ter uma unidade aqui,
facilitou muito para a população”, reforçou o secretário.

De
acordo com informações da direção do serviço, somente no primeiro trimestre
desse ano foram cerca de 16,4 mil serviços prestados na unidade de Indaiatuba,
entre emissão de RG, Atestado de Antecedentes Criminais, Carteira de Trabalho,
CNH (Carteira Nacional de Habilitação), licenciamento de veículos, e outros.

Para
ser atendido presencialmente é obrigatório agendamento prévio de data e hora,
sem nenhum custo, pelo portal – www.poupatempo.sp.gov.br, aplicativo Poupatempo
SP.GOV.BR, totens de autoatendimento ou ainda pelo WhatsApp (11)
95220-2974.    

O
Poupatempo também oferece 1,2 mil opções de serviços 100% digitais, como a
renovação de CNH, licenciamento de veículos, consulta de IPVA, Carteira de
Trabalho Digital, seguro-desemprego, atestado de antecedentes criminais,
pesquisa de débitos de veículos, entre outros.

Em
Indaiatuba, o Poupatempo está localizado na Rua das Primaveras, 1050 – Jardim
Pompeia, nas dependências do Parque Mall Indaiatuba. O horário de funcionamento
é de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, e sábado, das 9h às 13h

#PraTodosVerem: a
foto mostra a porta de entrada do Poupatempo aberta e pessoas na fila da
triagem dos serviços. À direita está uma lixeira quadrada de madeira escura e
na parede externa estão pintadas a logomarca do Poupatempo em preto e vermelho
e do Detran, em preto e azul. Fim da
descrição.

Fonte: Prefeitura de Indaiatuba

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