Connect with us

Notícias

Cultura investe na descentralização das ações e na criação de novos projetos e eventos

Artigo

em

Descentralizar as ações e oferecer novas opções de entretenimento e aprendizado para a população foram prioridades ao longo de 2023 dentro da Secretaria Municipal de Cultura. A volta do Carnaval às ruas, o advento da Orquestra Sinfônica Municipal Infantil de Indaiatuba, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, e as estreias do espetáculo A Ressurreição e a primeira edição da Feira da Migração foram destaques da temporada.

“Em 2023, lançamos em parceria com a Educação o projeto da Orquestra Sinfônica Municipal Infantil de Indaiatuba, para crianças de 6 a 11 anos da Emeb do Complexo Educacional Laura Fahl Corrêa, e também a Banda Marcial, na Emeb Profª Maria Benedicta Guimarães, levando ensino de música com o apoio de nossas OSCs (Organizações da Sociedade Civil) e da equipe da Cultura”, destaca a titular da pasta, Tânia Castanho. “Estas parcerias são importantes, principalmente quando oferecem às crianças e adolescentes a oportunidade de aprendizado, socialização e, quem sabe, de revelar novos músicos. Em 2024, queremos ampliar estes projetos e com o apoio da iniciativa privada, trazer mais alunos”.

LEIA TAMBÉM

O ano começou com o 2º Férias na Estação, mais um Festival de Verão de Indaiatuba e a abertura de mais de 200 vagas no Núcleo Musical Nabor Pires Camargo, além do lançamento dos Grupos de Referência em Teatro e Dança. Em fevereiro, o Carnaval voltou às ruas após dois anos ausente em função da pandemia e aconteceu a 1ª Escuta Pública da Lei Paulo Gustavo, lançada pelo Governo Federal com ações emergenciais para o setor cultural em todo o país.

Em março, a Cultura abriu mais de seis mil vagas para as suas oficinas, aumentando a oferta para as idades. Além disso, apresentou a primeira edição do Encontro de Contadores de Histórias de Indaiatuba, com 25 atividades gratuitas oferecidas ao longo do mês de abril, que contou ainda com a quinta edição da Páscoa Encantada, com dois dias de programação.

Maratona

A 31ª edição do Maio Musical contou com mais de 60 atrações e envolveu mais de 300 músicos de Indaiatuba em sua programação, que contou com shows de diversos gêneros e convidados como Paulo Ricardo, Lenine, Sidney Magal, Luiza Possi, Fundo de Quintal, Maneva e Vitor Kley.

Em junho, mais uma estreia na programação. O espetáculo A Ressurreição contou a história de Jesus Cristo de Nazaré com a participação de mais de 150 artistas envolvidos, entre bailarinos, dançarinos e atores. “Foi uma estreia inesquecível e que retorna em 2024 dentro do nosso calendário de eventos”, revela Tânia. Abrindo o mês, a quarta edição do São João na Praça aconteceu na Praça Prudente de Moraes e reuniu oito atrações em dois dias de festa.

O mês de julho contou com mais de 30 atrações musicais no 5º Festival de Inverno de Indaiatuba em estrutura montada no Parque Ecológico, que reuniu um grande público. Já a quarta edição do Encontro Musical reuniu jovens instrumentistas de várias partes do país, sob comando da AMOJI (Associação Mantenedora da Orquestra Jovem de Indaiatuba), além de cinco concertos especiais para o público.

Novidade

Apresentado aos alunos e toda população no dia 1º de agosto, o Complexo Cultural Viber – Vicente Bernardinetti, anexo ao Espaço Viber, passou a receber semanalmente cerca de 2,5 mil alunos que frequentavam as oficinas culturais no Centro Cultural Wanderley Peres, no Centro. Com um total de nove salas, o espaço foi todo remodelado para atender a demanda crescente das oficinas.

Com 77 bandas inscritas, o 21º Festival de Rock de Indaiatuba foi realizado em cinco datas no mês de agosto, com destaque para a final no dia 20, quando 12 bandas concorreram ao prêmio principal. A banda Estorvo, de Salto, foi a vencedora, seguida por Cherry Bomb, de Tatuí, e Laika Não Morreu, de São Paulo.

Setembro começou com a realização do Desfile Cívico em comemoração ao Dia da Independência, que contou com mais de dois mil participantes na Avenida Engenheiro Fábio Roberto Barnabé, além da 4ª Conferência Municipal de Cultura e do Abriu para o Jazz.

Mas o destaque foi a estreia da Festa da Migração, criada com o objetivo de resgatar e homenagear culturas populares das mais diversas regiões do Brasil que se encontram no município. O evento contou com shows e muita gastronomia típica no estacionamento do Parque Ecológico no Jardim Paulista e Paulistano, além da realização do 2º Encontro de Folia de Reis.

Outubro foi reservado para a literatura, com a realização da Semana Literária 2023, que contou com 11 atrações diferenciadas, envolvendo sessões de cinema, palestras, bate-papo com escritores, oficinas e a Feira Literária & Cultural. Também foram abertas as inscrições para o 19º Prêmio Literário Acrísio de Camargo, 9º Salão de Artes Visuais e do 5º Festival de Música Instrumental de Indaiatuba.

Em novembro, o Festival de Dança 2023 teve como tema Tributo a Michael Jackson e reuniu mais de dois mil alunos em seis dias de apresentações no Espaço Viber, encerrando a temporada das oficinas regulares. Com entrada gratuita, o evento contou com público estimado de 1,5 mil pessoas por apresentação.

O mês também foi reservado para a Semana da Consciência Negra, que contou com nove eventos como sessão de cinema com debate, palestras, edições especiais do Sarau Todas Palavras e Jardim das Letras, workshop com o DJ Erick Jay e a 2ª Mostra de Hip Hop CorAção, que teve o rapper Kamau no encerramento.

Natal

A programação de Natal teve início em 19 de novembro, com o retorno da Caravana Iluminada da Coca-Cola. Depois do sucesso da ação em 2022, os cinco caminhões representando mensagens natalinas voltaram e novamente levaram milhares de pessoas às ruas de Indaiatuba.

Com o tema Origens, a edição 2023 do Natal Encantado levou milhares de pessoas ao palco em frente a Prefeitura de Indaiatuba, que recebeu uma decoração especial, dividida em três ambientes: Vale Nevado, O Parque de Diversões do Papai Noel e A Fantástica Fábrica do Papai Noel. Todos podem ser conferidos até o dia 2 de janeiro.

A programação teve início com o espetáculo Encantos de Natal, realizado nos dias 1 e 3 de dezembro, com a estreia da Orquestra Sinfônica Municipal Infantil de Indaiatuba, dividida em duas turmas. No total, mais de 500 integrantes, entre alunos e professores das oficinas culturais de Dança e Teatro, músicos, cantores, artistas plásticos e equipe de apoio participaram da montagem.

No dia 2, o Papai Noel chegou a bordo da histórica Locomotiva Nº 10, na edição especial do Trem das Artes de Natal, no Museu Ferroviário. A primeira apresentação da Parada de Natal aconteceu no dia 3, com mais de mil integrantes e 50 alas, que puderam ser conferidas novamente no dia 10, na Avenida Engenheiro Fábio Roberto Barnabé, na altura do Barco.

Celebrando seus 20 anos de história, a Ginástica no Parque promoveu no dia 6 seu Aulão Natalino no palco do Parque Ecológico e recebeu um grande público, em evento promovido em parceria com a Secretaria Municipal de Esportes. No dia 7, os corais das oficinas infantojuvenil, juvenil e Terceira Idade se uniram ao Coral Cidade de Indaiatuba para apresentar o espetáculo Um Cartão Sonoro de Natal, nas escadarias do Paço Municipal.

A Magia do Natal, com Corporação Musical Villa-Lobos, foi atração no dia 8, com participação dos alunos dos projetos educacionais Banda Escola e Banda e Comunidade e regência do maestro Samuel Lima. No dia 12, foi realizada a segunda edição do Pedal de Natal, que contou com mais de 200 participantes e apoio da Associação dos Ciclistas de Indaiatuba (ACI) para um passeio especial pelas ruas iluminadas da cidade.

Nos dias 12, 13, 14 e 15, o palco do Parque Ecológico se transformou em um grande cinema a céu aberto, com diversos curtas e longas-metragens exibidos para todas as idades. Já nos dias 13 e 15 de dezembro, o Grupo de Teatro Enrolado apresentou o espetáculo Uma Noite de Natal.

Encerrando a programação, no dia 16 aconteceu o Flashback Especial de Natal, em parceria com a Galera do Flashback e quatro DJs convidados, que colocaram todo mundo para dançar. No dia 17, com o show Natal Rock, a Banda Ancestrais colocou um ponto final na programação de Natal.

“O ano de 2023 foi de muito trabalho também no Departamento de Turismo, que seguiu apoiando nossos turistas e os empresários e empresas do setor, e no Departamento de Preservação e Memória, que segue realizando seu trabalho imprescindível de preservar nosso passado e presente”, destaca Tânia.

“Foi um ano de muito trabalho, empenho e dedicação da nossa equipe e das secretarias que nos apoiaram na realização de eventos e diversos projetos ao longo de 2023. Muito obrigada a todos”, enfatiza a secretária municipal de Cultura. “Mas 2024 já está aí e teremos muito trabalho pela frente, começando com o Festival de Verão de Indaiatuba, que acontece nos dias 12, 13, 14, 19, 20 e 21 de janeiro. Desde já, estão todos convidados a acompanhar nossa programação. Feliz Natal e um próspero Ano Novo”.

Fonte: Prefeitura de Indaiatuba

PUBLICIDADE

Notícias

Cultura realiza mais uma edição do Trem das Artes no dia 23 de junho no Museu Ferroviário

Artigo

em

Por

#PraTodosVerem: Arte com um desenho da locomotiva e abaixo toda a programação do evento que acontece no dia 23 de junho. Abaixo as logomarcas oficiais. Fim da descrição.

A
Secretaria de Cultura realiza no dia 23 de junho mais uma edição do Trem das
Artes, em frente ao Museu Ferroviário.  O evento conta com a presença de
expositores da Feira de Artes e Artesanatos de Indaiatuba. Além disso, a
histórica Locomotiva a Vapor Nº 10 estará em funcionamento. Todas as atrações
são gratuitas.  

LEIA TAMBÉM

Na ocasião,
haverá a apresentação do Duo M2 acústico com um repertório que contempla os gêneros
musicais: Pop, Rock e MPB. A Feira de Artesanato acontece a partir das 9h e o
acionamento da locomotiva a partir das 10h. Em caso de chuva, o evento será
cancelado. Mais informações entrar em contato pelo telefone (19) 3816-4917.

Próximas
edições acontecerão agendadas para os dias 28 de julho, 25 de agosto, 22
setembro, 20 de outubro e 24 de novembro.

Trem das
Artes

Feira de
Artes e Artesanatos de Indaiatuba

Horário: 9h.

Locomotiva

Horário: das 10h.

Apresentação do Duo
M2 acústico

Local:  Museu
Ferroviário –  na Praça Newton Prado – Centro. 

Telefone: (19) 3816-4917.

Fonte: Prefeitura de Indaiatuba

Continue lendo

Notícias

Prefeito e Secretário de Esportes reúnem atletas para entrega do uniforme para 66º Jogos Regionais

Artigo

em

Por

#PraTodosVerem: A imagem mostra o auditório da Prefeitura com todas as cadeiras ocupadas pelos atletas de Indaiatuba com a camiseta azul com três listras vermelhas na vertical, no corredor do meio estão o prefeito Nilson Gaspar, o coordenador do Programa de Alto Rendimento, Rafael de Oliveira e Silva, o secretário adjunto do esporte, Guilherme Bergamo e o secretário de esportes, Marcos Antônio de Moraes, o Marquinhos.

Na noite de segunda-feira (10) o
prefeito Nilson Gaspar e o Secretário de Esportes,
Marcos Antônio de
Moraes, o Marquinhos, entregaram os uniformes para os atletas que representarão
o município no
66º Jogos
Regionais. O tradicional campeonato esportivo será realizado em Bragança
Paulista de 17 a 27 de julho. Indaiatuba participará com a maior delegação da
história da cidade, serão aproximadamente 400 atletas em 35 modalidades.

LEIA TAMBÉM

O Congresso Técnico, onde serão
definidas as chaves de disputa, acontecerá no dia 25, às 15h em Bragança
Paulista. Indaiatuba é a atual
vice-campeã do Jogos Regionais 2023 e tricampeã nas edições 64ª, 63ª e 62ª.

O prefeito Nilson Gaspar agradeceu a todos pela maior
oportunidade de vida, que é estar como prefeito de Indaiatuba por dois mandatos.
“Agradeço a confiança de todos, estaremos juntos até dezembro, tenho comigo o
sentimento de missão cumprida, pois consegui manter nossa cidade como uma das
melhores para se viver. Tudo deu certo por conta do esforço, da vontade, do
comprometimento e da confiança de vocês. Desejo boa sorte e em Bragança, vamos
mostrar que Indaiatuba é diferenciada”, destacou Gaspar.

O
secretário municipal de Esportes, Marcos Antônio de Moraes, o Marquinhos,
destacou a o trabalho árduo de preparação realizado com as equipes doo esporte
competitivo e de base. “Todas as nossas equipes se preparam o ano inteiro para
a disputa dos Regionais. Os resultados, cada vez mais expressivos, nos alegram
e mostram que o trabalho vem sendo realizado de maneira muito eficaz.
Indaiatuba tem grande
parte de sua delegação formada em projetos de base. O Esporte Cidadão faz 31
anos em 2024 e grande parte de nossas equipes são formadas por atletas,
técnicos e coordenadores que passaram pelo projeto
”, explicou
Marquinhos.

Rafael de
Oliveira e Silva, coordenador do Programa de Alto Rendimento, ressaltou a
participação de Indaiatuba com a maior delegação da história. “Estaremos
competindo com aproximadamente 400 atletas em 35 categorias, nossa maior
participação. As expectativas são as melhores possíveis, visto os quatro
últimos resultados, que foram três vezes como campeões e temos o atual
vice-campeonato.
Por isso, sei que todos farão o melhor para
representar nossa cidade, mais uma vez, nos Jogos Regionais
”, celebrou
o
chefe
da delegação de Indaiatuba nos Jogos Regionais.

Indaiatuba participará com as seguintes
modalidades:

Atletismo –
Livre – Masculino – Individual

Badminton –
Livre – Masculino – Individual

Basquetebol
– Livre – Masculino – Equipe

Bocha –
Livre – Masculino – Equipe

Ciclismo –
Livre – Feminino – Individual

Ciclismo –
Livre – Masculino – Individual

Damas – Até
21 Anos – Feminino – Equipe

Damas – Até
21 Anos – Masculino – Equipe

Futebol –
Até 20 Anos – Masculino – Equipe

Futebol –
Livre – Feminino – Equipe

Futsal – Até
21 Anos – Feminino – Equipe

Futsal – Até
21 Anos – Masculino – Equipe

Ginastica
Artística – Até 14 Anos – Feminino – Individual

Ginastica
Artística – Até 16 Anos – Masculino – Individual

Ginastica
Rítmica – Até 14 Anos – Feminino – Individual

Handebol –
Livre – Masculino – Equipe

Judô – Livre
– Feminino – Individual

Judô – Livre
– Masculino – Individual

Karatê –
Livre – Feminino – Individual

Karatê –
Livre – Masculino – Individual

Malha –
Livre – Masculino – Equipe

Natação –
Livre – Feminino – Individual

Natação –
Livre – Masculino – Individual

Natação –
Livre – Nado Medley – Misto – Misto – Equipe

Taekwondo –
Livre – Feminino – Individual

Taekwondo –
Livre – Masculino – Individual

Tênis –
Livre – Feminino – Equipe

Tênis –
Livre – Masculino – Equipe

Tênis De
Mesa – Até 21 Anos – Masculino – Equipe

Tênis De
Mesa – Livre – Feminino – Equipe

Vôlei De
Praia – Livre – Feminino – Equipe

Vôlei De
Praia – Livre – Masculino – Equipe

Voleibol –
Livre – Masculino – Equipe

Xadrez –
Livre – Feminino – Equipe

Xadrez –
Livre – Masculino – Equipe

Fonte: Prefeitura de Indaiatuba

Continue lendo

Notícias

24ª edição do concurso de Miss e Mister Terceira Idade acontece no mês de setembro

Artigo

em

Por

#PraTodosVerem: Na foto estão uma parte dos participantes sentados e outra parte em pé depois da seletiva. A imagem mostra as finalistas mulheres com roupas pretas e os dois homens com camisa e calça de terno, todos com trajes sociais. Fim da descrição.

O Fundo
Social de Solidariedade (Funssol) realiza a 24ª edição do concurso de Miss e
Mister Terceira Idade no dia 22 de setembro às 19h, no
Centro
Integrado de Apoio à Educação de Indaiatuba
(Ciaei). O evento contará com um
desfile cujo tema  é “Não me pare agora”.
O objetivo é eleger durante a cerimônia os
representantes das categorias: Miss e Mister Terceira Idade, Miss e Mister
Elegância e Miss e Mister Simpatia. O evento será aberto ao público com entrada
gratuita.

LEIA TAMBÉM

Ao todo
foram recebidas 36 inscrições, sendo 30 mulheres e seis homens. No dia 17 de
maio aconteceu a seletiva,
no Centro Comunitário Castelo Branco, classificando
para final 20 mulheres para Miss
Terceira idade e  dois homens, pois quatro candidatos a Mister
Terceira Idade desistiram de participar. A seleção ocorreu de maneira interna sob
a responsabilidade da coordenação do concurso e a comissão de jurados, composta
por profissionais da área da médica, beleza e pessoas que estão ligadas a áreas
do envelhecimento.

No dia da
escolha de Miss e Mister Terceira Idade, também serão escolhidos, em setembro,
o Miss e Mister Simpatia e Miss e Mister Elegância. Os vencedores representarão
a cidade
até outubro de 2025. Os candidatos variam na faixa
etária entre 60 e 81 anos. Na ocasião, acontecerá o show de intervalo com a
banda “Bohemian Rock Queen cover” e apresentações de dança com o grupo 60+.

Durante o
processo do concurso até a data do evento os candidatos realizarão várias
atividades. Os finalistas terão um dia de fotos, receberão dicas de passarela e
auto cuidado, bem como, participarão de palestra sobre expressão corporal e autoajuda.
Além disso, será organizada uma viagem,  marcados
encontros e  ensaios semanais para que
tudo esteja em harmonia no dia do desfile.

 

De acordo com a presidente do Funssol,
Maria das Graças Araújo Mássimo, o evento tem o intuito de trazer a superação e
mostrar que o envelhecimento não é um obstáculo. “ Traremos em setembro mais
uma edição do Miss e Mister Terceira Idade e é emocionante estar a frente deste
projeto participando de todas as etapas. O concurso vai além da beleza. O
intuito é
expor para o público presente que o envelhecimento pode ser saudável
e que a idade não pode ser um empecilho para alcançar os sonhos e continuar
planejando o futuro”, pontua.

As mulheres
finalistas do concurso são: Aurelina Caetana dos Santos, Beatriz Virginia
Zegana Ortiz, Claudia Apª dos Reis Manzano; Edna Coleone; Josefa Salido Ribeiro;
Lori Wazlavick Nunes; Maria da Glória da Cruz Silva; Maria da Penha; Maria da
Silva Bruschi; Maria de Lourdes Brandão; Maria Eunice Sena Hortência; Maria
Irene Rodrigues de Paula Santana; Maria Josiete G Montagnani; Maria Lúcia
Frederico de Souza; Maria Odete da Silva; Maria Romilda de Gouveia Suzuki; Marina
dos Santos Negrão; Valdira Aparecida Cunha e Valtelice Soares Batista. Já os homens
são: Edson Henry de Souza  e João Batista
Lopes Neto.

 

Serviço

24ª edição do Miss e Mister Terceira Idade

Data: 22 de
setembro.

Horário: 19h.

Local: Ciaei –
Av. Eng. Fábio Roberto Barnabé, 3665.

Informações: (19)
3834-9235.

Fonte: Prefeitura de Indaiatuba

Continue lendo
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

TAGS

+ VISTOS

Copyright © 2021 powered by Tribuna de Indaiatuba.