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Construção de novo Ecoponto localizado no Jardim Nova Veneza está em fase final de obra
A Secretaria de Serviços Urbanos e Meio
Ambiente se prepara para colocar em operação mais um Ecoponto destinado a
receber entulhos de pequenas reformas. Até o início de março o município deve
entregar o Ecoponto em construção no Jardim Nova Veneza, na rua Padre Arthur
Lupurini Sampaio, esquina com rua José Vilalta. O espaço é preparado para
receber todos os tipos de materiais recicláveis, gratuitamente.
O secretário de Serviços Urbanos e Meio
Ambiente, Guilherme Magnusson, explica que os Ecopontos são mais completos que
as Ilhas Ecológicas, cujos containeres subterrâneos são preparados para receber
apenas recicláveis comuns, como papel, metal, vidro, plástico e óleo de cozinha
usado. “Diferente das ilhas ecológicas, nos Ecopontos a população pode levar além
dos recicláveis comuns, entulhos e restos de obras de até 1m³, o que
corresponde ao tamanho de uma caixa d’água de mil litros, madeiras e restos de
podas, móveis, lixo eletrônico, óleo de cozinha, pneus, lâmpadas, pilhas e
baterias”, reforçou.
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Com a unidade do Jardim Nova Veneza a
cidade passará a contar com quatro Ecopontos do modelo para atender a população. Os outros três funcionam no Jardim João
Pioli, localizado na avenida Artes e Ofícios, e no Jardim Eldorado, localizado
na rua Reverendo Eliseu Narciso, esquina com a Rua do Badin, e no Jardim
Olinda, na esquina da rua Tamoio com a rua Valdir Ferrari. O horário de
funcionamento é o mesmo em todos os Ecopontos, das 7h às 19h, de segunda-feira
a domingo.
A proposta da Prefeitura com o serviço é
inibir descartes irregulares em terrenos e áreas verdes da cidade, o que
prejudica a limpeza urbana, o meio ambiente e a saúde pública. “Estamos
atendendo mais uma região da cidade, oferecendo um espaço adequado para que os
munícipes façam o descarte correto de materiais, sem agredir o meio ambiente”, completou
o secretário.
Fonte: Prefeitura de Indaiatuba
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Educação está com inscrição aberta para contratar fiscais na aplicação da Avaliação do Sistema Munic
A
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Secretaria de Educação, de acordo com o Chamamento Público nº 017/2024 – Edital
nº 103/2024, informa que estão abertas as inscrições para contratação de fiscais
na aplicação da Avaliação do Sistema Municipal de Ensino. Será pago a ajuda de
custo no valor de R$ 100,00 (bruto), por período trabalhado, sendo que o fiscal
poderá trabalhar até cinco períodos, arrecadando o valor total de R$ 500,00
(bruto). A contratação segue até às 17h do dia 18 de outubro. Todas informações
podem ser conferidas no link
https://www.indaiatuba.sp.gov.br/administracao/licitacoes/editais-publicados/4236/download/.
Para
participar é necessário ter idade mínima de 18 anos; escolaridade mínima de
Ensino Médio completo; não possuir vínculo de trabalho, de qualquer natureza,
com as redes de ensino municipal ou vínculo com o poder público de Indaiatuba;
dispor de endereço eletrônico próprio para fins de comunicação com as equipes
de coordenação e acesso a computador com conexão à internet; possuir conta
bancária em seu nome; possuir número de telefone celular para contato com as
equipes de coordenação; possuir disponibilidade para os dias 5 de novembro (capacitação), 18 e 19 de
novembro (aplicação da prova) em período integral; ser responsável pela
alimentação, transporte e deslocamento até a escola de alocação.
Os
interessados devem acessar o link de inscrição
(https://forms.gle/DesUJWDuVBs6Migy7), preencher o formulário com atenção às solicitações.
Os documentos solicitados devem ser enviados até às 17h do dia 18 de outubro
para o e-mail chamamento@educ.indaiatuba.sp.gov.br. A seleção dos candidatos
será realizada pela comissão especial instituída pela Portaria nº 63/2024 da
Secretaria Municipal de Educação.
As
dúvidas referentes ao edital poderão ser solicitadas através do e-mail
chamamento@educ.indaiatuba.sp.gov.br ou telefone (19) 99941-0075.Prefeitura de Indaiatuba
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Desassoreamento da represa do Rio Capivari Mirim prevê a retirada de 22 mil m³ de resíduos
O Serviço
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Autônomo de Água e Esgotos (Saae) informa que o desassoreamento da represa do
rio Capivari-Mirim está avançado e tem previsão de
retirada de 22 mil m³ de sedimentos do leito da barragem, nesta primeira
etapa. A autarquia, que é responsável pela barragem do rio Capivari-Mirim,
inscreveu o projeto no Programa Rios Vivos, do Governo do Estado, o que
possibilitou a captação de investimentos do Departamento de Águas e Energia
Elétrica do Estado de São Paulo (DAEE). A obra é realizada pelo grupo JOFEGE.
O fenômeno
do assoreamento é comum, e trata-se do acumulo de sedimentos como terra, lodo
ou areia no fundo de lagos e rios. No caso das represas, isso interfere na
capacidade de armazenamento e qualidade da água, sendo necessária a realização
periódica do processo de desassoreamento – a retirada desses sedimentos.
aberto ao público normalmente, com apenas algumas áreas interditadas para
segurança dos visitantes.
A
preservação da represa do rio Capivari-Mirim é uma das prioridades do Saae.
Além de cumprir um importante papel para a educação ambiental de Indaiatuba,
esse cartão postal é um dos principais mananciais de captação de água do
município.
Imagem
aérea mostra algumas máquinas e caminhões trabalhando ao lado de uma represa.
As máquinas estão fazendo a retirada de terra de dentro do leito da represa. No
entorno da represa, vemos um parque arborizado com trilhas e uma ponte. Fim da
descrição.
Fonte: Prefeitura de Indaiatuba