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Alunos da Rede Municipal participam de projeto cultural que incentiva alimentação saudável

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Mais
de dois mil alunos do ensino fundamental da Rede de Municipal assistiram a peça
Ana e o Mistério dos Superalimentos na Sala Acrísio
de Camargo – Ciaei. As apresentações aconteceram no período da manhã e tarde
dos dias 27 e 28 de março. As Emebs participantes foram:
Wladimir
Olivier, Yolanda Steffen, Áurea Moreira da Costa e Aparecido Batista dos
Santos.

A
iniciativa tem apoio da Secretaria de Cultura de Indaiatuba e da Think Projetos,
com realização da Mercúrio Cultural, por meio do Programa de Ação Cultural do
Governo do Estado de São Paulo – ProAc, com patrocínio da Spartan do Brasil.

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Ana e o
Mistério dos Superalimentos

“Ana e o Mistério dos Superalimentos” é
um projeto cultural que aborda com ludicidade e muito humor a construção de
hábitos de alimentação saudável na infância
. A peça conta a história da pequena Ana, que quer ser
uma super-heroína. Salvar os indefesos de apuros, consertar coisas
inconsertáveis e ajudar as pessoas. Todos os dias, depois que chega da escola,
ela assiste às aventuras do Super Ninja, seu super-herói favorito. Até que
chega a hora do almoço e ela se despede do Super Ninja para enfrentar o seu
grande desafio: o cardápio da mamãe. Ana já tentou explicar diversas vezes que
seu prato preferido é sorvete, mas a mamãe insiste em servir outros pratos no
almoço. E é aí que começa a história.


Fonte: Prefeitura de Indaiatuba

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Indaiatuba sedia Reunião da Câmara Temática de Educação da RMC

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Encontro aconteceu na Escola Municipal Ambiental Bosque do Saber

29/04/2024 12:20h

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Foto: Eliandro Figueira – RIC/PMI

#PraTodosVerem: A imagem mostra o prefeito Nilson Gaspar com o secretário de Educação, Eddye Rafaeta, reunido representantes da Educação e com as crianças da Emeb Profª Patrocínia Robles Provenza, que fizeram uma apresentação para os participantes da Reunião Ordinária da Câmara Temática de Educação da RMC.

Alunos da Emeb Profª Patrocínia Robles Provenza fizeram uma apresentação para os presentes

#PraTodosVerem: A imagem mostra o prefeito Nilson Gaspar com o secretário de Educação, Eddye Rafaeta, reunido representantes da Educação e com as crianças da Emeb Profª Patrocínia Robles Provenza, que fizeram uma apresentação para os participantes da Reunião Ordinária da Câmara Temática de Educação da RMC.

A Reunião Ordinária da Câmara Temática de Educação
da RMC (Região Metropolitana de Campinas) foi realizada na manhã de quinta-feira,
25 de abril, em Indaiatuba, na Escola Municipal Ambiental Bosque do Saber. O
evento foi aberto pelo prefeito Nilson Gaspar e contou com a presença de autoridades
e coordenadores da educação para discutir assuntos relacionados aos desafios da
educação, através de uma comissão composta por representantes da região. Aos
alunos da
Emeb
Profª Patrocínia Robles Provenza fizeram uma apresentação para os presentes.

O prefeito de Indaiatuba, Nilson
Gaspar, agradeceu a presença de todos e reforçou a importância da Educação para
o desenvolvimento da sociedade. “ A
educação é um dos pilares mais importantes de qualquer gestão, pois
influencia diretamente o desenvolvimento da sociedade. Uma gestão comprometida
com a educação está investindo no futuro, pois a educação é a chave para o
progresso e a prosperidade de uma nação”, encerrou Gaspar.

O secretário de Educação de
Indaiatuba ressaltou a importância do encontro para troca de informações entre
os municípios. “Foi uma reunião muito produtiva, compartilhamos experiências e
dificuldades com o foco de melhorar sempre. O futuro começa hoje e a educação é
o alicerce para um amanhã melhor”, destacou o Professor Eddye Rafaeta.

As reuniões são periódicas, sempre realizadas em uma
cidade escolhida da região, fortalecendo os trabalhos das secretarias de
educação, buscando investimentos e melhorias para as redes municipais de
ensino.

  • Redator(es): Renata Lippi A. Lemuchi
  • Release N.º: 319

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Fonte: Prefeitura de Indaiatuba

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Grupos de Jazz Dance e Adulto Avançado conquistam o 1º lugar no Campeonato Elite de Dança

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Evento aconteceu em Mogi Guaçu

29/04/2024 11:54h

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Foto: @balletemfoco

Alunas apresentando a coreografia “Entre Caminhos” do grupo de Jazz Adulto Avançado do professor e coreógrafo Denys Ramos. Fim da descrição.

Coreografia entre Caminhos

#PraTodosVerem: Alunas apresentando a coreografia “Entre Caminhos” do grupo de Jazz Adulto Avançado do professor e coreógrafo Denys Ramos. Fim da descrição.

Nos
dias 20 e 21 de abril, os grupos de competição da Secretaria de Cultura
conquistaram premiações do 8º Campeonato Elite de Dança em Mogi Guaçu. O
campeonato aconteceu no Centro Cultural de Mogi Guaçu ( Teatro Tupec) e foram
premiados  em primeiro lugar, na categoria
estilo livre, com a coreografia “Entre Caminhos” o grupo de Jazz Adulto
Avançado do professor e coreógrafo Denys Ramos, bem como, na categoria Jazz
Dance, com a coreografia “Preto de elas, falha na matrix” Danças Urbanas
Juvenil da professora e coreógrafa Daniela Barbosa, na categoria Danças
Urbanas.

 

O
grupo de Jazz Adulto, com a coreografia Ghost da professora e coreógrafa
Danielle Ianes e a categoria estilo livre, com a coreografia “C’est la vie” do Jazz
Adulto do professor e coreógrafo Denys Ramos, conquistaram o segundo lugar. 

  • Redator(es): Alyne Cervo
  • Release N.º: 320

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Fonte: Prefeitura de Indaiatuba

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Inscrições para o Encceja podem ser realizadas de 29 de abril a 10 de maio

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#PraTodosVerem: Campanha Encceja: No centro o logo do Encceja, na parte superior uma ilustração de prova e na aprte inferior os dizeres: Inscrições de 29/04 a 10/05

A partir
de segunda-feira, dia 29 de abril, até dia 10 de maio, estarão abertas as
inscrições para os interessados em realizar o Encceja (Exame Nacional para
Certificação de Jovens e Adultos) 2024. Para participar do exame é necessário
ter no mínimo 15 anos para o Ensino Fundamental e 18 anos para o Ensino Médio. As
inscrições podem ser feitas on-line pelo link http://enccejanacional.inep.gov.br/encceja/#!/inicial.
Mais informações podem ser esclarecidas pelo telefone 19 9805 0151.

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Encceja

O Exame
Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) foi
realizado pela primeira vez em 2002 para aferir competências, habilidades e
saberes de jovens e adultos que não concluíram o Ensino Fundamental ou Ensino
Médio na idade adequada. 

O Encceja é
realizado pelo Inep em colaboração com as secretarias estaduais e municipais de
educação. O Exame é aplicado pelo Inep, mas a emissão do certificado e
declaração de proficiência é responsabilidade das Secretarias Estaduais de
Educação e Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, que
firmam Termo de Adesão ao Encceja.

O Exame tem
quatro aplicações, com editais e cronogramas distintos: Encceja Nacional para
residentes no Brasil, Encceja Nacional PPL, para residentes no Brasil privados
de liberdade ou que cumprem medidas socioeducativas, Encceja Exterior, para
brasileiros residentes no exterior, e Encceja Exterior PPL, para residentes no
exterior privados de liberdade ou que cumprem medidas socioeducativas. As
aplicações fora do Brasil são realizadas em parceria com o Ministério das
Relações Exteriores (MRE).

São
finalidades do Encceja: construir uma referência nacional de autoavaliação para
jovens e adultos por meio de avaliação de competências, habilidades e saberes
adquiridos em processo escolar ou extraescolar; estruturar uma avaliação
direcionada a jovens e adultos que sirva às Secretarias de Educação para que
estabeleçam o processo de certificação dos participantes, em nível de conclusão
do Ensino Fundamental ou Ensino Médio, por meio da utilização dos resultados do
Exame; oferecer uma avaliação para fins de correção do fluxo escolar;
construir, consolidar e divulgar seus resultados para que possam ser utilizados
na melhoria da qualidade na oferta da Educação de Jovens e Adultos e no
processo de certificação; construir parâmetros para a autoavaliação do
participante, visando a continuidade de sua formação e sua inserção no mundo do
trabalho; possibilitar o desenvolvimento de estudos e indicadores sobre
educação brasileira. 

O Encceja é
direcionado aos jovens e adultos residentes no Brasil ou no exterior que não
tiveram a oportunidade de concluir seus estudos em idade própria e que atendam
ao art. 38, §1º e §2º da Lei de Diretrizes e Base (LDB), a Lei 9.394 de 20 de
dezembro de 1996: tenham, no mínimo, 15 anos completos na data de realização do
Exame, para quem busca a certificação do ensino fundamental; ou tenham, no
mínimo, 18 anos completos na data de realização do Exame, para quem busca a
certificação do ensino médio. Para realizar a inscrição é necessário ter
registro no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) emitido pela Receita Federal do
Brasil.

As provas
do Encceja obedecem aos requisitos básicos, estabelecidos pela legislação em
vigor, para o Ensino Fundamental e Ensino Médio. São aplicadas em um único dia,
nos turnos matutino e vespertino. As datas de aplicação no Brasil e no exterior
são distintas, assim como as provas para pessoas privadas de liberdade ou que
cumprem medidas socioeducativas.

Fonte: Prefeitura de Indaiatuba

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