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SALTO DE QUALIDADE NA DEFESA DO CONSUMIDOR – AGÊNCIA BRASÍLIA _Com o objetivo de cuidar da população nas relações de consumo, o Instituto de Defesa do Consumidor do Distrito Federal (Procon), vinculado à Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus), prioriza o atendimento e a resposta ao cidadão, garantindo soluções de modo rápido e definitivo.

Órgão fundamental no amparo aos consumidores brasilienses, o Procon-DF também busca se tornar referência para o país.

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Em conversa com a AGÊNCIA BRASÍLIA, o diretor-geral do instituto, Marcelo Nascimento, faz um balanço dos trabalhos realizados nos últimos quatro anos.

Confira, abaixo, a entrevista.

_ Média anual de atendimento do Procon foi de 65 mil consumidores, entre 2019 e 2022, o que representa um crescimento de 30% em relação a 2018 | Fotos: Divulgação/Procon A ATUAL GESTÃO ASSUMIU O PROCON COM O OBJETIVO DE REESTRUTURAR O ATENDIMENTO DO ÓRGÃO.

NOS QUATRO ANOS, COMO O SENHOR AVALIA A EXECUÇÃO DESTE TRABALHO Foram quatro anos de muito aprendizado e crescimento exponencial do Procon nos principais eixos de atuação, que são atendimento, fiscalização e educação.

Nesse período, conseguimos atender mais e melhor.

Fizemos com que os servidores tivessem em mente que era necessário atender o consumidor com mais eficiência e humanidade.

Nos últimos quatro anos, atendemos uma média de 65 mil consumidores, um crescimento de 30% em relação a 2018, quando foram atendidos cerca de 45 mil consumidores.

Disponibilizamos atendimento eletrônico, e hoje o consumidor consegue registrar reclamação por e-mail.

Chegamos a um índice de resolutividade próximo de 80% em atendimento preliminar, o que significa que grande parte dos atendimentos é solucionada de forma rápida, sem gerar processo administrativo.

  A FISCALIZAÇÃO DO COMÉRCIO TAMBÉM É UMA PARTE IMPORTANTE DO TRABALHO DESENVOLVIDO PELO PROCON.

QUAIS FORAM AS PRINCIPAIS AÇÕES FISCALIZATÓRIAS DO ÓRGÃO NESTE GOVERNO > ?Hoje, a nossa forma de atuar é exemplo para diversos órgãos > de proteção e defesa dos direitos do consumidor? Os fiscais estão diariamente nas ruas, orientando e fiscalizando as relações de consumo.

Nesses quatro anos, a fiscalização teve uma postura mais preventiva que repressiva ? embora a repressão seja necessária em alguns momentos.

Realizamos parcerias com órgãos como ANP [Associação Nacional de Petróleo], Dipova [Diretoria de Inspeção de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal e Animal], Inmetro [Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia] e Corf [Coordenação de Repressão aos Crimes contra o Consumidor, a Propriedade Imaterial e a Fraudes], e tivemos uma participação importantíssima na pandemia.

Fomos considerados um dos órgãos essenciais e, trabalhando conjuntamente, atuamos na coordenação e organização da ação fiscalizatória do fechamento dos comércios e verificação dos protocolos sanitários, como exemplo a ação de fiscalização nas farmácias do Distrito Federal.

Tivemos também ações de âmbito nacional.

Conseguimos capitanear três ações contra publicidade enganosa de grandes empresas do ramo alimentício, que repercutiram nacionalmente e fizeram com que outras unidades do Procon nos procurassem para atuar de forma similar à nossa.

Hoje, a nossa forma de atuar é exemplo para diversos órgãos de proteção e defesa dos direitos do consumidor.

O diretor-geral do Procon, Marcelo Nascimento, comemora:  ?Chegamos a um índice de resolutividade próximo de 80% em atendimento preliminar, o que significa que grande parte dos atendimentos é solucionada de forma rápida, sem gerar processo administrativo? AINDA NESTE PERÍODO, QUAIS FORAM AS ESTRATÉGIAS DO ÓRGÃO PARA LEVAR INFORMAÇÃO A CONSUMIDORES E A FORNECEDORES DO DISTRITO FEDERAL Uma das estratégias do órgão foi a implementação da Escola do Consumidor, que antes existia apenas no papel.

A escola agora oferece cursos para consumidores e fornecedores, em especial o pequeno empreendedor e microempresário.

Durante esses quatro anos, foram atendidos 1,5 mil alunos por meio de palestras e cursos de formação, inclusive cursos online.

Disponibilizamos material didático com orientações em matérias que abarcam o direito do consumidor, como serviços bancários e lista de material escolar.

A escola oferece também cursos segmentados por mercado, então temos cursos voltados ao varejo, supermercados, segmentos de combustíveis, sistema financeiro e bancário.

LEIA TAMBÉM DICAS PARA CONSUMIDORES FAZEREM UM BOM NEGÓCIO NAS COMPRAS DE NATAL EM UMA VISÃO GERAL, QUAL O LEGADO QUE A ATUAL GESTÃO DEIXA PARA O PROCON DO DF > ?Conseguimos tocar diversos mutirões de renegociação de > dívidas para os consumidores, chegando a mais de R$ 20 milhões > negociados? Como legado, acreditamos que um marco da gestão foi a valorização do servidor e a profissionalização do órgão.

Essa gestão mostrou para os servidores efetivos que eles têm potencial para estar à frente de um órgão de importância ímpar no DF, que possui envergadura constitucional.

Quanto à reestruturação interna, nós assumimos um órgão com um passivo de 20 mil processos e hoje temos um Procon com menos de 10 mil processos tramitando.

Conseguimos tocar diversos mutirões de renegociação de dívidas para os consumidores, chegando a mais de R$ 20 milhões negociados.

Para o consumidor, o legado que fica é mostrar que atuamos na ponta: o consumidor pode contar com o órgão.

Hoje, o cidadão acredita no funcionamento e na resposta que o Procon tem dado à população.

Todo esse trabalho de gestão e melhoria do órgão contou com a coordenação e apoio irrestrito da Secretaria de Justiça e Cidadania, sob o comando da secretária Marcela Passamani.

*_Colaboração: Assessoria de Comunicação do Procon_

Com informaes Agncia Braslia.

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Indaiatuba participa da 22ª Semana Nacional de Museus do dia 14 a 19 de maio

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#PraTodosVerem: Na arte consta a informação “22ª semana nacional de museus” e embaixo “Casarão Pau Preto e Museu Antônio Reginaldo Geiss” seguido das logomarcas oficiais. Fim da descrição.

A Prefeitura de Indaiatuba, por
meio da Secretaria de Cultura, participa da 22ª Semana Nacional de Museus com o
Museu ‘Antônio Reginaldo Geiss’, no Casarão Pau Preto, vinculado ao
Departamento de Preservação e Memória, em parceria com o Museu Ferroviário e o
Museu da Água. O tema desta edição, que acontece de 14 a 19 de maio, é “Museus,
Educação e Pesquisas” e conta com uma programação de eventos com o intuito de abrir
os museus para a população e divulgar o trabalho de salvaguarda do patrimônio
cultural desenvolvido no país.

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A temática abordada foi escolhida
pelo International Council of Museums (Icom), em comemoração ao Dia
Internacional de Museus que é comemorado no dia 18 de maio, tendo como objetivo
fomentar as discussões do campo museal, além de conduzir os eventos propostos
pelas instituições inscritas. Todas as ações serão realizadas no Casarão Pau
Preto.

 

Programação completa

 14 de maio (terça-feira)

Ação educativa das 8h às 11h  

Tema: Patrimônio Cultural de
Indaiatuba – Visita Monitorada (Roteiro histórico – Casarão Pau Preto/Igreja
Matriz/Museu Ferroviário) 5 º ano B EMEB Prof.ª Sylvia Teixeira Camargo
Sanazzaro

15 de maio (quarta-feira)

Ação educativa das 8h às 11h

Tema: Patrimônio Cultural de
Indaiatuba – Visita Monitorada (Roteiro histórico – Casarão Pau Preto/Igreja
Matriz/Museu Ferroviário) 6 º Semestre do Curso de Gestão de Serviços
FATEC/Indaiatuba.

Exposição às 9h

“A.R.L. Vida e Obra” A exposição
de pinturas e fotografias “A.R.L. Vida e Obra”, produzida pela Quanta Cultura e
premiada pelo Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo (ProAC),
acontecerá do dia 15 de maio a 15 de julho no Casarão Pau Preto. Com curadoria
do professor Geraldo Porto, a mostra apresenta um recorte das obras singulares
do artista potiguar, radicado em Campinas/SP. A ação conta com o apoio da
Prefeitura de Indaiatuba, por meio da Secretaria de Cultura e tem como objetivo
que as pessoas aprofunde o conhecimento na jornada pessoal e artística do
fotógrafo e artista plástico, Antônio Roseno de Lima, falecido em 1988.

16 de maio (quinta-feira)

Ação educativa das 8h às 11h

 Tema: Patrimônio Cultural de Indaiatuba –
Visita Monitorada (Roteiro histórico – Casarão Pau Preto/Igreja Matriz/Museu
Ferroviário) 5 º ano A EMEB Prof.ª Sylvia Teixeira Camargo Sanazzaro

19 de maio (domingo)

Roda de Choro Núcleo
Musical Nabor Pires Camargo das 10h às 12h

Local: Casarão Pau Preto

 

Fonte: Prefeitura de Indaiatuba

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Prefeitura de Indaiatuba realiza 27ª Ação Solidária na Praça Prudente de Moraes nesta sexta (10)

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Esportes A conquista o tricampeonato no 26º Torneio Inter Secretarias de Futebol Society

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#PraTodosVerem: A imagem mostra os jogadores do time Esportes A, com uniforme de shorts azul e camiseta azul e vermelha, que seguram uma placa com fundo branco escrito em marrom 26º Torneio Inter Secretarias, torneio dos funcionários públicos municipais de Indaiatuba, 2024.

No sábado
(4), o time Esportes A conquistou o tricampeonato no 26º Torneio Inter
Secretarias
de Futebol Society. O jogo com resultado de 2 x 0, gols de Léo e
Guilherme, foi realizado no
campo de futebol society da Aspmi (Associação dos
Servidores Públicos Municipais de Indaiatuba) contra o time da Segurança
Pública. O Saae goleou a equipe da Saúde por 6 x 3 e ficou com a terceira colocação.

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Além dos troféus
para os três primeiros colocados, o torneio também premiou
o jogador Macedo do Esportes
A por
destaque individual, Murilo Carneiro Ferreira do time da Segurança Pública
foi o artilheiro com 19 gols marcados e, novamente, o time da Segurança Pública
ficou com a defesa menos vazada, sofrendo apenas dois gols.

A final contou com a presença do prefeito Nilson Gaspar, do secretário de Esportes Marquinhos, do secretário de Segurança Pública Sandro Bezerra Lima, do secretário de Transparência e Controle Interno Alexandre Guedes e os vereadores: Alexandre Peres, Luis Alberto Cebolinha, Hélio Ribeiro e Índio da 12.


O Torneio
Intersecretarias de Futebol Society reuniu10 equipes de funcionários públicos
municipais, do Corpo de Bombeiros, da Câmara Municipal, autarquias e da Polícia
Militar. As regras seguem o padrão da Confederação Brasileira de Futebol
Society, com três pontos por vitória, um por empate e sem pontuação para
derrotas.

Fonte: Prefeitura de Indaiatuba

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