Connect with us

Mundo Animal

Férias em família? Confira os principais cuidados para viajar com seu animal de estimação

Artigo

em

Uma pesquisa realizada pelo site hotéis.com mostra que 82% dos brasileiros pretendem viajar com seus animais de estimação, mas não é tão simples. Mesmo sendo uma boa solução para tutores que não querem ficar com a saudade por muito tempo, levar seu pet para uma viagem requer uma série de cuidados especiais.

Hoje, o Tribuna de Jundiaí, junto do Dr. Matheus, veterinário da Dr. PetZoo de Jundiaí, traz dicas e principais pontos de atenção ao viajar com seu animal de estimação. Confira.

LEIA TAMBÉM

Check up total

De acordo com o Dr. Matheus, a primeira e principal recomendação é levar seu bichinho em uma consulta com o veterinário. “Antes da viagem, independente da distância, é extremamente necessário conferir o esquema vacinal do seu animalzinho e realizar o controle de parasitas. Para isso, o profissional fará recomendações para cada caso como, por exemplo, se seu pet precisará utilizar medicamentos para enjoos”, explica o veterinário.

Segurança para todos

Gato em caixa de transporte
Foto: chomphomphucar/CanvaPro

Vai viajar em veículos terrestres? Não é só você que precisa de um cinto de segurança adequado. Deixar seu bichinho solto dentro do carro, além de ser uma infração de trânsito, pode ocasionar ou agravar acidentes sérios.

“Os tutores devem, durante a preparação da viagem, providenciar uma caixa de transporte específica para a espécie do seu pet“, explica o Dr. Matheus. De acordo com ele, a caixa de transporte ideal contém entradas de ar e tamanho suficiente para o bicho conseguir girar dentro dela. Além disso, o mercado já tem cintos de segurança exclusivos para animais de estimação, como alternativa.

Sem a segurança necessária, seu animal pode fugir ou se perder durante o trajeto. Assim, para minimizar estes riscos, é importante que ele esteja devidamente identificado com coleira com nome do pet e telefone do tutor. Há ainda alternativas de microchips com ferramentas de busca.

Faça paradas

Nós, seres humanos, podemos nos sentir desconfortáveis após ficarmos horas na mesma posição dentro de um carro, além de ser cansativo. E para nossos pets, o cenário não é diferente. Segundo o Dr. Matheus, os animaizinhos ainda precisam de mais paradas do que nós durante viagens. “O ideal é parar a cada duas horas. Nestas pausas, retire o animal do transporte e deixe-o andar, com a coleira. Assim, ele recompõe as energias e pode fazer suas necessidades fisiológicas”.

Cachorro de férias
Foto: thisislover/CanvaPro

Leve mantimentos suficientes

Ao preparar a bagagem do seu pet para a viagem, garanta que esteja levando comida e água suficientes para o trajeto. Você pode adquirir garrafas especiais e práticas para ficar mais fácil de levar a água e a ração do seu bichinho em casos como este. “Evite ‘relaxar’ durante a viagem dando comida de gente para seu pet. Principalmente em uma situação estressante, como longos períodos em movimento e em local desconhecido, é quando a saúde do animal pode deteriorar, e alimentá-lo incorretamente não ajuda em nada”, explica o Dr.

O Dr. Matheus atende na Dr. PetZoo, na Rua Ernesta Lourencine de Moraes, 27, no Jardim São Vicente, em Jundiaí. A clínica conta com profissionais capacitados para atendimento clínico tanto de pets quanto de animais silvestres e exóticos. Entre em contato pelo telefone (11) 4582-2125 ou WhatsApp (11) 96495-3821 e siga a clínica no Instagram, pelo @dr.PetZoo.

Clínica Veterinária Dr. PetZoo, em Jundiaí – Foto: Divulgação

Fonte: Tribuna de Jundiaí

Mundo Animal

Mamãe cachorro corajosa protege seus filhotes até encontrar ajuda

Artigo

em

Por

Uma ávida socorrista chamada Kristin dirigia por uma estrada no Texas em um dia chuvoso quando avistou algo se movendo nos arbustos próximos. Ela parou e olhou um pouco mais de perto – e percebeu que havia uma família inteira de cachorros escondida na beira da estrada.

Uma cadela e seus filhotes estavam encolhidos em alguns arbustos, tentando ficar longe da chuva. Os filhotes estavam rolando sem saber o que fazer, mas a mamãe cachorro parecia triste e derrotada. Ela olhava para Kristin com o coração partido em seus olhos, e foi então que a socorrista soube que não poderia deixá-los ali nem mais um segundo.

LEIA TAMBÉM

Tudo para o seu cachorro! 🐶 Ofertas e promoções em brinquedos, rações, objetos para adestramento, camas e casinhas.  https://amzn.to/4dedKkG

Leia também:

Família de cachorros resgatada

Mais tarde, Kristin descobriu que o controle de animais local estava tentando capturar a mãe há mais de um ano, sem sucesso. Ela estava muito assustada e continuava fugindo. Assim que viu sua salvadora à espreita perto dos arbustos, o cachorro fugiu correndo. Kristin a seguiu de uma distância segura e a viu entrar em uma caixa que alguém havia preparado para ela e seus filhotes. A socorrista prendeu a respiração e se esgueirou até a caixa – e conseguiu fechar a porta, prendendo o cachorro em segurança lá dentro.

“Mamãe tinha medo das pessoas, mas fazia o possível para mantê-los seguros”, escreveu Kristin no TikTok.

Infelizmente, Kristin não conseguiu fechar a porta, então ela se sentou ao lado da caixa até que sua amiga chegasse para ajudar. O cão ficou deitado ali, confuso, sem saber ainda que estava finalmente seguro.

A ONG de resgate animal Forgotten Coast se prontificou a acolher a doce família. A mamãe ainda estava hesitante em seu primeiro dia no resgate, mas, com o passar dos dias, seu rabo começou a abanar e ela finalmente estava pronta para começar a aceitar o amor.

“Ela estava tão cansada e pronta para ser ajudada”, escreveu Kristin. “Agora podemos comemorar todas as suas conquistas e dizer a ela o quanto ela é amada!”

Fonte: Tribuna de Jundiaí

Continue lendo

Mundo Animal

Tutora preocupada rastreia a localização de seu cachorro e descobre sua vida dupla

Artigo

em

Por

Quando Demi soube que seu cachorro havia saído de casa, ela não ficou totalmente surpresa. Han Solo é conhecido por sair sem ser visto e explorar sua vizinhança, não importa o quanto sua família tente mantê-lo em casa.

Graças a um rastreador GPS na coleira do cão, Demi rapidamente rastreou sua localização até o clube de campo ao lado – um de seus lugares favoritos. Ela esperou que ele voltasse para casa, como sempre fazia logo após fugir. Mas dessa vez ele não estava em lugar nenhum, o que levou Demi a procurá-lo.

LEIA TAMBÉM

“Muitas horas haviam se passado e minha mãe começou a se preocupar…” Demi escreveu no X. “Então, naturalmente, peguei a coleira e a bola favorita dele e fui para o campo de golfe!”

Foto: Reprodução/X/@dammitdemi

Demi vasculhou o campo de golfe, usando o rastreador GPS de seu telefone para localizar o cachorro, mas não conseguiu encontrá-lo em lugar algum. Foi quando ela percebeu que o rastreador GPS de Han não atualizava sua localização há algum tempo.

“Então, decidi rezar uma Ave Maria e correr freneticamente para cima e para baixo na área, gritando o nome dele e assobiando”, escreveu Demi no X.

Depois de quase 40 minutos correndo pelo campo de golfe e gritando o nome de seu cachorro, Demi começou a perder as esperanças. Ela ligou para o veterinário de Han Solo pedindo ajuda e então ouviu um som familiar.

“Enquanto eu estava ligando, no entanto, ouvi um monte de latidos e achei que deveria pelo menos ver o que estava acontecendo ali…” a tutora escreveu. “Enquanto eu estava indo para lá e falando com o veterinário ao telefone, recebi uma notificação… ‘Han Solo foi encontrado!’”

Vida dupla de um cachorro aventureiro

Demi se iluminou quando recebeu o alerta de que Han estava por perto. Ela seguiu o rastreador GPS até uma área do clube de campo que ainda não havia pesquisado e ficou chocada com o que descobriu. “Pessoal, quando digo a vocês que não estava preparada para o que vi…” escreveu Demi.

Na clareira, Demi encontrou Han cercado por uma matilha de cachorros que ela nunca tinha visto antes. Ela chamou o nome de seu cachorro, mas o menino brincalhão se recusou a se mexer. Ele estava claramente se divertindo com seu grupo de amigos e ainda não estava pronto para voltar para casa.

Depois de minutos tentando convencê-lo, Demi conseguiu afastar o cão de seus amigos. “Ele desistiu, com o rabo entre as pernas… e veio colocar a coleira”, escreveu Demi. “Como todas as coisas boas, a festa precisa chegar ao fim…”

Han Solo foi para casa derrotado ao lado de sua tutora enquanto planejava sua próxima tentativa de fuga para ver seus amigos. Mais tarde naquela noite, quando o cachorro travesso se acomodou para tirar um cochilo, sua família ajustou a cerca para garantir que ele não escapasse novamente.

Foto: Reprodução/X/@dammitdemi

Han Solo não escapou nos dias que se seguiram, mas sua tutora pode dizer que ele está ansioso para sair com seus amigos novamente. Ela está confiante de que eles se reunirão em breve, mas desta vez com supervisão. “Ele os verá novamente. A festa continuará em outro momento!”

Tudo para o seu cachorro! 🐶 Ofertas e promoções em brinquedos, rações, objetos para adestramento, camas e casinhas.  https://amzn.to/4dedKkG

Leia também:

Fonte: Tribuna de Jundiaí

Continue lendo

Mundo Animal

Câmera captura cachorro procurando ajuda na rua após incêndio em casa

Artigo

em

Por

Há alguns dias, Suzette Hall, resgatadora de cães e fundadora do abrigo Logan’s Legacy 29, recebeu uma ligação preocupante de sua amiga Nanette. Um prédio próximo ao trabalho de Nanette havia se incendiado recentemente, e parecia haver um cachorro sobrevivente deixado para trás.

Nanette reconheceu instantaneamente o cão pastor alemão, mais tarde chamado Loy, quando ele passou correndo pelo seu trabalho. De acordo com ela, o cachorrinho morava com sua tutora no prédio incendiado. Mas ele não encontrou sua família em lugar algum após o incêndio, e Loy não tinha ideia de para onde ir sem eles.

LEIA TAMBÉM
Foto: Suzette Hall/The Dodo

“Não sabemos o que aconteceu com seu tutor”, escreveu Suzette no Facebook. “O pobre cachorrinho estava tão triste e solitário… completamente petrificado”.

O cachorro vagou por sua casa incendiada e pelo trabalho de Nanette por horas, entrando e saindo do trânsito em busca de ajuda. Quando ele finalmente se deparou com uma estação de alimentação para gatos, as câmeras capturaram o cão faminto esperando por uma migalha. “Os gatos o assustavam”, escreveu a resgatador. Assim, Loy se afastou da estação de alimentação e voltou derrotado para sua casa destruída.

Foto: Suzette Hall/The Dodo

“Esse doce menino continuava voltando para a única casa que ele conhecia, voltando para o fogo”, escreveu Suzette. “Ele queria tanto voltar e encontrar sua casa do jeito que era antes.”

Tentando resgatar o cachorro assustado

As duas monitoraram a área continuamente por dias, esperando o momento perfeito para tentar pegá-lo. “Esta manhã, cheguei lá cedo. Eu o vi entrando e saindo de sua antiga casa freneticamente. Não havia nada além de fuligem e cinzas. Preparei minha armadilha e orei.”

Suzette se escondeu da visão de Loy e, momentos depois, ela ouviu um som esperançoso. “Ouvi latidos. E lá estava ele, seguro em minha armadilha.”

Nanette e Suzette comemoraram sua captura triunfante, enquanto asseguravam ao cachorro que ele estava seguro.

Depois de se despedir com carinho de Nanette, a resgatadora levou o pastor alemão direto para o veterinário, onde ele passou no check-up.

Tudo para o seu cachorro! 🐶 Ofertas e promoções em brinquedos, rações, objetos para adestramento, camas e casinhas.  https://amzn.to/4dedKkG

Leia também:

Em pouco tempo, uma família amorosa o adotou temporariamente e, desde então, ele está se recuperando na casa deles. O cachorro sobrevivente ainda está se recuperando emocionalmente da perda de seu lar e de sua família, mas seus tutores temporários sabem exatamente como amá-lo enquanto isso.

Loy poderá ser adotado assim que se recuperar um pouco mais do trauma. Até lá, Suzette e Nanette estão gratas por saber que ele está finalmente seguro e a caminho de viver sua melhor vida. “Ele nunca mais precisará passar pelo fogo. Ele foi resgatado.”

Foto: Suzette Hall/The Dodo

Fonte: Tribuna de Jundiaí

Continue lendo
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

TAGS

+ VISTOS

Copyright © 2021 powered by Tribuna de Indaiatuba.