Connect with us

Notícias

Inscrições para o Vestibular 2022 da Unicamp estão abertas

Artigo

em

A Comissão Permanente para os Vestibulares (Comvest) abriu as inscrições para o Vestibular Unicamp 2022 nesta segunda-feira, 2 de agosto. As inscrições podem ser realizadas até o dia 8 de setembro, exclusivamente pela internet, em formulário disponível na página eletrônica da Comvest: www.comvest.unicamp.br. O Vestibular Unicamp 2022 oferece 2.540 vagas, distribuídas em 69 cursos. Os candidatos podem fazer até duas opções de cursos, desde que da mesma área. A taxa de inscrição é de R$180,00 e poderá ser paga até dia 10 de setembro.

O número de vagas oferecidas pelo Vestibular voltou para 2.540, já que as 639 vagas do Enem-Unicamp voltarão a ser oferecidas este ano pela modalidade, com inscrições a partir do dia 3 de novembro. O Manual do Ingresso 2022 está disponível para consulta na página eletrônica da Comvest, com informações sobre o processo de inscrição, as provas e demais etapas. De acordo com o calendário, a primeira chamada será realizada no dia 14 de fevereiro.

LEIA TAMBÉM

Diante do contexto da pandemia, a Comvest reforça que continuará adotando todas as medidas sanitárias no momento de realização das provas, para garantir que todos os protocolos exigidos pelas autoridades de saúde sejam seguidos. Considerando que esse contexto também trouxe impactos à educação, a Comvest realizou adaptações nas provas e irá realizar uma série de eventos online para aproximar os vestibulandos, prestando informações e tirando dúvidas.

“Temos um desafio enorme de realizar o vestibular 2022 que tem a ver com o engajamento e a mobilização dos estudantes. Temos visto dados, por exemplo, de uma queda muito expressiva de inscritos no Enem, o que significa que esses jovens estão sendo impactados em sua capacidade de planejar seu futuro. Manter um vestibular próprio como a Unicamp mantém, e tendo orgulho de fazer um vestibular com as características que faz, é uma aposta no futuro.

Nesse sentido, temos clareza que temos que preparar um processo de seleção com estudantes que passaram dois, dos três anos de ensino médio basicamente em ensino remoto. E vamos atuar para estarmos sempre próximos destes estudantes, como temos feito nos últimos anos”, afirma o coordenador da Comvest, José Alves Freitas Neto.

ISENÇÕES

A Unicamp atendeu a 8.327 estudantes com a isenção da taxa de inscrição, que valerá tanto para o Vestibular Unicamp 2022 como para a modalidade Enem-Unicamp 2022. Os candidatos contemplados deverão acessar um formulário específico no momento da inscrição e usar o código de isento. Ainda haverá possibilidade de redução parcial da taxa, que poderá ser solicitada nos próximos dias 4 a 6 de agosto. Os critérios para a redução podem ser conferidos no edital do Vestibular.

PROVAS

A primeira fase do Vestibular Unicamp 2022 será realizada em um único dia, 7 de novembro de 2021, e a segunda fase acontecerá nos dias 9 e 10 de janeiro de 2022. As provas de Habilidades Específicas para candidatos aos cursos de Música serão realizadas antes da primeira fase, em setembro e outubro. Para os demais cursos que exigem provas específicas (Arquitetura e Urbanismo, Artes Cênicas, Artes Visuais e Dança), as provas de Habilidades Específicas ocorrerão entre os dias 13 e 15 de janeiro de 2022.

Para este ano, a Comvest decidiu manter o mesmo número de questões da primeira fase do Vestibular 2021, que haviam sido reduzidas de 90 para 72. O tempo máximo para a realização da prova será de quatro horas. Não serão cobradas as questões interdisciplinares. Além disso, haverá uma mudança na prova de matemática, que será distinta para os candidatos de ciências humanas, com questões mais aplicadas à área.

As alterações levam em conta as dificuldades dos estudantes diante da pandemia, cujo reflexo incide também sobre uma desmobilização para cursar o ensino superior. Dessa forma, foram feitos ajustes e tomadas iniciativas para estimular o engajamento dos estudantes.

O reitor da Unicamp, Antonio José Meirelles, faz um chamado para que os alunos prestem o Vestibular e venham estudar na Universidade. “Vemos o futuro da Unicamp com muito otimismo e gostaríamos que vocês se dedicassem muito, batalhassem bastante para que consigam entrar e se tornarem nossos alunos para a gente construir esse futuro conjuntamente. Nosso otimismo de que o Brasil recuperará a ideia de que ciência, tecnologia e serviço público são importantes para o futuro do país é algo que nos motiva a continuar na luta e queremos contar com vocês ao nosso lado”.

LEITURAS OBRIGATÓRIAS

A lista de obras de leitura obrigatória para o Vestibular Unicamp 2022 apresenta dez obras, ao invés das tradicionalmente 12 obras de anos anteriores. São elas:

Carta de Achamento do Brasil: Pero Vaz de Caminha
Niketche – uma História de Poligamia: Paulina Chiziane
Tarde: Olavo Bilac
Bons dias: Machado de Assis
Sonetos selecionados pela Comvest: Luis de Camões
Sobrevivendo ao inferno: Racionais Mc’s
O seminário dos ratos: Lygia Fagundes Telles
O marinheiro: Fernando Pessoa
A falência: Júlia Lopes de Almeida
O ateneu: Raul Pompeia

CIDADES DE APLICAÇÃO DA PRIMEIRA FASE

A primeira fase será aplicada, no Estado de São Paulo, em 31 cidades: Araçatuba, Barueri, Bauru, Botucatu, Bragança Paulista, Campinas, Franca, Guarulhos, Indaiatuba, Jundiaí, Limeira, Lorena, Marília, Mogi das Cruzes, Mogi Guaçu, Osasco, Piracicaba, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santa Bárbara D’Oeste, Santo André, Santos, São Bernardo do Campo, São Carlos, São João da Boa Vista, São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Paulo, Sorocaba, Sumaré e Valinhos. A única alteração em relação ao vestibular passado é que saiu a cidade de Fernandópolis.

Fora do Estado de São Paulo, recebem as provas do Vestibular Unicamp cinco capitais: Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Fortaleza e Salvador.

MANUAL DO INGRESSO 2022, LIVES E APLICATIVO DO VESTIBULAR

A Comvest disponibiliza um aplicativo gratuito, a partir do qual os estudantes podem receber alerta sobre as datas importantes do vestibular, além de ter acesso rápido às informações mais relevantes. O aplicativo “Vestibular Unicamp” pode ser baixado gratuitamente.

A Comissão programou uma série de eventos online, com transmissão ao vivo, para facilitar a participação dos candidatos interessados em tirar dúvidas e esclarecer informações sobre as modalidades de ingresso nos cursos de graduação da Unicamp. As transmissões podem ser acompanhadas pelas redes sociais da Comvest: Instagram: @vestunicamp. YouTube: Vestibular Unicamp. Facebook: Vestibular Unicamp. Twitter: @VestUnicamp

CALENDÁRIO VESTIBULAR UNICAMP 2022

Inscrições e pagamento da Taxa de Inscrição: 2/8 a 8/9/2021 (pagamento até 10/9)
Provas de Habilidades Específicas – Música: 15 a 24/9/2021 – Etapa 1 e 22 a 28/10/2021 – Etapa 2
1ª fase: 7/11/2021
2ª fase: 9 e 10/1/2022
Provas de Habilidades Específicas (Arquitetura e Urbanismo, Artes Cênicas, Artes Visuais e Dança): 13 a 15/1/2022
Divulgação da primeira chamada: 14/2/2022
Matrícula online da primeira chamada: 15, 16 e 17/2/2022
O calendário completo está disponível na página da Comvest.

Notícias

Departamento de Transporte anuncia mudanças nas linhas 304 e 317 para atender demandas

Artigo

em

Por

Linha 304 terá extensão do itinerário para atender loteamento Jardins do Golfe, sentido centro-bairro

03/05/2024 11:16h

LEIA TAMBÉM

Foto: Arquivo-Eliandro Figueira RIC/PMI

#PraTodosVerem: na foto, a lateral de um ônibus da SOU Indaiatuba, pintado na cor amarela com detalhes em preto e cinza. O veículo trafega por uma rua, com alguns veículos à frente. É possível ver o céu azul com algumas nuvens e a fiação elétrica dos postes da rua. Fim da descrição.

Linha 304 atenderá o loteamento Jardins do Golfe Residencial nos dias úteis, a partir de segunda-feira (06/05)

#PraTodosVerem: na foto, a lateral de um ônibus da SOU Indaiatuba, pintado na cor amarela com detalhes em preto e cinza. O veículo trafega por uma rua, com alguns veículos à frente. É possível ver o céu azul com algumas nuvens e a fiação elétrica dos postes da rua. Fim da descrição.

O
Departamento de Transporte da Secretaria Municipal de Administração e a SOU
Indaiatuba, informam ajustes e alterações das linhas 304 e 317. As mudanças em
caráter experimental passam a valer a partir deste sábado (04/05) para a 317 e
de segunda-feira (06/05) para a 304. O objetivo é melhorar a oferta de viagens para
ajustar à demanda.

Conforme
as Ordens de Serviço de Operação emitidas pela Prefeitura, a linha 304 terá uma
extensão do itinerário para atender o condomínio Jardins do Golfe Residencial em
todas as viagens, sentido centro-bairro, saindo do Terminal Central para o Jardim
Casablanca. A alteração vale para os dias úteis, a partir da próxima
segunda-feira.

Com
a mudança, o itinerário segue normal do Terminal Central até o Residencial Evidências
e continua pela rodovia Lix da Cunha até próximo à portaria do Jardins do
Golfe. De lá, o ônibus retorna até o Residencial Evidências e segue trajeto normal
até o Casablanca, retornando para o Centro.


na linha 317 serão realizados ajustes da programação horária dos sábados e domingos
para adequação dos intervalos entre as viagens, respeitando a demanda de
passageiros em cada sentido. A nova programação pode ser conferida nos sites da
Prefeitura e
da SOU
Indaiatuba
.

Considerando
tratar-se de Ordens de Serviço de Operação Experimental, a equipe de fiscalização
do Departamento de Transporte, realizará acompanhamentos operacionais ao longo
dos primeiros dias e ajustes pontuais poderão ser feitos de acordo com a necessidade.

Todos
os horários das linhas alteradas estão disponíveis para consulta no link https://www.indaiatuba.sp.gov.br/horarios-de-onibus/
ou no aplicativo SOU – Sistema de Ônibus Urbano, disponível na Apple Store e na
Google Play.

  • Redator(es): Sirlene Virgílio Bueno
  • Release N.º: 338

Notícias relacionadas

Fonte: Prefeitura de Indaiatuba

Continue lendo

Notícias

Funssol realiza o Bazar de Dia das Mães a partir do dia 6 de maio na Prefeitura

Artigo

em

Por

#PraTodosVerem: Mesa com as peças confeccionadas pelas alunas do Projeto de Geração de Renda do Funssol. Fim da descrição.

O Fundo Social de Solidariedade (
Funssol) realiza de 6 a 10 de maio das 8h30 às 16h30 o Bazar de dia das Mães,
na Prefeitura de Indaiatuba. A exposição, que acontecerá no Paço Municipal em
frente ao Fundo Social, conta com uma variedade de peças como: pano de prato,
bolsas, nécessaire; porta acessórios; lingeries; aventais e peças em crochê.
Será aceito o pagamento apenas em dinheiro.

LEIA TAMBÉM

As peças expostas foram
confeccionadas pelas alunas do Projeto Geração de Renda – Tesoura Encantada ,
com a orientação dos professores. A finalidade é angariar recursos através das
vendas dos itens para que sejam revertidos na compra de tecidos e aviamentos para
manter o projeto. “O bazar tem o intuito de mostrar a criatividade dos alunos
na criação da peça e para que as pessoas possam comprar peças acessíveis, a
partir de R$5,00 e de qualidade. O valor adquirido será utilizado para a compra
de materiais para a produção de peças durante a aula”, explica a presidente do
Fundo Social de Solidariedade, Maria das Graças de Araújo Massimo.

No dia 10 de maio, além do bazar
que estará sendo exposto na Prefeitura, acontecerá a exibição de peças do
Projeto Geração de Renda, na Ação Solidária, que acontecerá na Praça Prudente de
Moraes. No local, o Fundo Social estará com uma barraca montada das 9h às 17h. Além
disso, a professora Edileny Gomes de França, também elaborou uma mesa decorada de
inspiração e dicas de mesa posta para o Dia das Mães e mês da noiva que
permanecerá, no saguão da Prefeitura, até o dia 31 de maio.

 

Serviço

Bazar de Dia das Mães

Data: 6 a 10 de maio.

Horário:  das 8h30 às  16h30.

Local: Funssol – Av. Eng. Fábio Roberto Barnabé, 2800 (Prefeitura de Indaiatuba).

Será aceito o pagamento apenas em dinheiro

 

Ação Solidária

Data: 10 de maio.

Horário: 9h às 17h.

Local: Praça Prudente de Moraes.

 

Exposição de Dia das Mães/ Mês da Noiva

Data: até dia 31 de maio.

Local:  Saguão da Prefeitura – Av. Eng. Fábio Roberto
Barnabé, 2800.

Fonte: Prefeitura de Indaiatuba

Continue lendo

Notícias

Secretaria de Saúde de Indaiatuba libera vacina da dengue para crianças de 10 a 14 anos

Artigo

em

Por

#PraTodosVerem: Foto colorida mostra enfermeira à esquerda aplicando a vacina da dengue em um menino sentado à direita. Eles estão dentro de um consultório em uma unidade básica de saúde. A enfermeira utiliza máscara e o menino uma camiseta e uma bermuda laranja. Fim da descrição.

A
Prefeitura de Indaiatuba, por meio da Secretaria de Saúde, liberou a vacina da
dengue para crianças de 10 a 14 anos a partir da próxima segunda-feira (6), em
todas as unidades básicas de saúde, das 7h30 às 16h30, de segunda a
sexta-feira. Até o momento 1.703 crianças já foram imunizadas em Indaiatuba.

LEIA TAMBÉM

A dengue
é uma doença transmitida por mosquitos que pode ser grave e até fatal. Vacinar
crianças nessa faixa etária pode ajudar a reduzir a transmissão da doença na
comunidade, protegendo não apenas as crianças, mas também pessoas mais
vulneráveis, como idosos e aqueles com sistemas imunológicos comprometidos. Embora
a dengue geralmente seja uma doença autolimitada, em alguns casos pode levar a
complicações graves, como dengue hemorrágica. A vacinação pode reduzir
significativamente o risco de desenvolver essas complicações.

Além do
mais, a dengue pode levar a períodos prolongados de doença, o que pode resultar
em ausências escolares prolongadas. Vacinar crianças pode ajudar a manter a
continuidade do ensino e evitar interrupções no aprendizado.

É
importante pontuar que a dengue não é transmitida de pessoa para pessoa. O
mosquito Aedes aegypti se torna infectado ao picar uma pessoa que já está
infectada com o vírus da doença. Uma vez infectado, o mosquito pode transmitir
o vírus a outras pessoas durante toda a sua vida. Após a picada do mosquito
infectado, ocorre um período de incubação no corpo humano, que geralmente dura
de 4 a 10 dias, mas pode se estender por até duas semanas. Durante o período de
incubação, o vírus se replica no organismo humano, entrando na corrente
sanguínea e causando uma condição conhecida como viremia, onde o vírus se
espalha pelo corpo.

Ao
perceber qualquer sintoma da dengue, um médico deverá ser consultado.

Fonte: Prefeitura de Indaiatuba

Continue lendo
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

TAGS

+ VISTOS

Copyright © 2021 powered by Tribuna de Indaiatuba.