Connect with us

Notícias

Inscrições para o Vestibular 2022 da Unicamp estão abertas

Artigo

em

A Comissão Permanente para os Vestibulares (Comvest) abriu as inscrições para o Vestibular Unicamp 2022 nesta segunda-feira, 2 de agosto. As inscrições podem ser realizadas até o dia 8 de setembro, exclusivamente pela internet, em formulário disponível na página eletrônica da Comvest: www.comvest.unicamp.br. O Vestibular Unicamp 2022 oferece 2.540 vagas, distribuídas em 69 cursos. Os candidatos podem fazer até duas opções de cursos, desde que da mesma área. A taxa de inscrição é de R$180,00 e poderá ser paga até dia 10 de setembro.

O número de vagas oferecidas pelo Vestibular voltou para 2.540, já que as 639 vagas do Enem-Unicamp voltarão a ser oferecidas este ano pela modalidade, com inscrições a partir do dia 3 de novembro. O Manual do Ingresso 2022 está disponível para consulta na página eletrônica da Comvest, com informações sobre o processo de inscrição, as provas e demais etapas. De acordo com o calendário, a primeira chamada será realizada no dia 14 de fevereiro.

LEIA TAMBÉM

Diante do contexto da pandemia, a Comvest reforça que continuará adotando todas as medidas sanitárias no momento de realização das provas, para garantir que todos os protocolos exigidos pelas autoridades de saúde sejam seguidos. Considerando que esse contexto também trouxe impactos à educação, a Comvest realizou adaptações nas provas e irá realizar uma série de eventos online para aproximar os vestibulandos, prestando informações e tirando dúvidas.

“Temos um desafio enorme de realizar o vestibular 2022 que tem a ver com o engajamento e a mobilização dos estudantes. Temos visto dados, por exemplo, de uma queda muito expressiva de inscritos no Enem, o que significa que esses jovens estão sendo impactados em sua capacidade de planejar seu futuro. Manter um vestibular próprio como a Unicamp mantém, e tendo orgulho de fazer um vestibular com as características que faz, é uma aposta no futuro.

Nesse sentido, temos clareza que temos que preparar um processo de seleção com estudantes que passaram dois, dos três anos de ensino médio basicamente em ensino remoto. E vamos atuar para estarmos sempre próximos destes estudantes, como temos feito nos últimos anos”, afirma o coordenador da Comvest, José Alves Freitas Neto.

ISENÇÕES

A Unicamp atendeu a 8.327 estudantes com a isenção da taxa de inscrição, que valerá tanto para o Vestibular Unicamp 2022 como para a modalidade Enem-Unicamp 2022. Os candidatos contemplados deverão acessar um formulário específico no momento da inscrição e usar o código de isento. Ainda haverá possibilidade de redução parcial da taxa, que poderá ser solicitada nos próximos dias 4 a 6 de agosto. Os critérios para a redução podem ser conferidos no edital do Vestibular.

PROVAS

A primeira fase do Vestibular Unicamp 2022 será realizada em um único dia, 7 de novembro de 2021, e a segunda fase acontecerá nos dias 9 e 10 de janeiro de 2022. As provas de Habilidades Específicas para candidatos aos cursos de Música serão realizadas antes da primeira fase, em setembro e outubro. Para os demais cursos que exigem provas específicas (Arquitetura e Urbanismo, Artes Cênicas, Artes Visuais e Dança), as provas de Habilidades Específicas ocorrerão entre os dias 13 e 15 de janeiro de 2022.

Para este ano, a Comvest decidiu manter o mesmo número de questões da primeira fase do Vestibular 2021, que haviam sido reduzidas de 90 para 72. O tempo máximo para a realização da prova será de quatro horas. Não serão cobradas as questões interdisciplinares. Além disso, haverá uma mudança na prova de matemática, que será distinta para os candidatos de ciências humanas, com questões mais aplicadas à área.

As alterações levam em conta as dificuldades dos estudantes diante da pandemia, cujo reflexo incide também sobre uma desmobilização para cursar o ensino superior. Dessa forma, foram feitos ajustes e tomadas iniciativas para estimular o engajamento dos estudantes.

O reitor da Unicamp, Antonio José Meirelles, faz um chamado para que os alunos prestem o Vestibular e venham estudar na Universidade. “Vemos o futuro da Unicamp com muito otimismo e gostaríamos que vocês se dedicassem muito, batalhassem bastante para que consigam entrar e se tornarem nossos alunos para a gente construir esse futuro conjuntamente. Nosso otimismo de que o Brasil recuperará a ideia de que ciência, tecnologia e serviço público são importantes para o futuro do país é algo que nos motiva a continuar na luta e queremos contar com vocês ao nosso lado”.

LEITURAS OBRIGATÓRIAS

A lista de obras de leitura obrigatória para o Vestibular Unicamp 2022 apresenta dez obras, ao invés das tradicionalmente 12 obras de anos anteriores. São elas:

Carta de Achamento do Brasil: Pero Vaz de Caminha
Niketche – uma História de Poligamia: Paulina Chiziane
Tarde: Olavo Bilac
Bons dias: Machado de Assis
Sonetos selecionados pela Comvest: Luis de Camões
Sobrevivendo ao inferno: Racionais Mc’s
O seminário dos ratos: Lygia Fagundes Telles
O marinheiro: Fernando Pessoa
A falência: Júlia Lopes de Almeida
O ateneu: Raul Pompeia

CIDADES DE APLICAÇÃO DA PRIMEIRA FASE

A primeira fase será aplicada, no Estado de São Paulo, em 31 cidades: Araçatuba, Barueri, Bauru, Botucatu, Bragança Paulista, Campinas, Franca, Guarulhos, Indaiatuba, Jundiaí, Limeira, Lorena, Marília, Mogi das Cruzes, Mogi Guaçu, Osasco, Piracicaba, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santa Bárbara D’Oeste, Santo André, Santos, São Bernardo do Campo, São Carlos, São João da Boa Vista, São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Paulo, Sorocaba, Sumaré e Valinhos. A única alteração em relação ao vestibular passado é que saiu a cidade de Fernandópolis.

Fora do Estado de São Paulo, recebem as provas do Vestibular Unicamp cinco capitais: Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Fortaleza e Salvador.

MANUAL DO INGRESSO 2022, LIVES E APLICATIVO DO VESTIBULAR

A Comvest disponibiliza um aplicativo gratuito, a partir do qual os estudantes podem receber alerta sobre as datas importantes do vestibular, além de ter acesso rápido às informações mais relevantes. O aplicativo “Vestibular Unicamp” pode ser baixado gratuitamente.

A Comissão programou uma série de eventos online, com transmissão ao vivo, para facilitar a participação dos candidatos interessados em tirar dúvidas e esclarecer informações sobre as modalidades de ingresso nos cursos de graduação da Unicamp. As transmissões podem ser acompanhadas pelas redes sociais da Comvest: Instagram: @vestunicamp. YouTube: Vestibular Unicamp. Facebook: Vestibular Unicamp. Twitter: @VestUnicamp

CALENDÁRIO VESTIBULAR UNICAMP 2022

Inscrições e pagamento da Taxa de Inscrição: 2/8 a 8/9/2021 (pagamento até 10/9)
Provas de Habilidades Específicas – Música: 15 a 24/9/2021 – Etapa 1 e 22 a 28/10/2021 – Etapa 2
1ª fase: 7/11/2021
2ª fase: 9 e 10/1/2022
Provas de Habilidades Específicas (Arquitetura e Urbanismo, Artes Cênicas, Artes Visuais e Dança): 13 a 15/1/2022
Divulgação da primeira chamada: 14/2/2022
Matrícula online da primeira chamada: 15, 16 e 17/2/2022
O calendário completo está disponível na página da Comvest.

Notícias

DignaMente define calendário de encontros para julho na Farmácia Unificada aos sábados

Artigo

em

Por

#PraTodosVerem: ilustração mostra um rosto ao centro e no lugar do cabelo, flores e folhas saem desta cabeça. Texto centralizado diz: Dignamente, cuide da sua saúde mental. Fim da descrição.

A
Secretaria de Saúde de Indaiatuba divulgou o cronograma de reuniões do Projeto
DignaMente para o mês de julho, que acontecem sempre aos sábados na Farmácia
Unificada a partir das 9h. O objetivo do Programa é tratar de saúde mental de
forma coletiva, gratuita e aberta para todos os interessados, com
acompanhamento psicológico e profissional, dando amparo às pessoas que
enfrentam dificuldades. No final dos encontros, há a possibilidade de
acolhimento individualizado para aqueles que gostariam de ser escutados.

LEIA TAMBÉM

Confira a programação de julho do
DignaMente

29/06 –
Tema: A consequência do estresse no nosso corpo: como perceber e administrar? Palestrante:
Carla Oda Moreno (fisioterapeuta).

06/07 –
Tema: Mobilização e automassagem: uma pausa para relaxar. Palestrante: Carolina
de Almeida Doimo (fisioterapeuta).

13/07 –
Tema: Penso, logo existo – os pensamentos como porta de entrada do estresse.
Palestrante: Zoica Andrade (psicóloga e coordenadora do DignaMente).

20/07 – Tema: Adquirindo coragem para
mudar. Palestrante: Murielle Badin (enfermeira).

27/07 – Tema: A contribuição das
práticas integrativas complementares no manejo do estresse. Palestrante: Fátima
Cristina da Silva (técnica de enfermagem e terapeuta integrativa).

Local e
horário:
 Farmácia Unificada, Rua Pedro Donda, 171 – ao lado da
Prefeitura, das 9h às 11h, aos sábados.

Fonte: Prefeitura de Indaiatuba

Continue lendo

Notícias

Educação e Fiec firmam parceria para capacitação de servidores da Rede Municipal de Ensino

Artigo

em

Por

#PraTodosVerem: A imagem mostra a sala de reunião do gabinete, com quadros na parede, uma mesa de granito preta e madeira clara, onde estão o prefeito Nilson Gaspar, a superintendente da Fiec, Rita de Cássia Trasferetti, o secretário ajunto da Educação, Cesar Franco de Lima e jornalistas presentes na coletiva.

Na
tarde da terça-feira (25) o prefeito Nilson Gaspar reuniu a imprensa em seu
gabinete para anunciar a ampliação da parceria entre a Secretaria de Educação e
a Fiec (Fundação Indaiatuba de Educação e Cultura). O objetivo é promover o
desenvolvimento contínuo dos professores e servidores não-docentes, formação
para novos servidores e ampliar o campo de atuação da Fiec. A ação visa a
melhoria da qualidade do ensino na Rede Municipal de Educação de Indaiatuba, através
dos cursos, cujo os temas serão balizados à BNCC (Base Nacional Comum
Curricular e ao Currículo Municipal.

LEIA TAMBÉM

A
atual parceria entre Secretaria de Educação de Indaiatuba e a Fiec conta com
seis cursos e 3.606 participantes desde 2021. A parceria projeta o atendimento em
56 novos cursos, que atenderá aproximadamente 1.300 professores e 1.500
servidores não-docentes por ano. Devido a contratação de mais 30 professores,
as formações serão oferecidas em horário de trabalho dos servidores, na
estrutura física da Fiec.

O
prefeito Nilson Gaspar agradeceu a presença de todos e reforçou importância do
compartilhamento de boas notícias. “Hoje trago para vocês a boa notícia que
renderá bons frutos para a Fiec e a Educação Municipal. A Fiec, atualmente,
está presente em 31 cidades do Estado de São Paulo e tem capacidade para fazer
treinamento de alto nível, tanto que várias empresas procuram a Fiec para
qualificar seus funcionários. A Secretaria de Educação oferta cursos para os
professores da Rede. Juntas, as duas instituições chegaram em um consenso e ao
invés de comprar serviço fora, trabalharam para construir um novo formato,
direcionado às nossas demandas, além de fazer o recurso circular aqui no
município. A Fiec cresceu muito nos últimos anos e agora surge essa
oportunidade para construir esse novo trabalho diferenciado, que vai melhorar
ainda mais a educação municipal”, destacou Gaspar.

O
Secretário de Educação, Profº Eddye Rafaeta, lamentou não estar presente na
coletiva e agradeceu o secretário adjunto, Cesar Franco, por representa-lo
nesta importante ocasião. “Hoje não consegui participar deste anúncio, mas
deixei meu braço direito, tenho certeza que o Cesar apresentou essa nova
parceria com excelência”. Sobre a nova fase, comentou: “A formação continuada
dos profissionais de educação é essencial para o desenvolvimento contínuo da
aprendizagem das crianças. E poder contar com a expertise da Fiec amplia as
expectativas dos excelentes resultados que serão alcançados por meio dessa
ação. O futuro certamente será promissor”, concluiu Rafaeta.

A
superintendente da Fiec, Rita de Cássia Trasferetti, ressaltou a importância da
formação continuada para o sucesso na educação. “É muito bom estar aqui para
divulgar essa parceria, agradeço toda a equipe envolvida, porque ninguém faz
nada sozinho. Essa parceria vai além dos professores, ela será ofertada para os
docentes e não docentes. Hoje já oferecemos seis cursos para a educação, agora
serão 56 novos cursos. Essas formações serão construídas para atender as
demandas detectas nas avaliações pelo Núcleo de Formação da Educação”, explicou
Rita.

O
secretário ajunto da Educação, Cesar Franco de Lima, esclareceu o fato das
formações acontecerem no horário de trabalho do servidor. “Com a contratação de
30 novos professores, conseguiremos que esses cursos ocorram uma vez por mês,
presencialmente na Fiec, no horário em que ele estaria na sala de aula. As
crianças ficarão com o professor substituto, que terá previamente a instrução
da lição a ser trabalhada e assim o professor de sala poderá participar deste
curso, que trará um grande valor para melhorar a aprendizagem dos alunos”,
finalizou.

Os
cursos serão realizados na estrutura da Fiec, a qual está passando por uma
ampliação, que possibilitará acomodar a nova demanda. Os conteúdos dos cursos
terão o foco predominante nos descritores e habilidades da Base Nacional Comum
Curricular (BNCC) e do Currículo Municipal, garantindo que os professores
estejam bem preparados para aplicar os conhecimentos em sala de aula. Também
será inserido na parceria a Formação Inicial – Integração para todos os novos
servidores, com o objetivo de aprimorar os conhecimentos e habilidades dos
educadores desde o início de suas carreiras.

Fonte: Prefeitura de Indaiatuba

Continue lendo

Notícias

Show Gonzagueando acontece no dia 31 de julho no Ciaei

Artigo

em

Por

#PraTodosVerem: A arte traz a foto dos integrantes da banda Rock N Roça com as informações do evento. No rodapé estão as logomarcas oficiais. Fim da descrição.

No dia 31 de julho às 20h a banda Rock
N Roça realiza o show Gonzagueando, no
Centro Integrado de Apoio
à Educação de Indaiatuba (Ciaei)
. O show traz
os gêneros musicais que são tradicionais do Nordeste como: forró e baião. O
evento é realizado pelo Governo Federal 
e Ministério da Cultura por meio da Lei de Incentivo Paulo Gustavo e
conta com o apoio da Prefeitura de Indaiatuba, através da Secretaria Municipal
de Cultura.

LEIA TAMBÉM

O repertório faz uma releitura da
música popular nordestina com músicas do mestre Luiz Gonzaga, e de uma próxima
geração que foi influenciada por sua arte, como Alceu Valença, Zé Ramalho, Raul
Seixas, Dominguinhos, Zeca Baleiro, dentre outros artistas. A entrada é
gratuita, porém as pessoas que puderem contribuir com a doação de alimentos não
perecíveis poderão levar na entrada e o montante arrecadado será encaminhado
para projetos sociais do município.

Serviço                                     

Show Gonzagueando com a banda Rock
N Roça

Data:
 
31 de julho de 2024.

Horário:
20h.

Local:
Ciaei-
Av. Eng. Fábio Roberto Barnabé, 3665 – Jardim Regina.

Entrada
gratuita

Fonte: Prefeitura de Indaiatuba

Continue lendo
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

TAGS

+ VISTOS

Copyright © 2021 powered by Tribuna de Indaiatuba.