Connect with us

Oportunidade

Com capacidade produtiva de cerca de 170 mil motores por ano e mais de 400 funcionários, fábrica da Toyota em Porto Feliz (SP) completa cinco anos superando desafios para se tornar referência em tecnologia e sustentabilidade

Artigo

em

toyota - corolla - etios - ford - produção - preço - sp - férias coletiva Fábrica Toyota Porto Feliz – SP / Imagem Toyota Brasil

Fábrica da Toyota em Porto Feliz passou a ser a primeira operação fora da Ásia a produzir motores da plataforma TNGA e quase dobrou a capacidade produtiva com a chegada do Novo Corolla

A multinacional fabricante de veículos Toyota do Brasil celebra o quinto aniversário de sua planta em Porto Feliz (SP), única fábrica da marca na América Latina e Caribe a produzir motores. Vital no plano de crescimento sustentável na região, atualmente supre as linhas de montagem em Sorocaba (SP), onde são fabricados os modelos Etios (somente exportação), Yaris e Corolla Cross, e em Indaiatuba (SP), linha do Corolla sedã.

LEIA TAMBÉM

Leia também

Nesta meia década de operações, a unidade foi responsável por desenvolver 20 atividades ambientais, as quais incluíram a redução de 56% de resíduos, 32% na emissão de CO2 e 42% na utilização de água no processo de produção. Essas iniciativas renderam reconhecimento internacional da Toyota Motor Corporation, que apontou Porto Feliz como a planta mais limpa do Grupo, contribuindo com a estratégia global de neutralizar o carbono até 2035.

Planta da Toyota em Porto Feliz (SP) tem capacidade produtiva de cerca de 170 mil motores por ano

Com capacidade produtiva de cerca de 170 mil motores por ano, a unidade segue o mesmo conceito de ecofactory utilizado na fábrica de Sorocaba (SP). O princípio consiste em reduzir anualmente a emissão de resíduos gerados, compostos orgânicos voláteis (VOCs) e emissões de CO2, além de maximizar a reutilização das águas pluviais e a preservação da área de mata nativa.

“Porto Feliz é um exemplo de como estamos comprometidos com o processo de neutralidade de carbono, mesmo expandindo nossas atividades produtivas”, diz o gerente-geral da planta, Gilberto Paulino.

Fruto de um investimento inicial de R$ 580 milhões, a unidade produtiva já passou por expansão e modernização, com aporte de R$ 600 milhões, para a produção do mais recente lançamento da Toyota, o motor 2.0L Dynamic Force, montado sobre a plataforma TNGA, que equipam o novo Corolla Cross e o Corolla. Em sua curta história, a unidade se torna um marco na operação latino-americana da Toyota, reunindo atributos das plantas mais modernas, produtivas e sustentáveis da companhia em todo o mundo.

A habilidade dos mais de 400 colaboradores da unidade permitiu à Toyota superar várias etapas no desafio de sustentar o crescimento do portfólio em um período tão desafiador. A unidade inaugurou a produção com motores Dual VVTi, de 1.3L e 1.5L para o compacto Etios, à época ainda comercializado no Brasil, além de Argentina, Paraguai, Peru e Uruguai.

Com a chegada do Novo Corolla, em 2019, fábrica da Toyota em Porto Feliz quase dobrou a capacidade produtiva

Com a introdução do Yaris, em meados de 2018, que utiliza a mesma tecnologia empregada no Etios, era natural o aumento de produção na linha para abranger a oferta. Com a chegada do Novo Corolla, em 2019, que adicionou uma nova plataforma ao line-up, a TNGA, Porto Feliz quase dobrou a capacidade produtiva e diversificou sua linha de produtos.

“De 2016 até hoje, superamos os obstáculos de um período bem desafiador para a indústria e todo o Brasil. Com nosso plano de longo prazo, adicionamos novos projetos em nossa linha, mesmo com as crises consecutivas nos últimos quatro anos, por estarmos armados com alta tecnologia em produção e uma equipe habilidosa para fazer frente ao crescimento do portfólio da Toyota no Brasil”, aponta Paulino.

Paulino descreve que, em Porto Feliz, a Toyota possui a mais avançada e inovadora tecnologia de processos de produção, além de deter elevado grau de automação industrial, congregando máquinas de altíssima precisão dentro de cada estágio da linha de montagem, com a utilização da inédita tecnologia à laser de eletrodeposição de material de alta resistência no assentamento das válvulas do motor Dynamic Force.

Para garantir a qualidade no fim do processo, ela conta com dispositivos para realização de testes com simulações em 100% dos motores e laboratório avançado para análise de performance e durabilidade. Todos estes elementos garantem qualidade superior aos motores produzidos. Além disso, ela é uma das primeiras unidades fabris da Toyota a incluir todos os três processos industriais dentro de um único local (fundição, usinagem e montagem).

Produção e exportação

Porto Feliz passou a ser a primeira operação fora da Ásia a produzir motores da plataforma TNGA, que equipam o Corolla sedã e o SUV Corolla Cross. Além da nova plataforma, também são produzidos propulsores flex fuel e a gasolina, Dual VVTi, de 1.3L e 1.5L, para os modelos Yaris e Etios, tanto hatch quanto sedã. No total, já foram produzidos mais de 630 mil propulsores desde a inauguração da planta.

Com a possibilidade de entregar ao mercado veículos 100% fabricados no Brasil, a Toyota foi capaz de desenvolver seu crescimento e expandir sua presença na Argentina, Chile, Peru, Paraguai, Uruguai, Equador, entre outros países da América Latina e Caribe.

Toyota suspende temporariamente produção em fábrica de Sorocaba SP

A Toyota do Brasil informa que realizará a suspensão temporária da produção em sua fábrica de Sorocaba, onde são produzidos os modelos Yaris (hatch e sedã), Corolla Cross e Etios (somente para exportação) entre os dias 18 e 27 de agosto de 2021. A unidade de Porto Feliz, responsável pela produção dos motores 1.3L e 1.5L do Yaris e Etios e do propulsor 2.0L TNGA do Corolla e Corolla Cross, também será parcialmente afetada.

Apesar de todos os esforços que temos realizado ao longo do tempo para gerenciar a falta de insumos que afeta a cadeia de suprimentos global, provocada pela pandemia de Covid-19, nesse momento uma parada é inevitável.

Os colaboradores afetados pela paralisação entrarão em férias coletivas neste período, com o retorno às atividades programado para o dia 30 de agosto. As demais unidades da Toyota no Brasil, localizadas em São Bernardo do Campo e Indaiatuba, permanecem com suas atividades normais.

A Toyota do Brasil está presente no País há mais de 60 anos. Possui quatro unidades produtivas localizadas nas cidades de Indaiatuba, Sorocaba, Porto Feliz e São Bernardo do Campo e emprega mais de 5 mil pessoas. Em 2020, lançou a Kinto, sua nova empresa de mobilidade, para oferecer serviços como aluguel de carros e gestão de frota para uma sociedade em transformação. Também reforçou sua marca Gazoo, por meio de iniciativas que desafiam a excelência dos seus veículos. Tem como missão produzir felicidade em larga escala e, para isso, está comprometida em desenvolver carros cada vez melhores e mais seguros, além de avançar nas soluções de mobilidade. A empresa contribui com a sociedade por meio do próprio negócio, com ações que visam diminuir o risco de acidentes, melhorar o tráfego de veículos e aumentar o uso de energias renováveis, e como boa cidadã corporativa. Junto com a Fundação Toyota do Brasil, tem iniciativas que repercutem nas 17 metas de desenvolvimento sustentável. Mais informações no site da empresa

.

PUBLICIDADE

Oportunidade

Toyota Corolla 2026: A nova geração do sedã surpreende com 39 km/l e autonomia de 2.100 km, percorrendo de São Paulo a Salvador com um único tanque! 

Artigo

em

Por

O novo Toyota Corolla 2026 já traz indícios de que a versão PHEV (Plug-in Hybrid Electric Vehicle) chegará em breve, marcando uma resposta significativa do Japão às estratégias das chinesas GWM e BYD. No entanto, o verdadeiro destaque agora é a próxima geração do Toyota Corolla 2026. Esta nova versão promete revolucionar o mercado automotivo, superando as expectativas e reafirmando a liderança da Toyota no segmento de sedãs. Fique por dentro das novidades e saiba o que esperar do novo Toyota Corolla 2026.

Confira o que se sabe até o momento sobre o novo carro da Toyota

O novo Toyota sedã Corolla 2026 chegará com um recado importante para a BYD, autonomia de 2.100 km, segundo o site japonês BestCarWeb. Trata-se de uma autonomia excepcional, que ultrapassa a projeção da BYD para sua geração 5.0 da plataforma DM-i, que é de 2.000 km.

Isso significa que o novo carro da Toyota poderá ir de São Paulo a Salvador com apenas um tanque e ainda tem uma reserva de 100 km ao fim da viagem.

— ARTIGO CONTINUA ABAIXO —


Veja também

Para que isso seja possível, a nova geração de motores da japonesa será o pilar da mudança, com motor 1.5 de quatro cilindros com dupla injeção, ciclo Miller e um gerenciamento eletrônico mais eficiente. O modelo será o provedor de tração e geração de energia para as baterias de lítio no lugar das células de níquel-hidreto metálico.

A boa notícia é que o novo Toyota Corolla 2026 pode entregar até 130 cavalos e 15 kgfm, mas com atuação nos HEV e PHEV, ele terá por volta de 100 cavalos e 13 kgfm. Já o 1.5 Turbo do novo carro da Toyota ficará na casa de 180 cavalos e 23 kgfm, substituindo possivelmente o 2.0 aspirado atual.

Como os engenheiros da Toyota poderão superar a BYD

Toyota Corolla 2026: A nova geração do sedã surpreende com 39 km/l e autonomia de 2.100 km, percorrendo de São Paulo a Salvador com um único tanque! 
Foto: Divulgação

A meta dos engenheiros da japonesa é enfrentar os chineses em um ponto importante: eficiência energética. A BYD revelou recentemente a quinta geração de seu sistema híbrido plug-in e afirma ter atingido uma eficiência de 46,06%, o que ajuda os carros a passarem dos 2.000 km de autonomia.

Enquanto isso, o motor atual da Toyota entrega uma eficiência térmica de 41%, o que é uma grande diferença que a fabricante japonesa tentará eliminar.

Toyota Corolla 2026: A nova geração do sedã surpreende com 39 km/l e autonomia de 2.100 km, percorrendo de São Paulo a Salvador com um único tanque! 
Foto: Reprodução/IDN

Recentemente, a marca falou um pouco mais sobre o desenvolvimento desta nova linha de motores, que terá um 2.0 turbo para substituir o 2.4 turbo atual.

A fabricante afirmou que o propulsor será menor e com um curso de pistão mais curto, o que permitirá que os designers desenvolvam veículos com capô mais baixo e melhorem a aerodinâmica. O 1.5 turbo seria 30% mais eficiente do que o 2.5 aspirado usado atualmente.

Quando o novo sedã Toyota Corolla 2026 chegará no Brasil?

Caso o novo carro da Toyota siga o cronograma e chegue ao mercado japonês em 2026, é possível esperar a 13ª geração por aqui para 2027, seguindo o ritmo normal da montadora para renovar o sedã no Brasil.

Como a fábrica de Indaiatuba (SP) será fechada, a empresa está movendo a produção do Corolla para Sorocaba (SP), onde também são produzidos o Corolla Cross, os Yaris Hatch e Sedan e, em breve, o inédito Yaris Cross.

Vale destacar que tanto o Corolla Axio, quanto os Corolla Sport (hatch) e Corolla Fielder (perua), ganharão novas motorizações, tornando a família mais forte dentro e fora do Japão.

De qualquer forma, esta corrida pela eficiência energética é ótima, visto que, quem ganhará com isso será o consumidor. Então, que venha GWM, Chery e outras para tentar ultrapassar a BYD e, agora, a Toyota também.

Continue lendo

Oportunidade

Toyota e CBA abrem um novo processo seletivo com mais de 100 vagas de emprego para almoxarife, analista de materiais, eletricista, analista de marketing e muito mais!

Artigo

em

Por

Oportunidades estão disponíveis em várias empresas, incluindo Apex, Prysmian e ZF do Brasil; candidatos devem se inscrever online!

Diversas fábricas metalúrgicas estão com mais de 100 vagas de emprego abertas. Entre as empresas que oferecem essas oportunidades estão a Toyota e a CBA (Companhia Brasileira de Alumínio). Os interessados devem se candidatar diretamente nos sites das empresas para participar do processo seletivo.

A seleção é totalmente online, garantindo que todo o procedimento seja realizado de forma prática e segura. É importante ficar atento, pois o número de vagas pode variar ao longo da semana, de acordo com smetal.

Vagas na CBA: diversidade de oportunidades

A CBA está com 57 vagas de emprego disponíveis em sua sede em Alumínio. As oportunidades variam desde posições como almoxarife até analista de materiais e eletricista. No site da empresa, os candidatos podem conferir as responsabilidades, atribuições e requisitos necessários para cada vaga.

— ARTIGO CONTINUA ABAIXO —


Veja também
“vagas de emprego”, “processo seletivo”, “cba”, “toyota”
foto/reprodução: revista alumínio

Algumas das vagas incluem:

  • Almoxarife: Responsável pelo controle de estoque e distribuição de materiais.
  • Analista de Materiais: Focado na gestão e planejamento de materiais.
  • Eletricista: Manutenção e reparos de instalações elétricas industriais.

A Toyota está oferecendo 53 vagas, distribuídas entre Sorocaba, Porto Feliz, Indaiatuba e Votorantim. As oportunidades incluem tanto posições efetivas quanto temporárias, atendendo a diferentes perfis de candidatos.

Destaques das vagas na Toyota:

  • Analista de Marketing (Sorocaba, SP e Híbrido) – Efetivo
  • Analista de Produção Jr (Sorocaba, SP) – Temporário
  • Consultor Regional de Vendas (Diversas localidades) – Efetivo
  • Operador(a) de Logística (Porto Feliz, SP) – Exclusivo PcD

Para se candidatar, os interessados devem acessar o site da Toyota e seguir as instruções para envio do currículo.

Além da Toyota e da CBA, outras empresas também estão com vagas de emprego disponíveis na região. Confira algumas delas:

  • Apex: 10 vagas, incluindo coordenador de trade marketing e banco de talentos em diversos setores.
  • Metso: 9 vagas nas áreas de engenharia e logística.
  • Dana: 8 postos de trabalho disponíveis, com detalhes sobre as qualificações necessárias e benefícios.
  • ZF do Brasil: 7 vagas, principalmente na área de tecnologia da informação.
  • Prysmian: 7 vagas em Sorocaba, com descrição completa dos cargos e requisitos.

Como se candidatar

Os candidatos interessados em participar do processo seletivo devem acessar os sites das respectivas empresas e seguir as instruções para o cadastro. É fundamental garantir que todas as informações estejam atualizadas e corretas para aumentar as chances de sucesso na seleção.

Dicas para se destacar:

  • Atualize seu currículo: Certifique-se de que seu currículo está atualizado com suas últimas experiências e qualificações.
  • Personalize a carta de apresentação: Escreva uma carta de apresentação que destaque suas habilidades e experiências relevantes para a vaga desejada.
  • Prepare-se para entrevistas: Esteja pronto para responder perguntas sobre suas habilidades, experiências e porque você é o candidato ideal para a vaga.

Acesse os links abaixo para se candidatar 👇👇👇

Dessa forma, essas oportunidades são uma excelente chance para quem busca se inserir ou se recolocar no mercado de trabalho, especialmente em tempos de alta competitividade. Portanto, não perca tempo e faça sua inscrição!

Continue lendo

Brasil

Toyota planeja investir R$ 11 bilhões no Brasil; iniciativa deve gerar MILHARES de empregos e elevar a economia brasileira

Artigo

em

Por

Prepare-se para uma revolução no setor automotivo brasileiro! A Toyota, uma das maiores multinacionais do mundo, acaba de anunciar um investimento colossal de R$ 11 bilhões no Brasil até 2030.

Esse movimento audacioso não só promete revitalizar a economia local como também criar 2 mil novos empregos, gerando um impacto significativo no mercado e na vida dos brasileiros.

O anúncio detalha os planos da Toyota para introduzir veículos inovadores, com um modelo previsto para lançamento já em 2025. Segundo a empresa, essa iniciativa visa consolidar sua posição no mercado brasileiro e promover a sustentabilidade, um dos pilares estratégicos da companhia.

— ARTIGO CONTINUA ABAIXO —


Veja também

Os primeiros R$ 5 bilhões do investimento total serão aplicados até 2026, focando na produção de um novo veículo compacto híbrido flex. Essa aposta reflete o compromisso da Toyota com a inovação tecnológica e a sustentabilidade, com soluções pensadas especialmente para o mercado local.

Impacto Econômico: Mais Empregos e Avanços Tecnológicos

Rafael Chang, CEO da Toyota para a América Latina e Caribe, destacou que essa expansão vai além do fortalecimento da empresa no mercado. “A expansão da produção promove uma distribuição significativa de valor para a sociedade, por meio de novos empregos e avanços econômicos,” disse Chang.

Para viabilizar essa expansão, a Toyota planeja construir novas instalações em Sorocaba, no interior de São Paulo, transferindo gradualmente as operações de Indaiatuba, também no interior paulista, a partir de 2025, com conclusão prevista para o final de 2026. Essa mudança não só aumentará a capacidade produtiva da planta como também modernizará completamente a infraestrutura existente, atendendo às novas demandas do mercado.

De acordo com a Toyota, os esforços da empresa refletem o ambiente econômico favorável criado por políticas governamentais eficazes e o compromisso contínuo da empresa em liderar a transição para veículos mais sustentáveis.

Além disso, com esses investimentos, a Toyota não só consolida sua presença no Brasil, mas também contribui para um futuro mais verde e próspero para todos.

Você acredita que os investimentos da Toyota transformar o setor automotivo brasileiro? Compartilhe sua opinião nos comentários!

Continue lendo
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

TAGS

+ VISTOS

Copyright © 2021 powered by Tribuna de Indaiatuba.