Connect with us

Notícias

Retrospectiva 2022: relembre como foi a histórica temporada do …

Artigo

em


RETROSPECTIVA 2022: RELEMBRE COMO FOI A HISTÓRICA TEMPORADA DO ITUANO Jogadores do Ituano comemoram vitória sobre o Guarani pela Série B (Foto: Miguel Schincariol/Ituano FC) Por pouco, 2022 não foi o principal ano da história do Ituano.

Apesar de não ter fechado o ano com chave de ouro com o sonhado acesso para a elite nacional, os torcedores do clube tem motivos de sobra para festejar o ano que está acabando.

LEIA TAMBÉM

Quando acabou a ?final do acesso? entre Ituano e Vasco, pela rodada final da Série B, a torcida rubro-negra aplaudiu o empenho do time, que foi o campeão do segundo turno, em uma arrancada impressionante da beira da zona do rebaixamento até a sexta posição.

O 2022 teve ainda o grito de ?campeão? com o título do Troféu do Interior contra o Botafogo-SP, que rendeu uma vaga à Copa do Brasil, cinco anos depois da última participação do clube na competição nacional.

Antes disso, o Galo de Itu fez boa campanha na primeira fase do Paulistão e só foi eliminado nas quartas de final pelo campeão Palmeiras.

A temporada de 2022 encerra com um aproveitamento de 50,3% do Ituano, que teve 21 vitórias, 17 empates e 15 derrotas.

Foram 66 gols marcados e 50 sofridos, no acumulado do Paulistão, Troféu do Interior e Série B do Brasileiro.

O artilheiro do ano foi o atacante Rafael Elias que marcou 16 gols em 36 partidas.

Papagaio saiu do clube no final de agosto, quando foi negociado com um time dos Emirados Árabes.

O TEMMAIS.

COM relembra abaixo como foi o histórico 2022 do Ituano.

PAULISTÃO: De 2014, quando foi campeão paulista, até 2021, o Ituano só havia passado para a segunda fase do Paulistão uma vez, em 2019.

Três anos depois, em 2022, o Galo de Itu voltou a sentir o gostinho de chegar às quartas de final.

Após uma boa campanha na primeira fase, com campanha de cinco vitórias, quatro empates e três derrotas, a equipe passou em segundo no grupo e com a quinta melhor campanha no geral.

Os cinco jogos vencidos foram contra Novorizontino, Inter de Limeira, Guarani, Ferroviária e Bragantino.

Destaque também para o empate em 0 a 0 com o São Paulo, no Morumbi, com direito a pênalti perdido por Gérson Magrão.

Os jogadores que mais marcaram gols nessa edição do Paulistão foram Rafael Elias (4 gols), Kaio e Gabriel Barros (3 gols).

Com a permanência garantida e o rebaixamento da Ponte Preta, em jogo justamente contra o Ituano, no empate por 2 a 2 na última rodada, no Moisés Lucarelli, o clube de Itu passou a ser o mais longevo na elite paulista, tirando os quatro grandes.

O Galo disputa a Série A1 do Paulistão desde 2002.

Nas quartas de final, o Ituano enfrentou o Palmeiras, que viria a ser o campeão estadual, em jogo único no Allianz Parque.

A derrota por 2 a 0, com gols de Raphael Veiga e Rony, eliminou o time, mas não pôs fim a campanha no estadual.

Isso porquê estava para começar o Troféu do Interior.

O TÍTULO DO TROFÉU DO INTERIOR: Após a boa campanha no Paulistão, o Ituano chegou com moral para a disputa do Troféu do Interior.

Por ter uma das melhores campanhas entre os eliminados, entrou direto na fase semifinal.

O adversário foi o Água Santa, em jogo único no estádio Novelli Júnior, em Itu.

A partida foi bastante movimentada, em um 2 a 2 elétrico, com gols de Aylon e Rafael Elias, pelo lado rubro-negro.

Com isso, o finalista só foi conhecido após os pênaltis.

Nas cobranças, Iago Telles, Gérson Magrão e Lucas Nathan converteram para o Galo.

O único a errar foi Igor Henrique, que chutou na trave.

O Água Santa, entretanto, perdeu três das cinco cobranças, sendo duas defendidas pelo goleiro Pegorari, que tomou até cartão amarelo por provocar o atacante Dadá Belmonte, que marcou no tempo normal, mas isolou na decisão por pênaltis.

O Ituano se garantiu na final, mas perdeu o posto de melhor campanha entre os classificados.

Portanto, a decisão do título contra o Botafogo-SP seria fora de casa, no Estádio Santa Cruz.

Ituano conquistou o Troféu do Interior (Foto: Flávio Torres/Ituano FC) Apesar dos mais de 250 quilômetros entre Itu e Ribeirão Preto, o Galo se sentiu em casa.

O zagueiro Rafael Pereira abriu o placar para os visitantes, logo aos nove minutos.

Tárik, ex-Ituano, foi expulso aos 37 do primeiro tempo e deixou o jogo mais tranquilo para o Galo, que fez mais dois gols na segunda etapa, com Aylon e Igor Henrique ? em um golaço ? para fechar a conta em 3 a 0.

Segundo título do Troféu do Interior para a galeria do Ituano, que já havia sido campeão em 2017.

De quebra, o Galo garantiu vaga na Copa do Brasil de 2023, voltando a disputar a competição cinco anos depois.

A CRUCIAL TROCA DE TÉCNICO: O técnico Mazola Júnior começou a Série B com bastante moral.

Em menos de um ano no comando do Ituano, o treinador conduziu o time ao acesso e ao título da Série C em 2021, além da boa campanha no Paulistão, que terminou com a conquista do Troféu do Interior.

A Série B do Brasileiro começou da melhor forma, com a presença do time até no G-4 nas primeiras rodadas.

Mas a irregularidade no desempenho e os pontos desperdiçados colocaram o Galo de Itu na beira da zona de rebaixamento.

Dois dias depois da derrota para o Sampaio Corrêa por 2 a 0, na 17ª rodada, veio a notícia que surpreendeu a todos: Mazola Júnior, que era o técnico mais longevo da Série B, foi demitido.

Foi substituído pelo auxiliar permanente do clube, Carlos Pimentel.

Inicialmente, seria um trabalho interino até a contratação de um novo treinador, mas o bom desempenho do marinheiro de primeira viagem fez o Ituano efetivar Pimentel, após 40 dias de interinidade.

[Carlos Pimentel, treinador do Ituano (Foto: Paulo Pinto/Ituano FC)][Carlos Pimentel, treinador do Ituano (Foto: Paulo Pinto/Ituano FC)]Carlos Pimentel, treinador do Ituano (Foto: Paulo Pinto/Ituano FC) Em 2022, Mazola comandou o Galo em 32 jogos, com 10 vitórias, 11 empates e 11 derrotas, com aproveitamento de 42,7%.

Antes da demissão do antecessor, Pimentel havia substituído o suspenso Mazola em duas partidas de 2022: o empate contra a Ponte Preta e a vitória diante do Guarani.

Além dessas, foram mais 20 jogos.

Ao todo, teve um aproveitamento de 70%, com 12 vitórias, seis empates e apenas quatro derrotas.

O único jogo de 2022 sem Mazola e Pimentel foi o empate por 1 a 1 contra o campeão Cruzeiro, no Mineirão, quando o Ituano foi dirigido pelo auxiliar Chico Elias, substituindo Pimentel, que fazia um curso da CBF, no Rio de Janeiro.

A HISTÓRICA SÉRIE B: Ituano e Vasco empataram por 1 a 1, em São Januário, naquele jogo que encerrava o primeiro turno da Série B do Brasileiro.

A primeira metade da competição, que o Galo voltava a disputar 15 anos depois, terminava com o clube na 16ª posição, com 20 pontos, mesma pontuação do CSA, o primeiro dentro da zona de rebaixamento.

Pouco mais de uma semana antes, o Ituano havia demitido o técnico Mazola Júnior e o otimismo dos torcedores praticamente não existia.

O Galo começou bem o primeiro turno com destaque para a vitória por 1 a 0 contra o Bahia e o empate com o Grêmio, quando foi melhor e poderia ter ganho.

Nos primeiros 19 jogos do campeonato, foram apenas quatro vitórias, oito empates e sete derrotas.

O golpe mais duro foi o revés de 3 a 2 para o Operário-PR, quando vencia por 2 a 0 até os 34 minutos do segundo tempo.

A equipe tomou três gols em sete minutos e foi derrotado, em Ponta Grossa.

Se em 19 de julho, no fim do primeiro turno, alguém chegasse do futuro ? de novembro de 2022 ? e dissesse que aquele Ituano chegaria na rodada final da Série B podendo subir para a elite nacional caso vencesse o Vasco, certamente muitos acreditariam ser uma piada de mau gosto.

Mas, definitivamente, não foi.

A equipe conquistou o título simbólico do segundo turno, em uma arrancada que possibilitou o time tirar 13 pontos do Vasco em 18 rodadas.

Ao todo, no segundo turno, o Galo de Itu ganhou 11, empatou quatro e perdeu quatro.

As vitórias mais marcantes foram contra o Grêmio (1 a 0, na Arena do Grêmio), Sport (4 a 1, em Itu), Tombense (3 a 0, em Itu), e Londrina (2 a 0, no Estádio do Café).

O resultado contra os paranaenses, aliás, foi uma mini final para o Ituano, que ganhou e chegou na última rodada dependendo apenas de si para conquistar o acesso.

[Aylon comemora um dos gols da vitória do Ituano contra o Londrina (Foto: Miguel Schincariol/Ituano FC)][Aylon comemora um dos gols da vitória do Ituano contra o Londrina (Foto: Miguel Schincariol/Ituano FC)]Aylon comemora um dos gols da vitória do Ituano contra o Londrina (Foto: Miguel Schincariol/Ituano FC) O problema é que do outro lado estava o Vasco, que precisava apenas de um empate para voltar à elite nacional.

O dia 6 de novembro de 2022 foi histórico.

Pela primeira vez na história, o Ituano poderia subir para a Série A do Brasileiro.

A casa estava cheia, com 14.

322 torcedores presentes no Novelli Júnior.

Só que logo aos dois minutos de jogo, o árbitro Wilton Pereira Sampaio marcou pênalti de Lucas Dias, que tirou com a mão e evitou o gol de Matheus Pec.

O zagueiro deixou o Ituano com um a menos.

Nenê cobrou o pênalti e fez o único gol da partida, que garantiu o acesso ao cruz-maltino.

Apesar de estar com um a menos desde o começo, o Galo de Itu não se rendeu.

Foi até melhor do que o adversário e só não marcou devido à grande atuação do goleiro vascaíno, Thiago Rodrigues.

Apesar da derrota e de ver o acesso escapar pelos dedos, os torcedores ituanos aplaudiram o time ao final da partida.

Era o reconhecimento pela impressionante arrancada, a entrega, o sexto lugar na Série B e um 2022 marcante na história do Ituano Futebol Clube.

Com informaes Temmais.

Notícias

Inscrições para o Encceja podem ser realizadas de 29 de abril a 10 de maio

Artigo

em

Por

#PraTodosVerem: Campanha Encceja: No centro o logo do Encceja, na parte superior uma ilustração de prova e na aprte inferior os dizeres: Inscrições de 29/04 a 10/05

A partir
de segunda-feira, dia 29 de abril, até dia 10 de maio, estarão abertas as
inscrições para os interessados em realizar o Encceja (Exame Nacional para
Certificação de Jovens e Adultos) 2024. Para participar do exame é necessário
ter no mínimo 15 anos para o Ensino Fundamental e 18 anos para o Ensino Médio. As
inscrições podem ser feitas on-line pelo link http://enccejanacional.inep.gov.br/encceja/#!/inicial.
Mais informações podem ser esclarecidas pelo telefone 19 9805 0151.

LEIA TAMBÉM

Encceja

O Exame
Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) foi
realizado pela primeira vez em 2002 para aferir competências, habilidades e
saberes de jovens e adultos que não concluíram o Ensino Fundamental ou Ensino
Médio na idade adequada. 

O Encceja é
realizado pelo Inep em colaboração com as secretarias estaduais e municipais de
educação. O Exame é aplicado pelo Inep, mas a emissão do certificado e
declaração de proficiência é responsabilidade das Secretarias Estaduais de
Educação e Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, que
firmam Termo de Adesão ao Encceja.

O Exame tem
quatro aplicações, com editais e cronogramas distintos: Encceja Nacional para
residentes no Brasil, Encceja Nacional PPL, para residentes no Brasil privados
de liberdade ou que cumprem medidas socioeducativas, Encceja Exterior, para
brasileiros residentes no exterior, e Encceja Exterior PPL, para residentes no
exterior privados de liberdade ou que cumprem medidas socioeducativas. As
aplicações fora do Brasil são realizadas em parceria com o Ministério das
Relações Exteriores (MRE).

São
finalidades do Encceja: construir uma referência nacional de autoavaliação para
jovens e adultos por meio de avaliação de competências, habilidades e saberes
adquiridos em processo escolar ou extraescolar; estruturar uma avaliação
direcionada a jovens e adultos que sirva às Secretarias de Educação para que
estabeleçam o processo de certificação dos participantes, em nível de conclusão
do Ensino Fundamental ou Ensino Médio, por meio da utilização dos resultados do
Exame; oferecer uma avaliação para fins de correção do fluxo escolar;
construir, consolidar e divulgar seus resultados para que possam ser utilizados
na melhoria da qualidade na oferta da Educação de Jovens e Adultos e no
processo de certificação; construir parâmetros para a autoavaliação do
participante, visando a continuidade de sua formação e sua inserção no mundo do
trabalho; possibilitar o desenvolvimento de estudos e indicadores sobre
educação brasileira. 

O Encceja é
direcionado aos jovens e adultos residentes no Brasil ou no exterior que não
tiveram a oportunidade de concluir seus estudos em idade própria e que atendam
ao art. 38, §1º e §2º da Lei de Diretrizes e Base (LDB), a Lei 9.394 de 20 de
dezembro de 1996: tenham, no mínimo, 15 anos completos na data de realização do
Exame, para quem busca a certificação do ensino fundamental; ou tenham, no
mínimo, 18 anos completos na data de realização do Exame, para quem busca a
certificação do ensino médio. Para realizar a inscrição é necessário ter
registro no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) emitido pela Receita Federal do
Brasil.

As provas
do Encceja obedecem aos requisitos básicos, estabelecidos pela legislação em
vigor, para o Ensino Fundamental e Ensino Médio. São aplicadas em um único dia,
nos turnos matutino e vespertino. As datas de aplicação no Brasil e no exterior
são distintas, assim como as provas para pessoas privadas de liberdade ou que
cumprem medidas socioeducativas.

Fonte: Prefeitura de Indaiatuba

Continue lendo

Notícias

Funssol realiza a doação de 850 cobertores para a Secretaria de Assistência Social

Artigo

em

Por

#PraTodosVerem: A secretária de Assistência Social, Viviane Barnabé; a diretora do Departamento de Proteção Básica, Maria Cristina Coelho Dias; a presidente do Funssol, Maria das Graças Araújo Massimo e o diretor do Departamento de Proteção Social Especial, Paulo Roberto Baptista no Fundo Social de Solidariedade. Fim da descrição.

O Fundo Social de Solidariedade (Funssol)
realizou, nesta sexta-feira (26), a doação de 850 cobertores para a Secretaria
de Assistência Social. A partir do dia 6 de maio os Centros de Referência de
Assistência Social (Cras) estarão realizando a triagem para que sejam
repassadas as pessoas que são atendidas em estado de vulnerabilidade social.

LEIA TAMBÉM

Os repasses serão realizados pela Secretaria
de Assistência Social através dos Cras I, CrasII, Cras III, Cras IV, Cras V e Cras
VI, após a análise feita na triagem. Para mais informações, entrar em contato
pelo telefone (19) 3834-9190.

Campanha do Agasalho

A Campanha do Agasalho 2024 acontece em parceria com
a EPTV até o dia 31 de julho, das 8h às 17h, no  Funssol, 
localizado no Paço Municipal. Neste ano, o projeto receberá doações
 de roupas de frio em bom estado e cobertores.
No dia 25 de maio será
realizado o “Dia D” em modelo Drive Thru, das 9h às 17h, em frente a Prefeitura
de Indaiatuba. 

Distribuição de
roupas e agasalhos

A distribuição de roupas e agasalhos para a população
em vulnerabilidade social será realizada na antiga Subprefeitura das 8h às
11h  e das 13h às 16h, nos dias 2, 9, 16 e 23 de maio. No mês de junho
acontecerá o repasse das roupas nos dias 6, 13 e 20. Já no mês de julho as
peças serão entregues nos dias 4,11, 18 e 25 de julho.  Para a retirar os
agasalhos é necessário a apresentação do RG.

 

Serviço

Triagem para doação de cobertores

Data:  a partir de 6 de maio.

Telefone: (19)
3834-9190.

Campanha do Agasalho

Data:  até 31 de julho.

Horário: 8h às
17h.

Local: Funssol
(Prefeitura de Indaiatuba) – Av. Fábio Roberto Barnabé, 2.800.

Doações aceitas: Roupas
de frio em bom estado.

 

Dia  D (Drive Thru)

Data: 25 de
maio.

Horário: 9h às
17h.

Local:  estacionamento da frente da
Prefeitura de Indaiatuba – Av. Fábio Roberto Barnabé, 2.800.

Doações aceitas:
cobertores, agasalhos de frio, sapatos, luvas, toucas e meias  ( Femininas, masculinas e infantis).

 

Distribuição de roupas e
agasalhos

Datas (maio): 2, 9, 16
e 23/05.

Datas (junho): 6,13 e
20/06.

Datas (julho): 04, 11,
18 e 25/07.

Horário: 8h às
11h/13h às 16h.

Local:  Antiga subprefeitura – Rua
Zephiro Puccinelli, s/nº.

Obrigatório apresentar o RG.

Telefone: (19)
3875-6144.

Fonte: Prefeitura de Indaiatuba

Continue lendo

Notícias

Unidade do Poupatempo de Indaiatuba completa 10 anos nesta sexta-feira (26/04)

Artigo

em

Por

#PraTodosVerem: a foto mostra a equipe de trabalho do Poupatempo Indaiatuba, todos uniformizados com camisas amarelas e alguns com camisas azuis, posando ao lado do ex-prefeito Reinaldo Nogueira e do secretário de Serviços Urbanos e Meio Ambiente, Guilherme Magnusson. Ao fundo, uma parede branca com três placas que trazem a logomarca do Governo do Estado de São Paulo, do Poupatempo e o brasão da P

O
Poupatempo de Indaiatuba completa 10 anos nesta sexta-feira (26/04). A data foi
comemorada pelos funcionários da unidade com um café da manhã, antes do início
do expediente. O secretário de Serviços Urbanos e Meio Ambiente, Guilherme
Magnusson, representou o prefeito Nilson Gaspar no evento. A comemoração também
contou com a presença do ex-prefeito Reinaldo Nogueira, que foi o responsável
pela vinda do Poupatempo para a cidade, em 2014. Desde a abertura, a unidade
contabiliza mais de 2 milhões de atendimentos.

LEIA TAMBÉM

De
acordo com Magnusson, o prefeito está em São Paulo buscando recursos do Governo
do Estado para a cidade, acompanhado pelo deputado Rogério Nogueira, mas fez
questão de enviar um representante nas comemorações da equipe. “O prefeito sempre
reforçou a importância de ter um posto de serviços como o Poupatempo na cidade.
Muita gente não se lembra da dificuldade que era antes, quando tínhamos que ir
até Campinas ou Sorocaba em busca de atendimento. Ter uma unidade aqui,
facilitou muito para a população”, reforçou o secretário.

De
acordo com informações da direção do serviço, somente no primeiro trimestre
desse ano foram cerca de 16,4 mil serviços prestados na unidade de Indaiatuba,
entre emissão de RG, Atestado de Antecedentes Criminais, Carteira de Trabalho,
CNH (Carteira Nacional de Habilitação), licenciamento de veículos, e outros.

Para
ser atendido presencialmente é obrigatório agendamento prévio de data e hora,
sem nenhum custo, pelo portal – www.poupatempo.sp.gov.br, aplicativo Poupatempo
SP.GOV.BR, totens de autoatendimento ou ainda pelo WhatsApp (11)
95220-2974.    

O
Poupatempo também oferece 1,2 mil opções de serviços 100% digitais, como a
renovação de CNH, licenciamento de veículos, consulta de IPVA, Carteira de
Trabalho Digital, seguro-desemprego, atestado de antecedentes criminais,
pesquisa de débitos de veículos, entre outros.

Em
Indaiatuba, o Poupatempo está localizado na Rua das Primaveras, 1050 – Jardim
Pompeia, nas dependências do Parque Mall Indaiatuba. O horário de funcionamento
é de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, e sábado, das 9h às 13h

#PraTodosVerem: a
foto mostra a porta de entrada do Poupatempo aberta e pessoas na fila da
triagem dos serviços. À direita está uma lixeira quadrada de madeira escura e
na parede externa estão pintadas a logomarca do Poupatempo em preto e vermelho
e do Detran, em preto e azul. Fim da
descrição.

Fonte: Prefeitura de Indaiatuba

Continue lendo
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

TAGS

+ VISTOS

Copyright © 2021 powered by Tribuna de Indaiatuba.