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Relações Institucionais e Comunicação investe em integração online para ampliar transparência

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Papel da Secretaria é manter o governo próximo da população para uma gestão participativa

21/12/2022 09:48h

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Foto: Divulgação/RIC-PMI

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Digitalização de documentos

Em 2022, a
Secretaria de Relações Institucionais e Comunicação deu um novo passo diante
dos desafios assumidos em 2021 em tornar a gestão ainda mais inovadora e
transparente. A principal preocupação do setor é ampliar de forma constante o
relacionamento com os setores da sociedade, poderes constituídos
democraticamente e com a população. Um cardápio digital foi desenvolvido para
garantir a interação como atributo essencial. Partindo do princípio de
construção de política pública, duas novas ferramentas foram introduzidas: a
integração online entre Prefeitura e Câmara Municipal e o aplicativo web Minha
Indaiatuba.

Entre maio
e novembro deste ano o sistema de digitalização tramitou 2.396 indicações e
ofícios; um total de 21.564 páginas que deixaram de ser impressas. Além disso,
a plataforma acelera os processos. “Antes era preciso o deslocamento físico com
veículos oficiais. Agora além de economia aos cofres públicos, os processos são
mais ágeis e eficientes”, comenta dra. Graziela Milani, secretária de Relações
Institucionais e Comunicação.

No mês de
outubro aconteceu a conquista de mais um canal de comunicação. De acordo com a
edição 189 do Diário da União, publicada no dia 04/10/2022, o ministro de
Estado das Comunicações concedeu, por meio da portaria de nº 6.557 de 30 de
agosto de 2022, o canal 7 do PBDTV (
Plano Básico de
Distribuição de Canais de Televisão Digital) e com isso, Indaiatuba passará a
ser uma das afiliadas à EBC (
à EBC (Empresa de Comunicação S/A). A programação terá caráter educativo de forma ampla. Outra conquista da
Secretaria junto ao Ministério das Comunicações e que começou a operar no dia
do aniversário da cidade, 9 de dezembro, foi o Programa Wi-fi Brasil. Instalado
no Parque do Mirim, ele permite acesso gratuito aos visitantes

O aplicativo Minha Indaiatuba, lançado em parceria com o Depin
(Departamento de Informática) da Secretaria de Administração, em setembro deste
ano, já conta com 25.192 usuários ativos. Neste período foram contabilizados 342.511
acessos e um total de 925.067 visitas. A Minha Saúde aparece no primeiro lugar
em consultas com
184.758 visitas. Próximo a ela está a aba Meus Tributos com 149.068
cliques. Outros acessos ficaram da seguinte forma:

 

41.678 no Minha
Agenda Cidadã;

40.857 no Minha
empresa;

23.238 no Minha
Escola;

11.453 no Portal do
Servidor;

4.650 no Painel de
Notificações;

11.701 na Minha
Casa;

3.465 em Minha
Comunidade.

 

A Secretaria de Relações Institucionais
e Comunicação atua hoje com ferramentas tecnológicas de primeira linha para
garantir a participação popular, permitir transparência e uma gestão eficiente.
Dentro de suas soluções integradas para uma administração moderna estão:

Minha Indaiatuba

Integração online Prefeitura-Câmara

Central de Libras

Rádio Educ

Central de Relacionamento com o
Cidadão

Redes Sociais

Imprensa Oficial Online

Assessoria de Imprensa e Conteúdo

Site Institucional

Coordenação Inteligente de Eventos

Cerimonial

“Com esses investimentos e o olhar
sempre voltado para a forma como a tecnologia pode facilitar a vida da
população fazemos de Indaiatuba uma cidade de vanguarda e pioneira e muitos
projetos. Nosso foco são as pessoas, de nada adianta o desenvolvimento de algo
que não melhora o dia-a-dia dos moradores de nossa cidade. Sempre nos
perguntamos, como podemos oferecer melhores serviços públicos e atender melhor
o cidadão? Entendo que isso faz a introdução da tecnologia ganhar verdadeiro
sentido e nesse quesito, sei que estamos à frente do nosso tempo”, comenta o
prefeito Nilson Gaspar (MDB).

 

                                                                           

Minha
Indaiatuba

Lançado no dia 19 de setembro, o
Minha Indaiatuba  é  um aplicativo on-line e gratuito,
desenvolvido com objetivo de aproximar ainda mais a Administração Municipal do
cidadão. Conceitos como transparência, gestão e inovação integram a base da
gestão do prefeito Nilson Gaspar (MDB) desde o seu primeiro mandato. Na
ferramenta digital disponível com apenas um clique é possível ter acesso a um
painel de gestão pessoal para acessar informações e 10 abas de serviços.
Prevendo um avanço no desenvolvimento de softwares, o Departamento de
Informática não hospedou o produto em lojas de aplicativos, mas o deixou aberto
em endereço específico, para facilitar e democratizar o acesso. O sistema foi
desenvolvido pelo Departamento de Tecnologia da Informação da Secretaria de
Administração com apoio da Secretaria de Relações Institucionais e Comunicação,
um trabalho que consumiu 18 meses de toda equipe.

Além disso, tem o intuito de abranger
as pessoas com visão reduzida, cegos e também os surdos. O contraste das cores
da tela foi idealizado com o intuito de atender quem tem dificuldades visuais e
para auxiliar os cegos foi implantado um leitor de telas. Também possui um intérprete
de libras.

No software estão, atualmente,
disponíveis os serviços Minha Saúde, Minha Escola, Minha Casa, Minha Empresa,
Meu Bem Estar, Minha Comunidade, Meus Tributos e Minha Agenda Cidadã. Para
garantir a segurança do usuário, o acesso se realiza mediante o cadastro no
sistema gov.br. Os dados do Governo Federal estão sincronizados com os do
município fazendo com que a ferramenta mostra em cada um dos menus suas
informações para acompanhamento.

“A plataforma já estava em meu plano
de Governo e com a união das secretarias de Administração, Comunicação e
Departamento de informática pudemos tirar do papel. A ideia é que a cidade
avance tecnologicamente. Já estamos caminhando para uma cidade digital e esse é
só um dos importantes passos dados para alcançar este objetivo. Trazer
novidades como essa é pensar nas pessoas que não tem disponibilidade ou
condições de estarem se locomovendo ate as secretarias para resolverem seus
problemas. Claro, que ainda faltam alguns serviços, mas vamos sempre aprimorar
para que cada vez mais o cidadão possa solucionar suas pendências ou dúvidas de
forma remota, gratuita e totalmente segura”, aponta Gaspar.

A
Secretaria engloba a Central de Relacionamento com o Cidadão, onde estão os
atendimentos de telefone, e-mail, whatsapp, redes sociais e site. Todas as
questões tramitam para a secretarias e são cobradas para que o cidadão receba
suas respostas em prazos previamente estipulados. Dentro desse projeto estão a
Rádio Educ; a Imprensa Oficial Digital, além do suporte jurídico e cerimonial.

Dentro
dessa realidade tecnológica que passa por todos esses setores, o Minha
Indaiatuba foi criado em parceria com o Departamento de Tecnologia da
Informação (Depin) da Secretaria da Administração para oferecer na palma da mão
todos os dados, informações e lembretes de sua vida com a Prefeitura. Não é
preciso sair de casa para quitar débitos ou consultar a vida escolar dos
filhos, por exemplo.

A
Secretaria registrou 11.000 atendimentos a solicitações de munícipes
encaminhados por meio dos canais oficiais de comunicação da Prefeitura.

 

Para
a secretária, dra. Graziela Milani, este ano foi marcado por muitas conquistas
que exigiram muito empenho de toda a equipe. “Estamos sempre buscando aprimorar
e melhorar nossa comunicação, bem como oferecer serviços com mais facilidade
para o cidadão e imulsionar a transârência do Governo. E o sucesso dos nossos
projetos é o apoio do prefeito Nilson Gaspar”, comenta.

 

Digitalização
de Documentos

No dia 3 de maio, foi implantada por
meio da secretaria de relações institucionais e comunicação, e em conjunto com
a Câmara de Vereadores, a digitalização das indicações de leis e ofícios. Desde
que iniciou até o começo de novembro foram recebida e despachadas 2.396 indicações
e ofícios, o que gerou a economia, por meio da tecnologia, de 21.564 folhas de
papel. O objetivo é que com essa inovação diminua a impressão de papel e também
garanta a  rapidez para repassar os pedidos aos departamentos pertinentes.

Com essa novidade, não será mais
necessário o gasto de papel e combustível para entrega e retirada de
documentos. Com isso, será mais rápido todo o processo e  transparente, tendo em vista que todos podem
ter acesso pelo celular ou computador a qualquer momento.

 

PROGRAMA WI-FI BRASIL

A
concessão foi divulgada no começo de dezembro pelo Ministério das Comunicações.
O projeto tem como objetivo levar acesso à internet a locais remotos onde os
sinais convencionais não chegam. Para isso a Secretaria de Relações
Institucionais e Comunicação iniciaram as tratativas com o Ministério e com a
Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações).O acesso à internet é de forma
gratuita com a abrangência de 150 metros de raio, desde que não haja
interferências,  com a capacidade de 20
Mbps de download e  2 Mbps para upload.

 

Rádio
Educ

A
Rádio Educ é um meio de comunicação que foi criado com o objetivo de levar até
a população todas as informações oficiais da Prefeitura, fundações e autarquias
municipais. Na programação, além das notícias, a rádio conta com uma
programação musical de estilos variados e intervalos com spots, que são
pequenos anúncios de ações e serviços realizadas pela Prefeitura.

A
transmissão é diária em seis pontos de áudios espalhados pela cidade: nas
praças Dom Pedro II, Prudente de Moraes, Rui Barbosa e Praça do Cato, no Ponto
Cidadão, Boulevard da Cecap e no Terminal Rodoviário “Vereador Maurílio
Gonçalves Pinto”.  Além disso, as pessoas
podem ter acesso ao conteúdo por meio do link disponível no site oficial da
Prefeitura –
www.indaiatuba.sp.gov.br
.

O
Jornal Fatos vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 11h30 até 12h, com
informações e entrevistas ligadas ao setor público ou entidades parceiras.
Também é transmitido por Live no Facebook Oficial da Prefeitura.

 

Central
de Libras

Durante
o ano de 2022, acessaram o serviço 512 pessoas. Foram realizados treinamentos
com profissionais da saúde, na Ordem dos Advogados do Brasil (Unidade
Indaiatuba da OAB) e com os bancos da cidade para explicar sobre a Central de
Libras e disponibilizar cartazes.

 

Desde
o ano passado a central de libras está disponível em setores públicos e
privados. As empresas e munícipes que quiserem receber os treinamentos, obterem
informações ou terem acesso aos cartazes impressos da Central de Libras podem
entrar em contato com a Secretaria de Relações Institucionais e Comunicação
pelo telefone  (19) 3834-9398 ou pelo WhatsApp 9 9773-4701.

 

Canais
de Comunicação

Em
2022 foram atendidas mais 11.000 cidadaõs, que entraram em contato com a
Prefeitura para alguam reclamação ou sugestão. Por meio do e-mail
[email protected] foram realizados 2.724 atendimentos. Já no
E-Sic (Sistema Eletrônico do Serviço de Informações ao Cidadão), que é um
sistema web que centraliza todos os pedidos de informação amparados pela Lei de
Acesso à Informação – nº 12.527/2011, os registros foram de 114 solicitações.
Pelo telefone 0800-770-7702 muito utilizado pela população que precisa tirar
dúvidas, fazer alguma reclamação ou solicitar algum serviço, foram atendidas um
total de 3.183, pessoas. As solicitações advindas da Rádio Audiência foram de
630 pedidos pelos munícipes durante o programa realizado às quartas-feiras. O
Facebook da Prefeitura de Indaiatuba registrou 344 pedidos oficiais e, nos
últimos 12 meses, entraram em contato via WhatsApp 3.845 munícipes.  Neste ano, novos canais foram criados como o
Minha Indaiatuba que somou 48 mensagens referente as ações disponibilizadas e o
ChatBot, um chat  que está localizado no
site oficial da Prefeitura de Indaiatuba, que ainda está em fase de teste, mas
que já obteve o contato de 584 munícipes.

 

Interações
em redes sociais

A página do Facebook da Prefeitura de Indaiatuba conta com
106.273 seguidores. Só neste ano foram registradas cerca de 568.319 interações,
que envolvem curtidas, compartilhamentos e comentários nas postagens no feed
de notícias, também conhecida por linha do tempo. As 1.422 postagens do
Facebook geraram 30.793 comentários.

Outra rede social de destaque utilizada para levar informação
para a população é o Instagram da Prefeitura (@prefaindaiatuba), hoje com mais
de 87,4 mil seguidores. Só neste ano foram publicados 2.808 stories com
um total aproximado de 8,9 milhões de interações. Foram 1.122 postagens com um
total de 287 mil interações. Uma novidade implantada neste ano foram os Reels que
foram 75 postados e somaram mais de 32 mil interações.  

O Youtube foi outra ferramenta que obteve grande destaque no
trabalho de comunicação da Administração Municipal. Com 6 mil inscritos, os 154
vídeos publicados totalizaram 49,4 milvisualizações. Ao todo, em 2022 foram
cerca de 1,8 milhões de visualizações.  

 

Assuntos
mais buscados no site

O
acesso à informação foi e continua sendo prioridade para sanar as dúvidas da
população, a fim de orientar de forma correta e eficiente. Este ano foram registradas
mais de 5,1 milhões de visitas no site da Prefeitura – www.indaiautba.sp.gov.br.
De todas as matérias publicadas até agora, o assunto sobre Caminhões iluminados
da Coca-Cola foi o mais buscado pela população.

O segundo assunto mais buscado pela
população foi “Quinta dose de reforço contra Covid-19 é liberada apenas para
quem tomou Janssen como primeira dose”, e o terceiro assunto mais procurado foi
“Natal Nevado é tema da decoração de Natal instalada em frente à Prefeitura de
Indaiatuba”.

 

Fiscalização
de Taxas e Posturas

O
departamento de Fiscalização de Taxas e Posturas também integra a Secretaria de
Relações Institucionais e Comunicação, sob o comando da dra. Graziela Milani.
Cabe ao departamento fiscalizar comércios e indústrias que estejam trabalhando
de forma irregular, sem alvará, principalmente terrenos privados que estejam
com mato alto, calçadas que estão irregulares, serviço de ambulantes, entre
outros.

Em
2022 foram emitidas 771 notificações pelo setor de Taxas, que fiscaliza as
licenças de funcionamento (alvarás) dos estabelecimentos comerciais e
industriais, verificando se o mesmo possui ou não a licença para funcionar.

O
departamento de Posturas, que cuida da parte da manutenção dos imóveis
particulares: limpeza, muro, calçada, entulho, entre outros, emitiu neste ano
12.689 notificações, sendo atendidas 2.002 delas. A partir do momento que não
houver o atendimento destas notificações, o departamento de Posturas gera as
autuações, que somaram 1.353 multas.

O
trabalho de acompanhamento das notificações e autuações para garantir que os
citados estejam realmente seguindo a lei, resultou em 5.066  vistorias realizadas só neste ano.

A
equipe de Taxas e Posturas emitiram 413 notificações a estabelecimentos
comerciais que não estavam em acordo com 
a legislação municipal. De acordo com as informações fornecidas, neste
ano foram ao todo 23.803 ações realizadas como processos recebidos e enviados,
notificações; multas; termo de apreensão; interdições; cerol;  vistorias; 
dentre outros itens.          

 

Assessoria
de imprensa

Este
ano, a equipe de Assessoria de Imprensa da Secretaria publicou nos canais
oficiais da Prefeitura e encaminhou aos veículos de imprensa mais de 1.195
releases.

Além
do atendimento à imprensa em geral, toda a produção de texto, releases, arte e
vídeo que abastecem os canais oficiais de comunicação da Prefeitura são
produzidos pela Secretaria.

 A Secretaria de Relações Institucionais e
Comunicação obteve a economia de R$17.328.988,16 com relação a matérias
veiculadas em emissoras de televisão de âmbito local e regional, de maneira
espontânea com o total de 24 horas e 24 minutos de informações sobre as ações
da Prefeitura de Indaiatuba em diversas áreas. Já nas emissoras de rádio o
montante chegou a R$393.443,97 que contabilizou 13 horas e 20 minutos de
divulgação. Somando um montante de economia de R$17.722.432,13 aos cofres
públicos.

 

Imprensa
oficial

Em
2022 foram publicadas 2.517 edições da Imprensa Oficial do Município, que estão
disponíveis para consulta pública no link:
https://www.indaiatuba.sp.gov.br/relacoes-institucionais/imprensa-oficial/edicoes/.
Este é o meio oficial de publicação e divulgação dos atos oficiais e matérias
correlatas de interesse público dos poderes Executivo e Legislativo, das
autarquias e fundações municipais.  O
modelo digital também foi implantado neste Governo, em 2017, resultando
principalmente em economia aos cofres públicos.

  

Memorandos

Nas
funções da pasta ainda está a análise de processos das secretarias que este ano
resultou em 993 memorandos relacionados a eventos. Até o último mês, tramitou
na Secretaria de Relações Institucionais e Comunicação um total de 2.107 processos
administrativos sobre assuntos pertinentes ao departamento para ciência e
manifestação dos fatos.

  • Redator(es): Alyne Cervo/ Lincoln Franco
  • Release N.º: 1195

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Fonte: Prefeitura de Indaiatuba

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Monteiro Lobato Em Busca de Talentos: Como Conquistar uma das 6 Vagas com Salários de Até R$ 5,3 Mil no Estado de São Paulo

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Por Que Este Processo Seletivo É Mais do que Apenas um Concurso Público?

Você já parou para pensar em quantas oportunidades estão escondidas nas entrelinhas de um edital de concurso público? No caso da Prefeitura de Monteiro Lobato, localizada no estado de São Paulo, o anúncio de um novo Processo Seletivo não é apenas mais um evento burocrático. Trata-se de uma chance única para profissionais de níveis médio, técnico e superior mostrarem seu valor e garantirem estabilidade financeira com salários que podem chegar a R$ 5.355,84. Mas será que você está preparado para enfrentar essa jornada competitiva?

Neste artigo, vamos desvendar todos os detalhes sobre o certame, desde os cargos disponíveis até as estratégias para se destacar na prova objetiva. Além disso, ofereceremos insights valiosos para quem deseja transformar este processo seletivo em um marco na carreira.

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Se você é apaixonado por sustentabilidade e tem formação técnica ou superior na área ambiental, esta pode ser sua grande chance. A remuneração? R$ 4.500,00.

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Para quem sonha em moldar mentes e construir o futuro, as vagas de Orientador Educacional, Professor de Educação Infantil e Professor de Educação Física são verdadeiras pérolas. O salário pode chegar a R$ 5.355,84.

Como Participar: Passo a Passo para Garantir sua Inscrição

Qual é o Período de Inscrição?

As inscrições estarão abertas entre os dias 14 de abril e 9 de maio de 2025, exclusivamente via Internet. Não perca o prazo!

Quanto Custa se Candidatar?

As taxas variam entre R$ 45,00 e R$ 60,00, dependendo do nível do cargo pretendido. Vale lembrar que o investimento pode ser revertido em uma carreira sólida.

Documentos Necessários

Certifique-se de ter em mãos documentos como RG, CPF, comprovante de escolaridade e outros exigidos no edital. Estar em dia com obrigações militares e eleitorais também é imprescindível.

O Dia D: Tudo Sobre a Prova Objetiva

Data e Horário

A prova objetiva está prevista para o dia 18 de maio de 2025. Prepare-se para encarar questões que testarão tanto seus conhecimentos técnicos quanto suas habilidades analíticas.

O Que Esperar da Avaliação?

As provas serão compostas por questões de múltipla escolha, abrangendo temas como legislação, conhecimentos específicos e raciocínio lógico. Quem se preparar com antecedência terá vantagem competitiva.

Estratégias Infalíveis para Conquistar uma Vaga

Estude com Foco

Utilize materiais atualizados e apostilas específicas para concursos públicos. Simulados e resolução de provas anteriores são ferramentas indispensáveis.

Planeje seu Tempo

Organize uma rotina de estudos eficiente, dividindo seu tempo entre revisões e prática.

Cuide do Corpo e da Mente

Não subestime a importância de uma boa alimentação, sono adequado e exercícios físicos. Sua mente precisa estar afiada para enfrentar o desafio.

Por Dentro dos Requisitos: O Que a Prefeitura Exige?

Além da formação acadêmica, há requisitos adicionais que devem ser cumpridos. Entre eles, estão:

– Comprovação de experiência prévia (para alguns cargos).
– Disponibilidade para cumprir jornadas de 25 a 40 horas semanais.
– Aptidão física e mental compatível com as funções.

Um Salto na Carreira: Por Que Investir em Concursos Públicos?

Trabalhar para uma prefeitura não é apenas uma forma de garantir estabilidade financeira. É também uma oportunidade de impactar positivamente a sociedade. Imagine ser o responsável por melhorar a educação de crianças ou cuidar da saúde de uma comunidade inteira. Essa sensação de propósito vale mais do que qualquer cifra.

Conclusão: Sua Jornada Começa Agora

O Processo Seletivo da Prefeitura de Monteiro Lobato não é apenas uma competição; é uma chance de transformar sua vida e a vida de outras pessoas. Com dedicação, planejamento e foco, você pode conquistar uma das seis vagas disponíveis e começar uma nova fase repleta de realizações. Lembre-se: o sucesso pertence àqueles que estão dispostos a correr atrás dele.

Perguntas Frequentes (FAQs)

1. Qual é o período de inscrição para o Processo Seletivo da Prefeitura de Monteiro Lobato?
As inscrições ocorrerão entre 14 de abril e 9 de maio de 2025.

2. Quais são os cargos com maior remuneração?
Os cargos de Médico Veterinário e Professor de Educação Física oferecem salários de até R$ 5.355,84.

3. Há vagas reservadas para pessoas com deficiência?
Sim, há vagas reservadas para candidatos que se enquadrem nos critérios de inclusão especificados no edital.

4. Como será realizada a seleção dos candidatos?
A seleção será feita por meio de prova objetiva, aplicada no dia 18 de maio de 2025.

5. Onde posso encontrar o edital completo?
O edital está disponível no site oficial da Prefeitura de Monteiro Lobato ou em portais especializados em concursos públicos.

Para informações adicionais, acesse o site

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Enfermeiros: A Oportunidade de R$ 4,8 Mil em Mogi Guaçu Pode Ser Sua – Saiba Como Concorrer

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No coração do estado de São Paulo, uma oportunidade única está prestes a mudar a vida de enfermeiros qualificados. Com salários atrativos e benefícios que refletem o valor desses profissionais, o Processo Seletivo da Funcamp promete ser um divisor de águas na carreira de muitos. Mas como garantir sua vaga nesse processo altamente competitivo? Prepare-se para descobrir tudo o que você precisa saber.

Por Que Esta Vaga é Especial?

Se você já se perguntou por que algumas oportunidades parecem brilhar mais do que outras, este Processo Seletivo da Funcamp pode ser a resposta. Não se trata apenas de um emprego, mas de uma chance de fazer parte de uma instituição renomada, com reconhecimento nacional e impacto direto na saúde pública.

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O Que Faz o Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de Mogi Guaçu Único?

O AME de Mogi Guaçu é mais do que um centro de atendimento médico. É um espaço onde a excelência e o cuidado humano se encontram. Trabalhar lá significa integrar uma equipe multidisciplinar que transforma vidas diariamente. E, claro, receber um salário mensal de R$ 4.878,18 é um diferencial que poucas vagas oferecem.

Quem Pode Participar?

Antes de sonhar com a aprovação, é essencial entender os requisitos básicos para concorrer à vaga. Nem todos estão aptos, e a seleção começa aqui.

Requisitos Indispensáveis

Para participar deste Processo Seletivo, o candidato deve cumprir os seguintes critérios:
– Possuir graduação completa em Enfermagem.
– Estar registrado no Conselho Regional de Enfermagem (COREN).
– Ter experiência mínima de 180 dias na função de enfermeiro.

Esses requisitos são mais do que formalidades. Eles garantem que apenas profissionais capacitados ocupem cargos tão importantes.

Como é o Processo de Seleção?

Agora que sabemos quem pode participar, vamos explorar como será feita a escolha dos candidatos. Este não é um concurso comum, e as etapas refletem isso.

Prova Escrita: O Primeiro Desafio

A prova escrita será eliminatória e classificatória. Isso significa que apenas os melhores avançarão. Os conteúdos abordados incluem conhecimentos técnicos, legislação e ética profissional. Preparar-se adequadamente é essencial.

Avaliação de Documentos: Provas de Experiência

Os documentos comprovando a experiência exigida serão analisados rigorosamente. Aqui, cada detalhe conta. Certifique-se de que suas certidões e declarações estão atualizadas e organizadas.

Etapa de Arguição: O Momento Decisivo

Na etapa final, os candidatos serão submetidos a uma arguição. Essa fase avalia habilidades interpessoais, postura profissional e capacidade de resolução de problemas. É aqui que o perfil ideal será identificado.

Qual é o Salário e Quais os Benefícios?

Além do salário mensal de R$ 4.878,18, o contrato segue o regime CLT, oferecendo estabilidade e outros benefícios indiretos. A carga horária varia entre 150 e 200 horas mensais, podendo incluir turnos diurnos, noturnos ou mistos.

Por Que o Regime CLT Importa?

Diferente de contratos temporários, o regime CLT garante direitos como férias remuneradas, 13º salário e FGTS. Para muitos profissionais, essa segurança é um grande atrativo.

Inscrições: Quando e Como Participar?

As inscrições estarão abertas entre 14 de abril de 2025 e **5 de maio de 2025**, exclusivamente pelo site da Funcamp. A taxa de inscrição é de **R$ 66,00**.

Dicas para uma Inscrição Sem Erros

1. Leia o edital completo antes de preencher o formulário.
2. Tenha todos os documentos necessários digitalizados.
3. Faça o pagamento da taxa dentro do prazo para evitar desclassificação.

Perguntas Frequentes (FAQs)

1. Qual é o prazo de validade do Processo Seletivo?

O Processo Seletivo terá validade de um ano, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da Funcamp.

2. É possível trabalhar em regime de escala?

Sim, a carga horária pode variar entre turnos diurnos, noturnos ou mistos, dependendo das necessidades do AME.

3. Onde posso encontrar o edital completo?

O edital está disponível no site oficial da Funcamp, na seção de editais.

4. Há possibilidade de crescimento na carreira?

Sim, a Funcamp oferece oportunidades de desenvolvimento profissional e capacitação contínua.

5. Quais são as principais dificuldades enfrentadas pelos candidatos?

Muitos candidatos relatam dificuldades na organização de documentos e na preparação para a prova escrita. Planejamento antecipado é fundamental.

Conclusão: O Futuro Está em Suas Mãos

Este Processo Seletivo da Funcamp não é apenas uma oportunidade de emprego, mas uma porta de entrada para uma carreira sólida e gratificante. Com dedicação, preparação e atenção aos detalhes, você pode conquistar essa vaga e dar um passo rumo ao sucesso.

Lembre-se: o futuro pertence àqueles que se preparam hoje. Boa sorte!

Para informações adicionais, acesse o site

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Quando a Noite Revela o Caos: O Caso do Vandalismo no Ponto de Ônibus de Piracicaba

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Na madrugada fria e escura de uma sexta-feira, dia 11 de abril de 2025, um ato de vandalismo transformou uma rotina tranquila em um caso que expôs fragilidades e gerou debates na pacata cidade de Piracicaba (SP). Um homem foi preso após destruir completamente um ponto de ônibus no bairro Vila Azenha. Mas o que levou esse indivíduo a agir de maneira tão descontrolada? E quais são as consequências de um gesto aparentemente banal para a sociedade?

O Flagrante: Como Tudo Começou

Uma Denúncia Anônima Agita a Madrugada

Era por volta das 3h da manhã quando o Centro de Operações da Polícia Militar (COPOM) recebeu uma denúncia anônima. A voz ao telefone relatava algo incomum: “Tem um homem quebrando coisas na Avenida Limeira, perto do Shopping Piracicaba.” A descrição era vaga, mas suficiente para mobilizar uma equipe da 5ª Companhia do 10º Batalhão de Polícia Militar do Interior (BPM/I).

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O Primeiro Encontro com o Segurança

Ao chegarem ao local indicado, os policiais se depararam com um cenário de destruição. Os vidros do abrigo do ponto de ônibus estavam completamente destruídos, espalhados pelo chão como fragmentos de um espelho partido. Um segurança de uma empresa privada próxima estava no local e forneceu informações cruciais. Ele afirmou ter visto o suspeito chutando as estruturas do ponto com fúria irracional.

“Ele parecia fora de si,” disse o segurança à equipe policial. “Não sei o que o motivou, mas ele estava agindo como se o mundo tivesse acabado.”

A Busca: Onde Estava o Suspeito?

Pistas Frescas no Calor da Noite

Com base nas informações do segurança, os policiais iniciaram um patrulhamento pelas imediações. Não demorou muito até que avistassem um homem caminhando de forma errática, com roupas desarrumadas e sinais claros de desorientação. Ao ser abordado, o suspeito não ofereceu resistência, mas suas falas desconexas chamaram a atenção dos agentes.

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Embora não portasse objetos ilícitos ou armas, o comportamento do homem levantou suspeitas. Ele apresentava tremores nas mãos, olhos vidrados e dificuldade em manter uma conversa coerente. Para os policiais, ficou evidente que ele poderia estar sob efeito de substâncias psicoativas ou passando por um momento de crise mental.

A Confissão: Entre o Caos e a Verdade

“Fui Eu Mesmo”: As Palavras do Suspeito

Durante o interrogatório informal no local, o homem confessou o ato de vandalismo sem hesitar. “Fui eu mesmo,” disse ele, com um tom de voz que oscilava entre arrependimento e indiferença. Quando questionado sobre os motivos, sua resposta foi evasiva: “Eu não sei… só precisava fazer alguma coisa.”

Essa confissão direta e o reconhecimento feito pelo segurança foram fundamentais para consolidar o flagrante.

A Lei em Ação: Crime de Dano Qualificado

Entendendo o Artigo 163 do Código Penal

O delegado Dr. Alex Williams Adami, responsável pelo Plantão Policial de Piracicaba, ratificou a prisão do suspeito com base no artigo 163, parágrafo único, inciso III do Código Penal. Esse dispositivo trata do crime de dano qualificado ao patrimônio público, que ocorre quando há destruição ou deterioração de bens pertencentes à administração pública.

Por Que Esse Crime É Grave?

Embora alguns possam considerar a destruição de um ponto de ônibus um delito menor, especialistas explicam que atos como esse têm impacto direto na vida da população. Além de causar prejuízos financeiros para os cofres públicos, eles comprometem a segurança e o bem-estar dos cidadãos que dependem desses serviços.

Reflexões Sobre o Caso: O Que Motiva Tal Comportamento?

A Influência das Substâncias Psicoativas

Estudos mostram que o consumo de drogas pode alterar profundamente o comportamento humano, levando indivíduos a cometerem atos impulsivos e irracionais. No caso de Piracicaba, é provável que o suspeito estivesse sob influência de substâncias que afetaram seu julgamento.

Mentalidade Coletiva vs. Indivíduo

Mas será que o problema está apenas no indivíduo? Ou existe uma responsabilidade maior da sociedade em cuidar de seus membros mais vulneráveis? Especialistas argumentam que casos como esse refletem falhas estruturais, como a falta de políticas públicas eficazes para lidar com dependentes químicos e pessoas em situação de vulnerabilidade social.

Impacto Social: O Que Isso Significa para Piracicaba?

Os Custos do Vandalismo

Além do prejuízo material – a reposição do ponto de ônibus pode custar milhares de reais aos cofres públicos –, há também danos simbólicos. Pontos de ônibus são espaços de convivência urbana, projetados para proporcionar conforto e segurança aos usuários. Quando esses espaços são destruídos, a sensação de insegurança aumenta.

A Importância da Prevenção

Para evitar novos episódios como este, autoridades locais devem investir em estratégias de prevenção. Isso inclui monitoramento mais eficiente, campanhas educativas e programas de reinserção social para pessoas em situação de vulnerabilidade.

Conclusão: Uma Noite que Deixou Marcas

O caso do homem preso por destruir um ponto de ônibus em Piracicaba serve como um lembrete poderoso de que pequenos atos podem ter grandes repercussões. Enquanto a lei age para punir os culpados, cabe à sociedade refletir sobre as causas que levam indivíduos ao limite do caos. Afinal, quem são os verdadeiros responsáveis por garantir que nossas cidades permaneçam seguras e acolhedoras?

Perguntas Frequentes (FAQs)

1. O que caracteriza o crime de dano qualificado ao patrimônio público?

O crime ocorre quando há destruição ou deterioração intencional de bens públicos, como prédios, mobiliário urbano ou infraestrutura. A pena pode variar de seis meses a três anos de detenção, além de multa.

2. Quais foram os motivos declarados pelo suspeito para cometer o ato de vandalismo?

O suspeito afirmou não saber exatamente por que agiu dessa forma, sugerindo que estava sob influência de substâncias psicoativas ou enfrentando uma crise mental.

3. Como a população pode ajudar a prevenir casos de vandalismo?

Denúncias anônimas são fundamentais para auxiliar as autoridades. Além disso, campanhas de conscientização e maior engajamento comunitário podem contribuir para reduzir esses incidentes.

4. Qual o papel da família e amigos em situações como essa?

Familiares e amigos podem desempenhar um papel crucial ao identificar sinais de comportamento inadequado e buscar ajuda profissional antes que situações extremas ocorram.

5. O que acontece agora com o suspeito preso?

Após a ratificação da prisão em flagrante, o suspeito permanece à disposição da Justiça. O próximo passo será o julgamento, onde um juiz decidirá sobre sua sentença final.

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‘Este conteúdo foi gerado automaticamente a partir do conteúdo original. Devido às nuances da tradução automática, podem existir pequenas diferenças’.

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