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Prefeitura ressalta em balanço a implantação das inovações digitais e pedagógicas na Educação Munici

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Ações fazem parte do planejamento focado no fortalecimento das práticas educativas de qualidade na escola pública

06/12/2022 07:59h

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Foto: Arquivo Eliandro Figueira – RIC/PMI

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Ações fazem parte do planejamento focado no fortalecimento das práticas educativas de qualidade na escola pública

Em 2022 a
Secretaria de Educação ressalta a implantação do
programa
de inovações digitais e pedagógicas, que incluiu a distribuição de tablets para
alunos, substituição de notebook dos professores, treinamento do Google for
Education, lousas digitais, educação maker, sistema Sesi e projetores
interativos em todas as salas de aula. As inovações fazem parte de um
planejamento focado no fortalecimento das práticas educativas de qualidade na
escola pública, que tem como objetivo a promoção de oportunidades para alunos e
professores.

O ano
pedagógico foi planejado considerando os desafios que a pandemia trouxe tanto
para as questões socioemocionais, quanto de aprendizagem. O retorno presencial
contou com apoio intensivo do Niape
(Núcleo
Integrado de Apoio Pedagógico Especializado)
para
as demandas acionadas pelas unidades escolares. Na parte pedagógica, todas as
crianças foram acompanhadas para análise das necessidades individuais para
recuperação de aprendizagem destes alunos.

Com o investimento de R$ 23 milhões, entre obras
finalizadas e em execução, foram criadas 2.084 novas vagas em unidades
escolares municipais. A
Creche “Antônio Frederico Ozanam” e a Emeb
Prof. Áurea Moreira da Costa foram reformadas e ampliadas, já os serviços na Emeb
Prof. Walda Maria Stocco Prandini têm previsão de conclusão para maio de 2023.
Também estão em andamento ou em fase de licitação a construção de quatro novas
unidades, são elas: Unidade Escolar Jardim Veneza, Creche do Centro, Creche
Jardim Tucanos e Creche do Jardim Veneza. Em 2022 19 prédios da educação foram repintados.

Para o prefeito
Nilson Gaspar (MDB) o fechamento de 2022 foi muito positivo e mostra que a
educação municipal sempre busca a inovação para ampliar proporcionar o ensino
de qualidade no município. “O retorno das aulas presenciais para as crianças
foi muito importante. Foi um ano intenso, que exigiu esforços de toda equipe da
educação, dos alunos e famílias para recuperar os tempos difíceis da pandemia.
Para auxiliar nesta recuperação buscamos a inovação com o material do Sesi, Formações
da Rede, treinamento Google for Education, Tablet, Caixa Maker, projetores e
capacitação para nossos professores”, destacou.

O secretário de
Educação, Heleno Luiz Junior, explica que todas estas inovações são muito
importantes para construção de um sistema de ensino e aprendizagem com uma
educação mais ampla e que beneficia o desenvolvimento de habilidades
fundamentais para formação da criança. “Compreendemos que a concepção de ensino
que envolve vários tipos de atividades contribui para a aprendizagem
significativa dos estudantes”, informou.

A
Secretaria de Educação adotou o Sistema Sesi de Ensino para a Rede Municipal,
com o objetivo de avançar na qualidade educacional através de um sistema único
de ensino, formação e acompanhamento em todas as unidades escolares. A
implantação do novo sistema trouxe desafios, que estão sendo trabalhados e
aperfeiçoados. O balanço da parte pedagógica é positivo, pois a ação foi
importante e necessária para o avanço da qualidade de ensino na escola pública,
a qual precisa garantir o direito de aprendizagem à todas crianças.

O tablet
para os alunos foi uma ação planejada no contexto da pandemia e atualmente o
recurso tecnológico é utilizado para ampliar o desenvolvimento das atividades
pedagógicas. O mundo se renova constantemente e o sistema de ensino precisa
acompanhar essas inovações.

Outra
inovação foi a Caixa Maker, que chegou aos alunos após realização de formação dos
coordenadores e professores com o objetivo de fortalecer a aprendizagem. A ação
foi pensada e embasada de acordo com a BNCC (Base Nacional Comum Curricular),
alinhado com os grandes temas que a secretaria de educação desenvolve junto ao
sistema Sesi.

A professora
orientadora pedagógica da Secretaria de Educação faz o balanço das ações
implantadas na Rede.
“Trabalhar com um novo
material em toda Rede exigiu esforços de capacitação, de acompanhamento, de
reflexões e até de alterações. Em relação a isso nós continuamos trabalhando e
estaremos sempre atentos, com o olhar bem específico, principalmente com ações
que visam a qualidade de ensino com igualdade e equidade. As diferentes
propostas de atividades visam o desenvolvimento integral do aluno”, conclui
Kelly Anísia.

Sobre a Educação
A Secretaria executa e supervisiona a política
municipal de educação, pelos níveis do Ensino Infantil e do Ensino Fundamental,
regular e supletivo, e do Ensino Médio, acompanha o desenvolvimento do ensino
no município em todos os níveis. Executa o programa de alimentação em todas as
escolas públicas do município e naquelas com as quais a prefeitura mantém
convênios e promove a erradicação do analfabetismo.

A Secretaria de
Educação na Educação Básica, atualmente possui 81 Unidades Escolares com 26.556
matriculados na Rede Municipal, sendo 5.389 na Educação Infantil, 13.913 no
Ensino Fundamental, 22 na Educação Especial Exclusiva, 27 na Educação de Jovens
e Adultos, 6.847 na Creche e 358 no atendimento Educacional Especializado. A
Rede Municipal também possui 1.332 docentes, 486 monitores e 123 ADE (Auxiliar
de Desenvolvimento Educacional).

Contato com a Escola

As famílias devem manter um contato de WhatsApp ativo com a
escola em que o filho está matriculado, pois todas as informações pertinentes à
vida escolar do aluno serão passadas por este canal de comunicação. Dúvidas
podem ser esclarecidas nas próprias unidades escolares, de segunda a
sexta-feira, das 8h às 17h, ou na Secretaria de Educação pelo telefone
3801-9191.

Formação Continuada

Foram ofertados
61 cursos para formação continuada, com o total de 2.150h30 horas, sendo 1.631h30
para docentes e 519 para não docentes

Ciaei

Neste
ano o Ciaei recebeu serviço de manutenção preventiva e corretiva. Foi instalado
ambiente seguro certificado para alta disponibilidade para sistemas críticos de
TI;  sala segura modular com
classificação CF120, de acordo com a norma ABNT NBR 10.636, com os componentes:
documentação, sala segura modular com classificação cf120, duas salas técnicas para
instalação de UPS e Telecom/rede, climatização de precisão, sistema de energia,
UPS on-line, sistema de detecção precoce de incêndio, controle de incêndio,
controle de acesso, circuito fechado de TV, cabeamento logico estruturado e
supervisão remota. Também foi realizada compra de materiais e equipamentos para
instalação de Sistemas Cenotécnicos na Sala Acrísio de Camargo. O valor total
investido foi de R$ 8.239.868,23.

 

Ações
Pedagógicas

Ler Faz Bem

O
Projeto “Ler Faz Bem” da Rede Municipal de Ensino de Indaiatuba,
promove o aprimoramento das linguagens oral e escrita e tem como principal
objetivo, despertar o gosto e o hábito da leitura pelos alunos. Através desta
prática a criança desenvolve o conhecimento de mundo, torna-se mais crítica e
aprende de forma prazerosa os conhecimentos fundamentais que a escola precisa
ensinar. O projeto, é composto por várias ações de incentivo à leitura e
escrita, dentre elas, a produção de um livro artesanal ou digital pelos alunos
com orientação do professor. Os trabalhos foram expostos na Feira Literária,
que contou com a participação de toda comunidade escolar.

Feira de Ciências

A
tradicional Feira de Ciências da Educação Municipal tem como objetivo
desenvolver procedimentos de pesquisa, experimentações e aprofundamento de
conhecimentos científicos entre os alunos. Em 2022 foi realizada no dia 11 de
junho em todas as escolas. A exposição para toda comunidade escolar contou com
a apresentação dos trabalhos pedagógicos com qualidade e empenho dos profissionais
envolvidos e alunos.

Educa Água

O Educa
Água promove a conscientização do uso racional da água, visando a diminuição do
consumo nas escolas.  No ano de 2022 os
profissionais das escolas acompanharam as medições do consumo de água em
períodos diferentes com o objetivo de planejar ações que contribuíssem com a
economia de água na própria escola. A execução deste projeto é realizada em
parceria com o Saae na entrega dos uniformes escolares.

Museu da Água

No
ano de 2022 as turmas dos 5º anos participaram da visita monitorada do Museu da
água. Neste momento foi possível os alunos conhecerem as instalações e
aprenderem um pouco mais a respeito de temas como cuidados com o uso da água, a
história da distribuição de água no nosso município, passeio na trilha,
conhecer uma nascente e participarem na sala interativa com mais conhecimentos
a respeito da importância da água, para a manutenção da vida.

Bosque do Saber

No
1ºsemestre foi desenvolvido o Projeto Semeando com as turmas de pré-escola e no
2º semestre o Projeto Biodiversidade, com os 1ºs anos, tendo como objetivo a
conscientização das crianças como parte integrante da natureza a ponto de se
sentirem afetivamente ligadas a ela.

Educa Trânsito

 O conteúdo de Educação no trânsito é
contemplado no Currículo Municipal de Indaiatuba, deste modo conta com aprofundamento
em específicos níveis de modalidades ao longo da escolaridade dos alunos, e em
atendimento a Base Nacional Comum Curricular e legislações relacionadas. O
programa é desenvolvido em todas as faixas etárias como um tema transversal.
Neste ano, 10 escolas da Rede Municipal receberam os livros para os alunos com
a temática, em parceria com o Observatório Nacional de Trânsito.

Em conjunto com o Observatório
Nacional de Trânsito
a
Rede Municipal participou da II Mostra Nacional de Educação para uma Mobilidade
Consciente no Trânsito (Mobi-Educa), o qual tem como objetivo reunir produções sobre
o tema trânsito, selecionando boas práticas educativas e divulgá-las para
estimular outras escolas. Os alunos do 1º ao 5º da Emeb Profº Antonio Luiz
Balaminutti conquistaram, na categoria desenho, o segundo e terceiro lugar.

Clubinho Honda

As
escolas municipais de Indaiatuba desenvolvem o trabalho pela educação e
segurança no trânsito, conforme prevê o Currículo Municipal de Indaiatuba e em parceria
com a Empresa Honda a equipe do Clubinho Honda realizou um teatro a respeito da
temática e distribuiu cartilhas aos alunos.

Educação Financeira

 O conteúdo de Educação Financeira também é
contemplado no currículo municipal de Indaiatuba em atendimento a Base Nacional
Comum Curricular e legislações relacionadas. O programa é desenvolvido no
Ensino Fundamental Regular como um tema transversal. Neste ano, as escolas de
ensino fundamental da Rede Municipal participaram de formações em HTPC in loco
com professores multiplicadores. Esta ação está alinhada com a formação online
que os professores representantes das unidades participaram com o Instituto
Brasileiro Solidário. Nesta parceria cada unidade recebeu kits do Jogo Pic Nic,
que contribui com ludicidade também na aprendizagem. Na escola Maria Benedicta
Guimarães, a Professora Michele Trettel participou do Concurso de Fotografia –
Educação Financeira 2022 e conquistou o 1º lugar na categoria Alunos na Escola.

Comissão de Educação para as Relações Étnico
Raciais

 Cultura
Indígena

 A
comissão de Educação para as Relações Étnico Raciais desenvolveu um
aprofundamento dos conhecimentos relacionados à cultura indígena, com o
objetivo de promover a quebra de estereótipos generalizados dos povos
originários do Brasil, fortalecendo a compreensão da diversidade existente na
cultura indígena e suas etnias. Foi desenvolvido um material educativo e uma
formação com os Professores Coordenadores Pedagógicos para trabalharem nas
unidades escolares.

Africanidades

A
comissão de Educação para as Relações Étnico Raciais desde 2013 desenvolve
estudos, materiais pedagógicos e discussões a respeito da temática, oferecendo
um estudo continuado com intuito de fortalecer o cumprimento da lei 10.639/2003
(atual 11.648/2008). Em outubro de 2021 foram atualizados os materiais
elaborados pela comissão e as Equipes Gestoras receberam a orientação do
desenvolvimento do trabalho com os estudantes na escola.

No
Currículo Municipal constam as habilidades que envolvem os conhecimentos sobre
a temática, nas atividades da caixa Maker do 4º bimestre também está sendo
trabalhada e no dia 18 de novembro as propostas desenvolvidas em sala de aula foram
expostas para a comunidade escolar.

Proerd

O Proerd
é um programa que tem por objetivo a prevenção de substâncias psicoativas. É
desenvolvido nos 5º anos. Cada aluno recebe uma cartilha que é explorada por
profissionais treinados da Polícia Militar e Guarda Civil.

Projeto Vidart

O
projeto de arte circense Vidart é realizado em escolas da Rede Municipal e
ensina para estudantes do período integral e núcleo comum diversas modalidades
circenses como: malabares, diabolôs, chapéu chinês, perna de pau, acrobacias de
solo, acrobacias coletivas, monociclo, trapézio fixo, tecido acrobático, entre
outros.

  • Redator(es): Renata Lippi A. Lemuchi
  • Release N.º: 1146

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Fonte: Prefeitura de Indaiatuba

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Educação está com inscrição aberta para contratar fiscais na aplicação da Avaliação do Sistema Munic

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A

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Secretaria de Educação, de acordo com o Chamamento Público nº 017/2024 – Edital

nº 103/2024, informa que estão abertas as inscrições para contratação de fiscais

na aplicação da Avaliação do Sistema Municipal de Ensino. Será pago a ajuda de

custo no valor de R$ 100,00 (bruto), por período trabalhado, sendo que o fiscal

poderá trabalhar até cinco períodos, arrecadando o valor total de R$ 500,00

(bruto). A contratação segue até às 17h do dia 18 de outubro. Todas informações

podem ser conferidas no link

https://www.indaiatuba.sp.gov.br/administracao/licitacoes/editais-publicados/4236/download/.

Para

participar é necessário ter idade mínima de 18 anos; escolaridade mínima de

Ensino Médio completo; não possuir vínculo de trabalho, de qualquer natureza,

com as redes de ensino municipal ou vínculo com o poder público de Indaiatuba;

dispor de endereço eletrônico próprio para fins de comunicação com as equipes

de coordenação e acesso a computador com conexão à internet; possuir conta

bancária em seu nome; possuir número de telefone celular para contato com as

equipes de coordenação; possuir disponibilidade para os dias  5 de novembro (capacitação), 18 e 19 de

novembro (aplicação da prova) em período integral; ser responsável pela

alimentação, transporte e deslocamento até a escola de alocação.

Os

interessados devem acessar o link de inscrição

(https://forms.gle/DesUJWDuVBs6Migy7), preencher o formulário com atenção às solicitações.

Os documentos solicitados devem ser enviados até às 17h do dia 18 de outubro

para o e-mail [email protected]. A seleção dos candidatos

será realizada pela comissão especial instituída pela Portaria nº 63/2024 da

Secretaria Municipal de Educação.

As

dúvidas referentes ao edital poderão ser solicitadas através do e-mail

[email protected] ou telefone (19) 99941-0075.Prefeitura de Indaiatuba

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Desassoreamento da represa do Rio Capivari Mirim prevê a retirada de 22 mil m³ de resíduos

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O Serviço

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Autônomo de Água e Esgotos (Saae) informa que o desassoreamento da represa do

rio Capivari-Mirim está avançado e tem previsão de

retirada de 22 mil m³ de sedimentos do leito da barragem, nesta primeira

etapa. A autarquia, que é responsável pela barragem do rio Capivari-Mirim,

inscreveu o projeto no Programa Rios Vivos, do Governo do Estado, o que

possibilitou a captação de investimentos do Departamento de Águas e Energia

Elétrica do Estado de São Paulo (DAEE). A obra é realizada pelo grupo JOFEGE.

O fenômeno

do assoreamento é comum, e trata-se do acumulo de sedimentos como terra, lodo

ou areia no fundo de lagos e rios. No caso das represas, isso interfere na

capacidade de armazenamento e qualidade da água, sendo necessária a realização

periódica do processo de desassoreamento – a retirada desses sedimentos.

, que segue

aberto ao público normalmente, com apenas algumas áreas interditadas para

segurança dos visitantes.

A

preservação da represa do rio Capivari-Mirim é uma das prioridades do Saae.

Além de cumprir um importante papel para a educação ambiental de Indaiatuba,

esse cartão postal é um dos principais mananciais de captação de água do

município.


Imagem

aérea mostra algumas máquinas e caminhões trabalhando ao lado de uma represa.

As máquinas estão fazendo a retirada de terra de dentro do leito da represa. No

entorno da represa, vemos um parque arborizado com trilhas e uma ponte. Fim da

descrição.

Fonte: Prefeitura de Indaiatuba

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Secretaria de Cultura divulga a programação do Pontos MIS do mês de outubro

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font-weight:normal;mso-bidi-font-weight:bold”>A Secretaria Municipal de

Cultura, em parceria com o MIS (Museu da Imagem e do Som) disponibiliza a

programação dos Pontos Mis que serão projetados no mês de outubro. Serão exibidos

filmes nos dias 16, 19 e 26 de outubro, de maneira gratuita. A primeira

projeção será do filme “Una Madre”, no dia 16 de outubro às 19h, com o Cine-debate

“Psicanalise e Cultura”, ministrado pela Psicóloga e Psicanalista, Tamara P.

Ferrari. 

font-weight:normal;mso-bidi-font-weight:bold”>Em seguida, no dia 19 de outubro,

contará com o filme “Hora da Estrela” às 16h. Já no dia 26 de outubro serão

realizadas duas sessões. A primeira às 10h30  de “La sixtina” e, na parte da tarde, em

comemoração ao Halloween que é comemorado neste mês, foi escolhido para

exibição o filme “Frankenstein” às 16h. Todos serão apresentados no Casarão Pau

Preto.

Sobre

os filmes

Cine

Debate: Uma Madre

16

de outubro às  19h

font-weight:normal;mso-bidi-font-weight:bold”> 

Sinopse:

font-weight:normal;mso-bidi-font-weight:bold”> Depois da morte de seu pai,

Alejandro decide resgatar sua mãe. Ela está internada em um hospital

psiquiátrico rural e ele acredita que ela foi detida injustamente. Os dois

juntos e sozinhos são desafiados emocional e fisicamente enquanto atravessam a

inóspita montanha de Antióquia em uma viagem de amor e loucura.

Filme:

Hora da Estrela

19

de outubro às  16h

font-weight:normal;mso-bidi-font-weight:bold”> 

Sinopse:

font-weight:normal;mso-bidi-font-weight:bold”>  Uma jovem considerada feia chamada Macabéa é órfã

solta no mundo aos seus 19 anos. Analfabeta, ingênua e virgem, vem do Nordeste

tentar a vida em São Paulo. O filme mostra a história do encontro patético

deste ser humano com as artimanhas da cidade grande.

font-weight:normal;mso-bidi-font-weight:bold”> 

Filme:

La Sixtina

26

de outubro às  10h30

font-weight:normal;mso-bidi-font-weight:bold”> 

Sinopse:

font-weight:normal;mso-bidi-font-weight:bold”> Um morador de rua que passa o

tempo reciclando e classificando o lixo produzido pela cidade para

transformá-lo na fonte de suas criações. Sob uma ponte, trabalha em sua

obra-prima.

font-weight:normal;mso-bidi-font-weight:bold”> 

Filme:

Frankenstein

26

de outubro às  16h

font-weight:normal;mso-bidi-font-weight:bold”> 

Sinopse:

mso-bidi-font-family:Calibri;mso-fareast-language:PT-BR;mso-bidi-font-weight:

bold”>O cientista Henry Frankenstein é movido pela ideia de criar vida através

de seus experimentos com corpos humanos. Assim a famosa criatura, o monstro de

Frankenstein, ganha vida com o impulso energético de uma tempestade.

 #Pratodosverem: Arte da primeira exibição que

acontece no dia 16 de outubro com o filme “Una Madre”.  Fim de descrição.

mso-ascii-theme-font:minor-latin;mso-hansi-theme-font:minor-latin;mso-bidi-theme-font:

minor-latin;font-weight:normal”>

Fonte: Prefeitura de Indaiatuba

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