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Prefeitura inicia campanha para incentivar população a fazer descarte correto do lixo

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A Prefeitura de Indaiatuba lançou uma nova
campanha com o objetivo de orientar a população sobre o descarte correto do
lixo. Objetivo é evitar o acúmulo de materiais nas calçadas e áreas públicas. A
partir desta semana, a campanha Cidade Limpa estará presente em outdoors, redes sociais e site da
Prefeitura. A proposta é pedir o apoio dos munícipes e orientar sobre os serviços
disponíveis para atender a demanda de descarte de recicláveis, móveis e
equipamentos velhos e até entulhos de pequenas reformas.

Com a campanha, a Administração Municipal
quer mostrar que fazer o descarte de materiais de forma correta em Indaiatuba é
fácil e não custa nada, porque a Prefeitura mantém serviços gratuitos como a Operação
Cata Bagulho, Ecopontos, Ilhas Ecológicas e o Projeto Bairro Limpo. Os munícipes
só precisam escolher qual a opção que melhor atende suas necessidades. Mesmo
assim, a Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente tem registrado um
aumento considerável de ocorrências de lixo e entulhos depositados irregularmente
em calçadas e áreas públicas.

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O secretário da Pasta, Guilherme Magnusson,
alerta que, além de deixar a cidade suja, entulhos e móveis velhos nas calçadas
podem causar entupimentos de galerias pluviais, assorear mananciais e servir de
criadouros para insetos, entre eles o mosquito Aedes aegypti, transmissor da
dengue.

O prefeito Nilson Gaspar também reforçou que
o objetivo da campanha é pedir a ajuda da população para manter a cidade limpa
e despertar nos munícipes a responsabilidade com o meio ambiente. “Queremos
reforçar para a população que é possível deixar a casa limpa sem sujar a
cidade. A população precisa ser nossa principal aliada no trabalho de dar a
destinação correta ao lixo gerado, ajudando a Prefeitura a manter a cidade
limpa e, o principal, a cuidar do meio ambiente”, ressaltou.

Para complementar as peças publicitárias, no
fim de semana a Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente estará
comandando ações de orientação nos pontos de maior movimento do Parque
Ecológico, como a distribuição de sacolas para que os usuários do espaço possam
colocar o lixo. “Esta ação é para incentivar as pessoas a levarem o lixo que
produzem até uma das lixeiras instaladas por todo o Parque, evitando que poluam
os lagos”, explicou Magnusson.

Ainda nesta semana, a Secretaria estará com
uma equipe no primeiro trecho do Parque Ecológico para substituir as lixeiras
danificadas e complementar com novas unidades.

Cata
Bagulho

As pessoas que precisam descartar móveis e
objetos velhos, madeiras e restos de podas de árvores de calçadas podem
utilizar a Operação Cata Bagulho. O cronograma
da coleta
pode ser conferido no site da Prefeitura –
www.indaiatuba.sp.gov.br. É importante que os interessados confiram as datas da
Operação, pois os materiais só deverão ser colocados na calçada no dia anterior
à data marcada pela Secretaria.

O serviço é dividido por setores e a coleta
é realizada de segunda à sexta-feira, exceto em feriados, a partir das 7h.

Ilha
Ecológica

O município disponibiliza 35 Ilhas Ecológicas
distribuídas em diferentes regiões da cidade. As “ilhas” são containeres
subterrâneas com tambores aparentes onde é permitido apenas o descarte de
materiais recicláveis como papel, plástico, vidro, metal e óleo de cozinha
usado e devidamente embalado em garrafas plásticas. No caso do vidro, a
Secretaria de Serviços Urbanos orienta que seja colocado em uma embalagem de
papelão para não se misturar com os outros materiais e evitar acidentes na
triagem. O modelo subterrâneo começou a ser utilizado em Indaiatuba em 2018 e o
sistema é mais eficiente para inibir invasões e vandalismo.

Confira os
endereços das ilhas ecológicas.

Ecoponto

O Ecoponto é um espaço mais amplo onde a
população pode levar, além de todos os materiais permitidos nas Ilhas
Ecológicas e no Cata Bagulho, os entulhos gerados por pequenas obras de
reforma, com volume equivalente a uma caixa de água de mil litros, lixo
eletrônico, pilhas e baterias. Com esse serviço, a Prefeitura tem o objetivo de
inibir descartes irregulares de entulhos de construção em terrenos e áreas verdes
da cidade, que prejudicam a limpeza urbana, o meio ambiente e até a saúde pública.

Atualmente, Indaiatuba disponibiliza quatro Ecopontos.
No Jardim João Pioli, o espaço está localizado
na avenida Artes e Ofícios; no Jardim Eldorado, o endereço é rua
Reverendo Eliseu Narciso, esquina com a Rua do Badin; no Jardim Olinda, o serviço
fica na esquina da rua Tamoio com a rua Valdir Ferrari; o mais novo Ecoponto entrou
em operação no Jardim Nova Veneza, na rua Padre Arthur Lupurini Sampaio,
esquina com rua José Vilalta. Todos eles funcionam diariamente, das 7h às 19h,
inclusive aos domingos e feridos.

O objetivo do projeto é reforçar o serviço
de limpeza urbana, evitando que lixo e entulhos descartados de forma irregular
nas ruas e calçadas causem problemas como o entupimento de bueiros ou o acúmulo
de água de chuva que venham a se tornar criadouros do mosquito Aedes aegypti,
transmissor da Dengue, colocando a saúde dos moradores da região em risco, por
isso a limpeza é importante.

Projeto
Bairro Limpo

O Projeto Bairro Limpo foi lançado no ano
passado com o objetivo de promover um mutirão de limpeza nos bairros. A cada
mês é escolhido um bairro para receber os serviços da Operação Cata Bagulho, raspagem
de sarjetas, limpeza de bueiros, capina das calçadas, roçagem e manutenção de
áreas públicas. O bairro escolhido sempre é divulgado na semana anterior à ação
para dar tempo aos moradores de programarem uma limpeza nas casas e quintais e
descartarem os objetos que não usam mais.

O projeto já beneficiou parte do Jardim
Morada do Sol, Jardim Lauro Bueno de Camargo, Jardim Carlos Aldrovandi, Jardim
Brasil, Parque Residencial Indaiá, Bairro Santa Cruz, o Jardim Morumbi, Jardim
Tancredo Neves, Jardim Oliveira Camargo, Veredas da Conquista e Distrito
Industrial Recreio Campestre Joia.

Fonte: Prefeitura de Indaiatuba

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Inscrições para o Encceja podem ser realizadas de 29 de abril a 10 de maio

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#PraTodosVerem: Campanha Encceja: No centro o logo do Encceja, na parte superior uma ilustração de prova e na aprte inferior os dizeres: Inscrições de 29/04 a 10/05

A partir
de segunda-feira, dia 29 de abril, até dia 10 de maio, estarão abertas as
inscrições para os interessados em realizar o Encceja (Exame Nacional para
Certificação de Jovens e Adultos) 2024. Para participar do exame é necessário
ter no mínimo 15 anos para o Ensino Fundamental e 18 anos para o Ensino Médio. As
inscrições podem ser feitas on-line pelo link http://enccejanacional.inep.gov.br/encceja/#!/inicial.
Mais informações podem ser esclarecidas pelo telefone 19 9805 0151.

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Encceja

O Exame
Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) foi
realizado pela primeira vez em 2002 para aferir competências, habilidades e
saberes de jovens e adultos que não concluíram o Ensino Fundamental ou Ensino
Médio na idade adequada. 

O Encceja é
realizado pelo Inep em colaboração com as secretarias estaduais e municipais de
educação. O Exame é aplicado pelo Inep, mas a emissão do certificado e
declaração de proficiência é responsabilidade das Secretarias Estaduais de
Educação e Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, que
firmam Termo de Adesão ao Encceja.

O Exame tem
quatro aplicações, com editais e cronogramas distintos: Encceja Nacional para
residentes no Brasil, Encceja Nacional PPL, para residentes no Brasil privados
de liberdade ou que cumprem medidas socioeducativas, Encceja Exterior, para
brasileiros residentes no exterior, e Encceja Exterior PPL, para residentes no
exterior privados de liberdade ou que cumprem medidas socioeducativas. As
aplicações fora do Brasil são realizadas em parceria com o Ministério das
Relações Exteriores (MRE).

São
finalidades do Encceja: construir uma referência nacional de autoavaliação para
jovens e adultos por meio de avaliação de competências, habilidades e saberes
adquiridos em processo escolar ou extraescolar; estruturar uma avaliação
direcionada a jovens e adultos que sirva às Secretarias de Educação para que
estabeleçam o processo de certificação dos participantes, em nível de conclusão
do Ensino Fundamental ou Ensino Médio, por meio da utilização dos resultados do
Exame; oferecer uma avaliação para fins de correção do fluxo escolar;
construir, consolidar e divulgar seus resultados para que possam ser utilizados
na melhoria da qualidade na oferta da Educação de Jovens e Adultos e no
processo de certificação; construir parâmetros para a autoavaliação do
participante, visando a continuidade de sua formação e sua inserção no mundo do
trabalho; possibilitar o desenvolvimento de estudos e indicadores sobre
educação brasileira. 

O Encceja é
direcionado aos jovens e adultos residentes no Brasil ou no exterior que não
tiveram a oportunidade de concluir seus estudos em idade própria e que atendam
ao art. 38, §1º e §2º da Lei de Diretrizes e Base (LDB), a Lei 9.394 de 20 de
dezembro de 1996: tenham, no mínimo, 15 anos completos na data de realização do
Exame, para quem busca a certificação do ensino fundamental; ou tenham, no
mínimo, 18 anos completos na data de realização do Exame, para quem busca a
certificação do ensino médio. Para realizar a inscrição é necessário ter
registro no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) emitido pela Receita Federal do
Brasil.

As provas
do Encceja obedecem aos requisitos básicos, estabelecidos pela legislação em
vigor, para o Ensino Fundamental e Ensino Médio. São aplicadas em um único dia,
nos turnos matutino e vespertino. As datas de aplicação no Brasil e no exterior
são distintas, assim como as provas para pessoas privadas de liberdade ou que
cumprem medidas socioeducativas.

Fonte: Prefeitura de Indaiatuba

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Funssol realiza a doação de 850 cobertores para a Secretaria de Assistência Social

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#PraTodosVerem: A secretária de Assistência Social, Viviane Barnabé; a diretora do Departamento de Proteção Básica, Maria Cristina Coelho Dias; a presidente do Funssol, Maria das Graças Araújo Massimo e o diretor do Departamento de Proteção Social Especial, Paulo Roberto Baptista no Fundo Social de Solidariedade. Fim da descrição.

O Fundo Social de Solidariedade (Funssol)
realizou, nesta sexta-feira (26), a doação de 850 cobertores para a Secretaria
de Assistência Social. A partir do dia 6 de maio os Centros de Referência de
Assistência Social (Cras) estarão realizando a triagem para que sejam
repassadas as pessoas que são atendidas em estado de vulnerabilidade social.

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Os repasses serão realizados pela Secretaria
de Assistência Social através dos Cras I, CrasII, Cras III, Cras IV, Cras V e Cras
VI, após a análise feita na triagem. Para mais informações, entrar em contato
pelo telefone (19) 3834-9190.

Campanha do Agasalho

A Campanha do Agasalho 2024 acontece em parceria com
a EPTV até o dia 31 de julho, das 8h às 17h, no  Funssol, 
localizado no Paço Municipal. Neste ano, o projeto receberá doações
 de roupas de frio em bom estado e cobertores.
No dia 25 de maio será
realizado o “Dia D” em modelo Drive Thru, das 9h às 17h, em frente a Prefeitura
de Indaiatuba. 

Distribuição de
roupas e agasalhos

A distribuição de roupas e agasalhos para a população
em vulnerabilidade social será realizada na antiga Subprefeitura das 8h às
11h  e das 13h às 16h, nos dias 2, 9, 16 e 23 de maio. No mês de junho
acontecerá o repasse das roupas nos dias 6, 13 e 20. Já no mês de julho as
peças serão entregues nos dias 4,11, 18 e 25 de julho.  Para a retirar os
agasalhos é necessário a apresentação do RG.

 

Serviço

Triagem para doação de cobertores

Data:  a partir de 6 de maio.

Telefone: (19)
3834-9190.

Campanha do Agasalho

Data:  até 31 de julho.

Horário: 8h às
17h.

Local: Funssol
(Prefeitura de Indaiatuba) – Av. Fábio Roberto Barnabé, 2.800.

Doações aceitas: Roupas
de frio em bom estado.

 

Dia  D (Drive Thru)

Data: 25 de
maio.

Horário: 9h às
17h.

Local:  estacionamento da frente da
Prefeitura de Indaiatuba – Av. Fábio Roberto Barnabé, 2.800.

Doações aceitas:
cobertores, agasalhos de frio, sapatos, luvas, toucas e meias  ( Femininas, masculinas e infantis).

 

Distribuição de roupas e
agasalhos

Datas (maio): 2, 9, 16
e 23/05.

Datas (junho): 6,13 e
20/06.

Datas (julho): 04, 11,
18 e 25/07.

Horário: 8h às
11h/13h às 16h.

Local:  Antiga subprefeitura – Rua
Zephiro Puccinelli, s/nº.

Obrigatório apresentar o RG.

Telefone: (19)
3875-6144.

Fonte: Prefeitura de Indaiatuba

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Unidade do Poupatempo de Indaiatuba completa 10 anos nesta sexta-feira (26/04)

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#PraTodosVerem: a foto mostra a equipe de trabalho do Poupatempo Indaiatuba, todos uniformizados com camisas amarelas e alguns com camisas azuis, posando ao lado do ex-prefeito Reinaldo Nogueira e do secretário de Serviços Urbanos e Meio Ambiente, Guilherme Magnusson. Ao fundo, uma parede branca com três placas que trazem a logomarca do Governo do Estado de São Paulo, do Poupatempo e o brasão da P

O
Poupatempo de Indaiatuba completa 10 anos nesta sexta-feira (26/04). A data foi
comemorada pelos funcionários da unidade com um café da manhã, antes do início
do expediente. O secretário de Serviços Urbanos e Meio Ambiente, Guilherme
Magnusson, representou o prefeito Nilson Gaspar no evento. A comemoração também
contou com a presença do ex-prefeito Reinaldo Nogueira, que foi o responsável
pela vinda do Poupatempo para a cidade, em 2014. Desde a abertura, a unidade
contabiliza mais de 2 milhões de atendimentos.

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De
acordo com Magnusson, o prefeito está em São Paulo buscando recursos do Governo
do Estado para a cidade, acompanhado pelo deputado Rogério Nogueira, mas fez
questão de enviar um representante nas comemorações da equipe. “O prefeito sempre
reforçou a importância de ter um posto de serviços como o Poupatempo na cidade.
Muita gente não se lembra da dificuldade que era antes, quando tínhamos que ir
até Campinas ou Sorocaba em busca de atendimento. Ter uma unidade aqui,
facilitou muito para a população”, reforçou o secretário.

De
acordo com informações da direção do serviço, somente no primeiro trimestre
desse ano foram cerca de 16,4 mil serviços prestados na unidade de Indaiatuba,
entre emissão de RG, Atestado de Antecedentes Criminais, Carteira de Trabalho,
CNH (Carteira Nacional de Habilitação), licenciamento de veículos, e outros.

Para
ser atendido presencialmente é obrigatório agendamento prévio de data e hora,
sem nenhum custo, pelo portal – www.poupatempo.sp.gov.br, aplicativo Poupatempo
SP.GOV.BR, totens de autoatendimento ou ainda pelo WhatsApp (11)
95220-2974.    

O
Poupatempo também oferece 1,2 mil opções de serviços 100% digitais, como a
renovação de CNH, licenciamento de veículos, consulta de IPVA, Carteira de
Trabalho Digital, seguro-desemprego, atestado de antecedentes criminais,
pesquisa de débitos de veículos, entre outros.

Em
Indaiatuba, o Poupatempo está localizado na Rua das Primaveras, 1050 – Jardim
Pompeia, nas dependências do Parque Mall Indaiatuba. O horário de funcionamento
é de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, e sábado, das 9h às 13h

#PraTodosVerem: a
foto mostra a porta de entrada do Poupatempo aberta e pessoas na fila da
triagem dos serviços. À direita está uma lixeira quadrada de madeira escura e
na parede externa estão pintadas a logomarca do Poupatempo em preto e vermelho
e do Detran, em preto e azul. Fim da
descrição.

Fonte: Prefeitura de Indaiatuba

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