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Implantação da plataforma Minha Indaiatuba é destaque no balanço anual da Administração

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Em 2022 também foi realizado concurso público para 253 vagas e concluído seccionamento de linhas

16/12/2022 08:00h

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Foto: Alex Jegorow RIC/PMI

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Em 2022 também foi realizado concurso público para 253 vagas e concluído seccionamento de linhas

O balanço de serviços da Secretaria
Municipal de Administração traz a implantação da Plataforma Minha Indaiatuba e
o Concurso Público para 253 vagas como os destaques de 2022. Este ano, a
Secretaria também coordenou a conclusão da terceira fase do seccionamento de
linhas do transporte coletivo urbano para possibilitar a ampliação da oferta de
viagens e diminuir o tempo de espera dos passageiros no ponto de ônibus.

O secretário de Administração, Luiz
Henrique Furlan, avaliou 2022 como mais um ano produtivo, com muitas novidades
na modernização de ferramentas que facilitam o acesso dos munícipes aos serviços
públicos e que aproximam, ainda mais, a população da Administração Municipal. “Concluímos
um concurso público iniciado ano passado e abrimos um outro, totalizando 420
vagas para atender o aumento da demanda por serviços gerada pelo crescimento da
cidade. Também aprimoramos algumas questões relacionadas à gestão de pessoas,
mostrando um cuidado do prefeito Nilson Gaspar com os servidores municipais,
que ajudam a manter Indaiatuba no topo dos principais rankings de qualidade de
vida”, destacou.

 

Tecnologia
da Informação

Conceitos como transparência, gestão e
inovação integram a base da gestão do prefeito Nilson Gaspar e foi com base
nisso, que este ano foi criada a plataforma Minha Indaiatuba. A ferramenta
encabeça o balanço de 2022 do Departamento de Tecnologia da Informação (TI) da
Secretaria Municipal de Administração.

Trata-se de uma plataforma de serviços
de governo digital da Prefeitura, que conta com um painel de gestão pessoal
para acessar informações em dez abas de serviços. Estão disponíveis os serviços
Minha Saúde, Minha Escola, Minha Casa, Minha Empresa, Meu Bem-Estar, Minha
Comunidade, Meus Tributos e Minha Agenda Cidadã. Para garantir a segurança do
usuário, o acesso é realizado através de uma conta gov.br. Desde o lançamento,
em setembro, a plataforma já acumula mais de 22 mil usuários, com mais de 702
mil acessos realizados.

O serviço Minha Saúde disponibiliza o
histórico de vacinação Covid-19 e emissão do cartão de vacinação; lista de
medicamentos padronizados com a descrição dos locais que contêm a
disponibilidade do remédio; consulta e aviso de agendamentos na rede de saúde;
descrição de encaminhamentos, resumo e resultados dos exames realizados na Rede
Municipal.

No Minha Escola o munícipe encontra
informações sobre o histórico escolar, como as notas e frequências dos alunos
matriculados na Rede Municipal de Ensino, e informações da alimentação com o
acesso ao cardápio servido às crianças.

O cidadão que utilizar o Minha Casa terá
acesso à função “Meus Imóveis”, que relaciona a lista de imóveis do munícipe e
fornece detalhes sobre eles. Ele também terá a opção de consultar o status das parcelas do exercício e
emissão de boletos para pagamento do carnê de IPTU. Possibilita a emissão do
documento de certidão de valor venal e a certidão de débitos.

Com o Minha Empresa é possível consultar
o cadastro mobiliário com a lista de empresas do cidadão como sócio ou como
contador, com acesso a informações detalhadas, além de permitir que sejam
tomadas as providências referentes às pendências cadastrais. Outra opção é a
certidão de débitos que o cidadão pode emitir, ou seja, a certidão negativa,
positiva e positiva com efeito de negativa. Nesta área também é oferecida a
possibilidade da emissão do documento de Alvará Digital.

O serviço Meu Bem-Estar disponibiliza os
serviços de Esportes, Lazer, Cultura, Turismo e Bem-Estar Social.

Já o Minha Comunidade conta com o canal
de interação da população com a Prefeitura chamado “Zeladoria”, por meio do
qual as pessoas poderão realizar a solicitação de serviços, envio de
reclamações e sugestões, com acompanhamento de todo o trâmite do processo.

O serviço de emissão de guias e
negociação de débitos com o município está disponível no Meus Tributos.  Já os servidores públicos podem obter
informações sobre a vida profissional e destaques de comunicados internos no
Portal do Servidor.

A plataforma ainda disponibiliza o
serviço Minha Agenda Cidadã, para manter o usuário sempre atualizado. Dispõe de
um calendário com marcação de datas, eventos e compromissos do cidadão com os
serviços da Prefeitura, como, por exemplo, o vencimento de impostos, consultas
médicas, eventos culturais, entre outros.

Para todos os serviços destacados na
“Minha Agenda Cidadã” ou uma nova atualização serão emitidos Alertas e
Notificações ao usuário para informar ou avisar sobre o compromisso agendado.

Estão em fase de desenvolvimento para
acrescentar ao Minha Indaiatuba, campanhas direcionadas a públicos específicos,
com possibilidade de agendamento de atendimentos presenciais quando for
necessário; disponibilização de indicadores de aprendizagem dos alunos da Rede
Pública Municipal de Educação, demonstrando aos pais os conteúdos que precisam
ser explorados por seus filhos para melhorar os resultados; atualização de
endereços de correspondência de responsáveis por imóveis e opção por receber o
IPTU Digital; requerimento de desconto de aposentado para pagamento de IPTU;
acesso à planta e Habite-se dos imóveis; acompanhamento do processo de
aprovação de projetos de obras particulares; licenciamento de empresas; agenda
Cult, Inscrição em Oficinas, Esporte Cidadão e Juventude Esportiva; agenda do
Cata Bagulho, e pagamento de tributos via PIX.

Minha Vacina

A plataforma Minha Vacina, desenvolvida
pelo Departamento de TI para gerenciamento da aplicação dos imunizantes do
Plano Nacional de Vacinação contra a Covid-19, até o início de novembro somou
279.224 pessoas cadastradas, 794.142 doses aplicadas, com registro completo de
pessoa, imunizante, dose, validade, vacinador e data da aplicação. Todos esses
parâmetros são monitorados simultaneamente, uma vez que cada dose aplicada é
computada em tempo real.

Processos e fluxos de
trabalho eletrônico

A plataforma de processos e fluxos de
trabalho eletrônicos está sendo desenvolvida em módulos com o objetivo de
trazer maior eficiência aos processos e fluxos de trabalhos da Prefeitura.
Atualmente, já estão implantados os fluxos de emissão de portarias e assinatura
de contratos. Desde abril de 2021 foram 3.101 Portarias emitidas e assinadas
eletronicamente, deixando de ser utilizadas 9.500 folhas de papel.  Desde agosto de 2021 foram 701 contratos
emitidos e assinados 4.500 vezes, deixando de utilizat 22.530 folhas de papel.
Um contrato que poderia levar algumas semanas para ser assinado por todas as
partes pôde ser assinado em um dia.

Estão em desenvolvimento os módulos do
processo de compra, desde a emissão da requisição até o pagamento do
fornecedor, que deverá ser implantado no próximo ano. Além desse, ainda serão
desenvolvidos os módulos do Processo Administrativo, Memorandos e Ofícios.

Serviços de Gestão

O trabalho de TI também beneficiou os
processos de Gestão de Saúde, no desenvolvimento de novas funcionalidades e
ajustes de procedimentos visando melhorar a eficiência dos processos de
trabalho da Secretaria de Saúde com a utilização de ferramentas tecnológicas,
foram empenhadas 9.600 horas dos profissionais especialistas em TI, dedicados
ao sistema Salus.

Na Gestão Administrativa foram
empenhadas 12 mil horas dos profissionais de TI, dedicados aos sistemas de
Compras, Licitações, Contratos, Requisições, Almoxarifado, Patrimônio e
Protocolo; na Gestão Tributária foram empenhadas 16.800 horas, dedicadas aos
sistemas de IPTU, Construção Civil, Aprove, Rendas Mobiliárias, Tesouraria,
Fiscalização, Nota Fiscal Eletrônica e Dívida Ativa; e no sistema de Gestão de
RH foram empenhadas 4.800 horas, dedicadas aos sistemas de Folha de Pagamento,
Frequência e Recursos Humanos.

Meu Wi-fi

O Departamento de Tecnologia da
Informação fechou 2022 com 16 pontos do Programa de Internet Pública Gratuita
Meu Wi-Fi, atendendo o Ponto Cidadão; UBS João Pioli; Hospital Dia; UPA; Praça
Dom Pedro; Rodoviária; Paço Municipal; Secretaria de Cultura; Casa da Memória;
Casarão Pau Preto; Pista de Bicicross; UBS Camargo Andrade; CRAS Tombadouro;
UBS Campo Bonito; Bem Viver e Farmácia Central. O serviço foi utilizado por
128.193 pessoas que acessaram a internet 1.966.525 vezes.

Além dos serviços voltados à população,
o Departamento de Tecnologia também é responsável por criar e gerenciar toda a
estrutura de TI da Prefeitura, mantendo e-mails dos servidores, administração
de redes, armazenamento de dados e ativos de segurança monitorados, entre outros
serviços. Também é responsável pela manutenção e ampliação da Infovia, com
200km de rede fibra ótica que interligam 340 pontos de monitoramento de
segurança e 191 prédios públicos distribuídos em toda a cidade.

Entre os sistemas criados e mantidos
pelo Departamento ainda estão o Controle de Infrações do Departamento de
Transporte; Protocolo;  Rendas
Imobiliárias; Cadastro Mobiliário e Imobiliário; Sistema para Gestão das
Aprovações de Obras; Esporte Cidadão; Juventude Esportiva; Projetos de Lazer;
Sistema de Dívida Ativa; Controle do CREAS e CRAS; Renda Mínima; Passe e Bolsa
para Universitários; Gestão do Parque da Criança; Gestão do Projeto Ecobike;
Controle da Frota; Cadastro dos alunos das oficinas culturais; Controle de
inscrições dos diversos festivais; Sistema de Gestão da Saúde (Salus); Sistema
de Controle das Farmácias; SISCOM (Sistema de Controle de Demandas da
População: Telefone, Internet e Redes Sociais), e muitos outros serviços.

Até o final de outubro, o site da
Prefeitura de Indaiatuba recebeu 4.782.856 visitas, uma média de 478.286
visitas por mês, em busca de informações e serviços on-line voltados ao
cidadão.

 

Concurso
público

Em agosto deste ano, a Secretaria de
Administração abriu Concurso Público para o preenchimento de 253 vagas em 32 cargos
diferentes, e recebeu 16.328 inscrições. A maior
procura foi registrada para Professor Docente I, com 4.644 inscrições
efetivadas. Esse cargo também é o que oferece a maior quantidade de vagas
(100). O cargo de Auxiliar de Desenvolvimento Educacional – feminino foi o
segundo mais procurado, com 2.951 inscritos. Em terceiro, ficou o cargo de
Enfermeiro, que recebeu 1.642 inscrições. 
As provas objetivas foram aplicadas em outubro.

Em 2022, a Prefeitura também concluiu um
concurso público iniciado em 2021, que recebeu 21.923 inscrições para as 167
vagas disponíveis em 75 cargos. Na ocasião, o cargo com maior procura foi de
Enfermeiro da Família, com 2.704 inscritos.

Este ano, o Departamento de Recursos
Humanos também trabalhou na primeira Progressão Vertical para os cargos de
carreira comum e específica; concluiu a emissão de crachá e declaração de
vínculo através do Portal do Servidor, o que facilitou a emissão de documentos
e evitou deslocamentos; concluiu a publicação do Manual de Integração do Servidor
e o trabalho de integração da folha de pagamento ao sistema eSocial.

 

Transporte
coletivo

A terceira fase do seccionamento de
linhas do transporte coletivo urbano do município também foi concluída este
ano.  Vinculado à Secretaria de
Administração, o Departamento de Transporte supervisionou o projeto que
consiste em dividir em viagens mais curtas as linhas que possuem demanda alta e
trajeto extenso. O seccionamento foi iniciado em 2021 e possibilitou ampliar a
oferta de viagens e, como consequência, diminuir o tempo de espera no ponto de
ônibus. A última etapa do projeto atendeu as linhas 301, 302, 306, 310, 312 e
313, e beneficiou cerca de 3,5 mil usuários por dia.

Da mesma forma que nas etapas anteriores,
a continuação do trajeto pode ser feita por meio da integração com o pagamento
de uma única tarifa, desde que o passageiro utilize o cartão do transporte,
oferecendo mais viagens e, consequentemente, diminuindo o período de espera nos
pontos de ônibus atendendo de forma mais abrangente os usuários dos respectivos
bairros.

Até novembro, o sistema de transporte
coletivo urbano de passageiros de Indaiatuba transportou mais de 5,2 milhões de
passageiros, sendo 3,8 milhões de pagantes, o que corresponde a 73%. A estimativa
é que até o fechamento de 2022, o serviço ultrapasse os 6 milhões de passageiros.
Comparando a 2021, quando foram transportados aproximadamente 4 milhões de
passageiros, houve um crescimento de 50,60%, mas o número ainda está 28,04%
menor em relação a 2019, antes da pandemia.

De janeiro até o início de novembro, o
Departamento de Transportes registrou um total de 389 atendimentos de ouvidorias,
referentes a pedidos de informações e solicitações diversas.

Este ano, a Administração Municipal
recebeu do Governo Federal o valor de R$ 2.815.682,27, para a   auxiliar o custeio da gratuidade das pessoas
idosas no transporte público coletivo urbano, decorrentes da Emenda
Constitucional 123/2022. A assistência financeira é destinada aos estados, ao
Distrito Federal e aos municípios que dispõem de serviços regulares em operação
de transporte público coletivo urbano, semiurbano ou metropolitano em caráter
emergencial, a serem utilizados para auxílio no custeio ao direito previsto no
§ 2º do art. 230 da Constituição Federal, regulamentado no art. 39 da Lei nº
10.741, de 1º de outubro de 2003 (Estatuto do Idoso), até 31 de junho de 2023.

Fretamento, escolar e táxi

O Departamento de Transporte realizou um
total de 197 vistorias técnicas semestrais referente ao serviço de transporte
escolar privado e contratado, sendo 122 no primeiro semestre e 75 até o início
de novembro. As fiscalizações do Transporte Escolar são efetuadas
periodicamente na entrada e saída das escolas municipais, estaduais e
particulares e através de denúncias via ouvidoria, com a finalidade de orientar
os transportadores e garantir o conforto e segurança das crianças
transportadas, combatendo o transporte clandestino.

De acordo com a legislação vigente foram
vistoriados e aprovados um total de 66 veículos da frota de serviço de taxi. Também
está em andamento, após remanejamento interno dos pontos de estacionamento
entre os permissionários do serviço de taxi, a concorrência para outorga de permissão
para preenchimento de 28 vagas.

Com relação ao benefício emergencial pago
pelo Governo Federal aos motoristas de táxi para enfrentamento do estado de
emergência, neste ano o município encaminhou relação com um total de 61
permissionários, incluindo motoristas auxiliares.

Cartões de Estacionamento

Em outubro, o Departamento de Transporte
passou a emitir, em sua sede localizada na avenida Francisco de Paula Leite, o
cartão de estacionamento para idosos e pessoas com deficiências (PcD). Este ano
a sede foi reformada para oferecer mais comodidade no atendimento aos
munícipes. Com a novidade, o município passou a oferecer o segundo posto de
emissão de cartão de estacionamento no município, serviço que era realizado
exclusivamente no Ponto Cidadão, localizado na avenida Presidente Vargas. O
atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Este ano, foram emitidos 4.784 cartões
de estacionamento para idosos e PcD até o final de outubro. Deste total, 1.865
são novos cartões e 2.919 renovações, com previsão estimada de 5.777 cartões
até o final de 2022, sendo 2.179 novos cartões e 3.598 renovações.

Para 2023 a Administração Municipal
trabalha na implantação da emissão e impressão do cartão de estacionamento de
forma on-line, possibilitando a realização do cadastro e renovação pelo próprio
requerente, no site da Prefeitura, com utilização de QR code. A validade das credenciais
passou de dois para cinco anos, tanto para o idoso quanto para o deficiente,
excetuando a deficiência provisória atestada em laudo médico, que não poderá
exceder um ano de validade.

  • Redator(es): Sirlene Virgílio Bueno
  • Release N.º: 1180

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Fonte: Prefeitura de Indaiatuba

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Secretaria de Cultura divulga mudança de locais que ocorrerá a Escuta Publica

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A Secretaria de Cultura, realiza nos dias 20 e 22 de maio, às
18h30, a Escuta Pública referente ao Plano Anual de Aplicação de Recursos da
LEI Aldir Blanc (PAAR). É destinada aos membros do  Conselho Municipal de
Política Cultural (Comcult), Conselho Municipal de Preservação e Patrimônio,
Conselho Municipal de Turismo, artistas, produtores culturais e a sociedade
civil  que tiverem interesse em participar. Os interessados podem
participar de maneira presencial ou pelo link.

O evento acontece em dois locais, na segunda-feira (20) acontecerá no Centro Cultural
Aydil Pinesi  Bonachella e na quarta-feira (22) será realizada o no Auditório
da Prefeitura.

A Escuta Pública tem como objetivo central
ouvir as demandas, sugestões e necessidades dos artistas, produtores culturais
e membros da sociedade civil criando um espaço para debate e contribuições da
comunidade, acolhimento de sugestões.

LEIA TAMBÉM

Cronograma

Abertura, apresentação da legislação e do
contexto da Política Nacional Aldir Blanc;

Apresentação das ações propostas no PAAR;

Espaço para debate e contribuições da
comunidade, acolhimento de sugestões,

explanação das opiniões.

Redação da ATA.

Sobre a Lei Aldir Blanc

A LEI Aldir Blanc é um marco fundamental no
apoio às pessoas que trabalham com cultura. Por isso, a  Secretaria
Municipal de Cultura convida os artistas e a sociedade civil para participarem
de uma escuta fundamental voltada ao Plano Anual de Aplicação de Recursos
(PAAR).

Serviço

Escuta Pública

Data: 20 e 22 de maio.

Horário: 18h30.

Presencial:  20/05 -Centro de Convenções Aydil Bonachella- R. das
Primaveras, 210 – Jardim Pompeia.

Presencial:  22/05 –
Auditório da Prefeitura – Av, Eng. Fábio Roberto Barnabé, 2.800.

On-line: O link da reunião será disponibilizado no site.

Fonte: Prefeitura de Indaiatuba

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Notícias

Sebrae Aqui Indaiatuba oferece suporte a microempreendedores para formalização de negócios

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Posto realizou mais de 2 mil atendimentos a empreendedores do município no ano passado

17/05/2024 15:57h

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Foto: Divulgação

Um homem ao telefone com a logomarca do Sebrae Aqui em transparência na parte de baixo. Fim da descrição

Foto ilustrativa

#PraTodosVerem: Um homem ao telefone com a logomarca do Sebrae Aqui em transparência na parte de baixo. Fim da descrição

A parceria da Secretaria de Governo com o Sebrae
Aqui tem rendido bons frutos no fomento ao empreendedorismo em Indaiatuba. No
último ano, o posto local realizou 2.913 atendimentos e foram investidos mais
de R$900 mil em programas e eventos destinados a micro e pequenos empreendedores.
O posto Sebrae Aqui de Indaiatuba, que funciona no Paço Municipal, é o local
certo para o microempreendedor Individual que busca ajuda para fomentar seu
negócio, seja por meio de capacitação de mão obra ou de orientação para acesso
a crédito.

São oferecidos, cursos, palestras, oficinas e
consultorias focadas na capacitação empreendedora para estimular o
empreendedorismo e a melhoria da competitividade dos pequenos negócios e proporcionar
o desenvolvimento regional.

Em 2023, 67 empresas receberam atendimento através
do ALI produtividade, cujo foco é identificar oportunidades e buscar soluções
para melhorias de práticas gerenciais e inovações de acordo com o perfil do
empreendedor.

Os produtores rurais também não ficaram de fora. Em
Indaiatuba, o Sebrae atendeu 16 produtores por meio do ALI rural.  Um Agente Local de Inovação, vai até o
produtor para oferecer orientações profissionais especializadas que fortaleça
seu negócio com acompanhamento sob medida.

Os
agentes de ALI, são bolsista pelo CNPq, selecionados e capacitados pelo Sebrae.
São facilitadores da metodologia de Inovação para o aumento da produtividade
nos pequenos negócios participantes do Programa Mais Produtividade e Rural.

 

Pelo Sebraetec foram atendidas 57 empresas, por meio
de consultoria tecnológica que tem o objetivo de impulsionar as empresas a
melhorarem os seus processos, serviços e produtos, com soluções para ajudar sua
empresa a inovar e a fazer melhor gastando menos.

O secretário de Governo, Sergio Wolf, explica que o Sebrae
realiza um papel importante em Indaiatuba com a qualificação profissional e,
principalmente, com o acompanhamento individual
ou
coletivo ao empresário,
auxiliando no atendimento de suas demandas para o crescimento de seu
negócio. “Com o Sebrae Aqui, a Prefeitura tem um importante aliado no trabalho
de fomentar novos negócios, fortalecer as
MPES
(micro e pequenas empresas)
 que
já estão no mercado e promover a competitividade e o desenvolvimento
sustentável dos empreendedores  de micro
e pequenas empresas no município”,
complementou.

Para mais informações sobre as atividade do Sebrae
em Indaiatuba, entre em contato pelo telefone (19) 3834-9272.

  • Redator(es): Alyne Cervo
  • Release N.º: 387

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Fonte: Prefeitura de Indaiatuba

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Rotatória do Objetivo é interditada sentido João Ceccon para reparo emergencial na rede de água

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Equipe do Saae trabalha no local e a previsão é de que a obra esteja concluída até o final da tarde

17/05/2024 10:30h

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Foto: RIC/PMI

#PraTodosVerem: a foto mostra o trecho da rotária interditada, com cones na cor laranja. No canto esquerdo, um grupo de funcionários do Saae acompanha a retroescavadeira fazer um buraco no asfalto para arrumar a tubulação de água que está vazando. Atrás, é possível ver um caminhão do Saae, uma viatura do Departamento do Trânsito e algumas árvores do Parque Ecológico. Fim da descrição.

Equipe do Saae trabalha para conter vazamento de água na rotatória do Colégio Objetivo

#PraTodosVerem: a foto mostra o trecho da rotária interditada, com cones na cor laranja. No canto esquerdo, um grupo de funcionários do Saae acompanha a retroescavadeira fazer um buraco no asfalto para arrumar a tubulação de água que está vazando. Atrás, é possível ver um caminhão do Saae, uma viatura do Departamento do Trânsito e algumas árvores do Parque Ecológico. Fim da descrição.

O Departamento de
Trânsito da Secretaria de Obras e Vias Públicas informa que a rotatória localizada
na avenida Engenheiro Fábio Roberto Barnabé, altura do Colégio Objetivo, está
interditada temporariamente para conter um vazamento na rede de água que passa
pelo local. A interdição acontece somente no trecho da rotatória que dá acesso
à rodovia João Ceccon, sentido Cardeal. A equipe do Saae (Serviço Autônomo de
Água e Esgotos) trabalha no reparo, e a previsão é de que a obra esteja
concluída até o final da tarde.

Com a interdição, os
motoristas que trafegam pela avenida Engenheiro Fábio Roberto Barnabé –
Marginal Esquerda e precisam acessar e rua João Amstalden, no sentido da
rodovia João Ceccon, têm a opção de fazer o retorno à esquerda, antes da
rotatória do Objetivo, e seguir pela alameda José Amstalden.

Outra opção é seguir em
frente e fazer o retorno na altura do estacionamento do trecho inicial do
Parque Ecológico, e voltar pela Marginal Direita até a rua João Amstalden, que
dá acesso à rodovia. Esse mesmo trajeto deverá ser realizado pelos motoristas
que estão na rua Vinte e Quatro de Maio e precisam seguir sentido João Ceccon.

  • Redator(es): Sirlene Virgílio Bueno
  • Release N.º: 386

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Fonte: Prefeitura de Indaiatuba

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