Connect with us

Notícias

Dia da Advogada: Valorização da participação feminina é destaque na OAB

Artigo

em

Por Patrícia Lisboa

Na data em que se comemora o Dia da (o) Advogada (o), nesta quarta-feira (11/8), o DROPES traz entrevistas com duas importantes representantes da advocacia, em Indaiatuba, e que mostram a expansão da participação da mulher na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB): Viviane Matavelli, atual presidente da Subseção Indaiatuba; e Rosana Maria Petrilli, que foi a primeira mulher a presidir a entidade no município e, atualmente, é conselheira estadual e também a primeira advogada do Interior a presidir uma Câmara Recursal na Seção São Paulo da OAB. Em todos os cargos, o trabalho na entidade é voluntário, sem remuneração.

LEIA TAMBÉM

As mulheres já são maioria na advocacia. Nos quadros da Ordem, em São Paulo, elas somam 55% dos inscritos. A luta para garantir a representatividade feminina na entidade de classe – que já tem 88 anos de existência – teve uma importante vitória, num movimento contra o machismo estrutural existente na sociedade brasileira, muito recentemente, em dezembro do ano passado, quando a OAB Nacional implantou a cota mínima de 50% de mulheres nas chapas que disputarem as eleições da entidade em suas seções e subseções. A cota é uma forma de reparar o atraso na garantia do espaço à elas.

Na OAB Indaiatuba, porém, o fomento à participação feminina já é realidade. Viviane foi eleita presidente, em 2018, para o mandato que teve início em janeiro de 2019 e encerra em dezembro deste ano, em chapa com três mulheres, incluindo ela, e dois homens.

A composição da diretoria da Subseção Indaiatuba é a seguinte: Viviane Gonçalves Teixeira Matavelli (presidente), Carlos Rogério Berti (vice-presidente), Daniela Monteiro Constantino Aun (secretária-geral), Svetlana Vladimirovina Biletsky (tesoureira) e Ricardo Bueno Reis (secretário-adjunto).

Sendo mulheres as ocupantes de três dos cinco cargos da diretoria, a OAB Indaiatuba já ultrapassa a cota nacional antes mesmo do prazo – visto que a medida passa a vigorar nas eleições deste ano da OAB.

A atual presidente reconhece que a atuação de Rosana, ao se tornar a primeira presidente da subseção local, abriu as portas para a sua gestão hoje. Rosana assumiu o cargo, em 2007, 24 anos depois da instalação da Subseção Indaiatuba, e foi reeleita para o segundo mandato.

“Tem subseção da OAB que nunca teve uma mulher na presidência. A Rosana, além de abrir as portas sendo a primeira presidente, ela é a primeira pessoa de Indaiatuba a ocupar o Conselho Estadual e ainda assume a presidência de uma Câmara Recursal, o que também é inédito. Para a OAB Indaiatuba, isso significa prestígio, que a subseção é notada pelo trabalho desenvolvido, pelas lideranças que tem; significa que a Rosana é uma liderança importante não só em Indaiatuba como no Estado. Ela construiu isso não só sendo presidente aqui, mas também pelo trabalho que ela sempre desenvolveu trazendo as pessoas para a OAB”, destacou Viviane, que chegou ao corpo diretivo da Subseção Indaiatuba – primeiramente, com participações em comissões – pelas mãos de Rosana.

Viviane Matavelli, presidente da OAB Indaiatuba (Foto: Patrícia Lisboa/Dropes/Direitos Reservados)

Durante a presidência da OAB Indaiatuba, Rosana conta que teve oposição o tempo todo, não por questão de gênero, mas pela disputa de grupos políticos que existiam na entidade na época.

“Eu sempre zelei para que a OAB Indaiatuba não tivesse nenhuma conotação política, como a Viviane também faz, porque a gente não quer que a entidade seja um trampolim político. Então, tive uma gestão voltada para os interesses dos advogados. Foram inúmeras ações praticadas em favor da classe”, pontua Rosana. “Hoje, eu vejo uma gestão bem mais tranquila, em Indaiatuba, e acho que tenho um pouco de responsabilidade em construir essa harmonia. A proposta era também desfazer a polarização que existia”, acrescenta.

Advogada experiente, Rosana, hoje, preside a Sexta Câmara Recursal da Seção São Paulo da OAB, que é uma das câmaras que julgam os processos de ética e disciplina dos advogados do Estado de São Paulo, e reconhece uma maior abertura para a participação da mulher nos cargos da entidade.

Rosana lembra que é a primeira advogada do Interior a presidir uma Câmara Recursal por nomeação da atual diretoria. Ao todo, são oito câmaras recursais e 50% delas têm mulheres na presidência.

“Em Indaiatuba, a gente vê uma série de advogadas integrando as comissões (da OAB). Na Secional, as comissões são igualitariamente compostas por presidentes mulheres. Mas, é um trabalho de conscientização da importância da participação da mulher nos espaços”, afirma Rosana. Segundo ela, a atual gestão da OAB São Paulo, que tem como presidente Caio Augusto Silva dos Santos, tem enfoque na ampliação da participação das advogadas nas funções da entidade, não apenas em cumprimento de cotas, mas, para a real valorização da mulher.

Rosana, porém, também defende que estabelecer cota é um ponto de partida. “A cota é o mínimo do mínimo que tem que ter; é uma imposição para minimizar o desiquilíbrio e esse caráter obrigatório é importante porque, se deixar como facultativo, talvez, haja lugares que não implementem. Hoje, há um trabalho de valorização da mulher na OAB. Isso porque o presidente não é só um incentivador, ele mesmo pratica as políticas de participação das mulheres nas comissões. O Caio tem feito um trabalho que é divisor de águas na OAB”, comenta.

A advogada observa, no entanto, que é preciso ter políticas públicas de conscientização da participação da mulher em outros segmentos da sociedade, além da entidade de classe profissional. “Que as mulheres de um modo geral ocupem os espaços de poder, de fala, de manifestação, que é a partir disso que se vai tentando desconstruir a desigualdade de gênero”, conclui Rosana.

Rosana Maria Petrilli, presidente da Sexta Câmara Recursal da OAB São Paulo e conselheira estadual (Foto: Patrícia Lisboa/Dropes/Direitos Reservados)

SAIBA MAIS

Maria Augusta Saraiva foi a primeira mulher a ingressar na Faculdade de Direito do Largo São Francisco, em 1897. Ela se formou em 1902.

O Dia do Advogado é comemorado em 11 de agosto porque, na data, em 1827, foram instituídas as duas primeiras faculdades de Direito do Brasil: a Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, em São Paulo, e a Faculdade de Direito de Olinda, em Pernambuco – que foi transferida para Recife em 1854.

Portanto, só depois de 50 anos da sua inauguração, a Faculdade de Direito do Largo de São Francisco (hoje, a USP) recebeu a sua primeira aluna.

Em 11 de agosto de 1827, foi o então imperador Dom Pedro I que autorizou a criação das duas primeiras faculdades do Brasil. Por isso, em 11 de agosto, também é comemorado o Dia do Estudante.

Os estudantes de Direito, por sua vez, também comemoravam, em 11 de agosto, o Dia do Pendura – quando vão (ou iam – tendo em vista as restrições impostas pela pandemia de covid-19) aos restaurantes, se fartam e mandam pendurar a conta. A tradição tem origem no 1º Império do Brasil, época em que os advogados possuíam muita notoriedade e os proprietários de estabelecimentos convidavam os Advogados e Acadêmicos de Direito para comemorarem a data de 11 de agosto em seus bares e restaurantes.

(Fonte para o Saiba Mais: Projeto Efemérides, da Empresa Brasil de Comunicação -EBC)

MENSAGEM

Confira no vídeo, a mensagem da presidente da Subseção Indaiatuba da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Viviane Matavelli, para o Dia do Advogado.

(Vídeo: Patrícia Lisboa/Dropes/Direitos Reservados)

Notícias

Educação está com inscrição aberta para contratar fiscais na aplicação da Avaliação do Sistema Munic

Artigo

em

Por

Foto

A

LEIA TAMBÉM

Secretaria de Educação, de acordo com o Chamamento Público nº 017/2024 – Edital

nº 103/2024, informa que estão abertas as inscrições para contratação de fiscais

na aplicação da Avaliação do Sistema Municipal de Ensino. Será pago a ajuda de

custo no valor de R$ 100,00 (bruto), por período trabalhado, sendo que o fiscal

poderá trabalhar até cinco períodos, arrecadando o valor total de R$ 500,00

(bruto). A contratação segue até às 17h do dia 18 de outubro. Todas informações

podem ser conferidas no link

https://www.indaiatuba.sp.gov.br/administracao/licitacoes/editais-publicados/4236/download/.

Para

participar é necessário ter idade mínima de 18 anos; escolaridade mínima de

Ensino Médio completo; não possuir vínculo de trabalho, de qualquer natureza,

com as redes de ensino municipal ou vínculo com o poder público de Indaiatuba;

dispor de endereço eletrônico próprio para fins de comunicação com as equipes

de coordenação e acesso a computador com conexão à internet; possuir conta

bancária em seu nome; possuir número de telefone celular para contato com as

equipes de coordenação; possuir disponibilidade para os dias  5 de novembro (capacitação), 18 e 19 de

novembro (aplicação da prova) em período integral; ser responsável pela

alimentação, transporte e deslocamento até a escola de alocação.

Os

interessados devem acessar o link de inscrição

(https://forms.gle/DesUJWDuVBs6Migy7), preencher o formulário com atenção às solicitações.

Os documentos solicitados devem ser enviados até às 17h do dia 18 de outubro

para o e-mail [email protected]. A seleção dos candidatos

será realizada pela comissão especial instituída pela Portaria nº 63/2024 da

Secretaria Municipal de Educação.

As

dúvidas referentes ao edital poderão ser solicitadas através do e-mail

[email protected] ou telefone (19) 99941-0075.Prefeitura de Indaiatuba

Continue lendo

Notícias

Desassoreamento da represa do Rio Capivari Mirim prevê a retirada de 22 mil m³ de resíduos

Artigo

em

Por

Foto

O Serviço

LEIA TAMBÉM

Autônomo de Água e Esgotos (Saae) informa que o desassoreamento da represa do

rio Capivari-Mirim está avançado e tem previsão de

retirada de 22 mil m³ de sedimentos do leito da barragem, nesta primeira

etapa. A autarquia, que é responsável pela barragem do rio Capivari-Mirim,

inscreveu o projeto no Programa Rios Vivos, do Governo do Estado, o que

possibilitou a captação de investimentos do Departamento de Águas e Energia

Elétrica do Estado de São Paulo (DAEE). A obra é realizada pelo grupo JOFEGE.

O fenômeno

do assoreamento é comum, e trata-se do acumulo de sedimentos como terra, lodo

ou areia no fundo de lagos e rios. No caso das represas, isso interfere na

capacidade de armazenamento e qualidade da água, sendo necessária a realização

periódica do processo de desassoreamento – a retirada desses sedimentos.

, que segue

aberto ao público normalmente, com apenas algumas áreas interditadas para

segurança dos visitantes.

A

preservação da represa do rio Capivari-Mirim é uma das prioridades do Saae.

Além de cumprir um importante papel para a educação ambiental de Indaiatuba,

esse cartão postal é um dos principais mananciais de captação de água do

município.


Imagem

aérea mostra algumas máquinas e caminhões trabalhando ao lado de uma represa.

As máquinas estão fazendo a retirada de terra de dentro do leito da represa. No

entorno da represa, vemos um parque arborizado com trilhas e uma ponte. Fim da

descrição.

Fonte: Prefeitura de Indaiatuba

Continue lendo

Notícias

Secretaria de Cultura divulga a programação do Pontos MIS do mês de outubro

Artigo

em

Por

Foto

LEIA TAMBÉM

font-weight:normal;mso-bidi-font-weight:bold”>A Secretaria Municipal de

Cultura, em parceria com o MIS (Museu da Imagem e do Som) disponibiliza a

programação dos Pontos Mis que serão projetados no mês de outubro. Serão exibidos

filmes nos dias 16, 19 e 26 de outubro, de maneira gratuita. A primeira

projeção será do filme “Una Madre”, no dia 16 de outubro às 19h, com o Cine-debate

“Psicanalise e Cultura”, ministrado pela Psicóloga e Psicanalista, Tamara P.

Ferrari. 

font-weight:normal;mso-bidi-font-weight:bold”>Em seguida, no dia 19 de outubro,

contará com o filme “Hora da Estrela” às 16h. Já no dia 26 de outubro serão

realizadas duas sessões. A primeira às 10h30  de “La sixtina” e, na parte da tarde, em

comemoração ao Halloween que é comemorado neste mês, foi escolhido para

exibição o filme “Frankenstein” às 16h. Todos serão apresentados no Casarão Pau

Preto.

Sobre

os filmes

Cine

Debate: Uma Madre

16

de outubro às  19h

font-weight:normal;mso-bidi-font-weight:bold”> 

Sinopse:

font-weight:normal;mso-bidi-font-weight:bold”> Depois da morte de seu pai,

Alejandro decide resgatar sua mãe. Ela está internada em um hospital

psiquiátrico rural e ele acredita que ela foi detida injustamente. Os dois

juntos e sozinhos são desafiados emocional e fisicamente enquanto atravessam a

inóspita montanha de Antióquia em uma viagem de amor e loucura.

Filme:

Hora da Estrela

19

de outubro às  16h

font-weight:normal;mso-bidi-font-weight:bold”> 

Sinopse:

font-weight:normal;mso-bidi-font-weight:bold”>  Uma jovem considerada feia chamada Macabéa é órfã

solta no mundo aos seus 19 anos. Analfabeta, ingênua e virgem, vem do Nordeste

tentar a vida em São Paulo. O filme mostra a história do encontro patético

deste ser humano com as artimanhas da cidade grande.

font-weight:normal;mso-bidi-font-weight:bold”> 

Filme:

La Sixtina

26

de outubro às  10h30

font-weight:normal;mso-bidi-font-weight:bold”> 

Sinopse:

font-weight:normal;mso-bidi-font-weight:bold”> Um morador de rua que passa o

tempo reciclando e classificando o lixo produzido pela cidade para

transformá-lo na fonte de suas criações. Sob uma ponte, trabalha em sua

obra-prima.

font-weight:normal;mso-bidi-font-weight:bold”> 

Filme:

Frankenstein

26

de outubro às  16h

font-weight:normal;mso-bidi-font-weight:bold”> 

Sinopse:

mso-bidi-font-family:Calibri;mso-fareast-language:PT-BR;mso-bidi-font-weight:

bold”>O cientista Henry Frankenstein é movido pela ideia de criar vida através

de seus experimentos com corpos humanos. Assim a famosa criatura, o monstro de

Frankenstein, ganha vida com o impulso energético de uma tempestade.

 #Pratodosverem: Arte da primeira exibição que

acontece no dia 16 de outubro com o filme “Una Madre”.  Fim de descrição.

mso-ascii-theme-font:minor-latin;mso-hansi-theme-font:minor-latin;mso-bidi-theme-font:

minor-latin;font-weight:normal”>

Fonte: Prefeitura de Indaiatuba

Continue lendo
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

TAGS

+ VISTOS

Copyright © 2021 powered by Tribuna de Indaiatuba.