Connect with us

Notícias

Dia da Advogada: Valorização da participação feminina é destaque na OAB

Artigo

em

Por Patrícia Lisboa

Na data em que se comemora o Dia da (o) Advogada (o), nesta quarta-feira (11/8), o DROPES traz entrevistas com duas importantes representantes da advocacia, em Indaiatuba, e que mostram a expansão da participação da mulher na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB): Viviane Matavelli, atual presidente da Subseção Indaiatuba; e Rosana Maria Petrilli, que foi a primeira mulher a presidir a entidade no município e, atualmente, é conselheira estadual e também a primeira advogada do Interior a presidir uma Câmara Recursal na Seção São Paulo da OAB. Em todos os cargos, o trabalho na entidade é voluntário, sem remuneração.

LEIA TAMBÉM

As mulheres já são maioria na advocacia. Nos quadros da Ordem, em São Paulo, elas somam 55% dos inscritos. A luta para garantir a representatividade feminina na entidade de classe – que já tem 88 anos de existência – teve uma importante vitória, num movimento contra o machismo estrutural existente na sociedade brasileira, muito recentemente, em dezembro do ano passado, quando a OAB Nacional implantou a cota mínima de 50% de mulheres nas chapas que disputarem as eleições da entidade em suas seções e subseções. A cota é uma forma de reparar o atraso na garantia do espaço à elas.

Na OAB Indaiatuba, porém, o fomento à participação feminina já é realidade. Viviane foi eleita presidente, em 2018, para o mandato que teve início em janeiro de 2019 e encerra em dezembro deste ano, em chapa com três mulheres, incluindo ela, e dois homens.

A composição da diretoria da Subseção Indaiatuba é a seguinte: Viviane Gonçalves Teixeira Matavelli (presidente), Carlos Rogério Berti (vice-presidente), Daniela Monteiro Constantino Aun (secretária-geral), Svetlana Vladimirovina Biletsky (tesoureira) e Ricardo Bueno Reis (secretário-adjunto).

Sendo mulheres as ocupantes de três dos cinco cargos da diretoria, a OAB Indaiatuba já ultrapassa a cota nacional antes mesmo do prazo – visto que a medida passa a vigorar nas eleições deste ano da OAB.

A atual presidente reconhece que a atuação de Rosana, ao se tornar a primeira presidente da subseção local, abriu as portas para a sua gestão hoje. Rosana assumiu o cargo, em 2007, 24 anos depois da instalação da Subseção Indaiatuba, e foi reeleita para o segundo mandato.

“Tem subseção da OAB que nunca teve uma mulher na presidência. A Rosana, além de abrir as portas sendo a primeira presidente, ela é a primeira pessoa de Indaiatuba a ocupar o Conselho Estadual e ainda assume a presidência de uma Câmara Recursal, o que também é inédito. Para a OAB Indaiatuba, isso significa prestígio, que a subseção é notada pelo trabalho desenvolvido, pelas lideranças que tem; significa que a Rosana é uma liderança importante não só em Indaiatuba como no Estado. Ela construiu isso não só sendo presidente aqui, mas também pelo trabalho que ela sempre desenvolveu trazendo as pessoas para a OAB”, destacou Viviane, que chegou ao corpo diretivo da Subseção Indaiatuba – primeiramente, com participações em comissões – pelas mãos de Rosana.

Viviane Matavelli, presidente da OAB Indaiatuba (Foto: Patrícia Lisboa/Dropes/Direitos Reservados)

Durante a presidência da OAB Indaiatuba, Rosana conta que teve oposição o tempo todo, não por questão de gênero, mas pela disputa de grupos políticos que existiam na entidade na época.

“Eu sempre zelei para que a OAB Indaiatuba não tivesse nenhuma conotação política, como a Viviane também faz, porque a gente não quer que a entidade seja um trampolim político. Então, tive uma gestão voltada para os interesses dos advogados. Foram inúmeras ações praticadas em favor da classe”, pontua Rosana. “Hoje, eu vejo uma gestão bem mais tranquila, em Indaiatuba, e acho que tenho um pouco de responsabilidade em construir essa harmonia. A proposta era também desfazer a polarização que existia”, acrescenta.

Advogada experiente, Rosana, hoje, preside a Sexta Câmara Recursal da Seção São Paulo da OAB, que é uma das câmaras que julgam os processos de ética e disciplina dos advogados do Estado de São Paulo, e reconhece uma maior abertura para a participação da mulher nos cargos da entidade.

Rosana lembra que é a primeira advogada do Interior a presidir uma Câmara Recursal por nomeação da atual diretoria. Ao todo, são oito câmaras recursais e 50% delas têm mulheres na presidência.

“Em Indaiatuba, a gente vê uma série de advogadas integrando as comissões (da OAB). Na Secional, as comissões são igualitariamente compostas por presidentes mulheres. Mas, é um trabalho de conscientização da importância da participação da mulher nos espaços”, afirma Rosana. Segundo ela, a atual gestão da OAB São Paulo, que tem como presidente Caio Augusto Silva dos Santos, tem enfoque na ampliação da participação das advogadas nas funções da entidade, não apenas em cumprimento de cotas, mas, para a real valorização da mulher.

Rosana, porém, também defende que estabelecer cota é um ponto de partida. “A cota é o mínimo do mínimo que tem que ter; é uma imposição para minimizar o desiquilíbrio e esse caráter obrigatório é importante porque, se deixar como facultativo, talvez, haja lugares que não implementem. Hoje, há um trabalho de valorização da mulher na OAB. Isso porque o presidente não é só um incentivador, ele mesmo pratica as políticas de participação das mulheres nas comissões. O Caio tem feito um trabalho que é divisor de águas na OAB”, comenta.

A advogada observa, no entanto, que é preciso ter políticas públicas de conscientização da participação da mulher em outros segmentos da sociedade, além da entidade de classe profissional. “Que as mulheres de um modo geral ocupem os espaços de poder, de fala, de manifestação, que é a partir disso que se vai tentando desconstruir a desigualdade de gênero”, conclui Rosana.

Rosana Maria Petrilli, presidente da Sexta Câmara Recursal da OAB São Paulo e conselheira estadual (Foto: Patrícia Lisboa/Dropes/Direitos Reservados)

SAIBA MAIS

Maria Augusta Saraiva foi a primeira mulher a ingressar na Faculdade de Direito do Largo São Francisco, em 1897. Ela se formou em 1902.

O Dia do Advogado é comemorado em 11 de agosto porque, na data, em 1827, foram instituídas as duas primeiras faculdades de Direito do Brasil: a Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, em São Paulo, e a Faculdade de Direito de Olinda, em Pernambuco – que foi transferida para Recife em 1854.

Portanto, só depois de 50 anos da sua inauguração, a Faculdade de Direito do Largo de São Francisco (hoje, a USP) recebeu a sua primeira aluna.

Em 11 de agosto de 1827, foi o então imperador Dom Pedro I que autorizou a criação das duas primeiras faculdades do Brasil. Por isso, em 11 de agosto, também é comemorado o Dia do Estudante.

Os estudantes de Direito, por sua vez, também comemoravam, em 11 de agosto, o Dia do Pendura – quando vão (ou iam – tendo em vista as restrições impostas pela pandemia de covid-19) aos restaurantes, se fartam e mandam pendurar a conta. A tradição tem origem no 1º Império do Brasil, época em que os advogados possuíam muita notoriedade e os proprietários de estabelecimentos convidavam os Advogados e Acadêmicos de Direito para comemorarem a data de 11 de agosto em seus bares e restaurantes.

(Fonte para o Saiba Mais: Projeto Efemérides, da Empresa Brasil de Comunicação -EBC)

MENSAGEM

Confira no vídeo, a mensagem da presidente da Subseção Indaiatuba da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Viviane Matavelli, para o Dia do Advogado.

(Vídeo: Patrícia Lisboa/Dropes/Direitos Reservados)

Notícias

Plano Municipal de Recapeamento beneficia 1.270 metros de asfalto da Rua Lourenço Rossi

Artigo

em

Por

Continue lendo

Notícias

Rodrigo Teaser abre a primeira semana do maio musical com o show Tributo ao Michael Jackson

Artigo

em

Por

#PraTodosVerem: Foto do Rodrigo Teaser vestido de Michael Jackson. Fim da descrição

Na próxima semana acontece a abertura da
32ª edição do Maio Musical, realizado pela Prefeitura de Indaiatuba, por meio
da Secretaria de Cultura que conta com apresentações de 1º a 26 de maio no
Parque Ecológico, Casarão Pau Preto, Piano, Ciaei e sessões de alguns filmes no
Topazio Cinemas. Na quarta-feira (1º), quem dá o start na programação é a banda
Skive
Rock às 18h e, na sequência, tem o show de Rodrigo Teaser às 19h30 que fará um
tributo ao Michael Jackson e encerra a primeira noite no palco montado no
Parque Ecológico, em frente ao Paço Municipal.

LEIA TAMBÉM

 

O segundo dia do Maio Musical acontece na
sexta-feira (3) com apresentações em dois locais. No palco do Parque Ecológico
às 19h o show será da Banda Acoustic 4 e às 20h30 é a vez da banda Incêndio se
apresentar. Já no Ciaei, a atração será a Banda da Polícia Militar às 19h30. No
sábado quatro grupos serão responsáveis pela animação do público presente no
Parque Ecológico, que são: Mashmellow às 17h, OJÃO e Banda às 18h, A2 Rock  às 19h e 
La Plata convida o baixista Heitor Gomes “Tributo ao Charlie Brown Jr”
às 20h30.

 

E para finalizar, a primeira semana desta edição,
no domingo do dia 5 de maio acontece a apresentação da Classic Roxx às 18h e
depois a banda Angra que vem pela primeira vez em Indaiatuba. “Na próxima
semana começa o 32º Maio Musical que nesta edição conta com mais de 50 atrações
no palco e em vários lugares. Neste ano, a inovação foi trazer uma atração
internacional. A programação atende os diversos públicos com os variados
estilos musicais”, pontua a secretária Municipal de Cultura, Tânia Castanho.

 

+
Você confere aqui a programação completa do Maio Musical

Serviço

1ª semana

1º de maio, no Parque Ecológico

18h – Skive Rock

19h30 – Rodrigo Teaser “Tributo ao Michael Jackson”

3 de maio, no Parque Ecológico

19h – Banda
Acoustic 4

20h30 – Incêndio

 

3 de maio, no Ciaei

19h30 – Banda da
Polícia Militar

 

4 de maio, no Parque Ecológico

17h – Mashmellow

18h – OJÃO e Banda

19h – A2 Rock

20h30 – La Plata
convida o baixista Heitor Gomes “Tributo ao Charlie Brown Jr”

 

5 de maio, no Parque Ecológico

18h – Classic Roxx

19h30 – Angra

 

Fonte: Prefeitura de Indaiatuba

Continue lendo

Notícias

Secretaria de Serviços Urbanos promove plantio do Bairro Verde no Residencial Dona Lucilla

Artigo

em

Por

Loteamento receberá 120 mudas de árvores plantadas nas calçadas e em área comum

25/04/2024 15:28h

LEIA TAMBÉM

Foto: Arquivo RIC/PMI

#PraTodosVerem: a imagem mostra dois meninos agachados plantando uma árvore na parte gramada da calçada de uma residência. Estão com os pés descalços e vestem bermuda e camiseta. Ao fundo um funcionário da Secretaria de Serviços Urbanos com uniforme verde, preparando uma cova para o plantio de outra muda de árvore. Fim da descrição.

Famílias fizeram cadastro para receber o plantio na frente de suas casas, por meio da Associação de Moradores

#PraTodosVerem: a imagem mostra dois meninos agachados plantando uma árvore na parte gramada da calçada de uma residência. Estão com os pés descalços e vestem bermuda e camiseta. Ao fundo um funcionário da Secretaria de Serviços Urbanos com uniforme verde, preparando uma cova para o plantio de outra muda de árvore. Fim da descrição.

A Prefeitura
de Indaiatuba, por meio da Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente,
promoverá neste sábado (27/04) o plantio de 120 mudas de árvores no Jardim
Residencial Dona Lucilla. A ação integra o Projeto Bairro Verde, que tem como
objetivo reforçar a arborização urbana. A equipe da Secretaria estará no bairro
a partir das 9h, realizando os plantios em conjunto com as 80 famílias que
fizeram o cadastro por meio da Associação de Moradores.

Com
o Projeto Bairro Verde, as famílias podem escolher a espécie que será plantada
na sua calçada, dentro das opções apresentadas pela Secretaria de Serviços
Urbanos. As árvores oferecidas possuem porte adequado para o plantio em calçadas,
o que evita problemas futuros com fiação elétrica e avarias nas propriedades.
São espécies como de resedá, aroeira salsa, flamboyant-mirim, cássia imperial,
escova-de-garrafa, manacá-da-serra, oiti, quaresmeira, pata-de-vaca e ipês.

Além
de 80 mudas plantadas nas calçadas, a área comum do loteamento também receberá
40 árvores por meio do projeto.

  • Redator(es): Sirlene Virgílio Bueno
  • Release N.º: 311

Notícias relacionadas

Fonte: Prefeitura de Indaiatuba

Continue lendo
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

TAGS

+ VISTOS

Copyright © 2021 powered by Tribuna de Indaiatuba.