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Artigo: Redenção nacional
ARTIGO: REDENÇÃO NACIONAL Correio Braziliense postado em 27/12/2022 05:00 [(crédito: Wanderlei Pozzembom/CB.
)] (crédito: Wanderlei Pozzembom/CB.
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) CRISTOVAM BUARQUE – PROFESSOR EMÉRITO DA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (UNB) Neste ano, o Brasil pode comemorar a indicação de dois excelentes quadros para o Ministério da Educação: Camilo Santana para ministro e Izolda Cela para secretária da Educação de Base.
Os dois chegam ao governo Lula como políticos de prestígio, graças ao avanço que promoveram nos indicadores da educação de base no Ceará; assumem quando o Brasil toma consciência da importância da escolaridade para o progresso do país e o sucesso de qualquer pessoa.
O próprio presidente Lula, que no passado priorizou o ensino superior, tem se manifestado na defesa da importância da base na educação.
Estamos com dois dirigentes testados e motivados e o momento é favorável para o Brasil dar passos para sair da tragédia educacional que nos caracteriza.
Também em 2022, a Unesco publicou o livro “Reimaginar nossos futuros juntos: um novo contrato social para a educação”, com indicações para o futuro da educação no mundo.
Durante quase dois anos, 15 especialistas de países diferentes trabalhamos com o propósito de definir os rumos da educação nas próximas décadas, levando em conta a necessidade de universalização, o uso das modernas ferramentas de tecnologia educacional e a equidade – nenhuma criança deixada para trás por falta de escolaridade, devido à renda ou ao endereço da família, além do papel da educação na construção de uma humanidade integrada com desenvolvimento sustentável.
Todos assistimos com alegria e admiração a chegada ao ministério de Camilo e Izolda, trazendo na bagagem a experiência do passado recente, também com esperança de que darão passos na estratégia de irmos muito além.
A tarefa mais urgente é recuperar o desastre da triste coincidência histórica da covid-19 e do bolsonarismo: escolas depredadas e fechadas, professores e alunos evadidos, atraso na formação.
A segunda urgência é melhorar o sistema educacional brasileiro degradado e adotar boas práticas em outros estados e municípios, obtendo avanços, mas sem dar o salto necessário.
As epidemias, sanitária e política, destruíram o que não tinha qualidade, como um terremoto em povoado de casebres.
Por isso, não basta recuperar a educação para o que era em 2018.
As experiências positivas promoveram melhorias no desastroso quadro da realidade educacional brasileira, mas não construíram o sistema com a qualidade e a equidade que o país necessita para promover nosso progresso econômico, social e cultural.
As práticas no Ceará, e em outros estados e municípios, assim como o trabalho de organizações não governamentais, do tipo Todos pela Educação, Fundação Lehmann, Fundação Bradesco, Instituto Ayrton Senna, ajudaram a educação brasileira a evoluir, em relação ao passado, mas ainda nos deixando atrás, ao nos compararmos com o resto do mundo, e desigual, conforme a renda da família.
Mesmo com esses avanços, continuaremos com uma educação entre as piores do mundo e provavelmente a mais desigual.
Precisamos dar início a uma estratégia que permita ir além da melhoria, que promova o salto de qualidade e de equidade.
Implantarmos um sistema escolar com a qualidade dos melhores do mundo, com a mesma qualidade para todos.
Promovendo a Segunda Abolição, sem a qual nosso progresso continuará esbarrado na ineficiência econômica, desigualdade social e limites culturais.
Foi no Ceará que, em 1884, se iniciou a Abolição da escravatura no município hoje chamado Redenção.
Seria bom que, em 2023, novos cearenses adotassem a ambição de seus conterrâneos do passado e liderassem a eliminação da última trincheira da escravidão que amarra o progresso e envergonha o Brasil: a divisão do sistema escolar entre “escolas casa grande”, para a “minoria descendente social” dos escravocratas, e “escolas senzala” para a “maioria descendente social” dos escravos.
Para tanto, o MEC não pode continuar sendo ministério quase exclusivamente para financiar o ensino superior; deve assumir a responsabilidade pela educação de nossas crianças, hoje nas mãos dos municípios, pobres e desiguais; definir estratégia para a implantação, ao longo de duas décadas, de um Sistema Público Nacional de Educação de Base.
Além disso, o ministério voltado para a educação de base precisa executar um programa para a erradicação do analfabetismo de adulto e um programa para preparar o Sistema Único aos novos tempos da aula com base nas modernas tecnologias digitais.
Estas tarefas não serão cumpridas pelos municípios e estados.
Tanto quanto, a Abolição não pôde esperar pela vontade de cada município que desejasse copiar o feito de Redenção.
A redenção precisa ser nacional.
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Educação está com inscrição aberta para contratar fiscais na aplicação da Avaliação do Sistema Munic
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Secretaria de Educação, de acordo com o Chamamento Público nº 017/2024 – Edital
nº 103/2024, informa que estão abertas as inscrições para contratação de fiscais
na aplicação da Avaliação do Sistema Municipal de Ensino. Será pago a ajuda de
custo no valor de R$ 100,00 (bruto), por período trabalhado, sendo que o fiscal
poderá trabalhar até cinco períodos, arrecadando o valor total de R$ 500,00
(bruto). A contratação segue até às 17h do dia 18 de outubro. Todas informações
podem ser conferidas no link
https://www.indaiatuba.sp.gov.br/administracao/licitacoes/editais-publicados/4236/download/.
Para
participar é necessário ter idade mínima de 18 anos; escolaridade mínima de
Ensino Médio completo; não possuir vínculo de trabalho, de qualquer natureza,
com as redes de ensino municipal ou vínculo com o poder público de Indaiatuba;
dispor de endereço eletrônico próprio para fins de comunicação com as equipes
de coordenação e acesso a computador com conexão à internet; possuir conta
bancária em seu nome; possuir número de telefone celular para contato com as
equipes de coordenação; possuir disponibilidade para os dias 5 de novembro (capacitação), 18 e 19 de
novembro (aplicação da prova) em período integral; ser responsável pela
alimentação, transporte e deslocamento até a escola de alocação.
Os
interessados devem acessar o link de inscrição
(https://forms.gle/DesUJWDuVBs6Migy7), preencher o formulário com atenção às solicitações.
Os documentos solicitados devem ser enviados até às 17h do dia 18 de outubro
para o e-mail [email protected]. A seleção dos candidatos
será realizada pela comissão especial instituída pela Portaria nº 63/2024 da
Secretaria Municipal de Educação.
As
dúvidas referentes ao edital poderão ser solicitadas através do e-mail
[email protected] ou telefone (19) 99941-0075.Prefeitura de Indaiatuba
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Desassoreamento da represa do Rio Capivari Mirim prevê a retirada de 22 mil m³ de resíduos
O Serviço
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Autônomo de Água e Esgotos (Saae) informa que o desassoreamento da represa do
rio Capivari-Mirim está avançado e tem previsão de
retirada de 22 mil m³ de sedimentos do leito da barragem, nesta primeira
etapa. A autarquia, que é responsável pela barragem do rio Capivari-Mirim,
inscreveu o projeto no Programa Rios Vivos, do Governo do Estado, o que
possibilitou a captação de investimentos do Departamento de Águas e Energia
Elétrica do Estado de São Paulo (DAEE). A obra é realizada pelo grupo JOFEGE.
O fenômeno
do assoreamento é comum, e trata-se do acumulo de sedimentos como terra, lodo
ou areia no fundo de lagos e rios. No caso das represas, isso interfere na
capacidade de armazenamento e qualidade da água, sendo necessária a realização
periódica do processo de desassoreamento – a retirada desses sedimentos.
aberto ao público normalmente, com apenas algumas áreas interditadas para
segurança dos visitantes.
A
preservação da represa do rio Capivari-Mirim é uma das prioridades do Saae.
Além de cumprir um importante papel para a educação ambiental de Indaiatuba,
esse cartão postal é um dos principais mananciais de captação de água do
município.
Imagem
aérea mostra algumas máquinas e caminhões trabalhando ao lado de uma represa.
As máquinas estão fazendo a retirada de terra de dentro do leito da represa. No
entorno da represa, vemos um parque arborizado com trilhas e uma ponte. Fim da
descrição.
Fonte: Prefeitura de Indaiatuba
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Secretaria de Cultura divulga a programação do Pontos MIS do mês de outubro
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font-weight:normal;mso-bidi-font-weight:bold”>A Secretaria Municipal de
Cultura, em parceria com o MIS (Museu da Imagem e do Som) disponibiliza a
programação dos Pontos Mis que serão projetados no mês de outubro. Serão exibidos
filmes nos dias 16, 19 e 26 de outubro, de maneira gratuita. A primeira
projeção será do filme “Una Madre”, no dia 16 de outubro às 19h, com o Cine-debate
“Psicanalise e Cultura”, ministrado pela Psicóloga e Psicanalista, Tamara P.
Ferrari.
font-weight:normal;mso-bidi-font-weight:bold”>Em seguida, no dia 19 de outubro,
contará com o filme “Hora da Estrela” às 16h. Já no dia 26 de outubro serão
realizadas duas sessões. A primeira às 10h30 de “La sixtina” e, na parte da tarde, em
comemoração ao Halloween que é comemorado neste mês, foi escolhido para
exibição o filme “Frankenstein” às 16h. Todos serão apresentados no Casarão Pau
Preto.
Sobre
os filmes
Cine
Debate: Uma Madre
16
de outubro às 19h
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Sinopse:
font-weight:normal;mso-bidi-font-weight:bold”> Depois da morte de seu pai,
Alejandro decide resgatar sua mãe. Ela está internada em um hospital
psiquiátrico rural e ele acredita que ela foi detida injustamente. Os dois
juntos e sozinhos são desafiados emocional e fisicamente enquanto atravessam a
inóspita montanha de Antióquia em uma viagem de amor e loucura.
Filme:
Hora da Estrela
19
de outubro às 16h
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Sinopse:
font-weight:normal;mso-bidi-font-weight:bold”> Uma jovem considerada feia chamada Macabéa é órfã
solta no mundo aos seus 19 anos. Analfabeta, ingênua e virgem, vem do Nordeste
tentar a vida em São Paulo. O filme mostra a história do encontro patético
deste ser humano com as artimanhas da cidade grande.
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Filme:
La Sixtina
26
de outubro às 10h30
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Sinopse:
font-weight:normal;mso-bidi-font-weight:bold”> Um morador de rua que passa o
tempo reciclando e classificando o lixo produzido pela cidade para
transformá-lo na fonte de suas criações. Sob uma ponte, trabalha em sua
obra-prima.
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Filme:
Frankenstein
26
de outubro às 16h
font-weight:normal;mso-bidi-font-weight:bold”>
Sinopse:
mso-bidi-font-family:Calibri;mso-fareast-language:PT-BR;mso-bidi-font-weight:
bold”>O cientista Henry Frankenstein é movido pela ideia de criar vida através
de seus experimentos com corpos humanos. Assim a famosa criatura, o monstro de
Frankenstein, ganha vida com o impulso energético de uma tempestade.
#Pratodosverem: Arte da primeira exibição que
acontece no dia 16 de outubro com o filme “Una Madre”. Fim de descrição.
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Fonte: Prefeitura de Indaiatuba