Connect with us

Mundo Animal

Gata brasileira pode ser a mais velha do mundo

Artigo

em

De acordo com a família de Esmeralda, de Barbacena, em Minas Gerais, a gata está prestes a completar 29 anos, o que a consagraria como o gato mais velho do mundo. Com essa idade, a gata mineira ultrapassa a gata Flossie, do Reino Unido, que é dona do título pelo Guiness Book, Livro dos Recordes, com 27 anos de vida.

A hipótese de que Esmeralda é a gata mais velha do mundo surgiu após um susto, quando a felina velhinha mas aventureira fugiu. Ela chegou a ficar dois dias fora de casa e, depois, descobriram que estava presa em um bueiro, e precisou da ajuda Corpo de Bombeiros para sair. Assim, gata Esmeralda virou celebridade na região e sua idade – até então algo normal para a família – ganhou destaque.

LEIA TAMBÉM
Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros

De acordo com a família, eles adotaram Esmeralda em 1995, há 28 anos. “Saímos para ir ao mercado e na volta vimos a gatinha. Chegamos a procurar o possível dono por alguns dias, mas não encontramos e ela acabou ficando conosco. O nome Esmeralda quem escolheu foi a minha sogra, devido aos olhos verdes”, contou Maria Eliza, atual tutora da gata, em entrevista ao g1. Na primeira carteira de vacinação da gata consta a data de nascimento como 1º de dezembro de 1994.

A veterinária Maria Janete Campos acompanha Esmeralda desde que ganhou o novo lar e foi quem constatou que a gata já tinha mais de um ano de idade no momento da adoção. “Ao ser avaliada concluímos que ela não era filhote, pois já tinha feito toda troca das dentições e tamanho compatível com um gato que já tivesse pelo menos 1 ano. Então, registramos como se ela tivesse nascido em 1º de dezembro de 1994”, disse.

É da família

A família de Esmeralda conta que a gata, apesar da idade avançada, é muito brincalhona e adora receber cafuné. Vivendo a quase 30 anos na família, a felina já é parte fundamental na vida dos Correa. “Ela esteve junto dos meus filhos durante o crescimento e viu meus dois netinhos nascerem. Criamos um imenso amor por ela. Ela gosta de brincar e interagir com os meninos, tem convivência com cachorro e adotou o nosso outro gatinho, conosco há um ano, como filho”, disse Maria Eliza.

Por ser uma gatinha idosa, Esmeralda precisa de mais repouso, o que ela faz na maior parte do dia. Mas com exceção da fugida recente, em que ela voltou um pouco debilitada, pelo tempo que ficou sem se alimentar, a tutora conta que foram poucas as vezes em que Esmeralda precisou de tratamento mais sério no veterinário. “A única coisa que ela tem é uma dermatite nas pálpebras, mas fora isso, é um exemplo de vida e longevidade”, disse a veterinária da gata.

Gata Esmeralda quando filhote (Foto: Arquivo Pessoal)

Leia também:

Gato mais velho do mundo

No ano passado, o Guiness World Records reconheceu Flossie, a gatinha britânica, como a mais velha do mundo, aos 27 anos de vida. De acordo com o registro, Flossie nasceu em 1995. Mas, ainda assim, a felina do Reino Unido não ultrapassou o recorde do gato que ficou mais tempo vivo.

O dono desse título é Creme Puff, um gato nascido no Texas, EUA, que viveu 38 anos e 3 dias. Além disso, ainda existe Rosie, uma gata da Inglaterra que, de acordo com a tutora, tem 31 anos. No entanto, Rosie nunca foi inscrita no livro de recordes mundiais.

A família de Esmeralda pesquisou para saber como inscrever a gata brasileira no Guiness, mas para isso precisam desembolsar uma taxa de R$ 4 mil. “Temos um gasto alto com a saúde do meu idoso, papai da Esmeralda, e agora com o tratamento dela, que ficou desidratada ao ficar dois dias presa, estamos usando vitaminas e ração especial”, finalizou.

Fonte: Tribuna de Jundiaí

Mundo Animal

Mulher encontra cachorro gigante olhando para ela de dentro de bueiro

Artigo

em

Por

Recentemente, o encontro de Sabrina Garcia com um rato em sua casa a levou a salvar a vida de um cachorro que precisava muito de ajuda. Ao encontrar o roedor, Sabrina saiu correndo para soltá-lo na natureza. Enquanto procurava um lugar seguro para soltar o rato, ela olhou para o bueiro e viu dois olhos castanhos olhando para ela.

Para a surpresa de Sabrina, um cachorro grande estava deitado no fundo do esgoto, completamente escondido da vizinhança acima do solo. “Ela não acreditou quando olhou para baixo e o viu”, escreveu Suzette Hall, fundadora da ONG de resgate de cachorros Logan’s Legacy 29, no Facebook. “Ele não pôde nem gritar por socorro porque ninguém o teria ouvido.”

LEIA TAMBÉM

O cão, que mais tarde recebeu o nome de Donatello, olhou para Sabrina e silenciosamente implorou por ajuda. Sem perder o ritmo, ela entrou em contato com Suzette e uma equipe de voluntários correu para ajudá-la.

A equipe entendeu que Donatello estava preso no esgoto, mas ficou chocada quando chegou e descobriu o quão pequena era a abertura. Infelizmente, eles concluíram que a situação do cachorro não havia sido um acidente. “Não havia como ele ter descido lá sozinho”, escreveu Suzette. “Alguém teve que colocá-lo lá!”

Resgate de um cachorro gigante no bueiro

Devastados por Donatello, os socorristas estavam ansiosos para mostrar a ele o amor e o cuidado que ele merecia. Eles rapidamente encontraram uma tampa de bueiro destrancada para o esgoto e a levantaram, revelando uma longa escada.

Dois socorristas desceram a escada enquanto Suzette e outro voluntário os aguardavam acima do solo. Minutos depois, os corajosos voluntários içaram o cão pela abertura do bueiro.

A equipe colocou Donatello em uma caixa e o carregou na van da protetora animal. Os dois partiram para o veterinário, e o cachorro adormeceu.

‘Comeu tudo o que pôde’

Donatello foi submetido a exames médicos extensos, durante os quais a equipe veterinária descobriu uma série de lixo em seu estômago e uma pequena toalha alojada em seus intestinos. “Ele estava com tanta fome que comeu tudo o que pôde”, escreveu Suzette no Facebook. “Ele teria morrido lá embaixo”.

Cachorro preso abandonado em bueiro
Foto: Reprodução/Facebook/Suzette Hall

A condição de Donatello era grave, mas, felizmente, ele tinha uma equipe dedicada de profissionais ao seu lado. O cachorrinho logo foi submetido a uma cirurgia de emergência para remover o bloqueio intestinal, da qual ele se recuperou rapidamente.

Os problemas intestinais de Donatello estão finalmente se recuperando e ele espera fazer uma última cirurgia em breve para corrigir suas pálpebras invertidas. Não vai demorar muito para que o doce menino esteja pronto para ir para um lar, mas até lá, ele está absorvendo todo o amor de seus amigos no hospital.

Leia também:

Cachorro preso abandonado em bueiro
Foto: Reprodução/Facebook/Suzette Hall

Fonte: Tribuna de Jundiaí

Continue lendo

Mundo Animal

Gato que perdeu seu irmão visita seu túmulo todos os dias; VÍDEO

Artigo

em

Por

Bear e Boo eram irmãos que se amavam muito. Os gatos adoravam brincar juntos e não conseguiam imaginar a vida sem o outro – até que Boo faleceu.

A tutora dos felinos, Talia Rycroft, não tinha certeza se Bear entendia que Boo havia partido. Seu coração estava partido com a perda do gato, e ela ficou de olho em Bear para se certificar de que ele estava lidando bem com a situação.

LEIA TAMBÉM

Eles enterraram Boo no quintal e, alguns dias depois, Talia flagrou seu pet fazendo a coisa mais fofa e de partir o coração. Bear decidiu que ficaria em cima do túmulo de Boo e se recusou a sair. Ele rolou, feliz por estar com seu irmão. O gato pode não ter entendido completamente o que aconteceu com seu irmão, mas sabia que ele estava lá no quintal, e isso parecia ser suficiente.

Gato de luto brinca pela última vez com irmão

“Alguém me dê a caixa INTEIRA de lenços de papel, estou tão triste”, escreveu Talia no TikTok. No dia seguinte, ela viu Bear novamente no túmulo de seu falecido gato – mas, dessa vez, ele parecia estar tentando desenterrá-lo.

Leia também:

A tutora não sabia ao certo o que fazer, mas alguém no TikTok fez uma bela observação. “Ele está brincando com ele. Acho que é uma última brincadeira, como se o outro gato estivesse se despedindo.”

Felizmente, Bear não parece estar em nenhum tipo de sofrimento. Ele gosta de saber que seu irmão está por perto, sempre cuidando dele e para estar com ele, mas de uma forma diferente.

Fonte: Tribuna de Jundiaí

Continue lendo

Mundo Animal

Cachorro amado envia anjo do céu para sua família durante enterro

Artigo

em

Por

No ano passado, a resgatadora de animais Lidia Elizabeth acolheu um cachorro idoso abandonado nas ruas próximas à sua casa. Ela o batizou de “Velhinho” e prometeu cuidar dele até o fim.

“Eu disse a ele que ia lhe dar uma vida decente pelo tempo que lhe restava”, disse Lidia ao The Dodo. “Eu esperava que ele vivesse 6 meses. Ele viveu um ano.”

LEIA TAMBÉM
Cachorro amado envia anjo do céu para sua família durante enterro
Foto: Arquivo Pessoal/Lidia Elizabeth Reyes/The Dodo

A tutora, que cuida de dezenas de cães, normalmente tenta encontrar novos lares para os filhotes que resgata. Mas Velhinho nunca teve a chance de experimentar o calor de uma família para chamar de sua. Ainda assim, Lidia o amava demais.

Então, quando chegou a hora de enterrar o cachorro idoso, Lidia e seu companheiro se aventuraram pelo campo, encontrando um local tranquilo para colocar seu corpo para descansar. Mas, então, um som soou em seus ouvidos.

“Encontrei uma árvore, embaixo da qual enterraríamos Velhinho”, disse Lidia. “Então, de repente, ouvimos um cachorrinho choramingando. Nós nos viramos e vimos o cachorro. Ficamos surpresos. Olhamos, e não havia mais ninguém por perto.” O filhote correu até Lidia, como se a conhecesse a vida toda.

Leia também:

O cachorro enviou à família outro anjo

Lidia ficou impressionada com o significado daquele momento – ser cumprimentada por um cachorro jovem no exato momento em que ela dava um último adeus a Velhinho. Mas o momento não terminou aí.

Enquanto ela cavava um buraco para colocar o corpo de seu cão idoso, o filhotinho permaneceu por perto. “Ela se deitou, observando calmamente o que estávamos fazendo.” Quando a tarefa foi concluída, o cachorro misterioso descansou no topo do monte onde Velhinho havia sido colocado para descansar.

A protetora animal suspeita que o filhote possa ter sido abandonado recentemente na área. Mas online, onde Lidia compartilhou a notícia de seu encontro, muitos de seus amigos viram isso como algo que beirava o outro mundo. “Velhinho lhe enviou outro anjo”, escreveu um deles. Quando Lidia e seu companheiro se preparavam para ir embora, o filhote voltou a se animar.

Nube, como agora é conhecida, voltaria para casa com eles. Nube se juntou à matilha de cães resgatados de Lidia em casa, onde tem sido protegida desde então. “Ela está sendo bem cuidada conosco”, disse.

Cachorro amado envia anjo do céu para sua família durante enterro
Foto: Arquivo Pessoal/Lidia Elizabeth Reyes/The Dodo

Fonte: Tribuna de Jundiaí

Continue lendo
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

TAGS

+ VISTOS

Copyright © 2021 powered by Tribuna de Indaiatuba.