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Prefeitura e SOU iniciam terceira fase do seccionamento de linhas do transporte coletivo urbano no dia 24 de janeiro

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A terceira fase do seccionamento de linhas do transporte coletivo urbano do município será implantada a partir do dia 24 de janeiro. A proposta é dividir em viagens mais curtas as linhas que possuem demanda alta e trajeto extenso. Com a medida é possível ampliar a oferta de viagens e, como consequência, diminuir o tempo de espera no ponto de ônibus. A Prefeitura e a SOU Indaiatuba informam que nesta etapa do projeto, o seccionamento atenderá as linhas 301, 302, 306, 310, 312 e 313 e beneficiará, diretamente, cerca de 3,5 mil usuários por dia. Da mesma forma que nas fases anteriores, os usuários dessas linhas poderão fazer o antigo trajeto completo por meio da integração e o pagamento de uma única tarifa, com a utilização do cartão do transporte. O trajeto atual da linha 301 é Vila Mercedes – Tancredo Neves – Distrito Industrial. A partir do dia 24 de janeiro, a linha fará a ligação Praça Dom Pedro/Terminal Central – Distrito Industrial/Tancredo Neves. O atendimento ao Bairro Mercedes passará a ser realizado pela linha 310. A linha 302, que faz Castelo Branco – Vila Furlan, passará para Castelo Branco/Caminho da Luz – Terminal Central, com aumento nesse trecho de dez para 21 viagens, atendendo o Parque São Lourenço e ampliando a oferta de transporte coletivo no parque industrial dessa região. Os horários dessa linha que saíam do Terminal João Pioli serão atendidos pela linha 307. A 306, que faz Nove de Julho – Parque São Lourenço, passará para praça Dom Pedro/Terminal Central ao Parque Corolla/Tancredo Neves, ampliando de nove para 15 viagens dia útil nesse trajeto. Já o trecho do Parque São Lourenço será atendido pela linha 302. Com o seccionamento, a linha 310 (Jardim Oliveira Camargo – Mercedes/Mini Hospital) fará itinerário do bairro Oliveira Camargo até o Terminal Central, passando pelo bairro Mercedes para suprir a alteração da linha 301, totalizando 33 viagens dia/útil. O trecho entre o Mini Hospital e o Centro será atendido pela criação da linha 310.1, com 21 viagens dia/util. Já a linha 312 (Jardim Oliveira Camargo – Rua dos Indaiás) fará a ligação apenas do Terminal Central ao Mini Hospital/Tancredo Neves, totalizando 18 viagens dia útil. Atualmente, as duas linhas, 310 e 312, fazem 36 viagens dia útil, sendo 19 da linha 310 e 17 da 312. A partir do dia 24 passarão a fazer 72 viagens dia útil, considerando 33 viagens da 310, 21 da 310.1 e 18 da 312. Na linha 313, que fazia Colinas via Jardim Europa – Veredas, o novo itinerário será do Jardim Europa/Colinas/Veredas até o Terminal Central, com um total de 23 viagens dia útil. O então trecho entre a praça Dom Pedro/Terminal Central e Parque Corolla/Jardim São Conrado será atendido pela criação da linha 313.1, com um total de 20 viagens dia útil. Desta forma, a linha 313 que fazia apenas 20 viagens dia útil, com a criação da 313.1 passará para 43 viagens, atendendo de forma mais abrangente os usuários dos respectivos bairros. Todos os trajetos poderão ser conferidos posteriormente no site https://souindaiatuba.com.br/linhas-e-horarios/ ou no aplicativo SOU – Sistema de Ônibus Urbano, disponível na Apple Store e na Google Play. O projeto de seccionamento do transporte coletivo do município é parte integrante das diretrizes estabelecidas na Lei nº 6.821/17 de 9 de novembro de 2017, que instituiu o Plano Municipal de Mobilidade Urbana. O objetivo da Administração Municipal é promover maior eficiência e qualidade ao serviço. Integração Com o seccionamento todas as linhas farão integração entre si, sempre no sentido horário. Embora o sistema de bilhetagem permita a integração temporal em qualquer ponto da cidade, o Departamento de Transportes da Secretaria de Administração avisa que a baldeação específica dessas linhas seccionadas ocorrerá no Terminal Central localizado no Ponto Cidadão. O tempo de integração somente para os passageiros das linhas 301, 302, 306, 307, 310, 310.1, 312, 313 e 313.1 será ampliado, passando dos atuais 60 minutos para 80 minutos, a partir da entrada no primeiro carro. Cartão obrigatório Para fazer a integração sem custo adicional para o passageiro é necessário fazer o cartão de transporte no guichê da SOU Indaiatuba localizado no Ponto Cidadão. A emissão da primeira via é gratuita e os créditos são recarregados pelos usuários conforme a utilização. Além de facilitar o acesso dos passageiros no transporte coletivo, o cartão permite controle de entrada e saída e evita o manuseio de cédulas de papel e moedas utilizadas no pagamento. Para fazer o cartão é necessário apresentar o RG, CPF e um comprovante de endereço. O atendimento no guichê da SOU Indaiatuba ocorre de segunda a sexta-feira das 9h às 17h. Novos itinerários: • 301 – Praça Dom Pedro/Terminal Central – Distrito Industrial/Tancredo Neves. O Bairro Mercedes será atendido pela linha 310; • 302 – Castelo Branco/Caminho da Luz – Terminal Central. Os horários com saída do Terminal João Piolli serão atendidos pela linha 307; • 306 – Praça Dom Pedro/Terminal Central x Parque Corolla/Tancredo Neves; • 310 – Jardim Oliveira Camargo/Jardim Primavera – Terminal Central. Trecho terá novo itinerário dentro da bairro para torna-lo mais rápido; • 310.1 (linha nova) – Mini Hospital – Terminal Central, atendendo a demanda do trecho bairro x centro saindo do Jardim Morada do Sol e vice-versa; • 312 – Terminal Central/Prefeitura – Mini Hospital/Tancredo Neves; • 313 – Jardim Europa/Colinas/Veredas – Terminal Central; • 313.1 (linha nova) – Praça Dom Pedro/Terminal Central – Parque Corolla/Jardim São Conrado atendendo a demanda do trecho bairro x centro saindo da Morada do Sol e vice-versa. Oliveira Camargo O Departamento de Transportes informa, ainda, que o itinerário atual da linha 310, exclusivamente no bairro Jardim Oliveira Camargo, deixará de ser circular e passará a ser ida e volta, o que significa que não será necessário o embarque dos usuários na chegada ao bairro, apenas no retorno. O itinerário no sentido bairro x centro – Jardim Oliveira Camargo/Jardim Primavera será o seguinte: PONTO INICIAL: Jardim Oliveira Camargo, rua Manoel Francisco Ribeiro Garcia, rua Antônio Brega, rua Natália Brisighele Perini, rua Pedro Antônio, rua Yorico Gonçalves, Marginal Norte, Viaduto, Ruas dos Indaiás, Rodoviária, VILA BRIZOLA: rua Embira, Rua do Badim, rua Paulo Vacilotto, VILA MERCEDES: rua Primo José Mationi, rua Maria Paratello Barnabé, rua Salvador Castilho, rua João Baptista D'Alessandro, rua Pederneiras, rua Profª Suzana Benedita Gibo Aires, JARDIM PRIMAVERA: rua Nova República, rua Salto, VILA FURLAN: rua Groelândia, avenida Visconde de Indaiatuba, PARQUE SÃO LOURENÇO: avenida Conceição, CIDADE NOVA: avenida Presidente Vargas, avenida Presidente Kennedy, Rua dos Andradas, rua Dom Idelfonso Stelle, avenida Major Alfredo de Camargo Fonseca, avenida Presidente Vargas, rua Vinte e Quatro de Maio, PONTO FINAL: Terminal Central (Ponto Cidadão). O itinerário da volta no sentido centro x bairro – Terminal Central (Ponto Cidadão) /Jardim Oliveira Camargo será: PONTO INICIAL: avenida Presidente Vargas, rua Tuiuti, avenida Presidente Kennedy, avenida Presidente Vargas, PARQUE SÃO LOURENÇO: avenida Conceição, VILA FURLAN: avenida Visconde de Indaiatuba, rua Itu, VILA MERCEDES: rua Pederneiras, rua João Baptista D'Alessandro, rua Salvador Castilho, rua Takashi Fujiwara, rua Primo José Mationi, rua Reverendo Wilibaldo Peralta Alves, VILA BRIZOLA: Rua dos Indaiás, Viaduto, Marginal Norte, JARDIM OLIVEIRA CAMARGO: rua Yorico Gonçalves, rua Pedro Antônio, rua Natália Brisighele Perini, rua Manoel Francisco Ribeiro Garcia, PONTO FINAL: JARDIM OLIVEIRA CAMARGO. Serviço Divisão das linhas 301, 302, 306, 310, 312 e 313 e criação das linhas 310.1 e 313.1 Data: A partir do dia 24 de janeiro Importante: o cartão de transporte será obrigatório para fazer a integração. Onde fazer: Ponto Cidadão – avenida Presidente Vargas, 125 (antiga Rodoviária). Atendimento de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.

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Inscrições para o Encceja podem ser realizadas de 29 de abril a 10 de maio

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#PraTodosVerem: Campanha Encceja: No centro o logo do Encceja, na parte superior uma ilustração de prova e na aprte inferior os dizeres: Inscrições de 29/04 a 10/05

A partir
de segunda-feira, dia 29 de abril, até dia 10 de maio, estarão abertas as
inscrições para os interessados em realizar o Encceja (Exame Nacional para
Certificação de Jovens e Adultos) 2024. Para participar do exame é necessário
ter no mínimo 15 anos para o Ensino Fundamental e 18 anos para o Ensino Médio. As
inscrições podem ser feitas on-line pelo link http://enccejanacional.inep.gov.br/encceja/#!/inicial.
Mais informações podem ser esclarecidas pelo telefone 19 9805 0151.

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Encceja

O Exame
Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) foi
realizado pela primeira vez em 2002 para aferir competências, habilidades e
saberes de jovens e adultos que não concluíram o Ensino Fundamental ou Ensino
Médio na idade adequada. 

O Encceja é
realizado pelo Inep em colaboração com as secretarias estaduais e municipais de
educação. O Exame é aplicado pelo Inep, mas a emissão do certificado e
declaração de proficiência é responsabilidade das Secretarias Estaduais de
Educação e Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, que
firmam Termo de Adesão ao Encceja.

O Exame tem
quatro aplicações, com editais e cronogramas distintos: Encceja Nacional para
residentes no Brasil, Encceja Nacional PPL, para residentes no Brasil privados
de liberdade ou que cumprem medidas socioeducativas, Encceja Exterior, para
brasileiros residentes no exterior, e Encceja Exterior PPL, para residentes no
exterior privados de liberdade ou que cumprem medidas socioeducativas. As
aplicações fora do Brasil são realizadas em parceria com o Ministério das
Relações Exteriores (MRE).

São
finalidades do Encceja: construir uma referência nacional de autoavaliação para
jovens e adultos por meio de avaliação de competências, habilidades e saberes
adquiridos em processo escolar ou extraescolar; estruturar uma avaliação
direcionada a jovens e adultos que sirva às Secretarias de Educação para que
estabeleçam o processo de certificação dos participantes, em nível de conclusão
do Ensino Fundamental ou Ensino Médio, por meio da utilização dos resultados do
Exame; oferecer uma avaliação para fins de correção do fluxo escolar;
construir, consolidar e divulgar seus resultados para que possam ser utilizados
na melhoria da qualidade na oferta da Educação de Jovens e Adultos e no
processo de certificação; construir parâmetros para a autoavaliação do
participante, visando a continuidade de sua formação e sua inserção no mundo do
trabalho; possibilitar o desenvolvimento de estudos e indicadores sobre
educação brasileira. 

O Encceja é
direcionado aos jovens e adultos residentes no Brasil ou no exterior que não
tiveram a oportunidade de concluir seus estudos em idade própria e que atendam
ao art. 38, §1º e §2º da Lei de Diretrizes e Base (LDB), a Lei 9.394 de 20 de
dezembro de 1996: tenham, no mínimo, 15 anos completos na data de realização do
Exame, para quem busca a certificação do ensino fundamental; ou tenham, no
mínimo, 18 anos completos na data de realização do Exame, para quem busca a
certificação do ensino médio. Para realizar a inscrição é necessário ter
registro no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) emitido pela Receita Federal do
Brasil.

As provas
do Encceja obedecem aos requisitos básicos, estabelecidos pela legislação em
vigor, para o Ensino Fundamental e Ensino Médio. São aplicadas em um único dia,
nos turnos matutino e vespertino. As datas de aplicação no Brasil e no exterior
são distintas, assim como as provas para pessoas privadas de liberdade ou que
cumprem medidas socioeducativas.

Fonte: Prefeitura de Indaiatuba

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Funssol realiza a doação de 850 cobertores para a Secretaria de Assistência Social

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#PraTodosVerem: A secretária de Assistência Social, Viviane Barnabé; a diretora do Departamento de Proteção Básica, Maria Cristina Coelho Dias; a presidente do Funssol, Maria das Graças Araújo Massimo e o diretor do Departamento de Proteção Social Especial, Paulo Roberto Baptista no Fundo Social de Solidariedade. Fim da descrição.

O Fundo Social de Solidariedade (Funssol)
realizou, nesta sexta-feira (26), a doação de 850 cobertores para a Secretaria
de Assistência Social. A partir do dia 6 de maio os Centros de Referência de
Assistência Social (Cras) estarão realizando a triagem para que sejam
repassadas as pessoas que são atendidas em estado de vulnerabilidade social.

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Os repasses serão realizados pela Secretaria
de Assistência Social através dos Cras I, CrasII, Cras III, Cras IV, Cras V e Cras
VI, após a análise feita na triagem. Para mais informações, entrar em contato
pelo telefone (19) 3834-9190.

Campanha do Agasalho

A Campanha do Agasalho 2024 acontece em parceria com
a EPTV até o dia 31 de julho, das 8h às 17h, no  Funssol, 
localizado no Paço Municipal. Neste ano, o projeto receberá doações
 de roupas de frio em bom estado e cobertores.
No dia 25 de maio será
realizado o “Dia D” em modelo Drive Thru, das 9h às 17h, em frente a Prefeitura
de Indaiatuba. 

Distribuição de
roupas e agasalhos

A distribuição de roupas e agasalhos para a população
em vulnerabilidade social será realizada na antiga Subprefeitura das 8h às
11h  e das 13h às 16h, nos dias 2, 9, 16 e 23 de maio. No mês de junho
acontecerá o repasse das roupas nos dias 6, 13 e 20. Já no mês de julho as
peças serão entregues nos dias 4,11, 18 e 25 de julho.  Para a retirar os
agasalhos é necessário a apresentação do RG.

 

Serviço

Triagem para doação de cobertores

Data:  a partir de 6 de maio.

Telefone: (19)
3834-9190.

Campanha do Agasalho

Data:  até 31 de julho.

Horário: 8h às
17h.

Local: Funssol
(Prefeitura de Indaiatuba) – Av. Fábio Roberto Barnabé, 2.800.

Doações aceitas: Roupas
de frio em bom estado.

 

Dia  D (Drive Thru)

Data: 25 de
maio.

Horário: 9h às
17h.

Local:  estacionamento da frente da
Prefeitura de Indaiatuba – Av. Fábio Roberto Barnabé, 2.800.

Doações aceitas:
cobertores, agasalhos de frio, sapatos, luvas, toucas e meias  ( Femininas, masculinas e infantis).

 

Distribuição de roupas e
agasalhos

Datas (maio): 2, 9, 16
e 23/05.

Datas (junho): 6,13 e
20/06.

Datas (julho): 04, 11,
18 e 25/07.

Horário: 8h às
11h/13h às 16h.

Local:  Antiga subprefeitura – Rua
Zephiro Puccinelli, s/nº.

Obrigatório apresentar o RG.

Telefone: (19)
3875-6144.

Fonte: Prefeitura de Indaiatuba

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Unidade do Poupatempo de Indaiatuba completa 10 anos nesta sexta-feira (26/04)

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#PraTodosVerem: a foto mostra a equipe de trabalho do Poupatempo Indaiatuba, todos uniformizados com camisas amarelas e alguns com camisas azuis, posando ao lado do ex-prefeito Reinaldo Nogueira e do secretário de Serviços Urbanos e Meio Ambiente, Guilherme Magnusson. Ao fundo, uma parede branca com três placas que trazem a logomarca do Governo do Estado de São Paulo, do Poupatempo e o brasão da P

O
Poupatempo de Indaiatuba completa 10 anos nesta sexta-feira (26/04). A data foi
comemorada pelos funcionários da unidade com um café da manhã, antes do início
do expediente. O secretário de Serviços Urbanos e Meio Ambiente, Guilherme
Magnusson, representou o prefeito Nilson Gaspar no evento. A comemoração também
contou com a presença do ex-prefeito Reinaldo Nogueira, que foi o responsável
pela vinda do Poupatempo para a cidade, em 2014. Desde a abertura, a unidade
contabiliza mais de 2 milhões de atendimentos.

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De
acordo com Magnusson, o prefeito está em São Paulo buscando recursos do Governo
do Estado para a cidade, acompanhado pelo deputado Rogério Nogueira, mas fez
questão de enviar um representante nas comemorações da equipe. “O prefeito sempre
reforçou a importância de ter um posto de serviços como o Poupatempo na cidade.
Muita gente não se lembra da dificuldade que era antes, quando tínhamos que ir
até Campinas ou Sorocaba em busca de atendimento. Ter uma unidade aqui,
facilitou muito para a população”, reforçou o secretário.

De
acordo com informações da direção do serviço, somente no primeiro trimestre
desse ano foram cerca de 16,4 mil serviços prestados na unidade de Indaiatuba,
entre emissão de RG, Atestado de Antecedentes Criminais, Carteira de Trabalho,
CNH (Carteira Nacional de Habilitação), licenciamento de veículos, e outros.

Para
ser atendido presencialmente é obrigatório agendamento prévio de data e hora,
sem nenhum custo, pelo portal – www.poupatempo.sp.gov.br, aplicativo Poupatempo
SP.GOV.BR, totens de autoatendimento ou ainda pelo WhatsApp (11)
95220-2974.    

O
Poupatempo também oferece 1,2 mil opções de serviços 100% digitais, como a
renovação de CNH, licenciamento de veículos, consulta de IPVA, Carteira de
Trabalho Digital, seguro-desemprego, atestado de antecedentes criminais,
pesquisa de débitos de veículos, entre outros.

Em
Indaiatuba, o Poupatempo está localizado na Rua das Primaveras, 1050 – Jardim
Pompeia, nas dependências do Parque Mall Indaiatuba. O horário de funcionamento
é de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, e sábado, das 9h às 13h

#PraTodosVerem: a
foto mostra a porta de entrada do Poupatempo aberta e pessoas na fila da
triagem dos serviços. À direita está uma lixeira quadrada de madeira escura e
na parede externa estão pintadas a logomarca do Poupatempo em preto e vermelho
e do Detran, em preto e azul. Fim da
descrição.

Fonte: Prefeitura de Indaiatuba

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