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Prefeitura e SOU iniciam terceira fase do seccionamento de linhas do transporte coletivo urbano no dia 24 de janeiro
A terceira fase do seccionamento de linhas do transporte coletivo urbano do município será implantada a partir do dia 24 de janeiro. A proposta é dividir em viagens mais curtas as linhas que possuem demanda alta e trajeto extenso. Com a medida é possível ampliar a oferta de viagens e, como consequência, diminuir o tempo de espera no ponto de ônibus. A Prefeitura e a SOU Indaiatuba informam que nesta etapa do projeto, o seccionamento atenderá as linhas 301, 302, 306, 310, 312 e 313 e beneficiará, diretamente, cerca de 3,5 mil usuários por dia. Da mesma forma que nas fases anteriores, os usuários dessas linhas poderão fazer o antigo trajeto completo por meio da integração e o pagamento de uma única tarifa, com a utilização do cartão do transporte. O trajeto atual da linha 301 é Vila Mercedes – Tancredo Neves – Distrito Industrial. A partir do dia 24 de janeiro, a linha fará a ligação Praça Dom Pedro/Terminal Central – Distrito Industrial/Tancredo Neves. O atendimento ao Bairro Mercedes passará a ser realizado pela linha 310. A linha 302, que faz Castelo Branco – Vila Furlan, passará para Castelo Branco/Caminho da Luz – Terminal Central, com aumento nesse trecho de dez para 21 viagens, atendendo o Parque São Lourenço e ampliando a oferta de transporte coletivo no parque industrial dessa região. Os horários dessa linha que saíam do Terminal João Pioli serão atendidos pela linha 307. A 306, que faz Nove de Julho – Parque São Lourenço, passará para praça Dom Pedro/Terminal Central ao Parque Corolla/Tancredo Neves, ampliando de nove para 15 viagens dia útil nesse trajeto. Já o trecho do Parque São Lourenço será atendido pela linha 302. Com o seccionamento, a linha 310 (Jardim Oliveira Camargo – Mercedes/Mini Hospital) fará itinerário do bairro Oliveira Camargo até o Terminal Central, passando pelo bairro Mercedes para suprir a alteração da linha 301, totalizando 33 viagens dia/útil. O trecho entre o Mini Hospital e o Centro será atendido pela criação da linha 310.1, com 21 viagens dia/util. Já a linha 312 (Jardim Oliveira Camargo – Rua dos Indaiás) fará a ligação apenas do Terminal Central ao Mini Hospital/Tancredo Neves, totalizando 18 viagens dia útil. Atualmente, as duas linhas, 310 e 312, fazem 36 viagens dia útil, sendo 19 da linha 310 e 17 da 312. A partir do dia 24 passarão a fazer 72 viagens dia útil, considerando 33 viagens da 310, 21 da 310.1 e 18 da 312. Na linha 313, que fazia Colinas via Jardim Europa – Veredas, o novo itinerário será do Jardim Europa/Colinas/Veredas até o Terminal Central, com um total de 23 viagens dia útil. O então trecho entre a praça Dom Pedro/Terminal Central e Parque Corolla/Jardim São Conrado será atendido pela criação da linha 313.1, com um total de 20 viagens dia útil. Desta forma, a linha 313 que fazia apenas 20 viagens dia útil, com a criação da 313.1 passará para 43 viagens, atendendo de forma mais abrangente os usuários dos respectivos bairros. Todos os trajetos poderão ser conferidos posteriormente no site https://souindaiatuba.com.br/linhas-e-horarios/ ou no aplicativo SOU – Sistema de Ônibus Urbano, disponível na Apple Store e na Google Play. O projeto de seccionamento do transporte coletivo do município é parte integrante das diretrizes estabelecidas na Lei nº 6.821/17 de 9 de novembro de 2017, que instituiu o Plano Municipal de Mobilidade Urbana. O objetivo da Administração Municipal é promover maior eficiência e qualidade ao serviço. Integração Com o seccionamento todas as linhas farão integração entre si, sempre no sentido horário. Embora o sistema de bilhetagem permita a integração temporal em qualquer ponto da cidade, o Departamento de Transportes da Secretaria de Administração avisa que a baldeação específica dessas linhas seccionadas ocorrerá no Terminal Central localizado no Ponto Cidadão. O tempo de integração somente para os passageiros das linhas 301, 302, 306, 307, 310, 310.1, 312, 313 e 313.1 será ampliado, passando dos atuais 60 minutos para 80 minutos, a partir da entrada no primeiro carro. Cartão obrigatório Para fazer a integração sem custo adicional para o passageiro é necessário fazer o cartão de transporte no guichê da SOU Indaiatuba localizado no Ponto Cidadão. A emissão da primeira via é gratuita e os créditos são recarregados pelos usuários conforme a utilização. Além de facilitar o acesso dos passageiros no transporte coletivo, o cartão permite controle de entrada e saída e evita o manuseio de cédulas de papel e moedas utilizadas no pagamento. Para fazer o cartão é necessário apresentar o RG, CPF e um comprovante de endereço. O atendimento no guichê da SOU Indaiatuba ocorre de segunda a sexta-feira das 9h às 17h. Novos itinerários: 301 – Praça Dom Pedro/Terminal Central – Distrito Industrial/Tancredo Neves. O Bairro Mercedes será atendido pela linha 310; 302 – Castelo Branco/Caminho da Luz – Terminal Central. Os horários com saída do Terminal João Piolli serão atendidos pela linha 307; 306 – Praça Dom Pedro/Terminal Central x Parque Corolla/Tancredo Neves; 310 – Jardim Oliveira Camargo/Jardim Primavera – Terminal Central. Trecho terá novo itinerário dentro da bairro para torna-lo mais rápido; 310.1 (linha nova) – Mini Hospital – Terminal Central, atendendo a demanda do trecho bairro x centro saindo do Jardim Morada do Sol e vice-versa; 312 – Terminal Central/Prefeitura – Mini Hospital/Tancredo Neves; 313 – Jardim Europa/Colinas/Veredas – Terminal Central; 313.1 (linha nova) – Praça Dom Pedro/Terminal Central – Parque Corolla/Jardim São Conrado atendendo a demanda do trecho bairro x centro saindo da Morada do Sol e vice-versa. Oliveira Camargo O Departamento de Transportes informa, ainda, que o itinerário atual da linha 310, exclusivamente no bairro Jardim Oliveira Camargo, deixará de ser circular e passará a ser ida e volta, o que significa que não será necessário o embarque dos usuários na chegada ao bairro, apenas no retorno. O itinerário no sentido bairro x centro – Jardim Oliveira Camargo/Jardim Primavera será o seguinte: PONTO INICIAL: Jardim Oliveira Camargo, rua Manoel Francisco Ribeiro Garcia, rua Antônio Brega, rua Natália Brisighele Perini, rua Pedro Antônio, rua Yorico Gonçalves, Marginal Norte, Viaduto, Ruas dos Indaiás, Rodoviária, VILA BRIZOLA: rua Embira, Rua do Badim, rua Paulo Vacilotto, VILA MERCEDES: rua Primo José Mationi, rua Maria Paratello Barnabé, rua Salvador Castilho, rua João Baptista D'Alessandro, rua Pederneiras, rua Profª Suzana Benedita Gibo Aires, JARDIM PRIMAVERA: rua Nova República, rua Salto, VILA FURLAN: rua Groelândia, avenida Visconde de Indaiatuba, PARQUE SÃO LOURENÇO: avenida Conceição, CIDADE NOVA: avenida Presidente Vargas, avenida Presidente Kennedy, Rua dos Andradas, rua Dom Idelfonso Stelle, avenida Major Alfredo de Camargo Fonseca, avenida Presidente Vargas, rua Vinte e Quatro de Maio, PONTO FINAL: Terminal Central (Ponto Cidadão). O itinerário da volta no sentido centro x bairro – Terminal Central (Ponto Cidadão) /Jardim Oliveira Camargo será: PONTO INICIAL: avenida Presidente Vargas, rua Tuiuti, avenida Presidente Kennedy, avenida Presidente Vargas, PARQUE SÃO LOURENÇO: avenida Conceição, VILA FURLAN: avenida Visconde de Indaiatuba, rua Itu, VILA MERCEDES: rua Pederneiras, rua João Baptista D'Alessandro, rua Salvador Castilho, rua Takashi Fujiwara, rua Primo José Mationi, rua Reverendo Wilibaldo Peralta Alves, VILA BRIZOLA: Rua dos Indaiás, Viaduto, Marginal Norte, JARDIM OLIVEIRA CAMARGO: rua Yorico Gonçalves, rua Pedro Antônio, rua Natália Brisighele Perini, rua Manoel Francisco Ribeiro Garcia, PONTO FINAL: JARDIM OLIVEIRA CAMARGO. Serviço Divisão das linhas 301, 302, 306, 310, 312 e 313 e criação das linhas 310.1 e 313.1 Data: A partir do dia 24 de janeiro Importante: o cartão de transporte será obrigatório para fazer a integração. Onde fazer: Ponto Cidadão – avenida Presidente Vargas, 125 (antiga Rodoviária). Atendimento de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.
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Educação está com inscrição aberta para contratar fiscais na aplicação da Avaliação do Sistema Munic
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Secretaria de Educação, de acordo com o Chamamento Público nº 017/2024 – Edital
nº 103/2024, informa que estão abertas as inscrições para contratação de fiscais
na aplicação da Avaliação do Sistema Municipal de Ensino. Será pago a ajuda de
custo no valor de R$ 100,00 (bruto), por período trabalhado, sendo que o fiscal
poderá trabalhar até cinco períodos, arrecadando o valor total de R$ 500,00
(bruto). A contratação segue até às 17h do dia 18 de outubro. Todas informações
podem ser conferidas no link
https://www.indaiatuba.sp.gov.br/administracao/licitacoes/editais-publicados/4236/download/.
Para
participar é necessário ter idade mínima de 18 anos; escolaridade mínima de
Ensino Médio completo; não possuir vínculo de trabalho, de qualquer natureza,
com as redes de ensino municipal ou vínculo com o poder público de Indaiatuba;
dispor de endereço eletrônico próprio para fins de comunicação com as equipes
de coordenação e acesso a computador com conexão à internet; possuir conta
bancária em seu nome; possuir número de telefone celular para contato com as
equipes de coordenação; possuir disponibilidade para os dias 5 de novembro (capacitação), 18 e 19 de
novembro (aplicação da prova) em período integral; ser responsável pela
alimentação, transporte e deslocamento até a escola de alocação.
Os
interessados devem acessar o link de inscrição
(https://forms.gle/DesUJWDuVBs6Migy7), preencher o formulário com atenção às solicitações.
Os documentos solicitados devem ser enviados até às 17h do dia 18 de outubro
para o e-mail [email protected]. A seleção dos candidatos
será realizada pela comissão especial instituída pela Portaria nº 63/2024 da
Secretaria Municipal de Educação.
As
dúvidas referentes ao edital poderão ser solicitadas através do e-mail
[email protected] ou telefone (19) 99941-0075.Prefeitura de Indaiatuba
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Desassoreamento da represa do Rio Capivari Mirim prevê a retirada de 22 mil m³ de resíduos
O Serviço
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Autônomo de Água e Esgotos (Saae) informa que o desassoreamento da represa do
rio Capivari-Mirim está avançado e tem previsão de
retirada de 22 mil m³ de sedimentos do leito da barragem, nesta primeira
etapa. A autarquia, que é responsável pela barragem do rio Capivari-Mirim,
inscreveu o projeto no Programa Rios Vivos, do Governo do Estado, o que
possibilitou a captação de investimentos do Departamento de Águas e Energia
Elétrica do Estado de São Paulo (DAEE). A obra é realizada pelo grupo JOFEGE.
O fenômeno
do assoreamento é comum, e trata-se do acumulo de sedimentos como terra, lodo
ou areia no fundo de lagos e rios. No caso das represas, isso interfere na
capacidade de armazenamento e qualidade da água, sendo necessária a realização
periódica do processo de desassoreamento – a retirada desses sedimentos.
aberto ao público normalmente, com apenas algumas áreas interditadas para
segurança dos visitantes.
A
preservação da represa do rio Capivari-Mirim é uma das prioridades do Saae.
Além de cumprir um importante papel para a educação ambiental de Indaiatuba,
esse cartão postal é um dos principais mananciais de captação de água do
município.
Imagem
aérea mostra algumas máquinas e caminhões trabalhando ao lado de uma represa.
As máquinas estão fazendo a retirada de terra de dentro do leito da represa. No
entorno da represa, vemos um parque arborizado com trilhas e uma ponte. Fim da
descrição.
Fonte: Prefeitura de Indaiatuba