Connect with us

Notícias

Dia da Advogada: Valorização da participação feminina é destaque na OAB

Artigo

em

Por Patrícia Lisboa

Na data em que se comemora o Dia da (o) Advogada (o), nesta quarta-feira (11/8), o DROPES traz entrevistas com duas importantes representantes da advocacia, em Indaiatuba, e que mostram a expansão da participação da mulher na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB): Viviane Matavelli, atual presidente da Subseção Indaiatuba; e Rosana Maria Petrilli, que foi a primeira mulher a presidir a entidade no município e, atualmente, é conselheira estadual e também a primeira advogada do Interior a presidir uma Câmara Recursal na Seção São Paulo da OAB. Em todos os cargos, o trabalho na entidade é voluntário, sem remuneração.

LEIA TAMBÉM

As mulheres já são maioria na advocacia. Nos quadros da Ordem, em São Paulo, elas somam 55% dos inscritos. A luta para garantir a representatividade feminina na entidade de classe – que já tem 88 anos de existência – teve uma importante vitória, num movimento contra o machismo estrutural existente na sociedade brasileira, muito recentemente, em dezembro do ano passado, quando a OAB Nacional implantou a cota mínima de 50% de mulheres nas chapas que disputarem as eleições da entidade em suas seções e subseções. A cota é uma forma de reparar o atraso na garantia do espaço à elas.

Na OAB Indaiatuba, porém, o fomento à participação feminina já é realidade. Viviane foi eleita presidente, em 2018, para o mandato que teve início em janeiro de 2019 e encerra em dezembro deste ano, em chapa com três mulheres, incluindo ela, e dois homens.

A composição da diretoria da Subseção Indaiatuba é a seguinte: Viviane Gonçalves Teixeira Matavelli (presidente), Carlos Rogério Berti (vice-presidente), Daniela Monteiro Constantino Aun (secretária-geral), Svetlana Vladimirovina Biletsky (tesoureira) e Ricardo Bueno Reis (secretário-adjunto).

Sendo mulheres as ocupantes de três dos cinco cargos da diretoria, a OAB Indaiatuba já ultrapassa a cota nacional antes mesmo do prazo – visto que a medida passa a vigorar nas eleições deste ano da OAB.

A atual presidente reconhece que a atuação de Rosana, ao se tornar a primeira presidente da subseção local, abriu as portas para a sua gestão hoje. Rosana assumiu o cargo, em 2007, 24 anos depois da instalação da Subseção Indaiatuba, e foi reeleita para o segundo mandato.

“Tem subseção da OAB que nunca teve uma mulher na presidência. A Rosana, além de abrir as portas sendo a primeira presidente, ela é a primeira pessoa de Indaiatuba a ocupar o Conselho Estadual e ainda assume a presidência de uma Câmara Recursal, o que também é inédito. Para a OAB Indaiatuba, isso significa prestígio, que a subseção é notada pelo trabalho desenvolvido, pelas lideranças que tem; significa que a Rosana é uma liderança importante não só em Indaiatuba como no Estado. Ela construiu isso não só sendo presidente aqui, mas também pelo trabalho que ela sempre desenvolveu trazendo as pessoas para a OAB”, destacou Viviane, que chegou ao corpo diretivo da Subseção Indaiatuba – primeiramente, com participações em comissões – pelas mãos de Rosana.

Viviane Matavelli, presidente da OAB Indaiatuba (Foto: Patrícia Lisboa/Dropes/Direitos Reservados)

Durante a presidência da OAB Indaiatuba, Rosana conta que teve oposição o tempo todo, não por questão de gênero, mas pela disputa de grupos políticos que existiam na entidade na época.

“Eu sempre zelei para que a OAB Indaiatuba não tivesse nenhuma conotação política, como a Viviane também faz, porque a gente não quer que a entidade seja um trampolim político. Então, tive uma gestão voltada para os interesses dos advogados. Foram inúmeras ações praticadas em favor da classe”, pontua Rosana. “Hoje, eu vejo uma gestão bem mais tranquila, em Indaiatuba, e acho que tenho um pouco de responsabilidade em construir essa harmonia. A proposta era também desfazer a polarização que existia”, acrescenta.

Advogada experiente, Rosana, hoje, preside a Sexta Câmara Recursal da Seção São Paulo da OAB, que é uma das câmaras que julgam os processos de ética e disciplina dos advogados do Estado de São Paulo, e reconhece uma maior abertura para a participação da mulher nos cargos da entidade.

Rosana lembra que é a primeira advogada do Interior a presidir uma Câmara Recursal por nomeação da atual diretoria. Ao todo, são oito câmaras recursais e 50% delas têm mulheres na presidência.

“Em Indaiatuba, a gente vê uma série de advogadas integrando as comissões (da OAB). Na Secional, as comissões são igualitariamente compostas por presidentes mulheres. Mas, é um trabalho de conscientização da importância da participação da mulher nos espaços”, afirma Rosana. Segundo ela, a atual gestão da OAB São Paulo, que tem como presidente Caio Augusto Silva dos Santos, tem enfoque na ampliação da participação das advogadas nas funções da entidade, não apenas em cumprimento de cotas, mas, para a real valorização da mulher.

Rosana, porém, também defende que estabelecer cota é um ponto de partida. “A cota é o mínimo do mínimo que tem que ter; é uma imposição para minimizar o desiquilíbrio e esse caráter obrigatório é importante porque, se deixar como facultativo, talvez, haja lugares que não implementem. Hoje, há um trabalho de valorização da mulher na OAB. Isso porque o presidente não é só um incentivador, ele mesmo pratica as políticas de participação das mulheres nas comissões. O Caio tem feito um trabalho que é divisor de águas na OAB”, comenta.

A advogada observa, no entanto, que é preciso ter políticas públicas de conscientização da participação da mulher em outros segmentos da sociedade, além da entidade de classe profissional. “Que as mulheres de um modo geral ocupem os espaços de poder, de fala, de manifestação, que é a partir disso que se vai tentando desconstruir a desigualdade de gênero”, conclui Rosana.

Rosana Maria Petrilli, presidente da Sexta Câmara Recursal da OAB São Paulo e conselheira estadual (Foto: Patrícia Lisboa/Dropes/Direitos Reservados)

SAIBA MAIS

Maria Augusta Saraiva foi a primeira mulher a ingressar na Faculdade de Direito do Largo São Francisco, em 1897. Ela se formou em 1902.

O Dia do Advogado é comemorado em 11 de agosto porque, na data, em 1827, foram instituídas as duas primeiras faculdades de Direito do Brasil: a Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, em São Paulo, e a Faculdade de Direito de Olinda, em Pernambuco – que foi transferida para Recife em 1854.

Portanto, só depois de 50 anos da sua inauguração, a Faculdade de Direito do Largo de São Francisco (hoje, a USP) recebeu a sua primeira aluna.

Em 11 de agosto de 1827, foi o então imperador Dom Pedro I que autorizou a criação das duas primeiras faculdades do Brasil. Por isso, em 11 de agosto, também é comemorado o Dia do Estudante.

Os estudantes de Direito, por sua vez, também comemoravam, em 11 de agosto, o Dia do Pendura – quando vão (ou iam – tendo em vista as restrições impostas pela pandemia de covid-19) aos restaurantes, se fartam e mandam pendurar a conta. A tradição tem origem no 1º Império do Brasil, época em que os advogados possuíam muita notoriedade e os proprietários de estabelecimentos convidavam os Advogados e Acadêmicos de Direito para comemorarem a data de 11 de agosto em seus bares e restaurantes.

(Fonte para o Saiba Mais: Projeto Efemérides, da Empresa Brasil de Comunicação -EBC)

MENSAGEM

Confira no vídeo, a mensagem da presidente da Subseção Indaiatuba da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Viviane Matavelli, para o Dia do Advogado.

(Vídeo: Patrícia Lisboa/Dropes/Direitos Reservados)

Notícias

Departamento de Transporte anuncia mudanças nas linhas 304 e 317 para atender demandas

Artigo

em

Por

Linha 304 terá extensão do itinerário para atender loteamento Jardins do Golfe, sentido centro-bairro

03/05/2024 11:16h

LEIA TAMBÉM

Foto: Arquivo-Eliandro Figueira RIC/PMI

#PraTodosVerem: na foto, a lateral de um ônibus da SOU Indaiatuba, pintado na cor amarela com detalhes em preto e cinza. O veículo trafega por uma rua, com alguns veículos à frente. É possível ver o céu azul com algumas nuvens e a fiação elétrica dos postes da rua. Fim da descrição.

Linha 304 atenderá o loteamento Jardins do Golfe Residencial nos dias úteis, a partir de segunda-feira (06/05)

#PraTodosVerem: na foto, a lateral de um ônibus da SOU Indaiatuba, pintado na cor amarela com detalhes em preto e cinza. O veículo trafega por uma rua, com alguns veículos à frente. É possível ver o céu azul com algumas nuvens e a fiação elétrica dos postes da rua. Fim da descrição.

O
Departamento de Transporte da Secretaria Municipal de Administração e a SOU
Indaiatuba, informam ajustes e alterações das linhas 304 e 317. As mudanças em
caráter experimental passam a valer a partir deste sábado (04/05) para a 317 e
de segunda-feira (06/05) para a 304. O objetivo é melhorar a oferta de viagens para
ajustar à demanda.

Conforme
as Ordens de Serviço de Operação emitidas pela Prefeitura, a linha 304 terá uma
extensão do itinerário para atender o condomínio Jardins do Golfe Residencial em
todas as viagens, sentido centro-bairro, saindo do Terminal Central para o Jardim
Casablanca. A alteração vale para os dias úteis, a partir da próxima
segunda-feira.

Com
a mudança, o itinerário segue normal do Terminal Central até o Residencial Evidências
e continua pela rodovia Lix da Cunha até próximo à portaria do Jardins do
Golfe. De lá, o ônibus retorna até o Residencial Evidências e segue trajeto normal
até o Casablanca, retornando para o Centro.


na linha 317 serão realizados ajustes da programação horária dos sábados e domingos
para adequação dos intervalos entre as viagens, respeitando a demanda de
passageiros em cada sentido. A nova programação pode ser conferida nos sites da
Prefeitura e
da SOU
Indaiatuba
.

Considerando
tratar-se de Ordens de Serviço de Operação Experimental, a equipe de fiscalização
do Departamento de Transporte, realizará acompanhamentos operacionais ao longo
dos primeiros dias e ajustes pontuais poderão ser feitos de acordo com a necessidade.

Todos
os horários das linhas alteradas estão disponíveis para consulta no link https://www.indaiatuba.sp.gov.br/horarios-de-onibus/
ou no aplicativo SOU – Sistema de Ônibus Urbano, disponível na Apple Store e na
Google Play.

  • Redator(es): Sirlene Virgílio Bueno
  • Release N.º: 338

Notícias relacionadas

Fonte: Prefeitura de Indaiatuba

Continue lendo

Notícias

Funssol realiza o Bazar de Dia das Mães a partir do dia 6 de maio na Prefeitura

Artigo

em

Por

#PraTodosVerem: Mesa com as peças confeccionadas pelas alunas do Projeto de Geração de Renda do Funssol. Fim da descrição.

O Fundo Social de Solidariedade (
Funssol) realiza de 6 a 10 de maio das 8h30 às 16h30 o Bazar de dia das Mães,
na Prefeitura de Indaiatuba. A exposição, que acontecerá no Paço Municipal em
frente ao Fundo Social, conta com uma variedade de peças como: pano de prato,
bolsas, nécessaire; porta acessórios; lingeries; aventais e peças em crochê.
Será aceito o pagamento apenas em dinheiro.

LEIA TAMBÉM

As peças expostas foram
confeccionadas pelas alunas do Projeto Geração de Renda – Tesoura Encantada ,
com a orientação dos professores. A finalidade é angariar recursos através das
vendas dos itens para que sejam revertidos na compra de tecidos e aviamentos para
manter o projeto. “O bazar tem o intuito de mostrar a criatividade dos alunos
na criação da peça e para que as pessoas possam comprar peças acessíveis, a
partir de R$5,00 e de qualidade. O valor adquirido será utilizado para a compra
de materiais para a produção de peças durante a aula”, explica a presidente do
Fundo Social de Solidariedade, Maria das Graças de Araújo Massimo.

No dia 10 de maio, além do bazar
que estará sendo exposto na Prefeitura, acontecerá a exibição de peças do
Projeto Geração de Renda, na Ação Solidária, que acontecerá na Praça Prudente de
Moraes. No local, o Fundo Social estará com uma barraca montada das 9h às 17h. Além
disso, a professora Edileny Gomes de França, também elaborou uma mesa decorada de
inspiração e dicas de mesa posta para o Dia das Mães e mês da noiva que
permanecerá, no saguão da Prefeitura, até o dia 31 de maio.

 

Serviço

Bazar de Dia das Mães

Data: 6 a 10 de maio.

Horário:  das 8h30 às  16h30.

Local: Funssol – Av. Eng. Fábio Roberto Barnabé, 2800 (Prefeitura de Indaiatuba).

Será aceito o pagamento apenas em dinheiro

 

Ação Solidária

Data: 10 de maio.

Horário: 9h às 17h.

Local: Praça Prudente de Moraes.

 

Exposição de Dia das Mães/ Mês da Noiva

Data: até dia 31 de maio.

Local:  Saguão da Prefeitura – Av. Eng. Fábio Roberto
Barnabé, 2800.

Fonte: Prefeitura de Indaiatuba

Continue lendo

Notícias

Secretaria de Saúde de Indaiatuba libera vacina da dengue para crianças de 10 a 14 anos

Artigo

em

Por

#PraTodosVerem: Foto colorida mostra enfermeira à esquerda aplicando a vacina da dengue em um menino sentado à direita. Eles estão dentro de um consultório em uma unidade básica de saúde. A enfermeira utiliza máscara e o menino uma camiseta e uma bermuda laranja. Fim da descrição.

A
Prefeitura de Indaiatuba, por meio da Secretaria de Saúde, liberou a vacina da
dengue para crianças de 10 a 14 anos a partir da próxima segunda-feira (6), em
todas as unidades básicas de saúde, das 7h30 às 16h30, de segunda a
sexta-feira. Até o momento 1.703 crianças já foram imunizadas em Indaiatuba.

LEIA TAMBÉM

A dengue
é uma doença transmitida por mosquitos que pode ser grave e até fatal. Vacinar
crianças nessa faixa etária pode ajudar a reduzir a transmissão da doença na
comunidade, protegendo não apenas as crianças, mas também pessoas mais
vulneráveis, como idosos e aqueles com sistemas imunológicos comprometidos. Embora
a dengue geralmente seja uma doença autolimitada, em alguns casos pode levar a
complicações graves, como dengue hemorrágica. A vacinação pode reduzir
significativamente o risco de desenvolver essas complicações.

Além do
mais, a dengue pode levar a períodos prolongados de doença, o que pode resultar
em ausências escolares prolongadas. Vacinar crianças pode ajudar a manter a
continuidade do ensino e evitar interrupções no aprendizado.

É
importante pontuar que a dengue não é transmitida de pessoa para pessoa. O
mosquito Aedes aegypti se torna infectado ao picar uma pessoa que já está
infectada com o vírus da doença. Uma vez infectado, o mosquito pode transmitir
o vírus a outras pessoas durante toda a sua vida. Após a picada do mosquito
infectado, ocorre um período de incubação no corpo humano, que geralmente dura
de 4 a 10 dias, mas pode se estender por até duas semanas. Durante o período de
incubação, o vírus se replica no organismo humano, entrando na corrente
sanguínea e causando uma condição conhecida como viremia, onde o vírus se
espalha pelo corpo.

Ao
perceber qualquer sintoma da dengue, um médico deverá ser consultado.

Fonte: Prefeitura de Indaiatuba

Continue lendo
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

TAGS

+ VISTOS

Copyright © 2021 powered by Tribuna de Indaiatuba.