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Prefeitura de Indaiatuba informa que envio do IPTU 2024 começa a partir de 31 de janeiro

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A
Prefeitura de Indaiatuba, por meio da Secretaria da Fazenda, informa que o
envio dos carnês do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) 2024 acontecerá
no dia 31 de janeiro para quem optou pelo recebimento eletrônico. A
distribuição do tributo pelos Correios acontecerá entre 9 de fevereiro e 17 de
março. O contribuinte também tem a opção de
emissão das guias para realizar o pagamento no link
https://www.indaiatuba.sp.gov.br/tributos/ ou por meio do Portal Minha Indaiatuba https://minha.indaiatuba.sp.gov.br/login/.

A cota
única prevê desconto de 3% de desconto e tem vencimento para o dia 21 de março.
A opção pelo parcelamento não conta com desconto e as parcelas foram
programadas entre os dias 21 e 26 de cada mês com início também no mês de
março. Apesar de o IPTU poder ser dividido em até 10 parcelas, cada parcela não
pode ser menor do que R$ 50,00, o que pode ocasionar número de parcelas
inferior. Em destaque neste ano, a previsão de lançamento de cerca de 134 mil
carnês, totalizando R$ 243 milhões, com estimativa de uma arrecadação de R$ 222
milhões, considerando as renúncias legais e inadimplência.

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Após o
vencimento, a Secretaria da Fazenda disponibiliza o link https://www.indaiatuba.sp.gov.br/fazenda/rendas-imobiliarias/carne-iptu/
para atualizar a guia de pagamento com os acréscimos legais. A data limite para
o pagamento do Imposto vai até o dia 26 de dezembro. Após essa data, os débitos
serão inscritos em Dívida Ativa, com os acréscimos legais e a correção pela
Ufesp (Unidade Fiscal do Estado de São Paulo).

A
Secretaria da Fazenda orienta que o pagamento do IPTU deve ser efetuado
exclusivamente em bancos credenciados. Até a data do vencimento, o débito pode
ser quitado pelo PIX QRcode ou nas agências da Caixa Econômica Federal, Casas
Lotéricas, Banco Postal ou nos meios eletrônicos, como caixa eletrônico e
internet banking dos Bancos: Bradesco, Banco do Brasil, Caixa, Itaú, Santander,
Sicoob e Sicredi.

Segundo
Orlando Schneider Vianna, quando o pagamento é feito em instituição bancária
não credenciada, muitas vezes não é possível identificar qual contribuinte que
efetuou determinado pagamento. Esse fator acaba gerando um transtorno tanto
para a Prefeitura quanto para o contribuinte, que pode ter seu débito inscrito
em dívida ativa por conta disso. “Pedimos, então, a colaboração de todos para
que quitem seus débitos relativos à administração municipal somente em
instituições bancárias credenciadas, garantindo a segurança do pagamento
devidamente efetuado”, argumentou o secretário da Fazenda.

Vianna
ainda reforça que é muito comum golpes para induzir o contribuinte fazer o
pagamento indevido do tributo. “Todos os anos recebemos relatos de
contribuintes que caem em golpes ou fazem pagamentos de parcelas equivocadas.
Para estes casos a recomendação é antes de confirmar o pagamento, verificar os
dados da parcela, vencimento, valor e o nome favorecido. Essas verificações são
muito importantes e evitam muita dor de cabeça e prejuízo”, advertiu.

O IPTU, T.C.R.LIXO e
CIP seguem variação da Ufesp (Unidade Fiscal do Estado de São Paulo). Por
meio do Comunicado Dicar-93 de 19 de dezembro de 2023 o governo paulista fixou o
valor de R$35,36 da UFESP para
2024, o que representa 3,22 % em relação a 2023.

As
dúvidas podem ser esclarecidas na Secretaria da Fazenda pelo telefone (19)
3834-9065, WhatsApp (19) 99888-5248 ou e-mail: [email protected]
ou no link https://www.indaiatuba.sp.gov.br/fazenda/rendas-imobiliarias/perguntas-frequentes-iptu/.

Aposentados, Pensionistas e Portadores de
Neoplasia Maligna em tratamento

Todos
que tiveram desconto de 20% ou 50% no exercício de 2023 continuarão com o
desconto, conforme o Decreto nº 14.959/2023, com as aplicações técnicas da
Secretaria da Fazenda.

Tem
direito ao desconto de 50% no valor do IPTU o aposentado ou pensionista que
possui apenas um imóvel e resida nele e cuja soma dos rendimentos (aposentado e
cônjuge) seja de até três salários mínimos.

Já para
a obtenção do desconto de 20% o contribuinte deve possuir até dois imóveis,
desde que o imóvel objeto do pedido seja a residência do requerente e a soma
dos rendimentos (aposentado e cônjuge) seja de até cinco salários mínimos.

Os
pedidos devem ser feitos anualmente no Ponto Cidadão (antiga rodoviária), até
30 de novembro do ano em curso para gozo no exercício seguinte, a que se
referir o lançamento do IPTU. Ou seja, quem solicitar a isenção parcial do
imposto no exercício de 2024 terá direito ao benefício a partir de 2025.

Dívida Ativa

O IPTU
2023 já se encontra inscrito em Dívida Ativa. No total 25.000 mil contribuintes
não quitaram o tributo imobiliário referente ao ano passado, o que representa
13% de inadimplência.

Para
consultar, quitar ou parcelar os débitos inscritos em Dívida Ativa, o
contribuinte deve acessar: https://www.indaiatuba.sp.gov.br/juridico/divida-ativa/negociacao_de_debitos/.
Em caso de dúvidas entrar em contato pelo e-mail
[email protected] ou telefones (19) 3834-9024 /
3834-9244.

Fonte: Prefeitura de Indaiatuba

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Secretaria de Cultura divulga mudança de locais que ocorrerá a Escuta Publica

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A Secretaria de Cultura, realiza nos dias 20 e 22 de maio, às
18h30, a Escuta Pública referente ao Plano Anual de Aplicação de Recursos da
LEI Aldir Blanc (PAAR). É destinada aos membros do  Conselho Municipal de
Política Cultural (Comcult), Conselho Municipal de Preservação e Patrimônio,
Conselho Municipal de Turismo, artistas, produtores culturais e a sociedade
civil  que tiverem interesse em participar. Os interessados podem
participar de maneira presencial ou pelo link.

O evento acontece em dois locais, na segunda-feira (20) acontecerá no Centro Cultural
Aydil Pinesi  Bonachella e na quarta-feira (22) será realizada o no Auditório
da Prefeitura.

A Escuta Pública tem como objetivo central
ouvir as demandas, sugestões e necessidades dos artistas, produtores culturais
e membros da sociedade civil criando um espaço para debate e contribuições da
comunidade, acolhimento de sugestões.

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Cronograma

Abertura, apresentação da legislação e do
contexto da Política Nacional Aldir Blanc;

Apresentação das ações propostas no PAAR;

Espaço para debate e contribuições da
comunidade, acolhimento de sugestões,

explanação das opiniões.

Redação da ATA.

Sobre a Lei Aldir Blanc

A LEI Aldir Blanc é um marco fundamental no
apoio às pessoas que trabalham com cultura. Por isso, a  Secretaria
Municipal de Cultura convida os artistas e a sociedade civil para participarem
de uma escuta fundamental voltada ao Plano Anual de Aplicação de Recursos
(PAAR).

Serviço

Escuta Pública

Data: 20 e 22 de maio.

Horário: 18h30.

Presencial:  20/05 -Centro de Convenções Aydil Bonachella- R. das
Primaveras, 210 – Jardim Pompeia.

Presencial:  22/05 –
Auditório da Prefeitura – Av, Eng. Fábio Roberto Barnabé, 2.800.

On-line: O link da reunião será disponibilizado no site.

Fonte: Prefeitura de Indaiatuba

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Sebrae Aqui Indaiatuba oferece suporte a microempreendedores para formalização de negócios

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Posto realizou mais de 2 mil atendimentos a empreendedores do município no ano passado

17/05/2024 15:57h

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Foto: Divulgação

Um homem ao telefone com a logomarca do Sebrae Aqui em transparência na parte de baixo. Fim da descrição

Foto ilustrativa

#PraTodosVerem: Um homem ao telefone com a logomarca do Sebrae Aqui em transparência na parte de baixo. Fim da descrição

A parceria da Secretaria de Governo com o Sebrae
Aqui tem rendido bons frutos no fomento ao empreendedorismo em Indaiatuba. No
último ano, o posto local realizou 2.913 atendimentos e foram investidos mais
de R$900 mil em programas e eventos destinados a micro e pequenos empreendedores.
O posto Sebrae Aqui de Indaiatuba, que funciona no Paço Municipal, é o local
certo para o microempreendedor Individual que busca ajuda para fomentar seu
negócio, seja por meio de capacitação de mão obra ou de orientação para acesso
a crédito.

São oferecidos, cursos, palestras, oficinas e
consultorias focadas na capacitação empreendedora para estimular o
empreendedorismo e a melhoria da competitividade dos pequenos negócios e proporcionar
o desenvolvimento regional.

Em 2023, 67 empresas receberam atendimento através
do ALI produtividade, cujo foco é identificar oportunidades e buscar soluções
para melhorias de práticas gerenciais e inovações de acordo com o perfil do
empreendedor.

Os produtores rurais também não ficaram de fora. Em
Indaiatuba, o Sebrae atendeu 16 produtores por meio do ALI rural.  Um Agente Local de Inovação, vai até o
produtor para oferecer orientações profissionais especializadas que fortaleça
seu negócio com acompanhamento sob medida.

Os
agentes de ALI, são bolsista pelo CNPq, selecionados e capacitados pelo Sebrae.
São facilitadores da metodologia de Inovação para o aumento da produtividade
nos pequenos negócios participantes do Programa Mais Produtividade e Rural.

 

Pelo Sebraetec foram atendidas 57 empresas, por meio
de consultoria tecnológica que tem o objetivo de impulsionar as empresas a
melhorarem os seus processos, serviços e produtos, com soluções para ajudar sua
empresa a inovar e a fazer melhor gastando menos.

O secretário de Governo, Sergio Wolf, explica que o Sebrae
realiza um papel importante em Indaiatuba com a qualificação profissional e,
principalmente, com o acompanhamento individual
ou
coletivo ao empresário,
auxiliando no atendimento de suas demandas para o crescimento de seu
negócio. “Com o Sebrae Aqui, a Prefeitura tem um importante aliado no trabalho
de fomentar novos negócios, fortalecer as
MPES
(micro e pequenas empresas)
 que
já estão no mercado e promover a competitividade e o desenvolvimento
sustentável dos empreendedores  de micro
e pequenas empresas no município”,
complementou.

Para mais informações sobre as atividade do Sebrae
em Indaiatuba, entre em contato pelo telefone (19) 3834-9272.

  • Redator(es): Alyne Cervo
  • Release N.º: 387

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Fonte: Prefeitura de Indaiatuba

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Rotatória do Objetivo é interditada sentido João Ceccon para reparo emergencial na rede de água

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Equipe do Saae trabalha no local e a previsão é de que a obra esteja concluída até o final da tarde

17/05/2024 10:30h

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Foto: RIC/PMI

#PraTodosVerem: a foto mostra o trecho da rotária interditada, com cones na cor laranja. No canto esquerdo, um grupo de funcionários do Saae acompanha a retroescavadeira fazer um buraco no asfalto para arrumar a tubulação de água que está vazando. Atrás, é possível ver um caminhão do Saae, uma viatura do Departamento do Trânsito e algumas árvores do Parque Ecológico. Fim da descrição.

Equipe do Saae trabalha para conter vazamento de água na rotatória do Colégio Objetivo

#PraTodosVerem: a foto mostra o trecho da rotária interditada, com cones na cor laranja. No canto esquerdo, um grupo de funcionários do Saae acompanha a retroescavadeira fazer um buraco no asfalto para arrumar a tubulação de água que está vazando. Atrás, é possível ver um caminhão do Saae, uma viatura do Departamento do Trânsito e algumas árvores do Parque Ecológico. Fim da descrição.

O Departamento de
Trânsito da Secretaria de Obras e Vias Públicas informa que a rotatória localizada
na avenida Engenheiro Fábio Roberto Barnabé, altura do Colégio Objetivo, está
interditada temporariamente para conter um vazamento na rede de água que passa
pelo local. A interdição acontece somente no trecho da rotatória que dá acesso
à rodovia João Ceccon, sentido Cardeal. A equipe do Saae (Serviço Autônomo de
Água e Esgotos) trabalha no reparo, e a previsão é de que a obra esteja
concluída até o final da tarde.

Com a interdição, os
motoristas que trafegam pela avenida Engenheiro Fábio Roberto Barnabé –
Marginal Esquerda e precisam acessar e rua João Amstalden, no sentido da
rodovia João Ceccon, têm a opção de fazer o retorno à esquerda, antes da
rotatória do Objetivo, e seguir pela alameda José Amstalden.

Outra opção é seguir em
frente e fazer o retorno na altura do estacionamento do trecho inicial do
Parque Ecológico, e voltar pela Marginal Direita até a rua João Amstalden, que
dá acesso à rodovia. Esse mesmo trajeto deverá ser realizado pelos motoristas
que estão na rua Vinte e Quatro de Maio e precisam seguir sentido João Ceccon.

  • Redator(es): Sirlene Virgílio Bueno
  • Release N.º: 386

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Fonte: Prefeitura de Indaiatuba

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