Notícias
Prefeitura de Indaiatuba informa que envio do IPTU 2024 começa a partir de 31 de janeiro
A
Prefeitura de Indaiatuba, por meio da Secretaria da Fazenda, informa que o
envio dos carnês do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) 2024 acontecerá
no dia 31 de janeiro para quem optou pelo recebimento eletrônico. A
distribuição do tributo pelos Correios acontecerá entre 9 de fevereiro e 17 de
março. O contribuinte também tem a opção de
emissão das guias para realizar o pagamento no link https://www.indaiatuba.sp.gov.br/tributos/ ou por meio do Portal Minha Indaiatuba https://minha.indaiatuba.sp.gov.br/login/.
A cota
única prevê desconto de 3% de desconto e tem vencimento para o dia 21 de março.
A opção pelo parcelamento não conta com desconto e as parcelas foram
programadas entre os dias 21 e 26 de cada mês com início também no mês de
março. Apesar de o IPTU poder ser dividido em até 10 parcelas, cada parcela não
pode ser menor do que R$ 50,00, o que pode ocasionar número de parcelas
inferior. Em destaque neste ano, a previsão de lançamento de cerca de 134 mil
carnês, totalizando R$ 243 milhões, com estimativa de uma arrecadação de R$ 222
milhões, considerando as renúncias legais e inadimplência.
- River Plate
- Brasil Logic requisita Técnico de Automação e Estagiario para SP
- Toyota Brasil construirá primeiro sedã Corolla movido à eletricidade, etanol e gás em São Paulo
Após o
vencimento, a Secretaria da Fazenda disponibiliza o link https://www.indaiatuba.sp.gov.br/fazenda/rendas-imobiliarias/carne-iptu/
para atualizar a guia de pagamento com os acréscimos legais. A data limite para
o pagamento do Imposto vai até o dia 26 de dezembro. Após essa data, os débitos
serão inscritos em Dívida Ativa, com os acréscimos legais e a correção pela
Ufesp (Unidade Fiscal do Estado de São Paulo).
A
Secretaria da Fazenda orienta que o pagamento do IPTU deve ser efetuado
exclusivamente em bancos credenciados. Até a data do vencimento, o débito pode
ser quitado pelo PIX QRcode ou nas agências da Caixa Econômica Federal, Casas
Lotéricas, Banco Postal ou nos meios eletrônicos, como caixa eletrônico e
internet banking dos Bancos: Bradesco, Banco do Brasil, Caixa, Itaú, Santander,
Sicoob e Sicredi.
Segundo
Orlando Schneider Vianna, quando o pagamento é feito em instituição bancária
não credenciada, muitas vezes não é possível identificar qual contribuinte que
efetuou determinado pagamento. Esse fator acaba gerando um transtorno tanto
para a Prefeitura quanto para o contribuinte, que pode ter seu débito inscrito
em dívida ativa por conta disso. “Pedimos, então, a colaboração de todos para
que quitem seus débitos relativos à administração municipal somente em
instituições bancárias credenciadas, garantindo a segurança do pagamento
devidamente efetuado”, argumentou o secretário da Fazenda.
Vianna
ainda reforça que é muito comum golpes para induzir o contribuinte fazer o
pagamento indevido do tributo. “Todos os anos recebemos relatos de
contribuintes que caem em golpes ou fazem pagamentos de parcelas equivocadas.
Para estes casos a recomendação é antes de confirmar o pagamento, verificar os
dados da parcela, vencimento, valor e o nome favorecido. Essas verificações são
muito importantes e evitam muita dor de cabeça e prejuízo”, advertiu.
O IPTU, T.C.R.LIXO e
CIP seguem variação da Ufesp (Unidade Fiscal do Estado de São Paulo). Por
meio do Comunicado Dicar-93 de 19 de dezembro de 2023 o governo paulista fixou o
valor de R$35,36 da UFESP para
2024, o que representa 3,22 % em relação a 2023.
As
dúvidas podem ser esclarecidas na Secretaria da Fazenda pelo telefone (19)
3834-9065, WhatsApp (19) 99888-5248 ou e-mail: fazenda.iptu@indaiatuba.sp.gov.br
ou no link https://www.indaiatuba.sp.gov.br/fazenda/rendas-imobiliarias/perguntas-frequentes-iptu/.
Aposentados, Pensionistas e Portadores de
Neoplasia Maligna em tratamento
Todos
que tiveram desconto de 20% ou 50% no exercício de 2023 continuarão com o
desconto, conforme o Decreto nº 14.959/2023, com as aplicações técnicas da
Secretaria da Fazenda.
Tem
direito ao desconto de 50% no valor do IPTU o aposentado ou pensionista que
possui apenas um imóvel e resida nele e cuja soma dos rendimentos (aposentado e
cônjuge) seja de até três salários mínimos.
Já para
a obtenção do desconto de 20% o contribuinte deve possuir até dois imóveis,
desde que o imóvel objeto do pedido seja a residência do requerente e a soma
dos rendimentos (aposentado e cônjuge) seja de até cinco salários mínimos.
Os
pedidos devem ser feitos anualmente no Ponto Cidadão (antiga rodoviária), até
30 de novembro do ano em curso para gozo no exercício seguinte, a que se
referir o lançamento do IPTU. Ou seja, quem solicitar a isenção parcial do
imposto no exercício de 2024 terá direito ao benefício a partir de 2025.
Dívida Ativa
O IPTU
2023 já se encontra inscrito em Dívida Ativa. No total 25.000 mil contribuintes
não quitaram o tributo imobiliário referente ao ano passado, o que representa
13% de inadimplência.
Para
consultar, quitar ou parcelar os débitos inscritos em Dívida Ativa, o
contribuinte deve acessar: https://www.indaiatuba.sp.gov.br/juridico/divida-ativa/negociacao_de_debitos/.
Em caso de dúvidas entrar em contato pelo e-mail
juridico.dividaativa@indaiatuba.sp.gov.br ou telefones (19) 3834-9024 /
3834-9244.
Fonte: Prefeitura de Indaiatuba
Notícias
Educação está com inscrição aberta para contratar fiscais na aplicação da Avaliação do Sistema Munic
A
LEIA TAMBÉM- River Plate
- Brasil Logic requisita Técnico de Automação e Estagiario para SP
- Toyota Brasil construirá primeiro sedã Corolla movido à eletricidade, etanol e gás em São Paulo
Secretaria de Educação, de acordo com o Chamamento Público nº 017/2024 – Edital
nº 103/2024, informa que estão abertas as inscrições para contratação de fiscais
na aplicação da Avaliação do Sistema Municipal de Ensino. Será pago a ajuda de
custo no valor de R$ 100,00 (bruto), por período trabalhado, sendo que o fiscal
poderá trabalhar até cinco períodos, arrecadando o valor total de R$ 500,00
(bruto). A contratação segue até às 17h do dia 18 de outubro. Todas informações
podem ser conferidas no link
https://www.indaiatuba.sp.gov.br/administracao/licitacoes/editais-publicados/4236/download/.
Para
participar é necessário ter idade mínima de 18 anos; escolaridade mínima de
Ensino Médio completo; não possuir vínculo de trabalho, de qualquer natureza,
com as redes de ensino municipal ou vínculo com o poder público de Indaiatuba;
dispor de endereço eletrônico próprio para fins de comunicação com as equipes
de coordenação e acesso a computador com conexão à internet; possuir conta
bancária em seu nome; possuir número de telefone celular para contato com as
equipes de coordenação; possuir disponibilidade para os dias 5 de novembro (capacitação), 18 e 19 de
novembro (aplicação da prova) em período integral; ser responsável pela
alimentação, transporte e deslocamento até a escola de alocação.
Os
interessados devem acessar o link de inscrição
(https://forms.gle/DesUJWDuVBs6Migy7), preencher o formulário com atenção às solicitações.
Os documentos solicitados devem ser enviados até às 17h do dia 18 de outubro
para o e-mail chamamento@educ.indaiatuba.sp.gov.br. A seleção dos candidatos
será realizada pela comissão especial instituída pela Portaria nº 63/2024 da
Secretaria Municipal de Educação.
As
dúvidas referentes ao edital poderão ser solicitadas através do e-mail
chamamento@educ.indaiatuba.sp.gov.br ou telefone (19) 99941-0075.Prefeitura de Indaiatuba
Notícias
Desassoreamento da represa do Rio Capivari Mirim prevê a retirada de 22 mil m³ de resíduos
O Serviço
LEIA TAMBÉM- River Plate
- Brasil Logic requisita Técnico de Automação e Estagiario para SP
- Toyota Brasil construirá primeiro sedã Corolla movido à eletricidade, etanol e gás em São Paulo
Autônomo de Água e Esgotos (Saae) informa que o desassoreamento da represa do
rio Capivari-Mirim está avançado e tem previsão de
retirada de 22 mil m³ de sedimentos do leito da barragem, nesta primeira
etapa. A autarquia, que é responsável pela barragem do rio Capivari-Mirim,
inscreveu o projeto no Programa Rios Vivos, do Governo do Estado, o que
possibilitou a captação de investimentos do Departamento de Águas e Energia
Elétrica do Estado de São Paulo (DAEE). A obra é realizada pelo grupo JOFEGE.
O fenômeno
do assoreamento é comum, e trata-se do acumulo de sedimentos como terra, lodo
ou areia no fundo de lagos e rios. No caso das represas, isso interfere na
capacidade de armazenamento e qualidade da água, sendo necessária a realização
periódica do processo de desassoreamento – a retirada desses sedimentos.
aberto ao público normalmente, com apenas algumas áreas interditadas para
segurança dos visitantes.
A
preservação da represa do rio Capivari-Mirim é uma das prioridades do Saae.
Além de cumprir um importante papel para a educação ambiental de Indaiatuba,
esse cartão postal é um dos principais mananciais de captação de água do
município.
Imagem
aérea mostra algumas máquinas e caminhões trabalhando ao lado de uma represa.
As máquinas estão fazendo a retirada de terra de dentro do leito da represa. No
entorno da represa, vemos um parque arborizado com trilhas e uma ponte. Fim da
descrição.
Fonte: Prefeitura de Indaiatuba