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Prefeitura de Indaiatuba abre inscrições para oficinas culturais na próxima segunda-feira
A Secretaria de Cultura de Indaiatuba
disponibiliza a partir da segunda-feira (9) o formulário de cadastro para as
mais de 30 opções de oficinas de expressões artísticas. Os interessados devem
se inscrever no portal Cultura Online (https://www.indaiatuba.sp.gov.br/cultura-online/),
localizado no site da Prefeitura, a partir das 10h. No total, serão
ofertadas em torno de 6.000 vagas (confira opções abaixo). As inscrições
permanecem abertas até 10 de fevereiro, às 12h.
Os interessados deverão preencher o formulário e fazer o envio de cópia do RG,
CPF e comprovante de residência no município. Se o interessado for menor de
idade, será preciso enviar também os documentos de seu responsável legal. É
importante que o aluno tenha a idade mínima exigida para cada oficina no ato da
inscrição.
As Oficinas Culturais têm como objetivo a sensibilização artística, além de
promover a sociabilidade por meio da arte, assim como o respeito às diferenças
e práticas de ética e cidadania. Além de estimular as propriedades cognitivas e
sensoriais, ainda tem o intuito de apresentar e aproximar a comunidade às
diversas formas de expressão artístico-culturais, visando um primeiro contato
com diversas modalidades.
Em caso de dúvidas ou necessidade de
ajuda é necessário procurar os polos culturais (abaixo).
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Confira abaixo um pouco mais sobre cada uma das Oficinas
Culturais:
• Artes – Infantil (6 a 12 anos)
Oficina reúne o fazer artístico em suas várias linguagens: modelagem,
escultura, pintura e muito mais. Também, de forma lúdica, o aluno terá a
oportunidade de entrar em contato com a História da Arte, com foco em artistas
nacionais.
• Artes para Crianças (5 a 7 anos)
Através da arte, a criança descobre um mundo cheio de cores, formas, linhas e
sentimentos. Ao pintar, desenhar e colar, ela desenvolve sua coordenação
motora, agilidade, autoestima e potencial criativo. Nessa oficina o aluno
aprenderá: brincar com arte; ver e fazer arte; cores na vida e na arte; tinta
em movimento; ciranda das cores e formas.
• Artes para Crianças (8 a 10 anos)
Nossa vida é como pedacinhos de uma colcha de retalhos que juntos contam nossas
histórias, sonhos e alegrias. A arte nos ensina a colorir, desenhar, pintar e
colar todos esses retalhinhos com criatividade e imaginação. Nesta oficina iremos
aprender: as linhas na vida e na arte; brincando e descobrindo com a arte; das
linhas nascem formas; lendo imagens; desenhos em ciranda; formas de olhar o
mundo; e releitura.
• Oficina de Customização (a partir de
10 anos)
Tudo é válido quando o que importa é criar. Dar vida nova a uma peça que estava
em desuso, explorando e experimentando várias possibilidades. Customizar é
transformar recortes, colagens, pinturas e alinhavos.
• Violão (a partir de 10 anos)
Curso de iniciação musical através do instrumento Violão. Curso de Violão
Popular que utiliza ferramentas técnicas do ensino de Violão Erudito para o
desenvolvimento de repertório, técnica e de performance artística.
• Viola Caipira (a partir de 10 anos)
A oficina tem como objetivos:
– Apresentar e aproximar a população a uma forma de expressão artística através
da música. Foca, além do aprendizado musical, o desenvolvimento humano como um
todo: aspectos físicos e motores (agilidade dos dedos e prática de canto
enquanto toca, por exemplo), intelectuais (concentração, paciência e
criatividade), sociabilização (respeito ao próximo e suas diferenças, a
coletividade, o companheirismo), práticas de cidadania (apresentações em
clínicas e entidades assistenciais) e a sensibilidade artística;
– Dentro da Oficina, são apresentadas duas formas de linguagem musical: Cifras
(comum no uso para acompanhamento de canto) e Tablatura (sistema gráfico de
escrita musical não oficial, porém, muito difundido atualmente, direcionada
para solos e melodias) através do já clássico e tradicional repertório da
Música Sertaneja de Raiz.
• Coral Infantil (7 a 11 anos)
A oficina de canto coral insere-se no campo da Educação Musical. Ela tem como
objetivo proporcionar, de forma lúdica e divertida, o contato da criança com a
realidade sonora e despertar a sua sensibilidade artística.
• Coral Juvenil (12 a 17 anos)
Esta oficina destina-se aos jovens e visa iniciar o processo de educação
musical estimulando o desenvolvimento de seu potencial vocal, artístico, criativo
e reflexivo. Propicia o contato com canções da nossa e de outras culturas,
promovendo, assim, o conhecimento e o respeito pela diversidade cultural.
• Coral da Terceira idade (a partir de
55 anos)
A oficina pretende oferecer aos seus integrantes uma vivência musical alegre,
divertida, inclusiva e integradora. Os benefícios advindos desta atividade
podem contribuir para uma melhor qualidade de vida, auxiliando na manutenção de
importantes processos cognitivos, além de estimular a afetividade e a sociabilidade.
• Coral da Cidade de Indaiatuba (18 a 55
anos)
O Coral Cidade de Indaiatuba é um dos corpos estáveis da Secretaria da Cultura.
A oficina destina-se ao aprimoramento de conhecimentos musicais e da
sensibilidade artística. Ela pretende propiciar ao seu integrante um repertório
musical variado e amplo abrangendo diferentes gêneros e culturas.
• Piano Digital (a partir de 10 anos)
A Oficina de Piano Digital aborda os seguintes aspectos:
– Postura: forma correta de posicionar-se no piano (costas, antebraços, pulsos
e mãos), conhecimento das regiões do piano e toda a sua extensão;
– Aspectos teóricos: leitura do pentagrama, claves, figuras musicais, fórmulas
de compassos simples e composto, aspectos rítmicos, aspectos melódicos e
harmonia básica, formação de tríades e suas inversões;
– Aspectos técnicos: prática de arpejos, escalas, clichês patterns, coordenação
motora, igualdade das mãos, dedilhados, trinados, trêmulos e oitavas;
– Repertório: vasto repertório, com abordagem em vários estilos (peças
folclóricas, popular, erudito, música brasileira, internacional, temas de
filmes e gospel). Serão seguidas duas linhas: o piano solo (onde o aluno
executa a peça tocando a melodia e a harmonia) e o piano acompanhamento (onde o
aluno faz a harmonia da música para ser cantada).
• Taikô (a partir de 10 anos)
Taikô é o nome dado aos tambores tradicionais japoneses, utilizados em
performances culturais. O aluno aprenderá a tocar o instrumento, além de
aperfeiçoar técnicas musicais, possibilitando assim sua participação em
apresentações artísticas.
• Desenho Artístico – Infantil (7 a 11
anos)
Iniciação ao desenho artístico através das linhas, traços e formas geométricas
básicas, para que a criança possa começar a desenvolver, com a sua criatividade,
o desenho de objetos, alimentos, animais, entre outros.
• Desenho Artístico – Juvenil (12 a 17
anos)
Iniciação ao desenho artístico com base no estudo do desenho estilo mangá e do
estudo da anatomia humana. Buscando assim o desenvolvimento da percepção e
concentração de cada aluno.
• Desenho Artístico – Adulto (a partir
de 18 anos)
Iniciação ao desenho artístico com foco no estudo de anatomia humana e
princípios do desenho gestual e realista. Neste contexto, será desenvolvido um
conceito mais terapêutico, com um olhar artístico para a expressão,
pensamentos, emoção e opinião.
• Pintura em Tela (a partir de 10 anos)
O trabalho com pintura em tela proporciona momentos de convívio entre os
participantes, levando-os a desenvolver as habilidades individuais, o
autoconhecimento e a autovalorização. A oficina tem como metodologia atividades
em grupo, nas quais os participantes pintam as telas utilizando tintas a óleo.
Observa-se que ao final do processo, cada um descobre seu estilo próprio de pintar.
• Pintura em Tecido (a partir de 15
anos)
A oficina de pintura em tecido visa o trabalho de aspectos como: criatividade,
concentração e habilidades manuais. A técnica de pintura em tecido é muito
utilizada na confecção de peças utilitárias, como, por exemplo, os já
tradicionais panos de prato.
• Jazz Infantil (7 a 11 anos)
Trabalha a parte artística da criança, expressividade, coordenação motora,
flexibilidade, ritmo, criatividade e condicionamento físico.
• Jazz Juvenil (12 a 17 anos)
Trabalha a coordenação motora, musicalidade, bem-estar social, confiança,
memorização, criatividade, flexibilidade e fortalecimento corporal.
• Ballet Clássico Baby (5 e 6 anos)
Aulas ministradas uma vez por semana, com duração de uma hora. Durante o aprendizado,
as crianças entram em contato com movimentos que auxiliam o desenvolvimento
motor, psico-cognitivo, lateralidade, sociabilidade e afetividade, envolvidas
por músicas clássicas, modernas e também infantis, tocadas ao piano e por
orquestras, favorecendo o desenvolvimento cerebral, além de melhorar a
autoestima, respeito próprio e aos colegas e professores, tudo de forma lúdica
e com muitas brincadeiras.
• Ballet Clássico Infantil (7 a 11 anos)
As oficinas trarão de forma lúdica e dinâmica a iniciação aos movimentos do
Ballet Clássico com abordagem técnica e consciência corporal, despertando
autoestima, concentração, coordenação, disciplina, sociabilidade e criatividade
artística.
• Ballet Clássico Juvenil (12 a 17 anos)
Direcionada ao público com ou sem experiência, as oficinas ensinam os
movimentos próprios do Ballet Clássico com abordagem prática, através da
consciência corporal e processos criativos, aprimorando a técnica dos
exercícios da barra e centro, despertando o interesse pela carreira artística
da Dança.
• Hip Hop Infantil (7 a 11 anos)
Oficina ensina a dança de forma divertida, com dinâmicas que desenvolvem o
trabalho em equipe, a disciplina e a expressão corporal.
• Hip Hop Juvenil (12 a 17 anos)
De forma descontraída e dinâmica, a oficina emprega conceitos para permitir que
os jovens se expressem por meio da dança.
• Hip Hop Adulto (a partir de 18 anos)
Por meio da dança, vivencie novos sentimentos, expressões e emoções, explorando
durante as aulas, de maneira descontraída, a capacidade de concentração e
confiança no dia a dia.
• Dança de Salão (a partir de 16 anos)
Aulas voltadas para quem gosta de dançar diferentes gêneros musicais, como
forró, bolero, samba de gafieira e soltinho. Para quem gosta de dançar a dois,
aprender diferentes estilos. Após o processo de adaptação (iniciação), com
movimentos básicos, postura de dança e marcação de ritmos, os alunos passam a
aprimorar seu aprendizado.
• Teatro Infantil (7 a 11 anos)
Propõe o desenvolvimento da expressão corporal e vocal através de exercícios,
jogos teatrais, improvisação, criatividade e muita diversão. De maneira lúdica,
trabalha a criação de personagens, cenas e habilidades para o trabalho em
grupo.
• Teatro Juvenil (12 a 17 anos)
Propõe estimular o desenvolvimento e habilidades de expressão corporal e vocal,
através da pesquisa e de atividades práticas, ensinando técnicas de improviso,
atuação e jogos teatrais, além de desenvolver habilidades de comunicação,
trabalho em equipe e autonomia. A oficina utilizará recursos como maquiagem,
figurino, adereços e cenografia para ampliar o desenvolvimento da linguagem
teatral. O trabalho é norteado pelos ensinamentos de Constantin Stanislávski,
Viola Spolin, entre outros.
• Teatro Adulto (a partir de 18 anos)
Propõe o aprendizado e desenvolvimento de habilidades corporais, ativando
percepções e autocontrole, usados em conjunto com a expressão vocal e
expressões faciais. Propicia que o aluno improvise e atue em diferentes
situações de jogos teatrais e, progressivamente, reconheça e utilize elementos
da linguagem dramática, espaço cênico, personagens e conflitos. Desenvolve
capacidades comunicativas e expressivas, relacionadas ao movimento corporal, ao
texto e a voz, além de habilidades para a utilização de recursos da linguagem
teatral, como maquiagem, máscaras, figurinos, adereços, música, cenografia e
outros.
• Oficina de Graffiti (a partir de 10
anos)
Reúne aulas teóricas sobre a origem do graffiti no mundo e no Brasil, filmes,
livros, revistas, estilos de graffiti existentes, técnicas para criação de
estilo pessoal e aulas práticas de técnicas com sprays, tipos de bico (cap) e
tipos de efeito (brilho, sombra, entre outros).
• Break Infantil (7 a 11 anos)
• Break Juvenil (12 a 17 anos)
• Break Adulto (a partir de 18 anos)
O Break e um estilo de dança para todas as idades, que envolve saltos e giros
acrobáticos. Além de ser uma dança dinâmica e que desafia a gravidade, oferece
a oportunidade de trabalho em equipe, deixando claro que todos são iguais e que
cada um tem seu estilo de dançar e viver, reforçando a máxima de respeito ao
próximo.
POLOS CULTURAIS
Centro Cultural Wanderley Peres
Praça Dom Pedro II, s/nº – Centro
Telefone: (19) 3825-2056
Centro Cultural Hermenegildo Pinto
(Piano)
Av. Eng. Fabio Roberto Barnabé, 5.924 – Jardim Morada do Sol
Telefone: (19) 3936-2584
Centro de Esportes e Artes Unificados
(CEU)
Rua Jordalino Pietrobom, 1.300 – Jardim São Conrado
Telefone: (19) 3935-2714
Casarão Pau Preto
Rua Pedro Gonçalves, 477 – Jardim Pau Preto
Telefone: (19) 3875-8383
Fonte: Prefeitura de Indaiatuba
Notícias
Educação está com inscrição aberta para contratar fiscais na aplicação da Avaliação do Sistema Munic
A
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Secretaria de Educação, de acordo com o Chamamento Público nº 017/2024 – Edital
nº 103/2024, informa que estão abertas as inscrições para contratação de fiscais
na aplicação da Avaliação do Sistema Municipal de Ensino. Será pago a ajuda de
custo no valor de R$ 100,00 (bruto), por período trabalhado, sendo que o fiscal
poderá trabalhar até cinco períodos, arrecadando o valor total de R$ 500,00
(bruto). A contratação segue até às 17h do dia 18 de outubro. Todas informações
podem ser conferidas no link
https://www.indaiatuba.sp.gov.br/administracao/licitacoes/editais-publicados/4236/download/.
Para
participar é necessário ter idade mínima de 18 anos; escolaridade mínima de
Ensino Médio completo; não possuir vínculo de trabalho, de qualquer natureza,
com as redes de ensino municipal ou vínculo com o poder público de Indaiatuba;
dispor de endereço eletrônico próprio para fins de comunicação com as equipes
de coordenação e acesso a computador com conexão à internet; possuir conta
bancária em seu nome; possuir número de telefone celular para contato com as
equipes de coordenação; possuir disponibilidade para os dias 5 de novembro (capacitação), 18 e 19 de
novembro (aplicação da prova) em período integral; ser responsável pela
alimentação, transporte e deslocamento até a escola de alocação.
Os
interessados devem acessar o link de inscrição
(https://forms.gle/DesUJWDuVBs6Migy7), preencher o formulário com atenção às solicitações.
Os documentos solicitados devem ser enviados até às 17h do dia 18 de outubro
para o e-mail [email protected]. A seleção dos candidatos
será realizada pela comissão especial instituída pela Portaria nº 63/2024 da
Secretaria Municipal de Educação.
As
dúvidas referentes ao edital poderão ser solicitadas através do e-mail
[email protected] ou telefone (19) 99941-0075.Prefeitura de Indaiatuba
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Desassoreamento da represa do Rio Capivari Mirim prevê a retirada de 22 mil m³ de resíduos
O Serviço
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Autônomo de Água e Esgotos (Saae) informa que o desassoreamento da represa do
rio Capivari-Mirim está avançado e tem previsão de
retirada de 22 mil m³ de sedimentos do leito da barragem, nesta primeira
etapa. A autarquia, que é responsável pela barragem do rio Capivari-Mirim,
inscreveu o projeto no Programa Rios Vivos, do Governo do Estado, o que
possibilitou a captação de investimentos do Departamento de Águas e Energia
Elétrica do Estado de São Paulo (DAEE). A obra é realizada pelo grupo JOFEGE.
O fenômeno
do assoreamento é comum, e trata-se do acumulo de sedimentos como terra, lodo
ou areia no fundo de lagos e rios. No caso das represas, isso interfere na
capacidade de armazenamento e qualidade da água, sendo necessária a realização
periódica do processo de desassoreamento – a retirada desses sedimentos.
aberto ao público normalmente, com apenas algumas áreas interditadas para
segurança dos visitantes.
A
preservação da represa do rio Capivari-Mirim é uma das prioridades do Saae.
Além de cumprir um importante papel para a educação ambiental de Indaiatuba,
esse cartão postal é um dos principais mananciais de captação de água do
município.
Imagem
aérea mostra algumas máquinas e caminhões trabalhando ao lado de uma represa.
As máquinas estão fazendo a retirada de terra de dentro do leito da represa. No
entorno da represa, vemos um parque arborizado com trilhas e uma ponte. Fim da
descrição.
Fonte: Prefeitura de Indaiatuba
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Secretaria de Cultura divulga a programação do Pontos MIS do mês de outubro
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font-weight:normal;mso-bidi-font-weight:bold”>A Secretaria Municipal de
Cultura, em parceria com o MIS (Museu da Imagem e do Som) disponibiliza a
programação dos Pontos Mis que serão projetados no mês de outubro. Serão exibidos
filmes nos dias 16, 19 e 26 de outubro, de maneira gratuita. A primeira
projeção será do filme “Una Madre”, no dia 16 de outubro às 19h, com o Cine-debate
“Psicanalise e Cultura”, ministrado pela Psicóloga e Psicanalista, Tamara P.
Ferrari.
font-weight:normal;mso-bidi-font-weight:bold”>Em seguida, no dia 19 de outubro,
contará com o filme “Hora da Estrela” às 16h. Já no dia 26 de outubro serão
realizadas duas sessões. A primeira às 10h30 de “La sixtina” e, na parte da tarde, em
comemoração ao Halloween que é comemorado neste mês, foi escolhido para
exibição o filme “Frankenstein” às 16h. Todos serão apresentados no Casarão Pau
Preto.
Sobre
os filmes
Cine
Debate: Uma Madre
16
de outubro às 19h
font-weight:normal;mso-bidi-font-weight:bold”>
Sinopse:
font-weight:normal;mso-bidi-font-weight:bold”> Depois da morte de seu pai,
Alejandro decide resgatar sua mãe. Ela está internada em um hospital
psiquiátrico rural e ele acredita que ela foi detida injustamente. Os dois
juntos e sozinhos são desafiados emocional e fisicamente enquanto atravessam a
inóspita montanha de Antióquia em uma viagem de amor e loucura.
Filme:
Hora da Estrela
19
de outubro às 16h
font-weight:normal;mso-bidi-font-weight:bold”>
Sinopse:
font-weight:normal;mso-bidi-font-weight:bold”> Uma jovem considerada feia chamada Macabéa é órfã
solta no mundo aos seus 19 anos. Analfabeta, ingênua e virgem, vem do Nordeste
tentar a vida em São Paulo. O filme mostra a história do encontro patético
deste ser humano com as artimanhas da cidade grande.
font-weight:normal;mso-bidi-font-weight:bold”>
Filme:
La Sixtina
26
de outubro às 10h30
font-weight:normal;mso-bidi-font-weight:bold”>
Sinopse:
font-weight:normal;mso-bidi-font-weight:bold”> Um morador de rua que passa o
tempo reciclando e classificando o lixo produzido pela cidade para
transformá-lo na fonte de suas criações. Sob uma ponte, trabalha em sua
obra-prima.
font-weight:normal;mso-bidi-font-weight:bold”>
Filme:
Frankenstein
26
de outubro às 16h
font-weight:normal;mso-bidi-font-weight:bold”>
Sinopse:
mso-bidi-font-family:Calibri;mso-fareast-language:PT-BR;mso-bidi-font-weight:
bold”>O cientista Henry Frankenstein é movido pela ideia de criar vida através
de seus experimentos com corpos humanos. Assim a famosa criatura, o monstro de
Frankenstein, ganha vida com o impulso energético de uma tempestade.
#Pratodosverem: Arte da primeira exibição que
acontece no dia 16 de outubro com o filme “Una Madre”. Fim de descrição.
mso-ascii-theme-font:minor-latin;mso-hansi-theme-font:minor-latin;mso-bidi-theme-font:
minor-latin;font-weight:normal”>
Fonte: Prefeitura de Indaiatuba