Connect with us

Notícias

Oitava edição da Mostra de Artes Cênicas reúne 16 espetáculos nas modalidades Teatro e Circo

Artigo

em

Com um total de 16 espetáculos, a Mostra de Artes Cênicas chega à sua oitava edição na modalidade Teatro, e segunda na modalidade Circo. As primeiras apresentações acontecem no Centro de Artes e Esportes Unificado (CEU) do Jardim São Conrado, no Centro Cultural Hermenegildo Pinto (Piano) e no Museu Ferroviário com entrada franca. Os ingressos devem ser retirados uma hora antes do início de cada peça. A realização é da Prefeitura de Indaiatuba, por meio da Secretaria Municipal de Cultura.

Os objetivos da Mostra são promover a difusão de trabalhos de grupos de pesquisa continuada na área de artes da cena, contribuir para a formação de público e plateia no município, bem como fomentar o teatro em Indaiatuba.

LEIA TAMBÉM

Os projetos foram selecionados mediante avaliação de uma curadoria externa composta por três membros contratada pela Secretaria Municipal de Cultura, que utilizou os seguintes critérios: qualidade artística e cultural, impacto cultural da proposta para o município, factibilidade, técnica e originalidade.

Conheça abaixo a equipe de curadoria da Mostra de Artes Cênicas:

Fernanda Zancopé

Mestranda em Artes da Cena pelo Instituto de Artes e bacharela em Artes Cênicas pela Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) em 2017. Participou da última turma do Centro de Pesquisa Teatral (CPT) com Antunes Filho, em 2019. Também se formou em Técnica em Arte Dramática no Senac em 2011.

É técnica artístico-pedagógica e membro da equipe de curadoria do Programa de Qualificação em Arte-Teatro (edições 2023, 2022 e 2021) do POIESIS – Instituto de Apoio à Cultura, à Língua e à Literatura, onde também foi monitora curatorial de 2018 a 2020 e fez estágio de orientação artística de 2016 a 2017.

É dramaturga, diretora e atriz do Manás Laboratório de Dramaturgia desde 2019, com o qual estreou a peça digital Uma cena de amor para Francis Bacon (Proac Lab 2020) e a série #OAmordasBaratas de 30 intervenções urbanas e virtuais, 2019.

No V ROTA Festival de Roteiro Audiovisual, ganhou o concurso de Roteiros de Curta, na categoria Melhor Personagem, com Loucura de Amor, que escreveu com Stefani Mota em 2021. Na MALDITA Revista de Dramaturgia publicou excertos da peça teatral O Auto do Fim do Tempo em dezembro de 2020. Também dirigiu e fez a concepção dramatúrgica do espetáculo Atritos, do Grupo Galhofas, de Descalvado (ProAC Inéditos 2018).

Desde 2021, é assistente de direção de Johana Albuquerque, da Bendita Trupe, nos projetos Desmascarados, contemplado pela Lei de Fomento de São Paulo 2021, e no espetáculo Fortes e Vingativos como o Jabuti.

Fernando Aveiro

É dramaturgo, diretor, ator e professor de teatro. Bacharel em Artes Cênicas pelo Centro Universitário Barão de Mauá e formado dramaturgo pelo Núcleo de Dramaturgia do SESI. Integrou o CPT – Centro de Pesquisa Teatral, coordenado por Antunes Filho, de 2008 a 2014, atuando nos espetáculos A Falecida Vapt-Vupt, Policarpo Quaresma e Toda Nudez Será Castigada.

Escreveu os textos Em Abrigo, Hospedeira, Obra sobre Ruínas e Ex-Gordo, todos já encenados com temporadas na cidade de São Paulo, interior e litoral. É coidealizador e diretor do CaTI – Caxote Teatro Íntimo, companhia que investiga, desde 2013, o teatro intimista atravessado por diversas linguagens.

Como professor, ministra aulas na Práxis Formação de Atores, na AIC – Academia Internacional de Cinema, e atua como diretor teatral na Escola Waldorf Francisco de Assis, desde 2016. Atualmente é assistente de curadoria do Programa de Qualificação em Artes – Teatro, do Governo do Estado de São Paulo. 

Bruna Schroeder Araujo

Bacharel em Artes Cênicas pela Unicamp, é gestora e produtora cultural atuante na cidade de Campinas. Sócia-proprietária da Território Produções Culturais e coordenadora geral do Feverestival – Festival Internacional de Teatro de Campinas, trabalha com a elaboração e execução de projetos culturais em diversas linguagens, principalmente de Artes Cênicas.

Foi parecerista do ProAC 07/2022 – Circo/Produção de espetáculo inédito, parecerista dos editais da Lei Aldir Blanc na cidade de Ervália (MG) e mediadora do Edital FICC (Fundo de Investimentos Culturais de Campinas) em 2022. Como produtora audiovisual foi diretora de produção do curta-metragem OCUPA, realizado pelo ProAC ICMS, e entre 2018 e 2020 trabalhou como produtora de base e de campo na série de 12 episódios Economia do Bem Viver e nos curtas Pluma Forte e Territórios Marginais, do Laboratório Cisco, produtora audiovisual campineira.

Destaca-se também a coordenação geral da 16ª e 17ª edição do FEIA – Festival Estudantil do Instituto de Artes da Unicamp. Em sua formação complementar, fez cursos com Rômulo Avelar (Grupo Galpão), Cynthia Margareth (Lume Teatro) e Maria Helena Cunha.

Do total de 16 espetáculos, quatro são da modalidade Circo. Confira abaixo a relação completa de peças, além dos locais e datas de apresentação.

21 de julho

Indaiatrupe, com As Viagens de Suspiro
13h30 – Escola Municipal Dom Ildefonso Stehle (para os alunos)

Conheça a história de uma capitã que foi abandonada por sua tripulação em alto mar, o que a faz entrar em uma aventura nunca antes imaginada. Após a aquisição de um misterioso mapa, Suspiro sai em busca dos quatro mestres dos elementos, viajando por todo o mundo e conhecendo diferentes culturas com a esperança de encontrar o incrível tesouro perdido.

Classificação indicativa: Livre
Texto: Alexandre Valentin, Diego Grego, Giulia Pinissoli
Direção: Alexandre Valentin
Cenografia, figurinos e adereços cênicos: Colaborativo
Coreografias: Alexandre Valentin
Elenco: Alexandre Valentin, Diego Grego, Giulia Pinissoli, Karin Dobler, Letícia Prado e Lorena Crepaldi

29 de julho

Grupo de Teatro Espelho Cênico, com Quase Nada
19h – Centro Cultural Hermenegildo Pinto (Piano)

Escrita pelo dramaturgo Marcos Barbosa, apresenta o conflito vivenciado por um casal de classe média alta, Antônio e Sara, após o marido ter assassinado um menino de rua, Ismael. A trama fica ainda mais envolvente quando Vânia, mãe do menino morto, vai à casa do casal dizer que viu tudo o que aconteceu na madrugada do ocorrido. Além desses personagens, há também César, uma figura misteriosa contratada por Antônio e Sara. O grupo irá utilizar essa dramaturgia como base para reflexão de questões latentes em nossa sociedade, como a violência e as estruturas de poder.

Classificação indicativa: 12 anos
Dramaturgia: Marcos Barbosa
Direção: Bruna N. Frari
Elenco: Alê Calefo, Bruna Frari, Marcelo Cruz e Virgínia de Oliveira
Técnica: Mya Lima

30 de julho

Um Drink de Teatro, com Poesia Industrial
19h – Centro Cultural Hermenegildo Pinto (Piano)

Performance poético-teatral que combina palavras e elementos de tecnologia para criar uma experiência artística única. Com um repertório exclusivo de poemas, as declamações ao vivo são acompanhadas por efeitos sonoros pré-gravados, criando uma atmosfera sonora e visual única. Para isso, serão usados uma variedade de pedais instrumentais como sample, looping, distorção, reverb, delay e outros tipos de efeitos sonoros, que ajudam a compor paisagens sonoras diversas, ambientando cada poesia. A concepção da performance envolve não somente a declamação, mas também atuação, iluminação, música, sons e projeções interativas, tudo isso para transportar o público para um mundo encantador da oralidade.

Classificação indicativa: 14 anos
Autor: Nando Almeida
Direção, cenários e sonoplastia: Bruno Fernandez e Nando Almeida
Elenco: Nando Almeida , Bruno Fernandez, Edu Mattos e Altju
Figurinos: Silmara Pugliessi
Iluminação e produção: Cia. Um Drinque De Teatro

5 de agosto

Grupo de Teatro Lê Theatre, com A Anja da Guarda e o Menino de Rua
16h – CEU São Conrado

Uma anja recebe uma missão especial e assume o disfarce de guarda para não ser descoberta. Ela conta com o apoio de uma rainha, que não gosta tanto de se disfarçar, mas são enviadas juntas para cuidar de um menino que não tem casa e precisa ser afastado dos perigos que a rua oferece. Elas recebem ainda a ajuda de dois meninos, que se preocupam com as pessoas em situação de vulnerabilidade e adoram pensar em projetos para transformar a situação.

Classificação indicativa: 10 anos
Direção: Giovanna Campos Quitzau e Bruna Sampaio Ferreira
Elenco: Erik Pereira Reis, Evelyn Talita Pereira Reis, Mirela Lages Neres, Danilo de Almeida dos Santos e Danielle Caroline Vidal

Grupo de Teatro Fântaso, com DESencontros
19h – Centro Cultural Hermenegildo Pinto (Piano)

O espéculo é um drama que transita entre performance e teatro narrativo. O ator transitará entre personagem e narrador, sendo que por alguns momentos haverá a quebra da quarta parede. Um espetáculo imersivo, onde os atores recebem a plateia no hall de entrada com uma performance, até o seu desfecho, quando pessoas da plateia participam da cena final. 

Classificação indicativa: Livre (não infantil)
Texto, direção, cenário e figurinos: Márcio Guimarães
Iluminação: Márcio Guimarães e Bruno Brito
Sonoplastia: Bruno Blanco
Maquiagem: Thabata Cavalcante
Coreografia: Fernanda Xavier

6 de agosto

Vagamundo Teatro de Bonecos, com As bravatas do professor Tiridá na Fazenda do Coronel de Javunda
9h – Museu Ferroviário

Conheça a história do professor Tiridá e suas aventuras na fazenda do Coronel de Javunda. De uma maneira divertida, é explorada a relação do administrador Simão com seus empregados, incluindo o próprio Tiridá, e as reviravoltas que a vida pode dar. Com muita música e interação com o público, a história é contada ao longo de oito passagens. Uma adaptação da comédia de Januário de Oliveira, no estilo teatro de bonecos popular do Nordeste, o Mamulengo.

Classificação indicativa: Livre 
Integrantes: Antônio Augusto de Albuquerque Leitão (artista, brincante, músico, bonequeiro), Luiza Salla Marchiori (artista, brincante, organização), Rogério de Oliveira Braz (músico, técnico de som) e Maria Cristina Garcia (apoio)

12 de agosto

Grupo Diversão e Magia, com Direção Divertida
16h – CEU São Conrado

Em um reino mágico tão distante, um grupo de amigos decide viajar para um final de semana na praia, mas eles não imaginavam que dirigir um carro seria tão difícil, já que o pirata desta história só estava acostumado com navios. Dois fiscais de trânsito visualizam pela câmera de segurança as manobras incorretas do pirata e ao abordar ele e os amigos, decidem ensinar muitas coisas sobre o trânsito. No meio de toda esta história, eles descobrem que um dos fiscais tem um sonho.

Classificação indicativa: Livre
Direção: Mauricio Rezitano
Elenco: Maria Fernanda de Albuquerque, Diogo Henrique de Lima, Eduardo Alexandre de Lima Junior, Igor Lino de Lima, Giovanna Ragazini Gonzaga e Leticia de Siqueira Santos

Grupo de Teatro Estrada, com Em Off
19h – Centro Cultural Hermenegildo Pinto (Piano)

A peça retrata fragmentos da vida de Ana e Augusto, um casal com relacionamento conturbado e que fica ainda mais fragilizado após Ana descobrir uma traição de Augusto com Maria Rita por meio de redes sociais. Ao ter contato com a realidade abordada pela peça, alguns questionamentos poderão surgir e abrir espaço para um diálogo: qual o limite para as redes sociais? Como nossas relações humanas são afetadas pelos dispositivos virtuais?

Classificação indicativa: 12 anos
Texto e direção: Paloma Dourado
Elenco: Dayane Moura, Douglas Lyra, Mayara Roberta, Simone Franzen e Davi Augusto
Cenário e figurino: O Grupo
Sonoplastia: Alec Gonzales
Iluminação: André Lupercio

18 de agosto

Cia. Palhaça Edufina, com Entre Risos e Improvisos
15h – Projeto Gente Eficiente (Centro de Referência em Atenção à Pessoa com Deficiência – para os alunos)

Um espetáculo cômico e interativo baseado no livro O Palhaço, de Mário Fernando Bolognesi, resgata os esquetes clássicos do universo do palhaço de um ponto de vista familiar. A trilha do espetáculo será ao vivo com músicos de Indaiatuba que irão compor a cena. Espetáculo acessível em Libras.

Classificação indicativa: Livre
Roteiro e figurino: Kátina Sousa
Direção: Suelem Zacarias e Kátina Sousa
Direção musical: André Carlos e Geilson Santos
Cenário: Oscar Honorio
Produção: Rafaela Paiva
Elenco: Katina Sousa, Lorena Mainardi
Músicos: Geilson Santos, André Carlos e Lucas Almeida
Intérprete em Libras: Rosana Megiato e Ligia Cristina

19 de agosto

Cia. Matéria Prima, com Menina Alice em Defesa das Águas
16h – CEU São Conrado

O espetáculo conta a história da menina Alice e o seu cachorrinho, o Caramelo, que são protetores do meio ambiente. Alice e Caramelo estranham quando a água de reuso da máquina de lavar começa a sumir e resolvem chamar a Dona Água para investigar. Assim, descobrem o Desperdiçador e o ensinam a importância de proteger a natureza.

Classificação indicativa: Livre
Direção e texto: Gerê Canova
Cenário: Marcelo Rosa e Gerê Canova
Figurinos: Zenaide Barroni e Maria Clara
Músicas compostas: Gerê Canova
Elenco: Maria Clara, Flávia Fernandes, Pedro Mathias e Gerê Canova

Fá Sustenido Realizações Artística, com O Surto
19h – Centro Cultural Hermenegildo Pinto (Piano)

Uma obra interativa que possibilita ao público uma imersão no desenvolvimento do enredo contado na cena teatral. Em determinado momento, o público se divide para acompanhar a história pela perspectiva que escolheu. São utilizadas diferentes mediações para narrar a história: vídeo, texto, áudio e cena ao vivo. A plateia é guiada como personagens da ficção que se desenrola e como mediadores da experiência interativa.

Classificação indicativa: 12 anos
Direção e produção geral: Fabio Pimenta
Performers: Fabio Pimenta e Herberth Vital
Sonoplastia: Diego Angelini e Victor Simões
Equipe técnica e figuração: Nathan Barros, Janete Russ e Guilherme Vecchi

20 de agosto

Coletivo Exórdio, com Pequenas Histórias
19h – Centro Cultural Hermenegildo Pinto (Piano)

Ouvir…sentir…ver. Essas são as principais coisas que vocês farão aqui. As histórias? São pequenas. Existem as grandes histórias, as robustas, as maiores, as melhores. Melhores? O que faz uma grande história ser melhor que uma pequena? O que faz uma história ser melhor que a outra? O que te fez parte das histórias?

Classificação indicativa: 14 anos
Diretor e dramaturgo: Afonso Torres
Operador de luz: Bruno Galbiati
Operador de som: Jefferson Santos
Cenário, figurino, maquiagem: Coletivo Exórdio
Elenco: Afonso Torres, Andressa Vaccari, Nara Oliveira, Rose Kramer e Thiago Paranhos

26 de agosto

TCMarcon Produções, com Tarefa de Casa
16h – CEU São Conrado

Enzo tenta encontrar o caminho das flores para usar seu estilingue nos animais, mas no meio do caminho encontra Cora, uma amiga da escola que ensina que isso não se faz e que eles precisam terminar a tarefa de casa sobre o meio ambiente. Pelo caminho encontram seres do folclore transformados. Enzo conhece Caipora, Lobisomem, Boitatá, Iara e Saci e resolve ajudá-los a descobrir quem é o causador disso tudo. Será que foi a Cuca? 

Classificação indicativa: Livre
Texto, direção e sonoplastia: Tiago Marcon
Iluminação: Erick Cardoso
Cenário: Lais Honorato
Maquiagem: Andy Mota
Figurino: Tiago Marcon e Adriana Oliveira
Operador de luz: Erick Cardoso
Operador de som: Lais Honorato

T.Art, com João e o Pé de Feijão
16h – E.E. Prof. Milton Leme do Prado (para os alunos)

A história de um menino que vivia com sua mãe em uma pequena fazenda, que não produzia nada para comer. Um dia, João vai à cidade para vender sua vaquinha, mas no meio do caminho encontra um sujeito que o convence a trocar o animal por três feijões mágicos. Ao voltar para casa, sua mãe enfurecida derruba as sementes no chão. No meio da noite, algo mágico acontece na vida do João.

Classificação indicativa: Livre
Cenário e figurino: Udachi Candeiras
Iluminação e sonoplastia: Tassia Tonolie Rafael
Elenco: Udachi Candeiras, Agatha Polegato, Dri Moraes, Sabrina Brito, Hugo Renato e Damn Moraes

3 de setembro

Acredite… é Mágica, com Acredite… é Mágica 2
9h – Museu Ferroviário

Três ilusionistas profissionais de Indaiatuba, juntamente com duas assistentes de palco, levarão ao público apresentações distintas de números mágicos, como um ato de mentalismo (mágicas psicológicas que mexem com a lógica e a emoção da plateia), mágica cômica e mágica geral, utilizando objetos de pequeno e médio porte.

Classificação indicativa: Livre
Ilusionistas: Lucas Bras, Sidney Bedin e Fernando Souza
Assistentes de palco:  Tainara Furlan de Souza e Alessa Mariana

11 de novembro

Trupe do Tio Bocão, com A Faixa é Nossa
16h – E.E. Prof. Milton Leme do Prado (para os alunos)

A trupe conta com Capitão Farolin (cor vermelha), guarda sério que exige que as regras e leis de trânsito sejam respeitadas; Guarda Farolito (cor amarela), para quem falta atenção e está sempre se esforçando para que tudo corra bem; Guarda Faroleta (cor verde), pessoa exemplar, branda, serena, correta, não vê maldade em ninguém e acredita em tudo e em todos. Juntos, eles irão se aventurar em situações e conflitos do nosso cotidiano no trânsito, com muitas técnicas circenses como: malabarismo, equilibrismo, acrobacias e muita palhaçada, até porque é rindo que se aprende.

Classificação indicativa: Livre
Direção, roteiro, cenário e figurino: Jader Ferreira (Tio Bocão)
Iluminação e sonoplastia: Kevin Richard Scachetti
Elenco: Givani Rebonato Evangelista, Karina Santos Ferreira Barros, Jader Ferreira, Giovana Aguiar, Ana Carolina de Campos Oliveira e Athos Morais

ENDEREÇOS

CEU do Jardim São Conrado
Rua Jordalino Pietrobom, 1.300

Centro Cultural Hermenegildo Pinto (Piano)
Av. Eng. Fabio Roberto Barnabé, 5.924 – Jardim Morada do Sol

Museu Ferroviário
Praça Newton Prado, s/nº – Jardim Pompeia

 

FOTOS DOS ESPETÁCULOS: https://drive.google.com/drive/u/1/folders/1EMNugsc8ioxhxVF3eoIsbDFmwWP-REGx

Fonte: Prefeitura de Indaiatuba

Notícias

O Jogo que Pode Mudar Tudo: Ypiranga-RS vs São Bernardo na Série C 2025

Artigo

em

Por

Por que este jogo é mais do que apenas três pontos na tabela?

No domingo, dia 20 de julho de 2025, o Estádio Colosso da Lagoa será palco de um confronto que promete agitar o Brasileirão Série C. O Ypiranga-RS recebe o São Bernardo em uma partida que vai muito além das estatísticas. É um duelo onde histórias se cruzam, desafios são superados e sonhos podem ser realizados. Mas por que este jogo é tão especial?

LEIA TAMBÉM

O Contexto: O Que Está em Jogo para Ambas as Equipes?

Antes de mergulharmos nos detalhes, é importante entender o cenário atual. O Ypiranga-RS está em terceiro lugar com 20 pontos, enquanto o São Bernardo busca se reerguer na tabela. Este jogo não é apenas sobre vitória ou derrota; é sobre ambição, estratégia e a luta por um futuro melhor.

A História dos Confrontos: Um Retrato de Duas Realidades

Quando o Passado Encontra o Presente

Os dois times já se enfrentaram duas vezes, e ambas terminaram com vitórias do São Bernardo. Em 2023 e 2024, o placar foi de 1×0 para os paulistas. Será que o Ypiranga consegue quebrar esse tabu em 2025? A pressão está nas costas dos gaúchos, mas também há uma oportunidade de redenção.

Estatísticas que Contam Uma História

Os Números Não Mentem, Mas Também Não Revelam Tudo

Analisando os números, o Ypiranga tem média de 1,8 gols marcados por jogo em casa, enquanto o São Bernardo sofreu 1,5 gols por partida fora de casa. Esses dados sugerem que podemos esperar um jogo equilibrado, com chances reais para ambos os lados. Mas o futebol nunca segue apenas a lógica dos números.

As Estrelas em Campo: Quem São os Protagonistas?

Jogadores que Podem Decidir o Jogo

No Ypiranga-RS, Gabriel Terra e Cristiano têm sido peças-chave no ataque, enquanto Zé Carlos lidera a defesa com firmeza. Do outro lado, Felipe Azevedo e Rodolfo são os nomes que assustam qualquer adversário. Será que algum desses jogadores brilhará como herói improvável?

Táticas e Estratégias: Como os Treinadores Vão Abordar o Jogo?

O Que Esperar das Escolhas Técnicas?

M’ (treinador do Ypiranga) tem mostrado preferência por um estilo ofensivo, buscando pressionar o adversário desde o início. Já o São Bernardo, sob comando de seu técnico, tende a apostar em contra-ataques rápidos. Quem conseguir executar sua estratégia com maior eficiência levará vantagem.

Desfalques e Escalações: Quem Está Dentro ou Fora?

As Peças que Faltam no Tabuleiro

Nenhuma equipe entra em campo com sua formação ideal. No Ypiranga, Charles Raphael ainda é dúvida após lesão muscular. Já o São Bernardo perdeu Hélder Maciel por suspensão. Essas ausências podem influenciar diretamente o desenrolar do jogo.

Previsões e Odds: O Que Dizem os Especialistas?

Apostas e Expectativas para o Jogo

Segundo casas de apostas, o Ypiranga é visto como favorito, com odds de 1.67 para vitória. O empate aparece com 3.75, enquanto o São Bernardo tem cotação de 5.25. Mas será que as probabilidades refletem realmente o que veremos dentro de campo?

Multimídia: Onde Acompanhar o Jogo?

Transmissão e Cobertura Completa

Para quem não pode ir ao estádio, o jogo será transmitido pela TV 64 e plataformas digitais. Além disso, fotos, vídeos e comentários ao vivo estarão disponíveis para os torcedores acompanharem cada momento deste embate emocionante.

O Impacto nas Competições: O Que Está em Jogo Além da Série C?

Um Passo Rumo ao Sonho da Série B

A classificação para a próxima fase da Série C é crucial tanto para o Ypiranga quanto para o São Bernardo. Uma vitória aqui pode significar não apenas permanecer na briga pelo acesso, mas também dar moral para o restante da competição.

Comparativo Internacional: Como Outras Ligas Vivem Momentos Semelhantes?

MLS, Campeonato Argentino e Mais

Enquanto isso acontece no Brasil, ligas como a MLS e o Campeonato Argentino também vivem seus próprios dramas. No último fim de semana, por exemplo, Los Angeles FC e LA Galaxy protagonizaram um clássico eletrizante, assim como Barracas Central e Independiente Rivadavia na Argentina. Isso prova que o futebol, independentemente do país, sempre entrega emoção.

Desafios Extra-Campo: O Papel do Mercado e da Torcida

Dinheiro, Paixão e Negócios

Além do resultado esportivo, partidas como essa têm impacto direto no mercado de transferências e na relação com patrocinadores. Para o Ypiranga, uma vitória pode atrair novos investimentos, enquanto o São Bernardo busca reconstruir sua imagem após temporadas instáveis.

Mulheres no Futebol: Inspirando Gerações

Women’s Euro e o Legado Feminino

Embora o foco aqui seja na Série C masculina, vale lembrar que o futebol feminino continua crescendo globalmente. A Women’s Euro, por exemplo, tem inspirado jovens garotas a sonharem alto. Esse movimento é essencial para o futuro do esporte.

Conclusão: Por Que Este Jogo Importa?

Mais do que um Placar Final

Ypiranga-RS vs São Bernardo não é apenas mais um jogo na agenda. É uma celebração do futebol, uma demonstração de paixão e determinação. Seja qual for o resultado, ele marcará a história dessas equipes e continuará alimentando o amor pelo esporte.

Perguntas Frequentes (FAQs)

Quando será o jogo entre Ypiranga-RS e São Bernardo?
O jogo está marcado para o domingo, 20 de julho de 2025, às 19h00.

Onde posso assistir à transmissão ao vivo?
A partida será transmitida pela TV 64 e estará disponível em plataformas digitais.

Qual é a importância deste jogo para o Ypiranga-RS?
Uma vitória colocaria o time em posição privilegiada na tabela, aumentando suas chances de acesso.

Quais são os principais jogadores a observar?
Gabriel Terra (Ypiranga-RS) e Felipe Azevedo (São Bernardo) são destaques a serem monitorados.

O histórico de confrontos favorece algum time?
Sim, o São Bernardo venceu os dois últimos jogos contra o Ypiranga-RS.

Para informações adicionais, acesse o site

‘Este conteúdo foi gerado automaticamente a partir do conteúdo original. Devido às nuances da tradução automática, podem existir pequenas diferenças’.

Continue lendo

Notícias

A Batalha dos Desesperados: Brusque e Retrô FC Colidem no Brasileirão Série C – Quem Sai Vivo?

Artigo

em

Por

O Que Está em Jogo Neste Domingo?

No domingo, 20 de julho de 2025, o Estádio Augusto Bauer será palco de um confronto que transcende os números da tabela. O Brusque, na sétima posição com 18 pontos, recebe o **Retrô FC**, que está na vigésima colocação com apenas 9 pontos. Este jogo é muito mais do que uma partida do Brasileirão Série C; é uma batalha entre esperança e desespero.

Enquanto o Brusque busca consolidar sua posição no G-8 e sonhar com o acesso à Série B, o Retrô FC luta para escapar das garras do rebaixamento. Mas será que a matemática e as estatísticas podem prever o resultado de uma guerra como essa?

LEIA TAMBÉM

Por Que Este Jogo É Diferente de Todos os Outros?

Uma História de Zeros

Curiosamente, Brusque e Retrô FC nunca se enfrentaram oficialmente antes. Isso mesmo: zero jogos, zero vitórias, zero empates e, claro, zero gols marcados. Esse vácuo histórico transforma o duelo em um território inexplorado, onde qualquer resultado pode ser considerado normal.

Mas será que a inexperiência mútua favorece ou atrapalha as equipes? Para o Brusque, liderado por Bernardo Franco, a pressão pode ser maior. Afinal, o time catarinense precisa mostrar maturidade para capitalizar contra um adversário fragilizado.

As Estrelas do Show

Quando pensamos em futebol, sempre há aqueles jogadores que brilham mais que os outros. No caso do Brusque, o atacante Mateus Pivô tem sido peça-chave nos últimos jogos, com gols decisivos. Já no Retrô FC, o experiente **Vágner Love**, que já vestiu camisas como a do Corinthians e da seleção brasileira, tentará usar sua bagagem para iluminar o time pernambucano.

Será que o peso da experiência de Vágner Love pode compensar a juventude e a garra do Brusque?

Os Números Não Mentem (Ou Mentem?)

Brusque: A Máquina de Vitórias

Nos últimos cinco jogos, o Brusque acumula três vitórias, um empate e uma derrota. Essa sequência positiva foi construída com base em uma defesa sólida e ataques cirúrgicos. O goleiro Matheus Nogueira tem sido um verdadeiro paredão, enquanto o meio-campista **Jean Mangabeira** dita o ritmo do jogo.

Retrô FC: Sobrevivendo à Tempestade

Do outro lado, o Retrô FC parece perdido em alto-mar. Nos mesmos cinco jogos, o time conseguiu apenas dois empates e três derrotas. O técnico Camaragibe tem tentado ajustar o barco, mas a falta de criatividade ofensiva e os erros defensivos têm afundado o time ainda mais.

O Fator Casa: Um Escudo ou Uma Ilusão?

Historicamente, jogar em casa é uma vantagem significativa. O Brusque tem um retrospecto impressionante no Estádio Augusto Bauer, com uma média de 1,8 pontos por jogo. Porém, o Retrô FC também tem mostrado sinais de resiliência fora de casa, apesar dos resultados negativos.

Pode-se dizer que o campo é apenas um detalhe nesse embate de gigantes e pequenos.

Desfalques e Surpresas na Escalação

Brusque: A Força do Coletivo

O Brusque não terá grandes problemas para escalar sua equipe titular. A única dúvida é sobre o lateral-direito Alex Ruan, que sentiu uma leve lesão muscular no último jogo. Caso ele não jogue, **Diego Mathias** deve assumir a posição.

Retrô FC: Apostando em Velhos Conhecidos

Já o Retrô FC contará com o retorno de Bruno Peres, que estava suspenso na última rodada. Além disso, Vágner Love, recuperado de uma lesão, promete dar trabalho à defesa do Brusque.

Previsões e Análises Táticas

Como o Brusque Vai Jogar?

Bernardo Franco costuma apostar em um esquema tático 4-2-3-1, priorizando a posse de bola e transições rápidas. Com Mateus Pivô como referência, o time busca explorar os espaços deixados pelo adversário.

E o Retrô FC?

Camaragibe deve optar por um 4-4-2 mais conservador, com duas linhas compactas para dificultar a criação do Brusque. A ideia é segurar o placar e buscar um gol em contra-ataques.

Os Bastidores do Mercado de Transferências

Brusque: Reforços Estratégicos

Recentemente, o Brusque contratou o meia-atacante Jhan Torres, ex-Maringá, que já demonstrou grande entrosamento com o elenco. Ele é visto como a peça que pode levar o time ao próximo nível.

Retrô FC: Tentando Reconstruir

O Retrô FC trouxe reforços pontuais, como o zagueiro Robson Reis, mas ainda carece de profundidade no elenco. Será que essas contratações chegam tarde demais?

A Influência das Competições Internacionais

Em paralelo ao Brasileirão Série C, outras competições, como a MLS e o Campeonato Argentino, mostram que o futebol brasileiro está cada vez mais conectado ao cenário global. Times como o LA Galaxy e o San Diego FC têm observado talentos brasileiros, o que aumenta a pressão sobre jogadores como Mateus Pivô e Vágner Love.

A Multimídia do Jogo: Onde Assistir e Como Acompanhar

Para quem não puder ir ao estádio, o jogo será transmitido ao vivo pela plataforma 64 TV, às 16h00. Além disso, os fãs poderão acompanhar os lances em tempo real pelas redes sociais do Brusque e do Retrô FC.

Conclusão: Quem Leva a Melhor?

No fim das contas, este jogo promete ser uma montanha-russa de emoções. O Brusque entra como favorito, mas o futebol é imprevisível por natureza. Se o Retrô FC conseguir neutralizar os pontos fortes do adversário e aproveitar seus momentos de inspiração, pode surpreender.

Por outro lado, o Brusque tem tudo para confirmar seu favoritismo e dar mais um passo rumo ao sonho do acesso. Mas, como dizem os antigos, “no futebol, só termina quando o árbitro apita”.

FAQs

1. Qual é o horário e local do jogo entre Brusque e Retrô FC?
O jogo será realizado no Estádio Augusto Bauer, em Brusque (SC), às 16h00 do dia 20 de julho de 2025.

2. Quais são os principais jogadores a ficar de olho?
Mateus Pivô (Brusque) e Vágner Love (Retrô FC) são os destaques de suas respectivas equipes.

3. Onde posso assistir ao jogo ao vivo?
A partida será transmitida pela plataforma 64 TV.

4. Qual é a situação das equipes na tabela?
O Brusque está em sétimo lugar com 18 pontos, enquanto o Retrô FC ocupa a vigésima posição com 9 pontos.

5. Este será o primeiro confronto oficial entre as duas equipes?
Sim, Brusque e Retrô FC nunca se enfrentaram oficialmente antes.

Para informações adicionais, acesse o site

‘Este conteúdo foi gerado automaticamente a partir do conteúdo original. Devido às nuances da tradução automática, podem existir pequenas diferenças’.

Continue lendo

Notícias

Últimas Notícias: Senac Itu e Senato Salto Abrem Portas para o Futuro com Cursos Gratuitos em 2025 – Enquanto o Ituano Entra em Campo Decisivo Contra o Botafogo/PB

Artigo

em

Por

Por Que Estar Preparado é a Chave Para o Sucesso em 2025?

Neste momento de transformações rápidas, oportunidades surgem onde menos se espera. Em Itu e Salto, por exemplo, o Senac está oferecendo cursos gratuitos para quem deseja investir no futuro. Paralelamente, no mundo esportivo, o Ituano entra em campo neste sábado (19) com uma missão clara: vencer o Botafogo/PB para garantir sua posição na briga pelo G-8 da Série C. E se você acha que esses universos não têm conexão, pense novamente. Ambos são exemplos de como decisões estratégicas podem mudar trajetórias.

Senac Itu e Senac Salto: Uma Oportunidade Única

Quais São os Cursos Disponíveis?

O Senac, reconhecido nacionalmente por sua excelência em educação profissional, está oferecendo vagas gratuitas em dois municípios importantes do interior paulista. Em Itu e Salto, as inscrições estão abertas para cursos rápidos que preparam os alunos para o mercado de trabalho em áreas como:

LEIA TAMBÉM

– Gastronomia
– Administração
– Design Gráfico
– Tecnologia da Informação
– Beleza e Estética

Os programas incluem aulas práticas e teóricas, além de certificados válidos em todo o Brasil. Ideal para quem busca uma recolocação ou deseja iniciar uma nova carreira.

Como Garantir Sua Vaga?

As vagas são limitadas e destinadas prioritariamente a pessoas de baixa renda, estudantes e trabalhadores desempregados. Para se inscrever, basta acessar o site oficial do Senac e verificar os requisitos específicos de cada curso. Não perca tempo: estas oportunidades podem ser o primeiro passo rumo ao sucesso.

O Jogo do Ituano: Mais do Que Três Pontos

Por Que Este Jogo é Crucial?

No Novelli Júnior, o Ituano enfrentará o Botafogo/PB em um confronto que promete muita emoção. O Galo precisa vencer para recuperar terreno na tabela e voltar ao G-8. Com 17 pontos, o time ocupa atualmente a 10ª posição, mas a diferença para o Náutico, 8º colocado, é mínima. Um tropeço pode significar o afastamento das chances de classificação.

Treinamentos Intensos Antecipam o Embate

Durante a semana, Mazola Júnior focou em melhorar o setor ofensivo, que deixou a desejar no empate sem gols contra o Guarani. As bolas aéreas foram priorizadas, e o técnico espera ver um time mais agressivo e determinado. “É hora de mostrar o fator casa”, afirmou Mazola.

Botafogo/PB: Uma Nova Era Sob Evaristo Piza

A Revitalização do Belo

Após quatro derrotas consecutivas, o Botafogo/PB respirou aliviado com a chegada de Evaristo Piza. Na estreia do treinador, o Belo venceu o Londrina por 2×0, demonstrando que pode ser um adversário complicado para o Ituano. Agora, o objetivo é pontuar fora de casa e sair da zona de rebaixamento.

Histórico Favorável ao Galo

Nos quatro confrontos entre as equipes, o Ituano leva vantagem com três vitórias e um empate. O retrospecto dá confiança ao time rubro-negro, que busca repetir o bom desempenho apresentado em jogos anteriores.

Conexões Inesperadas: Educação e Esporte

O Que Essas Histórias Têm em Comum?

Assim como o Senac oferece uma chance de renovação para seus alunos, o Ituano tem a oportunidade de reinventar seu campeonato. Ambos representam a luta por crescimento, superação e conquistas. Seja dentro de sala de aula ou nos gramados, o esforço é o mesmo: alcançar objetivos através de planejamento e dedicação.

Educação Transformadora: Por Que Investir no Senac?

Benefícios dos Cursos Gratuitos

Os cursos do Senac não apenas ensinam habilidades técnicas, mas também moldam mentes. Ao participar desses programas, os alunos adquirem conhecimentos práticos e aprendem a pensar de forma crítica e estratégica. Além disso, o networking construído durante as aulas pode abrir portas para novas oportunidades.

Depoimentos Inspiradores

Maria Silva, ex-aluna do Senac em Itu, compartilha sua experiência: “Foi a chance que eu precisava para mudar minha vida. Hoje sou chef de cozinha em um restaurante renomado”. Histórias como a de Maria mostram que o investimento em educação pode trazer resultados surpreendentes.

Ituano x Botafogo/PB: A Estratégia do Jogo

Qual Será o Plano de Mazola Júnior?

Com base nos treinos da semana, espera-se que o Ituano adote uma postura mais ofensiva desde o início. Jogadores como Gabriel Taliari e Lucas Crispim devem liderar o ataque, enquanto a defesa buscará neutralizar as tentativas aéreas do Botafogo.

Pontos Fracos do Belo

Apesar da vitória recente, o Botafogo/PB ainda sofre com inconsistências defensivas. O Ituano pode explorar essa fragilidade para marcar gols precocemente e controlar o ritmo do jogo.

O Impacto Regional: Como Isso Afeta Itu e Salto?

Educação e Esporte Movimentam a Economia

Eventos esportivos e programas educacionais movimentam a economia local, gerando empregos e incentivando o turismo. Além disso, contribuem para o desenvolvimento social, proporcionando novas perspectivas para a população.

Uma Região em Crescimento

Itu e Salto estão se consolidando como pólos de inovação e cultura no interior de São Paulo. A parceria entre instituições como o Senac e clubes como o Ituano reflete o compromisso dessas cidades com o progresso.

Conclusão: O Futuro Começa Aqui

Seja nas quadras de esportes ou nas salas de aula, o futuro está sendo moldado agora. O Senac Itu e Senac Salto oferecem uma porta de entrada para quem deseja transformar sua realidade. Já o Ituano, com sua luta incessante na Série C, mostra que nunca é tarde para buscar a vitória. Independentemente do resultado final, ambos são exemplos de como pequenas decisões podem gerar grandes impactos.

Perguntas Frequentes (FAQs)

1. Quais documentos são necessários para inscrição nos cursos gratuitos do Senac?
Para se inscrever, é necessário apresentar RG, CPF, comprovante de residência e, se aplicável, comprovante de renda. Alguns cursos podem exigir documentação adicional.

2. O Ituano ainda tem chances reais de classificação para o G-8?
Sim, o Ituano está a apenas um ponto do Náutico, 8º colocado. Uma vitória contra o Botafogo/PB pode colocar o time de volta na briga.

3. Qual é a principal fraqueza do Botafogo/PB?
O time paraibano apresenta dificuldades defensivas, especialmente em situações de bola aérea.

4. Os cursos do Senac são reconhecidos pelo MEC?
Sim, todos os cursos oferecidos pelo Senac são certificados e reconhecidos pelo Ministério da Educação.

5. Onde posso assistir ao jogo entre Ituano e Botafogo/PB?
O jogo será transmitido ao vivo pela plataforma oficial da Série C e também estará disponível em canais esportivos parceiros.

Para informações adicionais, acesse o site

‘Este conteúdo foi gerado automaticamente a partir do conteúdo original. Devido às nuances da tradução automática, podem existir pequenas diferenças’.

Continue lendo
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

TAGS

+ VISTOS

Copyright © 2021 powered by Tribuna de Indaiatuba.