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Balanço da Secretaria de Relações Institucionais e Comunicação destaca desafios da pandemia e novos canais de comunicação

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O balanço da Secretaria de Relações Institucionais e Comunicação traz a implantação da Central de Libras e da Rádio Educ como as principais novidades de 2021. A pasta teve um papel fundamental no trabalho de orientação da população para o enfrentamento e controle da pandemia de Covid-19, com ações efetivas de comunicação e fiscalização. Em um ano a Secretaria ainda registrou 16 mil atendimentos a solicitações de munícipes encaminhados por meio dos canais oficiais de comunicação da Prefeitura. No fechamento dos trabalhos de 2021 foram contabilizados 542 boletins Covid-19, com informações atualizadas diariamente sobre a situação do município em relação à doença, incluindo número de casos, internações, óbitos, exames e ocupação de leitos hospitalares. A Secretaria também reforçou o trabalho contra as fake news envolvendo a pandemia com a aba “Fato ou Boato”, que foi disponibilizada no site da Prefeitura com o objetivo de esclarecer sobre notícias falsas relacionadas ao assunto. Para complementar, foram realizadas mais de 40 Lives desde janeiro deste ano com esclarecimentos sobre fechamento e abertura de comércios e escolas, fiscalização, situação de ocupação de leitos, vacinas e regras de flexibilização do Plano São Paulo. Tudo isso somado ao trabalho de orientação por meio das redes sociais da Prefeitura. Para a titular da pasta, Dra. Graziela Milani, os desafios impostos pela pandemia exigiram muito de toda a equipe de Comunicação e, mesmo assim, foi possível inovar e buscar novas formas de ampliar a proximidade do poder público com os munícipes. “Mesmo já fazendo uso das principais ferramentas de comunicação disponíveis, estamos sempre buscando novas formas de aproximar ainda mais a Prefeitura e a população. Este ano, lançamos a Rádio Educ com a proposta de levar a informação de serviços públicos onde o munícipe está, de forma simples e eficiente”, explicou. “Entendemos que a comunicação pública precisa ser o mais abrangente possível e, dessa forma, aceitamos o desafio proposto pelo prefeito Nilson Gaspar de levar a acessibilidade além da arquitetura dos prédios públicos. Foi assim que implantamos o projeto da Central de Libras que desde julho tem nos auxiliado no atendimento à pessoa surda que busca os serviços públicos”, acrescentou. Rádio Educ A Rádio Educ foi ao ar pela primeira vez no dia 23 de fevereiro, com o objetivo de levar até a população todas as informações oficiais da Prefeitura, fundações e autarquias municipais. Na programação, além das notícias, a rádio conta com uma programação musical de estilos variados e intervalos com spots, que são pequenos anúncios de ações e serviços realizadas pela Prefeitura. A transmissão é diária em seis pontos de áudios espalhados pela cidade: nas praças Dom Pedro II, Prudente de Moraes, Rui Barbosa e Praça do Cato, no Ponto Cidadão, Boulevard da Cecap e no Terminal Rodoviário “Vereador Maurílio Gonçalves Pinto”. Além disso, as pessoas podem ter acesso ao conteúdo por meio do link disponível no site oficial da Prefeitura – www.indaiatuba.sp.gov.br . O Jornal Fatos vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 11h30 até 12h, com informações e entrevistas ligadas ao setor público ou entidades parceiras. Também é transmitido por Live no Facebook Oficial da Prefeitura. Em dez meses de funcionamento, o assunto mais abordado na Rádio Educ foi sobre a Covid-19, com notícias relacionadas a boletins informativos e sobre o calendário de vacinação. Central de Libras No mês de julho a Secretaria de Relações Institucionais implantou a Central de Libras, idealizada a partir da Lei nº 7.211, de autoria da vereadora Silene Carvalini, que propõe a criação de uma Central de Intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (Libras) e Guias Intérpretes para surdos e surdos-mudos, a Central de Libras. No período de quase cinco meses da implantação da Central, acessaram o serviço 297 pessoas, destas, 121 foram atendidas e as 176 restantes desistiram do atendimento antes de ser completado. O prefeito Nilson Gaspar explicou que a Central de Libras já estava no Plano de Governo e a concretização do projeto foi um passo importante para a inclusão em todo o serviço público e na cidade como um todo. “Este ano conseguimos implantar a Central de Libras que traz acessibilidade à pessoa surda. Antes, esses munícipes precisavam andar acompanhados para todos os lugares e, agora, basta baixar o aplicativo da ICOM ou apontar a câmera do celular para o QR Code estampado um dos cartazes espalhados na Prefeitura ou na cidade, que terão a possibilidade de serem atendidos por um dos 150 intérpretes disponibilizados. A tradução é feita de forma simultânea e está disponível 24 horas por dia”, informou o prefeito. Canais de Comunicação Em 2021 foram respondidas mais 16 mil pessoas que entraram em contato com a Prefeitura com alguma demanda. Por meio do e-mail [email protected] foram realizados 4.047 atendimentos. Já no E-Sic (Sistema Eletrônico do Serviço de Informações ao Cidadão), que é um sistema web que centraliza todos os pedidos de informação amparados pela Lei de Acesso à Informação – nº 12.527/2011, os registros foram de 184 solicitações. Pelo telefone 0800-770-7702 muito utilizado pela população que precisa tirar dúvidas, fazer alguma reclamação ou solicitar algum serviço, foram atendidas um total de 6.290 pessoas. O Facebook da Prefeitura de Indaiatuba registrou 722 pedidos oficiais e, nos últimos 12 meses, entraram em contato via WhatsApp 5.006 munícipes. Interações em redes sociais A página do Facebook da Prefeitura de Indaiatuba conta com 105.487 seguidores. Só neste ano foram registradas cerca de 1,3 milhões de interações, que envolvem curtidas, compartilhamentos e comentários nas postagens no feed de notícias, também conhecida por linha do tempo. As 1.500 postagens do Facebook geraram 86.123 mil comentários. Outra rede social de destaque utilizada para levar informação para a população é o Instagram da Prefeitura (@prefaindaiatuba), hoje com mais de 76 mil seguidores. Só neste ano foram publicados 3.417 stories com um total aproximado de 21,2 milhões de interações. Foram 1.583 postagens com um total de 615 mil interações. O Youtube foi outra ferramenta que obteve grande destaque no trabalho de comunicação da Administração Municipal. Com 5.375 inscritos, os 550 vídeos publicados totalizaram 88,9 mil visualizações. Ao todo, em 2021 foram cerca de 5 mil horas de visualizações. Assuntos mais buscados no site Com a pandemia, o acesso à informação foi e continua sendo prioridade para sanar as dúvidas da população, a fim de orientar de forma correta e eficiente. Este ano foram registradas mais de 6,4 milhões de visitas no site da Prefeitura – www.indaiautba.sp.gov.br. De todos os atendimentos realizados até agora, o assunto sobre a “vacinação” foi o mais buscado pela população, tendo como os principais focos da pesquisa o plano municipal de vacinação, calendário de vacinação e o cadastro na plataforma Minha Vacina. O segundo assunto mais buscado pela população foi “Auxilio Municipal Renda Mínima”, e o terceiro assunto mais procurado foi o “Prêmio Band Cidades Excelentes”, no qual Indaiatuba foi a primeira colocada do Estado de São Paulo e no Brasil, entre os municípios de 100 mil até 500 mil habitantes. Fiscalização de Taxas e Posturas O departamento de Fiscalização de Taxas e Posturas também integra a Secretaria de Relações Institucionais e Comunicação, sob o comando da dra. Graziela Milani. Cabe ao departamento fiscalizar comércios e indústrias que estejam trabalhando de forma irregular, sem alvará, principalmente terrenos privados que estejam com mato alto, calçadas que estão irregulares, serviço de ambulantes, entre outros. Em 2021 foram emitidas 780 notificações pelo setor de Taxas, que fiscaliza as licenças de funcionamento (alvarás) dos estabelecimentos comerciais e industriais, verificando se o mesmo possui ou não a licença para funcionar. O departamento de Posturas, que cuida da parte da manutenção dos imóveis particulares: limpeza, muro, calçada, entulho, entre outros, emitiu neste ano 10.922 notificações, sendo atendidas 1.195 delas. A partir do momento que não houver o atendimento destas notificações, o departamento de Posturas gera as autuações, que somaram 1.427multas em 2021. O trabalho de acompanhamento das notificações e autuações para garantir que os citados estejam realmente seguindo a lei, resultou em 4.768 vistorias realizadas só neste ano. Com a pandemia, a Fiscalização integrou uma ação coletiva de orientação nos comércios da cidade e nos pontos de maior fluxo de pessoas. Além da equipe de Taxas e Posturas, a ação envolveu a Vigilância Sanitária, Meio Ambiente e Guarda Civil, que acompanhou toda a movimentação. Foram emitidas 67 notificações a estabelecimentos comerciais que não estavam em acordo com o Decreto Estadual, principalmente nas fases de flexibilização do Plano São Paulo. Assessoria de imprensa Este ano, a equipe de Assessoria de Imprensa da Secretaria publicou nos canais oficiais da Prefeitura e encaminhou aos veículos de imprensa um total de 1.526 releases. Além do atendimento à imprensa em geral, toda a produção de texto, releases, arte e vídeo que abastecem os canais oficiais de comunicação da Prefeitura são produzidos pela Secretaria. Imprensa oficial Em 2021 foram publicadas 2.197 edições da Imprensa Oficial do Município, que estão disponíveis para consulta pública no link: https://www.indaiatuba.sp.gov.br/relacoes-institucionais/imprensa-oficial/edicoes/. Este é o meio oficial de publicação e divulgação dos atos oficiais e matérias correlatas de interesse público dos poderes Executivo e Legislativo, das autarquias e fundações municipais. Indicações e ofícios de vereadores A relação entre vereadores e poder público é outra função desempenhada pela Secretaria de Relações Institucionais e Comunicação. É a equipe da pasta que recebe ofícios, memorandos e indicações para a distribuição entre as secretarias responsáveis pelas demandas apresentadas. Até o dia 10 de dezembro foram recebidos 400 ofícios enviados por vereadores. No mesmo período, a Secretaria também recebeu um total de 2.186 indicações, que foram protocoladas e repassadas aos setores competentes. Memorandos Nas funções da pasta ainda está a análise de processos das secretarias que este ano resultou em 1.266 memorandos relacionados a eventos. Até dezembro deste ano, tramitou na Secretaria de Relações Institucionais e Comunicação um total de 1 mil processos administrativos sobre assuntos pertinentes ao departamento para ciência e manifestação dos fatos.

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Educação está com inscrição aberta para contratar fiscais na aplicação da Avaliação do Sistema Munic

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Secretaria de Educação, de acordo com o Chamamento Público nº 017/2024 – Edital

nº 103/2024, informa que estão abertas as inscrições para contratação de fiscais

na aplicação da Avaliação do Sistema Municipal de Ensino. Será pago a ajuda de

custo no valor de R$ 100,00 (bruto), por período trabalhado, sendo que o fiscal

poderá trabalhar até cinco períodos, arrecadando o valor total de R$ 500,00

(bruto). A contratação segue até às 17h do dia 18 de outubro. Todas informações

podem ser conferidas no link

https://www.indaiatuba.sp.gov.br/administracao/licitacoes/editais-publicados/4236/download/.

Para

participar é necessário ter idade mínima de 18 anos; escolaridade mínima de

Ensino Médio completo; não possuir vínculo de trabalho, de qualquer natureza,

com as redes de ensino municipal ou vínculo com o poder público de Indaiatuba;

dispor de endereço eletrônico próprio para fins de comunicação com as equipes

de coordenação e acesso a computador com conexão à internet; possuir conta

bancária em seu nome; possuir número de telefone celular para contato com as

equipes de coordenação; possuir disponibilidade para os dias  5 de novembro (capacitação), 18 e 19 de

novembro (aplicação da prova) em período integral; ser responsável pela

alimentação, transporte e deslocamento até a escola de alocação.

Os

interessados devem acessar o link de inscrição

(https://forms.gle/DesUJWDuVBs6Migy7), preencher o formulário com atenção às solicitações.

Os documentos solicitados devem ser enviados até às 17h do dia 18 de outubro

para o e-mail [email protected]. A seleção dos candidatos

será realizada pela comissão especial instituída pela Portaria nº 63/2024 da

Secretaria Municipal de Educação.

As

dúvidas referentes ao edital poderão ser solicitadas através do e-mail

[email protected] ou telefone (19) 99941-0075.Prefeitura de Indaiatuba

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Desassoreamento da represa do Rio Capivari Mirim prevê a retirada de 22 mil m³ de resíduos

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Autônomo de Água e Esgotos (Saae) informa que o desassoreamento da represa do

rio Capivari-Mirim está avançado e tem previsão de

retirada de 22 mil m³ de sedimentos do leito da barragem, nesta primeira

etapa. A autarquia, que é responsável pela barragem do rio Capivari-Mirim,

inscreveu o projeto no Programa Rios Vivos, do Governo do Estado, o que

possibilitou a captação de investimentos do Departamento de Águas e Energia

Elétrica do Estado de São Paulo (DAEE). A obra é realizada pelo grupo JOFEGE.

O fenômeno

do assoreamento é comum, e trata-se do acumulo de sedimentos como terra, lodo

ou areia no fundo de lagos e rios. No caso das represas, isso interfere na

capacidade de armazenamento e qualidade da água, sendo necessária a realização

periódica do processo de desassoreamento – a retirada desses sedimentos.

, que segue

aberto ao público normalmente, com apenas algumas áreas interditadas para

segurança dos visitantes.

A

preservação da represa do rio Capivari-Mirim é uma das prioridades do Saae.

Além de cumprir um importante papel para a educação ambiental de Indaiatuba,

esse cartão postal é um dos principais mananciais de captação de água do

município.


Imagem

aérea mostra algumas máquinas e caminhões trabalhando ao lado de uma represa.

As máquinas estão fazendo a retirada de terra de dentro do leito da represa. No

entorno da represa, vemos um parque arborizado com trilhas e uma ponte. Fim da

descrição.

Fonte: Prefeitura de Indaiatuba

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Secretaria de Cultura divulga a programação do Pontos MIS do mês de outubro

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font-weight:normal;mso-bidi-font-weight:bold”>A Secretaria Municipal de

Cultura, em parceria com o MIS (Museu da Imagem e do Som) disponibiliza a

programação dos Pontos Mis que serão projetados no mês de outubro. Serão exibidos

filmes nos dias 16, 19 e 26 de outubro, de maneira gratuita. A primeira

projeção será do filme “Una Madre”, no dia 16 de outubro às 19h, com o Cine-debate

“Psicanalise e Cultura”, ministrado pela Psicóloga e Psicanalista, Tamara P.

Ferrari. 

font-weight:normal;mso-bidi-font-weight:bold”>Em seguida, no dia 19 de outubro,

contará com o filme “Hora da Estrela” às 16h. Já no dia 26 de outubro serão

realizadas duas sessões. A primeira às 10h30  de “La sixtina” e, na parte da tarde, em

comemoração ao Halloween que é comemorado neste mês, foi escolhido para

exibição o filme “Frankenstein” às 16h. Todos serão apresentados no Casarão Pau

Preto.

Sobre

os filmes

Cine

Debate: Uma Madre

16

de outubro às  19h

font-weight:normal;mso-bidi-font-weight:bold”> 

Sinopse:

font-weight:normal;mso-bidi-font-weight:bold”> Depois da morte de seu pai,

Alejandro decide resgatar sua mãe. Ela está internada em um hospital

psiquiátrico rural e ele acredita que ela foi detida injustamente. Os dois

juntos e sozinhos são desafiados emocional e fisicamente enquanto atravessam a

inóspita montanha de Antióquia em uma viagem de amor e loucura.

Filme:

Hora da Estrela

19

de outubro às  16h

font-weight:normal;mso-bidi-font-weight:bold”> 

Sinopse:

font-weight:normal;mso-bidi-font-weight:bold”>  Uma jovem considerada feia chamada Macabéa é órfã

solta no mundo aos seus 19 anos. Analfabeta, ingênua e virgem, vem do Nordeste

tentar a vida em São Paulo. O filme mostra a história do encontro patético

deste ser humano com as artimanhas da cidade grande.

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Filme:

La Sixtina

26

de outubro às  10h30

font-weight:normal;mso-bidi-font-weight:bold”> 

Sinopse:

font-weight:normal;mso-bidi-font-weight:bold”> Um morador de rua que passa o

tempo reciclando e classificando o lixo produzido pela cidade para

transformá-lo na fonte de suas criações. Sob uma ponte, trabalha em sua

obra-prima.

font-weight:normal;mso-bidi-font-weight:bold”> 

Filme:

Frankenstein

26

de outubro às  16h

font-weight:normal;mso-bidi-font-weight:bold”> 

Sinopse:

mso-bidi-font-family:Calibri;mso-fareast-language:PT-BR;mso-bidi-font-weight:

bold”>O cientista Henry Frankenstein é movido pela ideia de criar vida através

de seus experimentos com corpos humanos. Assim a famosa criatura, o monstro de

Frankenstein, ganha vida com o impulso energético de uma tempestade.

 #Pratodosverem: Arte da primeira exibição que

acontece no dia 16 de outubro com o filme “Una Madre”.  Fim de descrição.

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minor-latin;font-weight:normal”>

Fonte: Prefeitura de Indaiatuba

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