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Balanço da Administração traz melhorias no transporte coletivo e mais serviços on-line


O balanço
de 2023 da Secretaria de Administração apresenta novidades nos serviços de
transporte coletivo urbano e ampliação da oferta de serviços on-line voltados ao atendimento aos
munícipes e também na ampliação de ferramentas que agilizam os processos
administrativos internos. A abertura de um Concurso Público com 116 vagas
também integra o balanço da Administração deste ano.
A Secretaria
de Administração concentra os serviços de Departamento Pessoal e Recursos
Humanos, Licitações e Compras, Protocolo e Arquivo, Controle Patrimonial e
Manutenção Geral, mas os serviços de Transporte Coletivo e Tecnologia da
Informação (TI) são os que mais impactam diretamente no dia a dia dos munícipes.
“A Administração Municipal está sempre investindo em melhorias no atendimento
ao cidadão, no aprimoramento das ferramentas de serviços on-line para trazer
maior eficiência aos processos e fluxos de trabalhos da Prefeitura, e este ano
não foi diferente. Esse é um trabalho contínuo, tanto que nossa equipe já está
trabalhando em novidades para 2024”, acresceu o secretário da Pasta, Luiz
Henrique Furlan.
- A Batalha Contra o Tráfico: Como a Polícia Desmantelou um Arsenal de Drogas em Itu
- Agência reguladora autoriza correção da tarifa de água e esgotos
- Prefeitura de Indaiatuba e UniMAX realizam vacinação antirrábica no sábado (25)
Transporte
coletivo
No decorrer de
2023, o Departamento de Transportes, vinculado à Secretaria de Administração, promoveu
alterações operacionais do serviço de transporte coletivo urbano do município,
objetivando a melhoria contínua de oferta de viagens para atender a demanda de
passageiros.
Em janeiro, os
atendimentos escolares, até então vinculados às linhas 307, 314 e 320, foram
incorporados exclusivamente à linha 308. No mês seguinte, fevereiro, foi
iniciado a atendimento do bairro Residencial Smart City por meio da linha 320 –
Residencial Campo Bonito x Terminal Central (Ponto Cidadão). Em março, formam
feitos ajustes operacionais na programação horária das linhas 301, 302 e 307.
Com a entrega
das unidades habitacionais do Condomínio Bruxelas, do Programa Céu Azul
Residencial, em agosto foi alterado o
itinerário da linha 313 – Jardim Europa via Colinas/Veredas x Terminal Central,
para passar pelo empreendimento em ambos os sentidos (ida/volta), de segunda a
domingo. Em outubro, foram realizados ajustes e alterações operacionais
no grupo de linhas que atende o eixo do Parque Residencial Campo Bonito e
imediações, interligando o bairro Smart City/The Palmas com Terminal Central
via Distrito Europark. As alterações operacionais incluíram a implantação da
linha experimental 318 – Smart City/The Palmas x Terminal Central via Distrito
Europark, e a ampliação do trajeto das linhas 320 e 328.
Até novembro, o sistema de transporte coletivo urbano
de passageiros de Indaiatuba transportou 5.797.880 passageiros. Deste total,
4.168.258 (71,89%) pagantes e 1.629.622 (28,11%) gratuidades. A estimativa é de
fechar o exercício 2023, transportando 6.502.563 passageiros, sendo 4.621.724
(71,08%) pagantes e 1.880.839 (28,92%) gratuidades. Comparando o número
estimado de passageiros transportados em 2023 com 2022, quando foram
transportados um total de 6.087.243 pessoas, houve um crescimento de 6,82%
neste segundo ano pós pandemia, porém, o número de passageiros transportados
este ano ainda é 23,19% menor em relação aos transportados em 2019.
Transporte
especial
Indaiatuba também disponibiliza um serviço de
transporte exclusivo para atender usuários com deficiência e dificuldades
severas de locomoção, que apesar de terem assegurado o uso universal da frota
de ônibus do serviço regular de transporte coletivo, requerem, em razão de
características particulares, a necessidade de um serviço de transporte
coletivo diferenciado. Executado pela concessionária do serviço no município, esse
tipo de transporte tem a finalidade de assegurar o bem-estar do usuário e sua
consequente inclusão social, além de maior comodidade e segurança, tudo
adequado às suas reais necessidades.
Este ano, a concessionária incluiu um novo
veículo para fazer o transporte especial, fechando 2023 com três vans em
operação. Estão cadastrados neste serviço 85 usuários, incluindo 13 pessoas que
aguardam a ampliação da frota, o que deverá ocorrer já no primeiro trimestre de
2024.
Visando atender o maior número de usuários, a
operação dos atendimentos foi dividida por região, de segunda a sexta-feira,
realizando deslocamentos para vários destinos, como Apae, Ciaspe, ADVI e Cecal,
entre outros. Semanalmente são transportados a média de 384 usuários,
considerando deslocamentos de ida e volta. Até outubro foram realizadas 16.038 viagens
e a frota de vans rodou 121.216 quilômetros.
Cartões de Estacionamento
Até outubro o
Departamento de Transportes emitiu um total de 6.308 cartões de estacionamento
de idosos e pessoas com deficiência, sendo 2.170 novos e 3.591 renovações, com
previsão estimada para fechar o ano de 2023 com 6.671 cartões, sendo 2.490
novos e 4.181 renovações. O atendimento para a emissão de cartão de
estacionamento para o público PcD e idosos é realizado de segunda a
sexta-feira, das 8h às 17h, no guichê do Departamento de Transportes localizado
no Ponto Cidadão, na avenida Presidente Vargas s/nº, e também no Departamento
de Transportes que funciona na avenida Francisco de Paula Leite, nº 2263.
O projeto do
Departamento de Transportes para implantação da impressão on-line do
cartão de estacionamento, está programada para ocorrer ainda no primeiro
trimestre de 2024, o que possibilitará a realização do cadastro e renovação pelo
próprio requerente, no site da Prefeitura, com utilização de QR Code. O Contran,
por meio da Resolução nº 965/2022, ao
revogar as Resoluções nº 303/2008 – Credencial de Idoso, e a
304/2008 – Credencial de Deficiente (PcD), instituiu além de novo modelo de
credencial em formato físico, também em formato digital com QR code, e nova
validade das credenciais, as quais passam a ser de cinco anos, tanto para o
Idoso quanto para o deficiente, exceto a deficiência provisória atestada em
laudo médico, que não poderá exceder a um ano de validade.
Transporte de fretamento, escolar e de
táxi
Até 10 de novembro de 2023, o Departamento de
Transportes realizou um total de 228 vistorias técnicas semestrais referente ao
serviço de transporte escolar privado e contratado. As fiscalizações do Transporte Escolar
são efetuadas periodicamente na entrada e saída das escolas municipais,
estaduais e particulares e através de denúncias via ouvidoria, com a finalidade
de orientar os transportadores e garantir o conforto e segurança das crianças
transportadas, combatendo o transporte clandestino. Neste ano foram efetuadas
quatro apreensões por transporte escolar irregular.
Em relação ao
serviço de taxi, de acordo com a legislação vigente, existem atualmente 72
veículos cadastrados. Ao longo do ano, após remanejamento interno de pontos de
estacionamento entre os permissionários do serviço, foi realizada
Concorrência para outorga
de Permissão para preenchimento de 22 vagas. Até novembro, foram efetuadas um
total de 35 apreensões de veículos por execução de transporte clandestino de
taxi, sendo 34 de motocicletas.
Tecnologia da Informação
A
Plataforma Minha Indaiatuba fechou o balanço de 2023 com 62.076 usuários. A
plataforma de serviços de governo digital da Prefeitura de Indaiatuba conta com
um painel de gestão pessoal para acessar informações em 10 abas de serviços:
Minha Saúde, Minha Escola, Minha Casa, Minha Empresa, Meu Bem-Estar, Minha
Comunidade, Meus Tributos e Minha Agenda Cidadã. Para garantir a segurança do
usuário o acesso é realizado através de uma conta gov.br.
Minha Saúde
Até
outubro o Minha Saúde alcançou 836.344 acessos. Em 2023 foram adicionados os
serviços de Agendamento Online na Atenção Básica, através de ferramenta que
disponibiliza as agendas dos médicos da unidade de saúde de referência do
cidadão. Também passou a ser possível consultar a Unidade Básica de referência
do cidadão, informando dados de contato e mapa para chegar ao local.
Outra
novidade implantada neste ano foi a disponibilização de ferramenta que permite
à rede de saúde fazer campanhas direcionadas aos cidadãos por características
como idade, sexo, moradia, enfermidade, entre outras. Com essa funcionalidade a
comunicação com o cidadão alvo das campanhas se torna mais eficiente e ágil.
O
serviço ainda disponibiliza o histórico de vacinação Covid-19 e emissão do
cartão de vacinação; lista de medicamentos padronizados com a descrição dos
locais que contêm a disponibilidade do remédio; histórico de retiradas de
medicamentos nas farmácias da Prefeitura; consulta e aviso de agendamentos na
rede de saúde; descrição de encaminhamentos; resumo e resultados dos exames
realizados na Rede Municipal.
Minha Escola
O
serviço Minha Escola na plataforma
Minha Indaiatuba alcançou 72.235 acessos até outubro de 2023. O munícipe
encontra informações sobre o histórico escolar, como as notas e frequências dos
alunos matriculados na Rede Municipal de Ensino e informações da alimentação
com o acesso ao cardápio servido às crianças.
Em novas
versões, serão disponibilizados indicadores de aprendizagem dos alunos da Rede
Pública Municipal de Educação, demonstrando aos pais os conteúdos que precisam
ser explorados por seus filhos para melhorar os resultados.
Minha Casa
O
serviço Minha Casa foi acessado 35.735 vezes. Em 2023 foram adicionados os serviços
de atualização de endereços de correspondência de responsáveis por imóveis e
opção por receber o IPTU Digital, acesso à planta e Habite-se dos imóveis e
acompanhamento do processo de aprovação de projetos de obras particulares.
Nesta
aba, o cidadão tem acesso à função “Meus Imóveis” que relaciona a lista de
imóveis do munícipe e fornece detalhes sobre eles. Também tem a opção de
consultar o status das parcelas do exercício e emissão de boletos para
pagamento do carnê de IPTU. Possibilita a emissão do documento de certidão de
valor venal e obter a certidão de débitos: negativa, positiva ou positiva com
efeito de negativa.
Minha Empresa
Este ano
foi adicionada a possibilidade de abertura e acompanhamento de processos de
abertura de empresa e atualização cadastral, integrado ao VRE (Via Rápida
Empresa do Governo do Estado). Essa funcionalidade eliminou, em 2023, a
necessidade de abertura de 7.597 processos administrativos físicos, deixando de
serem utilizadas aproximadamente 100 mil folhas de papel, além de trazer maior
agilidade e eficiência aos procedimentos.
A aba
permite consultar o cadastro mobiliário com a lista de empresas do cidadão como
sócio ou como contador, com acesso a informações detalhadas, além de permitir
que sejam tomadas as providências referentes às pendências cadastrais. Outra
opção é a certidão de débitos que o cidadão pode emitir, ou seja, a certidão
negativa, positiva e positiva com efeito de negativa. Nesta área também é
oferecida a possibilidade da emissão do documento de Alvará Digital.
Até
outubro, o serviço Minha Empresa foi acessado 253.966 vezes.
Meu Bem-Estar
Meu
Bem-Estar disponibiliza os serviços de Esportes, Lazer, Cultura, Turismo e
Bem-Estar Social. Em 2023 foi adicionada a Agenda Cult, que disponibiliza a
lista de eventos culturais com acesso às páginas com todos os detalhes do
evento.
Serão
disponibilizados em novas versões as inscrições em oficinas, Esporte Cidadão e
Juventude Esportiva, além da Agenda do Cata Bagulho.
Minha Comunidade
Conta
com o canal de interação da população com a Prefeitura chamado “Zeladoria”, por
meio do qual as pessoas podem realizar a solicitação de serviços, envio de
reclamações e sugestões, com acompanhamento de todo o trâmite do processo. O
serviço Minha Comunidade foi acessado 17.256 vezes até outubro de 2023.
Meus Tributos
O
serviço Meus Tributos foi acessado 33.574 vezes até outubro, disponibilizando o
serviço de emissão de guias e negociação de débitos com o município, além da
possibilidade de emissão de certidões de débitos.
Em 2023
foi adicionada a possibilidade de pagamento dos tributos através do PIX. Essa
funcionalidade permitiu que os procedimentos de pagamento e baixa de débitos
fossem agilizados, possibilitando o registro em tempo real na base da
Prefeitura e a possibilidade de emissão de certidão negativa do débito alguns
segundos após a efetivação do pagamento.
Além da
agilidade, esse procedimento trouxe economia, pois trata-se de serviço mais
barato que o método de pagamento dos documentos de arrecadação através do
código de barras, cuja baixa só ocorre no dia útil seguinte. Foram pagos
através do PIX, em 2023, até 16 de novembro, 82.387 documentos, o que
representou uma economia de R$ 177.132,05 em tarifas bancárias.
Minha Agenda Cidadã
Para
manter o usuário sempre atualizado, a plataforma dispõe de um calendário com
marcação de datas, eventos e compromissos do cidadão com os serviços da
Prefeitura como, por exemplo, o vencimento de impostos, consultas médicas e
eventos culturais. A Agenda Cidadã foi acessada 89.015 vezes até outubro.
Processos e Fluxos de trabalho eletrônicos
O
Departamento de Tecnologia da Informação continua trabalhando na plataforma de Processos
e Fluxos de Trabalho Eletrônicos. Ela é desenvolvida em módulos com o objetivo
de trazer maior eficiência aos processos e fluxos de trabalhos da Prefeitura.
Atualmente já estão implantados os fluxos de emissão de portarias e assinatura
de contratos.
Desde
abril de 2021 foram emitidas e assinadas eletronicamente 4.951 Portarias, e deixaram
de ser utilizadas 14.900 folhas de papel. Também foram emitidos 1.454 Contratos
que foram assinados 9.450 vezes desde agosto de 2021, o que agilizou o processo
e possibilitou a economia de 46.730 folhas de papel. Um contrato que poderia
levar algumas semanas para ser assinado por todas as partes passou a ser assinado
em apenas um dia.
Estão em
desenvolvimento os módulos do Processo de Compra, desde a emissão da requisição
até o pagamento do fornecedor, que deverá ser implantado no próximo ano. Ainda
este ano, o Depin iniciará a implantação dos módulos do Processo
Administrativo, Memorandos e Ofícios.
Além de
não haver mais a necessidade de impressão do documento, também foram eliminadas
as atividades de transitar fisicamente e arquivar o documento, reduzindo o
tempo, os espaços necessários e a quantidade de pessoas envolvidas no processo.
Site
Este ano
foram empenhadas 7.200 horas dos profissionais especialistas em TI, dedicados
ao Site da Prefeitura, Portal de Transparência e Portal do Terceiro Setor para
o Desenvolvimento de novas funcionalidades e manutenção do site. Até o mês de
outubro, o site recebeu 4.475.418 visitas, uma média de 447.542 visitas por
mês.
Sistemas de Gestão
Na
gestão da Saúde, a equipe de profissionais especialistas em TI empenhou 12 mil
horas dedicados ao sistema Salus, no desenvolvimento de novas funcionalidades e
ajustes de procedimentos com o objetivo de melhorar a eficiência dos processos
de trabalho da Secretaria de Saúde com a utilização de ferramentas
tecnológicas.
Para a
gestão Administrativa foram empenhadas 9.600 horas dos profissionais de TI,
dedicados aos sistemas de Compras, Licitações, Contratos, Requisições,
Almoxarifado, Patrimônio e Protocolo, no desenvolvimento de novas
funcionalidades e ajuste de procedimentos visando melhorar a eficiência dos
processos de trabalho da Secretaria de Administração com a utilização de
ferramentas tecnológicas.
Na gestão
Tributária, a manutenção e aprimoramento de ferramentas tecnológicas de
processos de trabalho das secretarias da Fazenda, Engenharia e Jurídico exigiu
o empenho de 19.200 horas dos profissionais de TI dedicados aos sistemas de
IPTU, Construção Civil, Aprove, Rendas Mobiliárias, Tesouraria, Fiscalização,
Nota Fiscal Eletrônica e Dívida Ativa.
O
Departamento de TI também empenhou 4.800 horas de trabalho nos sistemas de
Folha de Pagamento, Frequência e Recursos Humanos.
Meu wi-fi
Foram
implantados e são mantidos pelo Departamento de Tecnologia 18 pontos do
Programa de Internet Pública Gratuita, denomina Meu Wi-Fi: Ponto Cidadão, UBS
João Pioli, Hospital Dia, UPA, Praça Dom Pedro, Rodoviária, Paço Municipal,
Secretaria de Cultura, Casa da Memória, Casarão Pau Preto, Pista de Bicicross,
UBS Camargo Andrade, UBS VII, UBS Campo Bonito, Bem Viver, Farmácia Central e
Criarte. O serviço foi utilizado por 215.660 pessoas que acessaram a internet
3.070.851 vezes.
Infraestrutura e Redes
Além da
criação e gerenciamento de toda a estrutura de TI da Prefeitura, o Departamento
de Tecnologia mantém atualmente 201 redes administradas; 151 servidores
administrados e registra a média mensal de 1.424.840 de mensagens de e-mail
processadas; mantém um volume de 34,1 TB de dados armazenados e 922 ativos de
rede monitorados, entre outros serviços.
De
acordo com o diretor de TI da Prefeitura, José Carlos Melli Filho, o Departamento
fecha 2023 com 200 quilômetros de rede fibra ótica que interligam todos os
pontos de monitoramento de segurança, os semáforos inteligentes e 191 prédios
públicos distribuídos em toda a cidade.
Concurso Público
A
Prefeitura de Indaiatuba publicou no dia 15 de dezembro o edital de abertura de
Concurso Público para o preenchimento de 116 vagas em 58 cargos diferentes. As
inscrições deverão ser realizadas no site do Instituto de Educação e
Desenvolvimento Social Nosso Rumo, que é a empresa responsável pela aplicação
do concurso, por meio do endereço eletrônico www.nossorumo.org.br, a partir de
04 de janeiro até 08 de fevereiro de 2024.
A oferta
de vagas é destinada a cargos operacionais com escolaridade de Ensino
Fundamental incompleto e completo, cargos administrativos de Ensino Médio e
Técnico e especialistas com Ensino Superior em diversas áreas, incluindo
professores e médicos. A prova objetiva está prevista para acontecer no dia 10
de março de 2024.
Fonte: Prefeitura de Indaiatuba
Notícias
A Batalha Contra o Tráfico: Como a Polícia Desmantelou um Arsenal de Drogas em Itu

O Dia em que a Cidade Nova Foi Sacudida por um Caso de Tráfico Monumental
Em uma sexta-feira aparentemente comum, 4 de julho de 2025, a tranquilidade do bairro Cidade Nova, em Itu, foi abalada por uma operação policial que expôs os tentáculos do tráfico de drogas na região. Um jovem de 19 anos tornou-se protagonista involuntário de uma história que mistura coragem policial, promiscuidade social e as complexidades da guerra contra as drogas. Mas o que há por trás dessa apreensão monumental?
Como Tudo Começou: A Abordagem no Calor do Momento
A história teve início quando agentes do Setor de Investigações Gerais (SIG) da Polícia Civil receberam informações sobre movimentações suspeitas no bairro. Era como um palpite num jogo de xadrez: uma jogada aparentemente simples pode revelar um tabuleiro inteiro de estratégias ocultas.
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Durante a abordagem, o jovem carregava consigo 75 porções de cocaína e R$ 80,00 em dinheiro. Essa pequena amostra era apenas a ponta do iceberg. Pressionado pelos policiais, ele confessou algo inesperado: havia mais drogas guardadas em sua residência.
Dentro da Casa: O Arsenal Escondido
Ao adentrarem a casa do suspeito, os investigadores se depararam com um verdadeiro arsenal de entorpecentes. Foram encontradas 1.045 porções de cocaína e 24 porções de “dry” – uma substância sintética que tem ganhado notoriedade nos últimos anos.
Mas o que impressiona não é apenas a quantidade, mas também a organização. As drogas estavam armazenadas de forma meticulosa, prontas para serem distribuídas. Era como se cada pacote fosse uma engrenagem de uma máquina bem lubrificada, alimentando a dependência de centenas de pessoas.
A Prisão e o Impacto Legal
Após a descoberta, o jovem foi conduzido à Delegacia de Polícia de Itu, onde foi autuado em flagrante por tráfico de drogas. A lei brasileira prevê penas severas para esse tipo de crime, e o caso chamou a atenção devido ao volume impressionante de entorpecentes apreendidos.
Mas será que punir o elo final da cadeia resolve o problema? Ou estamos apenas tratando os sintomas de uma doença sistêmica?
O Papel do SIG na Guerra Contra as Drogas
O Setor de Investigações Gerais (SIG) desempenha um papel crucial nas operações policiais em São Paulo. Formado por profissionais altamente treinados, o SIG atua como uma força-tarefa especializada em desmantelar redes criminosas.
Neste caso, a abordagem direta e a pressão psicológica sobre o suspeito foram decisivas para desvendar o esconderijo das drogas. É como um jogo de pôquer, onde o blefe pode revelar segredos valiosos.
As Implicações Sociais do Tráfico em Itu
Itu, conhecida por suas belezas históricas e qualidade de vida, tem enfrentado desafios relacionados ao tráfico de drogas. A presença massiva de entorpecentes em um bairro residencial levanta questões sobre a vulnerabilidade social e econômica da população local.
Será que a falta de oportunidades empurra jovens para o mundo do crime? Ou estamos falando de algo mais complexo, como a influência de organizações criminosas externas?
A Droga Sintética: O Que é o Dry?
Entre as substâncias apreendidas, destacava-se o “dry”, uma droga sintética que tem preocupado autoridades de saúde pública. Também conhecida como “skank” ou “cheirinho da loló”, ela pode causar alucinações, paranoia e até convulsões.
O aumento do consumo de drogas sintéticas reflete uma tendência global: a busca por alternativas mais baratas e acessíveis às drogas tradicionais. Mas até onde isso pode levar?
Os Números Não Mentem: O Crescimento do Tráfico em São Paulo
De acordo com dados recentes, o estado de São Paulo registrou um aumento significativo no número de apreensões de drogas nos últimos anos. Em 2024, foram mais de 10 toneladas de entorpecentes confiscados.
Esse crescimento reflete uma realidade alarmante: o tráfico está se adaptando rapidamente às mudanças tecnológicas e sociais. Aplicativos de mensagens e redes sociais têm sido usados como ferramentas para facilitar a distribuição de drogas.
A Importância de Operações como Esta
Operações como a realizada em Itu são essenciais para desestabilizar as redes de tráfico. Cada apreensão é um golpe direto na lucratividade dessas organizações, que dependem do fluxo constante de drogas para manter seus negócios.
No entanto, é importante lembrar que a repressão sozinha não resolve o problema. Políticas públicas voltadas para educação, emprego e saúde mental são fundamentais para combater as raízes do tráfico.
Notícias Relacionadas: O Contexto Regional
O caso de Itu não é isolado. Nos últimos dias, outras cidades da região, como Jundiaí e Itapetininga, também registraram incidentes envolvendo drogas e violência.
– Acidente Fatal em Itu: Uma moto foi atropelada duas vezes, deixando uma vítima fatal.
– Calendário de Licenciamento: Novas regras começam a vigorar no estado de São Paulo.
– Ituano na Série C: O time precisa voltar a vencer para escapar do rebaixamento.
– Tragédia em Escola: Uma criança morreu após cair do telhado de uma escola.
Esses eventos ilustram a complexidade dos desafios enfrentados pelas cidades da região.
E Agora? O Futuro do Combate ao Tráfico em Itu
Com a prisão do jovem e a apreensão das drogas, a Polícia Civil de Itu dá um passo importante na luta contra o tráfico. No entanto, a guerra está longe de terminar.
É preciso investir em inteligência policial, tecnologia e programas sociais que ofereçam alternativas aos jovens em situação de risco. Afinal, como diz o ditado, “é melhor construir pontes do que muros”.
Conclusão: Um Chamado à Reflexão
A apreensão de mais de mil porções de drogas em Itu é um lembrete poderoso de que o tráfico continua sendo uma ameaça real e presente. Mas também é uma oportunidade para refletirmos sobre as causas profundas desse fenômeno e sobre as soluções que podemos implementar.
Enquanto a polícia faz sua parte, cabe à sociedade exigir políticas públicas eficazes e criar ambientes onde os jovens possam prosperar sem recorrer ao crime. Afinal, o futuro de Itu – e de tantas outras cidades – depende disso.
Perguntas Frequentes (FAQs)
1. Quais substâncias foram apreendidas durante a operação em Itu?
Foram encontradas 1.045 porções de cocaína e 24 porções de “dry”, uma droga sintética conhecida por seus efeitos perigosos.
2. Qual foi o papel do SIG nesta operação?
O Setor de Investigações Gerais (SIG) foi responsável pela abordagem inicial e pela descoberta do esconderijo de drogas na casa do suspeito.
3. Por que o tráfico de drogas é tão difícil de combater?
O tráfico se adapta rapidamente às mudanças tecnológicas e sociais, além de explorar vulnerabilidades econômicas e sociais.
4. O que é o “dry”?
O “dry” é uma droga sintética que pode causar alucinações, paranoia e outros efeitos nocivos à saúde.
5. Quais são as implicações sociais do tráfico em Itu?
O tráfico expõe fragilidades sociais e econômicas, além de contribuir para a violência e a marginalização de jovens.
Para informações adicionais, acesse o site
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Domando Cavalos, Transformando Vidas: O Curso Gratuito de Rédeas Que Está Revolucionando Itu

Por Que Um Curso de Rédeas Pode Mudar Sua Trajetória Profissional?
Imagine dominar a arte ancestral de conduzir cavalos com precisão e elegância. Agora imagine aprender isso sem gastar um centavo. Essa é a proposta do curso gratuito de Rédeas organizado pelo Sindicato Rural de Itu, em parceria com o SENAR, FAESP e SEBRAE. Com início marcado para 28 de julho de 2025, essa capacitação promete transformar vidas e abrir portas no setor agropecuário e equestre.
Mas por que rédeas? E por que agora? A resposta está na crescente demanda por profissionais capacitados nessa área, que combina tradição e técnica para desempenhar um papel essencial no manejo equino. Neste artigo, vamos explorar os detalhes do curso, seus benefícios e como ele pode impactar positivamente sua vida.
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O Que É o Curso de Rédeas? Entenda Tudo Sobre Ele
Rédeas: A Arte de Conduzir Cavalos
Rédeas é uma técnica que permite ao condutor controlar um cavalo usando apenas as mãos e as rédeas conectadas à embocadura do animal. Parece simples, certo? No entanto, essa prática exige habilidade, paciência e conhecimento profundo sobre o comportamento equino.
Este curso vai além da teoria. Durante cinco dias intensivos — das 8h30 às 17h30 —, os participantes terão a oportunidade de aplicar o que aprenderam em atividades práticas supervisionadas por instrutores experientes.
Quem Pode Participar?
O curso é voltado para pessoas maiores de 18 anos. Não é necessário ter experiência prévia com cavalos, mas é fundamental ter interesse genuíno em aprender. As vagas são limitadas a 20 participantes, garantindo atenção individualizada e um ambiente de aprendizado mais eficaz.
Os Benefícios Que Você Ganha Além da Capacitação
Certificado Reconhecido
Ao final do curso, cada participante receberá um certificado oficial, reconhecendo suas novas habilidades. Esse documento pode ser um diferencial em seu currículo, especialmente se você estiver buscando ingressar no mercado agropecuário ou equestre.
Material Didático Completo
Todo o material didático será fornecido gratuitamente, incluindo apostilas, guias práticos e outros recursos indispensáveis para consolidar o aprendizado.
Alimentação Inclusa
Sabemos que longas jornadas de estudo podem exigir muita energia. Por isso, a organização oferecerá refeições gratuitas durante todo o período do curso.
Como o Curso Funciona na Prática?
Dia 1: Introdução às Rédeas
No primeiro dia, os alunos serão introduzidos aos fundamentos da técnica. Eles aprenderão sobre anatomia equina, princípios básicos de comunicação entre homem e cavalo e a importância do equilíbrio.
Dias 2 e 3: Mãos à Obra
Nos dias seguintes, a teoria começa a ganhar vida. Os participantes praticarão exercícios simples de condução, sempre sob supervisão. Será o momento de colocar em prática tudo o que foi ensinado.
Dias 4 e 5: Refinamento e Avaliação
Nos últimos dois dias, os alunos enfrentarão desafios mais complexos, refinando suas técnicas e recebendo feedbacks detalhados. Ao final, haverá uma avaliação prática para medir o progresso de cada um.
A Importância do Setor Agropecuário em Itu
Itu, localizada no estado de São Paulo, tem uma forte tradição agrícola e pecuária. O setor agropecuário não só sustenta a economia local, como também preserva a cultura rural brasileira. Cursos como este ajudam a fortalecer esse legado, formando profissionais qualificados que podem contribuir diretamente para o crescimento sustentável da região.
Por Que Este Curso É Uma Oportunidade Única?
Parcerias de Peso
Com apoio do SENAR, FAESP e SEBRAE, o curso garante qualidade e credibilidade. Essas instituições são referências no desenvolvimento de capacitações rurais e empresariais.
Gratuidade Absoluta
Em um cenário onde cursos especializados frequentemente custam caro, a gratuidade deste treinamento é um grande atrativo. Além disso, todos os materiais e alimentação estão inclusos.
Vagas Limitadas
Com apenas 20 vagas disponíveis, o curso promove um ambiente exclusivo e focado. Isso significa que quem se inscrever terá acesso a uma experiência personalizada.
Como Garantir Sua Vaga no Curso?
As inscrições devem ser feitas exclusivamente pelo WhatsApp do Sindicato Rural de Itu, através do número (11) 99702-9292. Corra! As vagas são limitadas e, considerando a qualidade e a gratuidade do curso, elas provavelmente se esgotarão rapidamente.
O Impacto Social do Treinamento
Promovendo Igualdade de Oportunidades
Ao oferecer um curso gratuito, o Sindicato Rural de Itu está democratizando o acesso ao conhecimento técnico especializado. Isso abre portas para pessoas de diferentes origens sociais, permitindo que elas ingressem em um mercado competitivo com qualificação adequada.
Fortalecendo Laços Comunitários
Eventos como este também têm o poder de unir comunidades. Ao reunir pessoas com interesses em comum, o curso cria redes de apoio e colaboração que podem durar muito além dos cinco dias de duração.
Desafios e Soluções na Prática com Rédeas
Controlar um cavalo com rédeas parece romântico em filmes, mas na vida real envolve superar desafios significativos. Desde entender a linguagem corporal do animal até ajustar as próprias posturas, cada passo requer dedicação. Felizmente, o curso aborda essas questões de forma estruturada, fornecendo soluções práticas para problemas comuns.
Inspiração Para Quem Sonha Alto
Se você já sonhou em montar seu próprio haras, trabalhar em competições equestres ou simplesmente adquirir uma nova habilidade, este curso pode ser o ponto de partida que faltava. Imagine-se, em poucos meses, dominando uma técnica que poucas pessoas realmente entendem. Como seria?
Conclusão: O Futuro Começa Aqui
O curso de Rédeas em Itu não é apenas uma oportunidade de aprendizado; é uma chance de transformação pessoal e profissional. Com vagas limitadas, material gratuito e apoio de instituições renomadas, ele representa uma porta aberta para quem deseja fazer parte do vibrante universo agropecuário e equestre.
Não perca tempo. Entre em contato com o Sindicato Rural de Itu hoje mesmo e dê o primeiro passo rumo a um futuro brilhante. Lembre-se: grandes histórias começam com pequenas decisões. Qual será a sua?
Perguntas Frequentes (FAQs)
1. Quem pode participar do curso?
O curso é destinado a pessoas maiores de 18 anos, independentemente de experiência prévia com cavalos.
2. Onde acontecem as aulas?
As aulas ocorrerão nas dependências do Sindicato Rural de Itu, em São Paulo.
3. Há custos escondidos?
De jeito nenhum! Todo o material didático, certificado e alimentação estão inclusos gratuitamente.
4. Como faço minha inscrição?
Envie uma mensagem pelo WhatsApp do Sindicato Rural de Itu no número (11) 99702-9292.
5. Posso usar o certificado para trabalhar?
Sim! O certificado é reconhecido e pode ser usado para buscar oportunidades no setor agropecuário e equestre.
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Notícias
A Guerra Silenciosa nas Ruas: Como Milhares de Porções de Drogas Foram Desmanteladas em Itu

A Cidade Tranquila e o Submundo Oculto
Itu, conhecida por sua tranquilidade, esconde um segredo sombrio. Sob a superfície aparentemente calma, uma batalha silenciosa é travada diariamente entre as forças da lei e os traficantes que alimentam uma das indústrias mais lucrativas do mundo. Recentemente, essa guerra veio à tona com a prisão de um jovem de 19 anos, cuja casa abrigava mais de mil porções de drogas prontas para venda. Este caso não é apenas um número; é uma janela para entender como o tráfico opera e como as autoridades estão combatendo esse mal.
O Dia em Que a Polícia Mudou o Jogo
Uma Operação Planejada com Precisão
Na última sexta-feira (4), agentes do Setor de Investigações Gerais (SIG) realizaram uma operação que mudaria o cenário do tráfico no bairro Cidade Nova, em Itu. Mas o que levou a polícia até lá? Investigadores vinham monitorando movimentações suspeitas na região há semanas. O suspeito, um jovem de 19 anos, foi abordado após ser visto em atitudes que chamaram a atenção dos policiais.
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A Descoberta Inicial
Durante a abordagem, foram encontradas 75 porções de cocaína e R$ 80 em dinheiro. No entanto, o verdadeiro tesouro estava escondido em outro lugar. Após admitir que guardava mais drogas em casa, os agentes seguiram até o imóvel. Lá, eles descobriram um arsenal de entorpecentes: 1.045 porções de cocaína e 24 porções de dry, uma variação poderosa da maconha.
Por Dentro do Tráfico: Entendendo os Números
O Que Significam Mil Porções de Drogas?
Mil porções podem parecer um número abstrato, mas quando contextualizamos, o impacto se torna assustador. Cada porção equivale a uma dose vendida diretamente ao consumidor final. Considerando isso, estamos falando de mil vidas potencialmente afetadas. Essas drogas poderiam circular pelas mãos de dependentes, estudantes ou até mesmo crianças.
Dry: A Nova Ameaça
O termo “dry” pode soar inofensivo, mas trata-se de uma versão extremamente potente da maconha. Com concentrações elevadas de THC, o principal componente psicoativo da planta, esta substância representa um risco ainda maior à saúde mental e física dos usuários. A apreensão dessas 24 porções de dry revela como o mercado de drogas está evoluindo para produtos mais perigosos.
As Consequências da Prisão
Um Jovem na Linha de Frente
Aos 19 anos, o suspeito já ocupava um papel relevante na cadeia do tráfico. Isso levanta questões importantes: o que leva alguém tão jovem a embarcar nesse caminho? Falta de oportunidades? Influência de grupos criminosos? Ou simplesmente ganância?
Da Abordagem à Delegacia
Após a apreensão dos entorpecentes, o jovem foi conduzido à Delegacia de Polícia de Itu. Ele foi autuado por tráfico de drogas e permanece detido, aguardando julgamento. A Justiça agora terá a responsabilidade de decidir seu futuro.
O Papel da Polícia Civil no Combate ao Tráfico
Investigação e Inteligência
Essa operação exemplifica o trabalho meticuloso realizado pelo SIG. Sem vigilância constante e análise detalhada, seria impossível desmantelar redes tão complexas. Os agentes não apenas prendem indivíduos, mas também desmontam sistemas inteiros.
Impacto nas Comunidades Locais
A retirada de milhares de doses de circulação tem um efeito imediato nas comunidades. Menos drogas significam menos crimes relacionados, menos violência doméstica e, acima de tudo, menos sofrimento humano.
A Tecnologia no Combate ao Crime
Ferramentas Modernas para Soluções Antigas
Hoje, a tecnologia desempenha um papel crucial no combate ao tráfico. Desde câmeras de segurança até softwares de análise de dados, as ferramentas modernas permitem que a polícia antecipe movimentos e identifique padrões antes que se tornem problemas maiores.
Os Cookies Digitais da Vida Real
Assim como utilizamos cookies essenciais para melhorar nossas experiências online, a polícia utiliza dados para traçar perfis criminais. Toda interação digital deixa uma marca – e essas marcas podem ser usadas para prender criminosos.
Reflexões Sobre Educação e Prevenção
Combater Não Basta, É Preciso Prevenir
Enquanto prisões são vitais, elas não resolvem o problema raiz. Educação e prevenção devem andar lado a lado com repressão. Programas sociais, apoio psicológico e incentivos à educação profissional podem tirar jovens das garras do tráfico.
A Importância da Família
Muitas vezes, a família é a primeira linha de defesa contra o envolvimento de jovens com drogas. Diálogo aberto, presença emocional e limites claros podem fazer toda a diferença.
O Futuro da Guerra Contra o Tráfico
Uma Batalha Sem Fim?
O tráfico de drogas é uma indústria bilionária que se adapta rapidamente. Para cada rede desmantelada, outra surge. No entanto, histórias como essa nos lembram que progresso é possível.
O Papel da Sociedade
Cidadãos comuns também têm um papel fundamental. Denúncias anônimas, engajamento comunitário e pressão sobre autoridades podem fortalecer os esforços contra o tráfico.
Conclusão: Um Raio de Esperança em Tempos Sombrios
A prisão do jovem de 19 anos em Itu é mais do que uma notícia. É um lembrete de que, mesmo em meio às sombras, há luz. Quando a sociedade, a polícia e as instituições trabalham juntas, é possível desmantelar redes criminosas e proteger vidas. Contudo, a luta não termina aqui. Ela exige compromisso contínuo, investimento em educação e uma postura firme contra o flagelo das drogas.
Perguntas Frequentes (FAQs)
1. O que é “dry”?
Dry é uma variação potente da maconha, com altas concentrações de THC, o principal composto psicoativo da planta. Seu uso pode causar danos graves à saúde mental e física.
2. Quantas pessoas foram afetadas pela apreensão em Itu?
Embora seja difícil calcular com precisão, estima-se que mil porções de drogas poderiam impactar diretamente mil vidas, além de afetar famílias e comunidades.
3. Qual é o papel do SIG na Polícia Civil?
O Setor de Investigações Gerais (SIG) é responsável por investigações especializadas, utilizando inteligência e tecnologia para desmantelar redes criminosas.
4. Como denunciar atividades suspeitas de tráfico?
Denúncias podem ser feitas anonimamente através dos canais oficiais da Polícia Civil ou por aplicativos específicos disponíveis para download.
5. Por que a prevenção é tão importante?
Prevenir é sempre mais eficaz do que remediar. Programas educacionais e sociais ajudam a reduzir o recrutamento de jovens pelo tráfico, promovendo alternativas saudáveis e construtivas.
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