Connect with us

Mundo Animal

Macaco-prego criado como pet é acolhido pela Mata Ciliar de Jundiaí

Artigo

em

Nesta segunda-feira (17), a Mata Ciliar de Jundiaí recebeu para seus cuidados um macaco-prego encontrado em Indaiatuba. De acordo com a associação, o animal silvestre era criado como pet, sendo criado em cativeiro. O bicho foi resgatado pelo Cras de Jundiaí desnutrido e com os dentes serrados.

Ao serem criados como animais de estimação, os animais silvestres perdem a chance de viver de acordo com seus instintos naturais e desempenhar suas funções ecológicas. No caso do macaco-prego, seus dentes foram serrados para evitar que ele causasse danos às pessoas que o mantinham como animal de estimação.

LEIA TAMBÉM
Macaco-prego deitado em mesa veterinária da Mata Ciliar de Jundiaí

Reabilitação do macaco-prego na Mata Ciliar

Provavelmente, o animal fugiu ou foi abandonado. “Por não ser um animal acostumado a viver livre, não conseguiu encontrar comida ou água, fazendo com que perdesse musculatura, ficasse caquético e muito desidratado”, explica Natália Silva Bueno Donegá, médica veterinária da associação.

“Iniciamos um procedimento com medicação, soro e introdução de uma alimentação adequada. E agora vamos aguardar sua evolução para iniciar o processo de reabilitação”, explica Natália.

Veterinária da Mata Ciliar de Jundiaí consultando macaco-prego deitado em mesa

Leia também:

Fonte: Tribuna de Jundiaí

Mundo Animal

Cachorro abandonado em canteiro de obras e implora que o salvem

Artigo

em

Por

Quando Jeanean chegou ao trabalho em um canteiro de obras no início deste mês, ela esperava ver um punhado de pessoas ao redor. Ninguém, além de sua equipe de trabalhadores, estava autorizado a estar lá, por isso, quando ela viu um pequeno cachorro abandonado olhando para ela pela porta do escritório naquela manhã, ela deu um pulo. O pequeno filhote havia aparecido do nada e estava desesperado para que alguém o visse.

“Ela queria ser notada, queria ajuda”, escreveu Suzette Hall, fundadora da ONG Logan’s Legacy 29, no Facebook. “Graças a Deus, minha querida, querida amiga, Jeanean Gillespie, trabalhava lá.”

LEIA TAMBÉM
Cachorro abandonado em canteiro de obras
Foto: Reprodução/Suzette Hall/The Dodo

O coração de Jeanean se partiu quando ela percebeu que o cachorro abandonado, mais tarde chamado de Sage, estava sozinho no perigoso deserto. Com gatos-do-mato e coiotes à espreita nas proximidades, ela sabia que o tempo era essencial para salvar o cão.

Jeanean tentou várias vezes capturar Sage, mas cachorro abandonado e assustado fugia todas as vezes. Depois de algumas tentativas fracassadas, ela chamou Suzette para pedir reforços e colocou comida e água na porta do escritório para o cachorro enquanto isso.

Cachorro abandonado em canteiro de obras
Foto: Reprodução/Suzette Hall/The Dodo

Um cachorro abandonado no deserto

Sage ficou assustada com seus novos amigos, mas ainda se sentia segura sob os cuidados deles. Enquanto eles elaboravam um plano de resgate, o cão descobriu como se aproximar o máximo possível deles e, ao mesmo tempo, manter distância. “Ela dormia do lado de fora da porta do escritório à noite”, escreveu Suzette. “Todos tentaram ajudá-la, mas ela não deixava ninguém se aproximar.”

Jeanean tentava ganhar a confiança de Sage todos os dias e acabou atraindo-a para dentro do escritório. A protetora animal chegou logo depois, e a experiente socorrista reconheceu o comportamento do cachorro imediatamente. “Quando cheguei lá, ela estava muito assustada, mas queria muito se render. Ela estava exausta.”

Cachorro em carro
Foto: Reprodução/Suzette Hall/The Dodo

Suzette acalmou o cachorrinho nervoso e o resgatou com sucesso pouco depois de chegar. Por mais assustada que Sage estivesse, ela se sentiu imediatamente confortada nos braços da protetora. “Em poucos minutos, ela se derreteu em segurança em meus braços”, escreveu.

Um descanso merecido

Jeanean se despediu do resistente cachorrinho enquanto Suzette o colocava no carro e seguia para o veterinário. Depois de dias sobrevivendo por conta própria no deserto, Sage teve um descanso muito necessário. “Ela dormiu profundamente no caminho de volta. Fechou os dois olhos pela primeira vez em dias. Ela foi resgatada e sabia disso.”

Cachorro em carro
Foto: Reprodução/Suzette Hall/The Dodo

Agora, depois de uma limpeza dentária e castração, o cachorro está saudável em geral. Mas seu espírito ainda está abalado. “A pobre Sage não está se sentindo bem… seu exame de sangue voltou ao normal, mas ela está muito triste”, disse Suzette ao The Dodo. “Ela precisa de amor. Ela está apenas ansiando por isso.”

Cachorro em sofá
Foto: Reprodução/Suzette Hall/The Dodo

Leia também:

Fonte: Tribuna de Jundiaí

Continue lendo

Mundo Animal

Cachorro de abrigo não esconde felicidade ao sair de lá com melhor amigo

Artigo

em

Por

Conheça Duquesa, um cachorro amigável cuja história começou em um lugar nada amigável. Em março de 2023, uma equipe de fiscalização de animais resgatou Duquesa de uma situação de maus-tratos e a levou para o abrigo Danville Center. Naquela época, ela estava muito magra e seu pelo marrom brilhante estava coberto de sujeira.

Com o passar das semanas, o cachorro se recuperou no abrigo, e seu verdadeiro “eu” começou a brilhar. “Ela se tornou o cão saudável e feliz que conhecemos hoje”, disse um representante do abrigo ao The Dodo.

LEIA TAMBÉM
Homem segurando cachorro em gramado
Foto: Reprodução/Facebook/Pennsylvania SPCA/The Dodo

Infelizmente, por algum tempo, ninguém percebeu o quanto Duquesa era especial. As semanas se transformaram em meses e, em pouco tempo, o cachorro passou quase um ano vivendo no abrigo com pouco interesse de adotantes. “Foi de partir o coração vê-la ser ignorada por tanto tempo”, disse o representante.

Melhor que um cachorro, são DOIS cachorros

Mas recentemente, durante um evento especial de adoção, a sorte de Duquesa mudou para melhor. Uma família viu a foto do cão nas redes sociais e foi ao evento para conhecê-la. Assim que se conheceram, ficou claro que eles estavam destinados a ficar juntos.

Cachorro com roupa azul
Foto: Reprodução/Facebook/Pennsylvania SPCA/The Dodo

Acontece que a família já tinha um cachorro que também havia adotado do mesmo abrigo – um pet feliz chamado Bear. Agora, Duquesa e Bear seriam irmãos e melhores amigos.

Cachorros em carro
Foto: Reprodução/Facebook/Pennsylvania SPCA/The Dodo

“O Bear teve uma experiência semelhante à da Duquesa”, disse o representante. “Ele demorou um pouco para encontrar um lar, mas sua família se apaixonou por ele imediatamente e ele tem prosperado desde então! Estamos entusiasmados com o fato de a Duquesa agora ter a oportunidade de começar uma nova vida com o Bear ao seu lado!”

“Foi um momento emocionante. Eles desenvolveram um vínculo especial com ela ao longo do ano em que ela esteve no abrigo, mas ficaram muito felizes ao vê-la voltar para casa.”

Leia também:

Fonte: Tribuna de Jundiaí

Continue lendo

Mundo Animal

‘Invasor’ por amor: Cachorro visita vizinha todos os dias para brincar com a melhor amiga

Artigo

em

Por

Há alguns anos, a família de Danielle se mudou para um novo condomínio com sua adorável cachorrinha, Amora. O novo local era ensolarado e arejado, com um jardim gramado na frente onde Amora podia brincar. O cachorro adora o local, mas há outra coisa que ela também adora.

Pouco tempo depois de se mudar, Danielle e sua família conheceram a mulher que mora na casa ao lado. Ela também tem um cachorro, de aparência muito parecida com a de Amora. Seu nome é Nick.

LEIA TAMBÉM

Um dia, enquanto a tutora de Nick estava fazendo compras, a mãe de Danielle o ouviu latindo e choramingando na casa ao lado. “Minha mãe sentiu pena por ele estar sozinho, então o trouxe para nossa casa”, disse ela ao The Dodo. Foi então que os cachorros realmente se deram bem. Mas esse não seria seu único encontro para brincar.

Cachorro invasor por amor

Desde aquele dia, Nick começou a se dedicar a ir até a casa de Amora sempre que estava com vontade. Ele late e arranha a porta da frente até ser deixado entrar.

“Agora ele simplesmente entra na casa”, disse Danielle. “Ele sente que mora aqui.” Às vezes, Amora ouve Nick na porta e espera ansiosamente para cumprimentá-lo. “Amora adora a companhia de seu amigo”, disse a tutora.

Embora o foco exclusivo de Nick seja Amora, o que significa que ele raramente para para cumprimentar a família de Danielle durante suas visitas, eles sempre ficam felizes quando ele aparece. “Minha família sempre foi muito ligada a cães, por isso adoramos recebê-lo”, disse.

Leia também:

Fonte: Tribuna de Jundiaí

Continue lendo
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

TAGS

+ VISTOS

Copyright © 2021 powered by Tribuna de Indaiatuba.