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Prefeitura informa que a postagem dos carnês do IPTU 2023 será realizada em 27 de fevereiro

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A
Prefeitura de Indaiatuba, por meio da Secretaria da Fazenda, informa que a
distribuição dos carnês do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) 2023
pelos Correios iniciará em 27/02/2023. Quem optou pelo formato eletrônico
receberá o tributo por e-mail. O contribuinte
também tem a opção de emissão das guias para realizar o pagamento no link
https://www.indaiatuba.sp.gov.br/tributos/ ou por meio do Portal Minha Indaiatuba https://minha.indaiatuba.sp.gov.br/login/.

Neste
ano serão lançados cerca de 132 mil carnês a emitir, sendo 105 mil predial e 27
mil territorial, que representam de R$ 203 milhões. A cota única prevê desconto
de 3% de desconto e tem vencimento para o dia 22 de março.

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A opção
pelo parcelamento não conta com desconto e as parcelas foram programadas entre
os dias 22 e 27 de cada mês com início também no mês de março. Apesar de o IPTU
poder ser dividido em até 10 parcelas, cada parcela não pode ser menor do que
R$ 50,00, o que pode ocasionar número de parcelas inferior a 10.

A pedido
do prefeito Nilson Gaspar o layout dos carnês de tributos foi alterado, o que
vai gerar uma economia anual de mais de R$ 250 mil aos cofres públicos em
impressão e postagem. A outra novidade é a implementação da opção de pagamento
via PIX QRcode.

O
secretário da Fazenda Orlando Schneider Vianna, avalia essas novidades na
modernização de ferramentas que facilitam o acesso dos munícipes aos serviços
públicos e que aproximam, ainda mais, a população da Administração Municipal.
“Com auxílio do departamento de Tecnologia e Informação e Secretaria de
Relações Institucionais e Comunicação, conseguimos modernizar o layout do
carnê, que gerou economia para o município e o cidadão poderá visualizar os
códigos de barras em uma única folha”.

Vianna
complementa: “A opção de pagamento via Pix, além de ampliar as formas de
pagamento, é muito importante, pois a baixa será imediata, diferente de quando
o pagamento é feito pelo código de barras, que demora até três dias úteis para
constar a quitação do débito”, destaca.

Após o
vencimento, a Secretaria da Fazenda disponibiliza o link
https://www.indaiatuba.sp.gov.br/fazenda/rendas-imobiliarias/carne-iptu/ para
atualizar a guia de pagamento com os acréscimos legais. A data limite para o
pagamento do Imposto vai até o dia 27 de dezembro. Após essa data, os débitos
serão inscritos em Dívida Ativa, com os acréscimos legais e a correção pela
Ufesp (Unidade Fiscal do Estado de São Paulo).

A
Secretaria da Fazenda ainda reforça que o pagamento do IPTU deve ser efetuado
exclusivamente em bancos credenciados. Até a data do vencimento, o débito pode
ser quitado pelo PIX QRcode ou nas agências da Caixa Econômica Federal, Casas
Lotéricas, Banco Postal ou nos meios eletrônicos, como caixa eletrônico e
internet banking dos Bancos: Bradesco, Banco do Brasil, Caixa, Itaú, Santander,
Sicoob e Sicredi.

Segundo
Orlando Schneider Vianna, quando o pagamento é feito em instituição bancária
não credenciada, muitas vezes não é possível identificar qual contribuinte que
efetuou determinado pagamento. Esse fator acaba gerando um transtorno tanto
para a Prefeitura quanto para o contribuinte, que pode ter seu débito inscrito
em dívida ativa por conta disso. “Pedimos, então, a colaboração de todos para
que quitem seus débitos relativos à administração municipal somente em
instituições bancárias credenciadas, garantindo a segurança do pagamento
devidamente efetuado”, argumentou.

O
secretário reforçou que os valores do IPTU e CIP (Contribuição de Iluminação
Pública) não foram reajustados pela Prefeitura. Os tributos seguem a variação
da Ufesp (Unidade Fiscal do Estado de São Paulo), utilizada pela Administração
Municipal para atualizar os valores de lançamento. Assim, seguindo a
atualização do governo paulista, a Ufesp – 2023, por meio do Comunicado
Dicar-90 do Governo do Estado, de 19 de dezembro de 2022, tem índice no valor
de R$ 34,26, com correção de 7,16% em relação a 2022.

A tabela
do cálculo da Taxa de Coleta e Remoção de Lixo, quantidade de Ufesp por m² atribuída
ao imóvel de acordo com a classificação, foi corrigida nos termos da Lei Comp.
n° 88/2022, publicada no dia 28 de novembro de 2022 na IOM, edição nº 2499. A
correção visa atender o Marco Regulatório do Saneamento Básico, Lei Federal nº
9.984, de 17 de julho de 2000.

As
dúvidas podem ser esclarecidas na Secretaria da Fazenda pelo telefone (19)
3834-9065, WhatsApp (19) 99888-5248 ou e-mail: [email protected]
ou no link https://www.indaiatuba.sp.gov.br/fazenda/rendas-imobiliarias/perguntas-frequentes-iptu/.

Aposentados e Pensionistas

Os
aposentados e pensionistas que tiveram desconto de 20% ou 50% no exercício de
2021 continuarão com o desconto, conforme o Decreto nº 14.366/2021, com as
aplicações técnicas da Secretaria da Fazenda. Tem direito ao desconto de 50% no
valor do IPTU o aposentado ou pensionista que possui apenas um imóvel e resida
nele e cuja soma dos rendimentos (aposentado e cônjuge) seja de até três
salários mínimos. Já para a obtenção do desconto de 20% o contribuinte deve
possuir até dois imóveis, desde que o imóvel objeto do pedido seja a residência
do requerente e a soma dos rendimentos (aposentado e cônjuge) seja de até cinco
salários mínimos.

O
requerimento do desconto no IPTU em formato eletrônico para aposentados e
pensionistas está disponível através do link: https://www.indaiatuba.sp.gov.br/fazenda/rendas-imobiliarias/requerimento-reducao-aposentado/.
A solicitação também pode ser feita presencialmente na Secretaria da Fazenda,
no Paço Municipal.

Dívida Ativa

O IPTU
2022 já se encontra inscrito em Dívida Ativa. No total 21.091 contribuintes não
quitaram o imposto referente ao ano passado, o que representa 11,5% de
inadimplência.

Para
consultar, quitar ou parcelar os débitos inscritos em Dívida Ativa, o
contribuinte deve acessar: https://www.indaiatuba.sp.gov.br/juridico/divida-ativa/negociacao_de_debitos/.
Em caso de dúvidas entrar em contato pelo e-mail
[email protected] ou telefones (19) 3834-9024 /
3834-9244.

Fonte: Prefeitura de Indaiatuba

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PAT realiza o projeto temporário “Vagas na Praça” a partir do dia 10 de junho

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Cronograma conta com seis datas confirmadas para a realização da ação

16/05/2024 14:48h

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Foto: Divulgação

#PraTodosVerem: Na arte consta a ilustração de uma praça, uma rodovia sinuosa e uma mão segurando uma carteira de trabalho. Fim da descrição.

Foto ilustrativa

#PraTodosVerem: Na arte consta a ilustração de uma praça, uma rodovia sinuosa e uma mão segurando uma carteira de trabalho. Fim da descrição.

A Secretaria de Governo lança projeto temporário “Vagas na Praça” que
visa disponibilizar dois agentes do Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT)
no terminal de ônibus localizado na Praça Dom Pedro. A ação acontece nos dias
10 de junho, 15 de julho, 19 de agosto, 23 de setembro, 21 de outubro e 25 de
novembro, às segundas-feiras, das 8h às 10h. A finalidade é oferecer
intermediação de mão de obra (IMO).

O projeto tem o intuito de abordar as pessoas para entender se estão
empregadas ou se possuem interesse em alguma vaga disponível, bem como,
entender o que as pessoas procuram quando vão procurar um emprego. Através
desta ação será possível realizar uma análise de mercado e inovar, junto com as
empresas empregadoras, a fim de oferecer melhores benefícios e adequar às
possíveis, expectativas.

Serviço

10/06

15/07

19/08

23/09

21/10

25/11

Local: Praça
Dom Pedro

Horário:
8h às 10h.

Informações:
(19)3816-9252

  • Redator(es): Alyne Cervo
  • Release N.º: 385

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Fonte: Prefeitura de Indaiatuba

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Indaiatuba é contemplada com Selo Caixa de Gestão Sustentável

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Objetivo é reconhecer os municípios que aplicam as melhores práticas de governança e sustentabilidade na gestão pública local

16/05/2024 09:02h

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Foto: Eliandro Figueira – RIC/PMI

#PraTodosVerem: A imagem mostra o prefeito Nilson Gaspar de camisa de manga longa cinza escuro, calça jeans, segurando uma caixa de veludo preto, com o Selo Caixa de Gestão Sustentável impresso em uma placa de alumínio. Dos dois lados estão dois representantes da Secretaria de Administração de Indaiatuba e cinco da CAIXA.

Prefeito Gaspar, recebeu em seu Gabinete representantes da CAIXA, que entregaram o Selo Caixa de Gestão Sustentável para Indaiatuba

#PraTodosVerem: A imagem mostra o prefeito Nilson Gaspar de camisa de manga longa cinza escuro, calça jeans, segurando uma caixa de veludo preto, com o Selo Caixa de Gestão Sustentável impresso em uma placa de alumínio. Dos dois lados estão dois representantes da Secretaria de Administração de Indaiatuba e cinco da CAIXA.

Indaiatuba é contemplada com Selo
Caixa de Gestão Sustentável.
O reconhecimento criado pela CAIXA é concedido aos municípios que aplicam
as melhores práticas de governança e sustentabilidade na gestão pública local.
O Selo tem validade de dois anos e a adesão pelo município é voluntária. A
iniciativa avalia 21
indicadores, classificados sob quatro aspectos:
Ambiental, Social, Governança e Climático.

Na
terça-feira (14) o prefeito de Indaiatuba, Nilson Gaspar (MDB), recebeu em seu
Gabinete representantes da CAIXA, que entregaram o Selo Caixa de Gestão
Sustentável. Com o certificado, o município tem acesso a condições
diferenciadas na contratação de serviços e de produtos junto à CAIXA.
O objetivo é apoiar os municípios a
alcançarem as metas da Agenda 2030 das Nações Unidas por meio da implementação
dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – ODS com ações de combate à
pobreza, proteção do meio ambiente e do clima, e garantir que as pessoas, em
todos os lugares, possam desfrutar de paz e de prosperidade.

O
prefeito Nilson Gaspar destacou mais esta conquista para o município. “É com
imenso orgulho que compartilho mais um reconhecimento alcançado para nossa
Indaiatuba. O Selo Caixa de Gestão Sustentável evidencia o compromisso contínuo
da administração de nosso grupo político com a sustentabilidade e o cuidado com
o meio ambiente. O selo não é apenas um reconhecimento do trabalho árduo de
nossa equipe, mas também do apoio de todos indaiatubanos. Juntos, estamos
construindo um futuro mais sustentável para as gerações futuras”, discorreu
Gaspar.

Participaram
da entrega do Selo Caixa de Gestão Sustentável 
Luiz Henrique Furlan, secretário de Administração de Indaiatuba; Marcelo
Pigatto, analista técnico administrativo; Cristiano Boaventura de Medeiros –
Diretor da Vice-presidência de Governo da CAIXA; Celso Eduardo Moreno Nucci –
Gerente de Filial – Gerência Executiva de Governo Campinas; Flávio Augusto
Cajuella da Silva – Supervisor de Filial – Gerência Executiva de Governo
Campinas; José Luiz Pavanelli – Superintendente – Superintendência Regional
Campinas; Fábio Estevam Vieira – Superintendente Executivo Governo –
Superintendência Regional Campinas.

  • Redator(es): Renata Lippi A. Lemuchi
  • Release N.º: 384

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Fonte: Prefeitura de Indaiatuba

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Equipe da Secretaria de Obras e Vias Públicas faz recapeamento da rua Onze de Junho

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Trecho de mais de 800 metros da via integra o Plano Municipal de Recapeamento

15/05/2024 15:51h

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Foto: Eliando Figueira RIC/PMI

#PraTodosVerem: a foto mostra um trecho de asfalto já recapeado na rua Onze de Junho, com uma máquina que nivela a capa asfáltica ao fundo, acompanhada por alguns funcionários da Secretaria de Obras. À esquerda, um muro grande de um imóvel, coberto por folhagem verde, e é possível ver a copa de algumas árvores dentro da propriedade e a fiação elétrica da rua. Fim da descrição.

Rua Onze de Junho, na região Central da cidade, é a nona via a ser beneficiada com recapeamento em 2024

#PraTodosVerem: a foto mostra um trecho de asfalto já recapeado na rua Onze de Junho, com uma máquina que nivela a capa asfáltica ao fundo, acompanhada por alguns funcionários da Secretaria de Obras. À esquerda, um muro grande de um imóvel, coberto por folhagem verde, e é possível ver a copa de algumas árvores dentro da propriedade e a fiação elétrica da rua. Fim da descrição.

A Prefeitura de Indaiatuba
dá continuidade ao Plano Municipal de Recapeamento com os trabalhos desta
semana concentrados na rua Onze de Junho. A via terá um trecho de 826 metros
lineares de asfalto recuperados. O objetivo da Administração Municipal é
recapear mais de 15 mil metros de pavimentação nesta primeira etapa do
ano. 

Com a rua Onze, em
2024 a Prefeitura já recapeou mais de 7.500 metros de vias. Foram beneficiadas
a rua Lourenço Rossi, Oscar Ribeira, José da Silva Maciel, rua Adélia Philomena
e Dr. Raul David Do Valle, todas no Jardim Morada do Sol. A equipe do Plano
Municipal de Recapeamento também já concluiu os trabalhos na rua Christiano
Seleguin, Haiti e estrada Dr. Rafael Elias José Aun.

Ainda serão
recapeadas a rua João Narezzi; rua Francisco Cantelli; Rua das Orquídeas; Cinco
de Julho; Voluntário João dos Santos; Hércules Mazzoni; Pedro Gonçalves; Vinte
Quatro de Maio; Alberto Santos Dumont; rua Guatemala; Capivari; Jundiaí;
Rafard; México; Jamaica; Venezuela; Groelândia; Paraguai; rua Ignácio Ambiel e
Claudiano Carlos Galvão. 

 

  • Redator(es): Sirlene Virgílio Bueno
  • Release N.º: 382

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Fonte: Prefeitura de Indaiatuba

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