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Empreendedores investem 18 milhões em Indaiatuba neste ano por meio de Lei de Incentivo

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Mais de 30 empresários realizaram a renegociação de dividas do Dimpe II

21/12/2022 13:29h

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Foto: Eliandro Figueira RIC/PMI

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Fotos aéreas Dimpe II

Em 2022, foi sancionada a 
Lei  de nº 7.832 que dispõe sobre
o Programa de Incentivo ao Desenvolvimento Econômico do Município de Indaiatuba
(Proinde) cuja legislação visa à concessão de incentivos fiscais às empresas do
setor industrial e de prestação de serviços neste ramo. Com isso, o ano
encerrou com 16 investidores advindos deste beneficio e 12 empresas. O total
obtido a partir desta legislação foram 18 milhões de reais investidos no município.
 O objetivo é contemplar investidores
para a construção de imóveis em zona industrial e pessoas que atuam nesta área
com o foco em promover o crescimento da economia local.

Além disso, foi sancionada em junho a Lei de n° 7819 de 2022 que
prevê que os empresários que adquiriram o Dimpe II podem realizar
reparcelamento de dividas em até 144 vezes  O prazo para a adesão foi até o dia 30 de
julho e 35 empresários fizeram a renegociação.

Outro destaque foi o  plantão itinerante do PAT e do Banco do Povo
que aconteceu  do mês de março até outubro,
em bairros da cidade. Pelo PAT Itinerante foram atendidas 305 pessoas, que
buscaram os serviços de  IMO
(Intermediação de Mão de Obra), informações sobre seguro desemprego,
informações e orientações sobre CTPS (Carteira de trabalho digital);
recebimento de currículos; inscrições para o Programa Meu Emprego – comportamento
de entrevista. No PAT que foi desenvolvido, em parceria com a Secretaria de
Assistência Social, e teve inicio no mês de junho. Nestes meses de
aplicabilidade 315  atendimentos foram
realizados e 973 pessoas  obtiveram as
cartas para  encaminhamento  de entrevistas de emprego.

O intuito é  levar aos
Centros de Referência de Assistência Social (Cras) os serviços do Posto de
Atendimento ao Trabalhador (PAT) de orientação para emissão de Carteira de
Trabalho Digital, orientação e emissão de requerimento para Seguro Desemprego e
encaminhamento de pessoas para vagas de emprego.

 Através dos
serviços  disponibilizados pelo Banco do
Povo Itinerante que contempla a orientação para linhas de crédito disponíveis
para empreendedores com ou sem empresa aberta, inclusive MEI, foram atendidas
nove pessoas. Porém, no Ponto cidadão onde fica localizado o Banco do Povo
somaram 1.795 atendimentos nos 12 meses.

 “Decidimos levar os
serviços prestados para a população com a finalidade de tirar dúvidas sobre as
linhas de crédito, tendo em vista que muitas pessoas tem vergonha de perguntar
ou não sabem como fazer. Também levamos o PAT mais próximo da população para
que aquela pessoa que não tem condição de pegar um transporte, consiga ter
acesso as vagas de emprego e  demais serviços
oferecidos. O objetivo é que sejamos um meio facilitador para a população e que
possamos atender a todos”, explica o secretário de Governo, Luiz Alberto
Pereira Cebolinha.

Outro destaque foi a retomada das rodadas de negócios, que
acontece em parceria com o
Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp – unidade
Indaiatuba), e estavam paradas devido à pandemia. Com essa novidade,
participaram 112 empresas que movimentaram o montante de R$4.215.486,00. O
objetivo é reunir empresas de vários segmentos e portes a fim de criar novas
oportunidades de negócios.

 

 

Banco do Povo

Chegaram a 1.795 os números de atendimentos realizados pelo
Banco do Povo Paulista, programa de microcrédito para empreendedores. O valor
total financiado, por meio das linhas de crédito Empreenda Rápido, Nome limpo e
Empreenda Mulher, obteve o resultado de R$516.250,42.

 

Importação e exportação

Já referente a
exportações a cidade somou o valor de
 U$$797.187,731
e com relação à importação o montante chegou a U$$1.501.689,36. Neste ano, 49
novas empresas se instalaram no município, totalizando 939 indústrias. Também
foram contabilizados 211 novos cadastros  de prestadores de serviços autônomos que somam
4.177 no município.  Ao todo são 17.435 prestadores
de serviços jurídicos e 1975 novos cadastrados, com 5.622 comércios.

 

PAT

O Posto de
Atendimento ao Trabalhador (PAT), vinculado a Secretaria de Governo, encerrou
este ano realizando o atendimento de mais de 71 mil pessoas. Mais de duas mil
pessoas realizaram novos cadastros e retornaram 
25.834 candidatos a procura de emprego. Destes, foram encaminhados para
o mercado de trabalho 18.245 pessoas que preenchiam os requisitos para as
vagas.

A unidade é
mantida por meio de uma parceria da Prefeitura com o Governo do Estado de São Paulo,
coordenado pela Secretaria Estadual do Emprego e Relações do Trabalho (SERT),
que faz intermediação entre empresas que precisam de mão de obra e
profissionais que procuram emprego. No Posto, também é possível realizar a
inscrição para o seguro-desemprego, inscrição para o Programa Estadual de
Qualificação Profissional (PEQ) e para o Programa de Apoio à Pessoa com
Deficiência (Padef). Todos os serviços são gratuitos.

Foi dada a
continuidade ao programa Bolsa Trabalho, que faz parte do Bolsa do Povo,  cujo objetivo oferecer ocupação, renda e
qualificação profissional para a população desempregada. Os participantes
prestam serviços nos órgãos públicos, conforme direcionamento municipal;
realizam curso de qualificação profissional e recebem mensalmente a bolsa-auxílio
de R$ 540,00, paga pelo Estado, durante os cinco meses do programa, por quatro
horas diárias de trabalho no serviço público. Neste ano, foram 155 encaminhadas
em várias pastas da Prefeitura de Indaiatuba.


Sebrae
Aqui

O posto do
Sebrae Aqui realizou atendimento de 2.402 pessoas físicas e 464 pessoas
jurídicas, somando ao todo 2.500 pessoas. Em 2022, foram realizados  dois ciclos do Programa Brasil Mais que teve
o papel fundamental para o avanço econômico do município. Participaram mais de
73 empresas ME e EPP que possuíam o faturamento de R$360 mil a R$4,8 milhões
anual. Estas empresas receberam o acompanhamento de um Agente Local de Inovação
(Ali) do Sebrae para auxiliar no aprendizado das melhores práticas de gestão e
inovação, durante quatro meses.

Além disso,
foram realizadas 120 visitas em empresas. O Programa Empreenda Rápido concedeu
42 cursos que foram aderidos por 1.200 participantes. O Programa Start U, uma
iniciativa criada para incentivar os jovens a desenvolver conhecimento das
etapas de  criação de uma Startup e
incentivar desenvolverem uma, a fim de realizar mentoria  com alunos de faculdades locais obtiveram a
adesão de cinco entidades com a presença de 87 alunos. Com foco ainda em
oferecer embasamento tecnológico e criação de empregos, o Sebrae Aqui em
parceria com o Senai, disponibilizaram duas unidades móveis: Industria 4.0 e a
de Costura.

De acordo com o
secretário de Governo, Luiz Alberto Cebolinha Pereira, mesmo em meio a pandemia
algumas alternativas foram tomadas para amenizar o impacto econômico. “Mesmo
com o momento delicado que vivemos no ano passado e neste ano nós não deixamos
de incentivar o crescimento econômico. Em 2021, trouxemos uma variedade de
cursos de diversas áreas para preparar as pessoas para as vagas de trabalho e
em contrapartida, ajudar as empresas a encontrarem mão de obra qualificada.
Conseguimos encaminhar neste ano mais de 14 mil pessoas e fizemos essa ponte de
sucesso entre empregado e empregador. O ano foi desafiador, mas colhemos bons
frutos”, relata.

Cenário
de empregabilidade

De acordo com os números do Caged até o mês de
novembro foi contabilizado um saldo positivo de 5.454 admissões. Ou seja, mais
pessoas foram contratadas do que desligadas durante o ano.

Catálogo
das Indústrias


O Catálogo das Indústrias 2022, na versão digital, obteve 37 mil downloads pelo
aplicativo disponível para Android e IOS, ou seja, 11 mil transferências a mais
do que no ano anterior . O impresso contou com a tiragem de 700 edições. Já os
números de indústrias que se cadastraram para divulgarem suas atividades foram
de 455 inscritas, um aumento de 31 inscrições.

O cadastro das indústrias
interessadas em participarem da versão 2023, pode ser realizado de maneira
on-line, pelo computador acessando o link.
As empresas cadastradas, na edição deste ano, não precisam se recadastrar.


Censo
Demográfico – IBGE

O Instituto Brasileiro de Geografia e
Estatística (IBGE) está realizando a atualização do Censo Demográfico no
município. Devido à pandemia, não foi possível realizar a atualização de dados
no período de dois anos. O início das coletas começaram no mês de agosto e até
o momento cerca de 85% dos moradores forneceram as informações a fim de contribuir
com as estatísticas dos habitantes de Indaiatuba. Por conta das pessoas que  estavam ausentes nas visitas dos agentes ainda
não foi possível obter o número exato da população, porém o instituto permanece
visitando os munícipes para finalizar a contagem.

 

 

 

  • Redator(es): Alyne Cervo
  • Release N.º: 1196

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Fonte: Prefeitura de Indaiatuba

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PAT realiza o projeto temporário “Vagas na Praça” a partir do dia 10 de junho

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Cronograma conta com seis datas confirmadas para a realização da ação

16/05/2024 14:48h

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Foto: Divulgação

#PraTodosVerem: Na arte consta a ilustração de uma praça, uma rodovia sinuosa e uma mão segurando uma carteira de trabalho. Fim da descrição.

Foto ilustrativa

#PraTodosVerem: Na arte consta a ilustração de uma praça, uma rodovia sinuosa e uma mão segurando uma carteira de trabalho. Fim da descrição.

A Secretaria de Governo lança projeto temporário “Vagas na Praça” que
visa disponibilizar dois agentes do Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT)
no terminal de ônibus localizado na Praça Dom Pedro. A ação acontece nos dias
10 de junho, 15 de julho, 19 de agosto, 23 de setembro, 21 de outubro e 25 de
novembro, às segundas-feiras, das 8h às 10h. A finalidade é oferecer
intermediação de mão de obra (IMO).

O projeto tem o intuito de abordar as pessoas para entender se estão
empregadas ou se possuem interesse em alguma vaga disponível, bem como,
entender o que as pessoas procuram quando vão procurar um emprego. Através
desta ação será possível realizar uma análise de mercado e inovar, junto com as
empresas empregadoras, a fim de oferecer melhores benefícios e adequar às
possíveis, expectativas.

Serviço

10/06

15/07

19/08

23/09

21/10

25/11

Local: Praça
Dom Pedro

Horário:
8h às 10h.

Informações:
(19)3816-9252

  • Redator(es): Alyne Cervo
  • Release N.º: 385

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Fonte: Prefeitura de Indaiatuba

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Indaiatuba é contemplada com Selo Caixa de Gestão Sustentável

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Objetivo é reconhecer os municípios que aplicam as melhores práticas de governança e sustentabilidade na gestão pública local

16/05/2024 09:02h

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Foto: Eliandro Figueira – RIC/PMI

#PraTodosVerem: A imagem mostra o prefeito Nilson Gaspar de camisa de manga longa cinza escuro, calça jeans, segurando uma caixa de veludo preto, com o Selo Caixa de Gestão Sustentável impresso em uma placa de alumínio. Dos dois lados estão dois representantes da Secretaria de Administração de Indaiatuba e cinco da CAIXA.

Prefeito Gaspar, recebeu em seu Gabinete representantes da CAIXA, que entregaram o Selo Caixa de Gestão Sustentável para Indaiatuba

#PraTodosVerem: A imagem mostra o prefeito Nilson Gaspar de camisa de manga longa cinza escuro, calça jeans, segurando uma caixa de veludo preto, com o Selo Caixa de Gestão Sustentável impresso em uma placa de alumínio. Dos dois lados estão dois representantes da Secretaria de Administração de Indaiatuba e cinco da CAIXA.

Indaiatuba é contemplada com Selo
Caixa de Gestão Sustentável.
O reconhecimento criado pela CAIXA é concedido aos municípios que aplicam
as melhores práticas de governança e sustentabilidade na gestão pública local.
O Selo tem validade de dois anos e a adesão pelo município é voluntária. A
iniciativa avalia 21
indicadores, classificados sob quatro aspectos:
Ambiental, Social, Governança e Climático.

Na
terça-feira (14) o prefeito de Indaiatuba, Nilson Gaspar (MDB), recebeu em seu
Gabinete representantes da CAIXA, que entregaram o Selo Caixa de Gestão
Sustentável. Com o certificado, o município tem acesso a condições
diferenciadas na contratação de serviços e de produtos junto à CAIXA.
O objetivo é apoiar os municípios a
alcançarem as metas da Agenda 2030 das Nações Unidas por meio da implementação
dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – ODS com ações de combate à
pobreza, proteção do meio ambiente e do clima, e garantir que as pessoas, em
todos os lugares, possam desfrutar de paz e de prosperidade.

O
prefeito Nilson Gaspar destacou mais esta conquista para o município. “É com
imenso orgulho que compartilho mais um reconhecimento alcançado para nossa
Indaiatuba. O Selo Caixa de Gestão Sustentável evidencia o compromisso contínuo
da administração de nosso grupo político com a sustentabilidade e o cuidado com
o meio ambiente. O selo não é apenas um reconhecimento do trabalho árduo de
nossa equipe, mas também do apoio de todos indaiatubanos. Juntos, estamos
construindo um futuro mais sustentável para as gerações futuras”, discorreu
Gaspar.

Participaram
da entrega do Selo Caixa de Gestão Sustentável 
Luiz Henrique Furlan, secretário de Administração de Indaiatuba; Marcelo
Pigatto, analista técnico administrativo; Cristiano Boaventura de Medeiros –
Diretor da Vice-presidência de Governo da CAIXA; Celso Eduardo Moreno Nucci –
Gerente de Filial – Gerência Executiva de Governo Campinas; Flávio Augusto
Cajuella da Silva – Supervisor de Filial – Gerência Executiva de Governo
Campinas; José Luiz Pavanelli – Superintendente – Superintendência Regional
Campinas; Fábio Estevam Vieira – Superintendente Executivo Governo –
Superintendência Regional Campinas.

  • Redator(es): Renata Lippi A. Lemuchi
  • Release N.º: 384

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Fonte: Prefeitura de Indaiatuba

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Equipe da Secretaria de Obras e Vias Públicas faz recapeamento da rua Onze de Junho

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Trecho de mais de 800 metros da via integra o Plano Municipal de Recapeamento

15/05/2024 15:51h

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Foto: Eliando Figueira RIC/PMI

#PraTodosVerem: a foto mostra um trecho de asfalto já recapeado na rua Onze de Junho, com uma máquina que nivela a capa asfáltica ao fundo, acompanhada por alguns funcionários da Secretaria de Obras. À esquerda, um muro grande de um imóvel, coberto por folhagem verde, e é possível ver a copa de algumas árvores dentro da propriedade e a fiação elétrica da rua. Fim da descrição.

Rua Onze de Junho, na região Central da cidade, é a nona via a ser beneficiada com recapeamento em 2024

#PraTodosVerem: a foto mostra um trecho de asfalto já recapeado na rua Onze de Junho, com uma máquina que nivela a capa asfáltica ao fundo, acompanhada por alguns funcionários da Secretaria de Obras. À esquerda, um muro grande de um imóvel, coberto por folhagem verde, e é possível ver a copa de algumas árvores dentro da propriedade e a fiação elétrica da rua. Fim da descrição.

A Prefeitura de Indaiatuba
dá continuidade ao Plano Municipal de Recapeamento com os trabalhos desta
semana concentrados na rua Onze de Junho. A via terá um trecho de 826 metros
lineares de asfalto recuperados. O objetivo da Administração Municipal é
recapear mais de 15 mil metros de pavimentação nesta primeira etapa do
ano. 

Com a rua Onze, em
2024 a Prefeitura já recapeou mais de 7.500 metros de vias. Foram beneficiadas
a rua Lourenço Rossi, Oscar Ribeira, José da Silva Maciel, rua Adélia Philomena
e Dr. Raul David Do Valle, todas no Jardim Morada do Sol. A equipe do Plano
Municipal de Recapeamento também já concluiu os trabalhos na rua Christiano
Seleguin, Haiti e estrada Dr. Rafael Elias José Aun.

Ainda serão
recapeadas a rua João Narezzi; rua Francisco Cantelli; Rua das Orquídeas; Cinco
de Julho; Voluntário João dos Santos; Hércules Mazzoni; Pedro Gonçalves; Vinte
Quatro de Maio; Alberto Santos Dumont; rua Guatemala; Capivari; Jundiaí;
Rafard; México; Jamaica; Venezuela; Groelândia; Paraguai; rua Ignácio Ambiel e
Claudiano Carlos Galvão. 

 

  • Redator(es): Sirlene Virgílio Bueno
  • Release N.º: 382

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Fonte: Prefeitura de Indaiatuba

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