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Saae desponta em 1º lugar como autarquia no projeto acertar

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Indaiatuba ocupa o 1º lugar do ranking como Autarquia Municipal dentro das exigências da ARES-PCJ

20/12/2022 10:21h

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Foto: Divulgação

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Saae lidera o ranking dos melhores prestadores de serviços de água e esgoto dos municípios associados

O
Serviço Autônomo de Água e Esgotos (Saae) de Indaiatuba, lidera o ranking dos
10 melhores prestadores de serviços de água e esgoto dos municípios associados,
como Autarquia Municipal, que finalizaram o 2º ciclo da metodologia ACERTAR,
conduzida no âmbito dos regulados pela Agência Reguladora dos Serviços de
Saneamento das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (ARES-PCJ). Cumprindo
uma exigência legal, os 34 relatórios de certificação foram encaminhados ao
Ministério de Desenvolvimento Regional (MDR).

Dentro
do ciclo 2 e com o envolvimento de todos os setores, o Saae de Indaiatuba foi
classificado liderando a categoria Autarquia Municipal e ocupando o 4º lugar na
pontuação geral.  O critério para a
elaboração do ranking com os 10 melhores prestadores foi a utilização da nota
média da qualidade das informações obtidas nos eixos confiança/exatidão.

Reconhecimento

Como forma de valorizar a dedicação dos
servidores dos prestadores envolvidos, a ARES-PCJ irá premiar, no dia 1 de
fevereiro de 2023, os 10 melhores prestadores de serviço que se destacaram. Na
ocasião, também haverá o lançamento do 3º Ciclo, com 34 prestadores de serviço.

ACERTAR

A metodologia ACERTAR foi elaborada para permitir
procedimentos padronizados de Auditoria e Certificação de informações do
Sistema Nacional de Informações de Saneamento (SNIS), com o propósito de
aprimorar os processos de gestão das informações dos prestadores de serviços de
saneamento. A iniciativa confere maior confiança no uso de indicadores de
desempenho, com impacto relevante no setor de saneamento nacional, trazendo
mais profissionalismo e estruturação dos processos.

O ACERTAR é desenvolvido pelas Agências
Reguladoras em parceria com a Associação Brasileira de Agências de Regulação
(ABAR) e MDR (Ministério do Desenvolvimento Regional). A metodologia insere-se
no âmbito do Programa de Desenvolvimento do Setor Água (INTERÁGUAS), sendo
formalmente instituída pela Portaria Federal nº 719, de 12 de dezembro de 2018.

Trata-se
de uma metodologia para padronização e confiabilidade dos procedimentos
operacionais de todos os serviços prestados pelos prestadores de serviços de
saneamento: Gestão Tributária, Gestão Contábil, Gestão Comercial, Gestão
Financeira, Gestão de Ativos e Investimentos, Gestão de Tecnologia da
Informação, Recursos Humanos, Suprimento e Compras, Índice de Atendimento,
Manutenção de Redes, Processo Operacional, Monitoramento de Energia, Rede de
Esgoto, Controle de Qualidade e Controladoria..

Ciclos

O
ACERTAR é composto por 5 Ciclos: 1 – Diagnóstico das práticas de auditoria e
certificação de informações adotadas por parte das agências reguladoras,  2 – Desenvolvimento de metodologias e elaboração
de guias para auditoria e certificação das informações fornecidas pelos
prestadores de serviço ao SNIS, 3 – Campanhas piloto para aplicação dos guias
em prestadores de serviços, 4 – Elaboração de manual de melhores práticas de
gestão de informações destinados aos prestadores de serviços e 5 – Cursos sobre
as metodologias propostas para auditoria das informações geradas pelos
prestadores de serviços. Foram definidas seis dimensões de análise, quais
sejam:

Universalização:
Demonstram o grau de cobertura e/ou atendimento da prestação dos serviços
públicos de abastecimento de água e de esgotamento sanitário para a população.
Funcionam como instrumentos para a introdução e avaliação de políticas públicas
no que tange a universalização.

Eficiência:
Permitem a avaliação da eficiência dos operadores na prestação dos serviços.
Importantes instrumentos para introdução de padrões de desempenho pelas
agências reguladoras.

Qualidade:
Possibilitam verificar se os padrões mínimos de qualidade dos serviços, estabelecidos
pela normatização vigente, são atendidos.

Econômico-Financeiro:
Se propõem a analisar a situação econômico-financeira da prestação dos
serviços.

 

Contexto:
Itens que são importantes para explicar ou justificar os resultados dos
indicadores avaliados nas outras dimensões, porém, fogem à gerência dos
prestadores de serviços.

Socioambiental:
Análise de aspectos sociais e ambientais, tais como a verificação da existência
de procedimentos de faturamento de Tarifa Social e o atendimento a legislações
e normatizações ambientais.

Mais informações podem ser obtidas no link: https://www.arespcj.com.br/conteudo/acertar-ares-pcj-conclui-certificacao-de-prestadores-e-premia-os-que-mais-se-destacaram

  • Redator(es): Departamento de Comunicação Social /DCS Saae
  • Release N.º: 1191

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Fonte: Prefeitura de Indaiatuba

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PAT realiza o projeto temporário “Vagas na Praça” a partir do dia 10 de junho

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Cronograma conta com seis datas confirmadas para a realização da ação

16/05/2024 14:48h

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Foto: Divulgação

#PraTodosVerem: Na arte consta a ilustração de uma praça, uma rodovia sinuosa e uma mão segurando uma carteira de trabalho. Fim da descrição.

Foto ilustrativa

#PraTodosVerem: Na arte consta a ilustração de uma praça, uma rodovia sinuosa e uma mão segurando uma carteira de trabalho. Fim da descrição.

A Secretaria de Governo lança projeto temporário “Vagas na Praça” que
visa disponibilizar dois agentes do Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT)
no terminal de ônibus localizado na Praça Dom Pedro. A ação acontece nos dias
10 de junho, 15 de julho, 19 de agosto, 23 de setembro, 21 de outubro e 25 de
novembro, às segundas-feiras, das 8h às 10h. A finalidade é oferecer
intermediação de mão de obra (IMO).

O projeto tem o intuito de abordar as pessoas para entender se estão
empregadas ou se possuem interesse em alguma vaga disponível, bem como,
entender o que as pessoas procuram quando vão procurar um emprego. Através
desta ação será possível realizar uma análise de mercado e inovar, junto com as
empresas empregadoras, a fim de oferecer melhores benefícios e adequar às
possíveis, expectativas.

Serviço

10/06

15/07

19/08

23/09

21/10

25/11

Local: Praça
Dom Pedro

Horário:
8h às 10h.

Informações:
(19)3816-9252

  • Redator(es): Alyne Cervo
  • Release N.º: 385

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Fonte: Prefeitura de Indaiatuba

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Indaiatuba é contemplada com Selo Caixa de Gestão Sustentável

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Objetivo é reconhecer os municípios que aplicam as melhores práticas de governança e sustentabilidade na gestão pública local

16/05/2024 09:02h

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Foto: Eliandro Figueira – RIC/PMI

#PraTodosVerem: A imagem mostra o prefeito Nilson Gaspar de camisa de manga longa cinza escuro, calça jeans, segurando uma caixa de veludo preto, com o Selo Caixa de Gestão Sustentável impresso em uma placa de alumínio. Dos dois lados estão dois representantes da Secretaria de Administração de Indaiatuba e cinco da CAIXA.

Prefeito Gaspar, recebeu em seu Gabinete representantes da CAIXA, que entregaram o Selo Caixa de Gestão Sustentável para Indaiatuba

#PraTodosVerem: A imagem mostra o prefeito Nilson Gaspar de camisa de manga longa cinza escuro, calça jeans, segurando uma caixa de veludo preto, com o Selo Caixa de Gestão Sustentável impresso em uma placa de alumínio. Dos dois lados estão dois representantes da Secretaria de Administração de Indaiatuba e cinco da CAIXA.

Indaiatuba é contemplada com Selo
Caixa de Gestão Sustentável.
O reconhecimento criado pela CAIXA é concedido aos municípios que aplicam
as melhores práticas de governança e sustentabilidade na gestão pública local.
O Selo tem validade de dois anos e a adesão pelo município é voluntária. A
iniciativa avalia 21
indicadores, classificados sob quatro aspectos:
Ambiental, Social, Governança e Climático.

Na
terça-feira (14) o prefeito de Indaiatuba, Nilson Gaspar (MDB), recebeu em seu
Gabinete representantes da CAIXA, que entregaram o Selo Caixa de Gestão
Sustentável. Com o certificado, o município tem acesso a condições
diferenciadas na contratação de serviços e de produtos junto à CAIXA.
O objetivo é apoiar os municípios a
alcançarem as metas da Agenda 2030 das Nações Unidas por meio da implementação
dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – ODS com ações de combate à
pobreza, proteção do meio ambiente e do clima, e garantir que as pessoas, em
todos os lugares, possam desfrutar de paz e de prosperidade.

O
prefeito Nilson Gaspar destacou mais esta conquista para o município. “É com
imenso orgulho que compartilho mais um reconhecimento alcançado para nossa
Indaiatuba. O Selo Caixa de Gestão Sustentável evidencia o compromisso contínuo
da administração de nosso grupo político com a sustentabilidade e o cuidado com
o meio ambiente. O selo não é apenas um reconhecimento do trabalho árduo de
nossa equipe, mas também do apoio de todos indaiatubanos. Juntos, estamos
construindo um futuro mais sustentável para as gerações futuras”, discorreu
Gaspar.

Participaram
da entrega do Selo Caixa de Gestão Sustentável 
Luiz Henrique Furlan, secretário de Administração de Indaiatuba; Marcelo
Pigatto, analista técnico administrativo; Cristiano Boaventura de Medeiros –
Diretor da Vice-presidência de Governo da CAIXA; Celso Eduardo Moreno Nucci –
Gerente de Filial – Gerência Executiva de Governo Campinas; Flávio Augusto
Cajuella da Silva – Supervisor de Filial – Gerência Executiva de Governo
Campinas; José Luiz Pavanelli – Superintendente – Superintendência Regional
Campinas; Fábio Estevam Vieira – Superintendente Executivo Governo –
Superintendência Regional Campinas.

  • Redator(es): Renata Lippi A. Lemuchi
  • Release N.º: 384

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Fonte: Prefeitura de Indaiatuba

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Equipe da Secretaria de Obras e Vias Públicas faz recapeamento da rua Onze de Junho

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Trecho de mais de 800 metros da via integra o Plano Municipal de Recapeamento

15/05/2024 15:51h

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Foto: Eliando Figueira RIC/PMI

#PraTodosVerem: a foto mostra um trecho de asfalto já recapeado na rua Onze de Junho, com uma máquina que nivela a capa asfáltica ao fundo, acompanhada por alguns funcionários da Secretaria de Obras. À esquerda, um muro grande de um imóvel, coberto por folhagem verde, e é possível ver a copa de algumas árvores dentro da propriedade e a fiação elétrica da rua. Fim da descrição.

Rua Onze de Junho, na região Central da cidade, é a nona via a ser beneficiada com recapeamento em 2024

#PraTodosVerem: a foto mostra um trecho de asfalto já recapeado na rua Onze de Junho, com uma máquina que nivela a capa asfáltica ao fundo, acompanhada por alguns funcionários da Secretaria de Obras. À esquerda, um muro grande de um imóvel, coberto por folhagem verde, e é possível ver a copa de algumas árvores dentro da propriedade e a fiação elétrica da rua. Fim da descrição.

A Prefeitura de Indaiatuba
dá continuidade ao Plano Municipal de Recapeamento com os trabalhos desta
semana concentrados na rua Onze de Junho. A via terá um trecho de 826 metros
lineares de asfalto recuperados. O objetivo da Administração Municipal é
recapear mais de 15 mil metros de pavimentação nesta primeira etapa do
ano. 

Com a rua Onze, em
2024 a Prefeitura já recapeou mais de 7.500 metros de vias. Foram beneficiadas
a rua Lourenço Rossi, Oscar Ribeira, José da Silva Maciel, rua Adélia Philomena
e Dr. Raul David Do Valle, todas no Jardim Morada do Sol. A equipe do Plano
Municipal de Recapeamento também já concluiu os trabalhos na rua Christiano
Seleguin, Haiti e estrada Dr. Rafael Elias José Aun.

Ainda serão
recapeadas a rua João Narezzi; rua Francisco Cantelli; Rua das Orquídeas; Cinco
de Julho; Voluntário João dos Santos; Hércules Mazzoni; Pedro Gonçalves; Vinte
Quatro de Maio; Alberto Santos Dumont; rua Guatemala; Capivari; Jundiaí;
Rafard; México; Jamaica; Venezuela; Groelândia; Paraguai; rua Ignácio Ambiel e
Claudiano Carlos Galvão. 

 

  • Redator(es): Sirlene Virgílio Bueno
  • Release N.º: 382

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Fonte: Prefeitura de Indaiatuba

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