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Rumo e governo do Mato Grosso fecham acordo para construção de ferrovia que custará R$ 11,2 bilhões

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Ferrovia – construção – Mato Grosso – Rumo Locomotiva da Rumo/ Fonte: Mercado 1 Minuto

A construção da nova ferrovia no Mato Grosso pela Rumo será uma alternativa importante e sustentável para o escoamento de grãos

Ontem, segunda-feira (20/09), o governo do estado do Mato Grosso fechou com a Rumo Logística para a construção de uma nova ferrovia. A ferrovia vai ligar os municípios de Rondonópolis a Cuiabá e Rondonópolis a Nova Mutum e Lucas do Rio Verde, e também vai se conectar à malha nacional, que chega ao Porto de Santos.  De acordo com o governador, esse avanço logístico é mais uma alternativa importante e sustentável para o escoamento de grãos, cuja produção em Mato Grosso pode superar as 120 milhões de toneladas anuais até 2030. Leia ainda: Mineradora Vale informa que construção de ferrovia poderá custar R$ 8,7 bilhões

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O contrato entre a Rumo e o Governo do Mato Grosso para a construção da ferrovia

O contrato com a Rumo, que pertence à Cosan, é de autorização para implantação, operação e exploração privada da ferrovia pelo prazo de 45 anos, com possibilidade de renovação de mais 45 anos para todos os serviços correlatos. Trata-se da primeira ferrovia estadual, sem interferência federal.

O governo de Mato Grosso fez um chamamento público em julho e a empresa logística foi a única interessada. Segundo Mendes, não haverá um real do estado depositado na operação. Os procedimentos de viabilidade ambiental iniciaram com o governo federal no ano passado, e o processo depois foi transferido para a Secretaria do Meio Ambiente de Mato Grosso. De acordo com a Rumo, são quase três anos de trabalho para viabilizar o licenciamento, que precisou garantir que a nova rota não passasse por áreas de proteção ambiental ou reservas indígenas.

A construção da nova ferrovia no Mato Grosso

A nova ferrovia que vai interligar Cuiabá a Rondonópolis, bem como Rondonópolis com Nova Mutum e Lucas do Rio Verde, além de se conectar com a malha ferroviária nacional, terá um investimento de R$ 11,2 bilhões. Segundo o estado do Mato Grosso, o investimento vai gerar mais de 235 mil empregos, além de potencializar a economia.

O início da obra será depois de 6 meses da apresentação do licenciamento ambiental, que ficará a cargo em parte pelo governo de Mato Grosso e a outra parte pela empresa que vencer o chamamento público da ferrovia. As obras devem ter início no final de 2022. Uma vez implantada a ferrovia, a Rumo fica autorizada a explorar a ferrovia pelo prazo de 45 anos, sendo que a infraestrutura ferroviária poderá ser compartilhada pela empresa vencedora com outra empresa de transporte ferroviário que venha a prestar serviços no estado do Mato Grosso.

Detalhes da ferrovia/ Fonte: Nova Cana

Aumento do escoamento no Mato Grosso

A ferrovia deve melhorar de forma expressiva a capacidade de escoamento de Mato Grosso, cuja estimativa é de chegar, em 2030, a produzir 120 milhões de toneladas de grãos por ano, segundo o governo estadual. O trecho também desafogar significativamente o transporte pelas rodovias.

Segundo o secretário estadual de Fazenda, Rogério Gallo, a ferrovia também vai diminuir os custos logísticos dos produtores, uma vez que o frete ferroviário reduziu mais de 35% nos últimos cinco anos. Mais de 250 empresas do Distrito Industrial de Cuiabá poderão usar a ferrovia para escoar seus produtos e receber insumos, cenário que deve estimular a instalação de novas indústrias.

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Mega investimento dos EUA de R$ 96 bilhões pode gerar 950 MIL empregos e tornar o Brasil líder global de um dos setores mais rentáveis do mundo!

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Mega projeto dos EUA no Brasil: Os anúncios de investimento no setor automotivo têm sido constantes desde o último ano. A Renault deu o pontapé inicial ao anunciar um investimento de R$ 2 bilhões para a ampliação de sua plataforma modular RGMP, totalizando R$ 5,1 bilhões até 2027. Em janeiro deste ano, a GM seguiu o exemplo, comunicando um investimento de R$ 7 bilhões até 2028. Em fevereiro, a Volkswagen respondeu expandindo seu investimento para R$ 16 bilhões até 2028. Esses aportes prometem gerar milhares de empregos no país, impulsionando a economia e a inovação no setor automotivo.

Mega projeto dos EUA planeja aplicar investimentos de R$ 95 bilhões

Recentemente, os EUA têm intensificado seus investimentos no Brasil, com foco em várias áreas estratégicas. A indústria automotiva é um destaque significativo, com empresas como Stellantis, VW, Toyota, Renault e GM planejando investir um total de R$ 95 bilhões até 2030. Esses investimentos, além da geração de empregos, visam a expansão industrial e o desenvolvimento de novas plataformas para veículos híbridos e elétricos.

Já no começo de março, a Toyota revelou que separou R$ 11 bilhões até 2030 para expandir a fábrica de Sorocaba (SP) e lançar novos produtos, a começar pelo Yaris Cross conforme se comenta amplamente, apesar da marca não ter adiantado muitas informações. Desta forma, também há a produção de híbridos com motor flex no Brasil, na sua fábrica sorocabana com motores vindos de Porto Feliz (SP).

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Até o final de 2026, a marca japonesa fechará as instalações industriais em Indaiatuba (SP), inauguradas em 1998, seguindo os mesmos passos da Honda, que transferiu a produção de veículos de Sumaré para Itirapina, ambas no estado de São Paulo. A marca japonesa poderá fabricar uma picape intermediária em Sorocaba, segundo o sindicato dos metalúrgicos local, mas a marca japonesa não confirmou.

Stellantis anuncia investimento de R$ 30 bilhões no setor automotivo

O peso maior no mega projeto dos EUA, no entanto, coube à Stellantis, onde serão investidos R$ 30 bilhões entre 2024 e 2030, gerando milhares de empregos. Carlos Tavares, executivo português que conduz o conglomerado multinacional de 100 modelos de 14 marcas, veio ao Brasil anunciar pessoalmente.

No total serão 40 lançamentos em quatro plataformas com motores a combustão, híbridos e pelo menos um elétrico. Estarão distribuídos entre os três complexos fabris do grupo em Betim (MG), Goiana (PE) e Porto Real (RJ).

Já no segundo semestre de 2024, o grupo terá seu primeiro modelo híbrido flex, certamente da marca Fiat, com aplicação de uma bateria de 48 volts apenas como assistência básica ao motor a combustão.

O primeiro modelo elétrico da Stellantis no mega projeto dos EUA para o setor automotivo será lançado na segunda metade desta década. Assim, as marcas chinesas BYD e GWM não serão as únicas a produzir elétricos no país. O que se desconhece ainda é o esquema de produção de baterias.

A Hyundai também informou R$ 5,4 bilhões até 2032 e a Caoa, R$ 4,5 bilhões até 2028, gerando milhares de empregos. As duas empresas vão atuar em estreita colaboração, inclusive industrial, para melhor aproveitamento da fábrica do grupo brasileiro em Anápolis (GO).

O total de R$ 95 bilhões do mega projeto dos EUA no setor automotivo nos próximos sete anos levou a Automotive News, um dos maiores conglomerados mundiais de mídia especializada, a destacar no seu noticiário diário o significado desses investimentos por parte de tantos fabricantes.

Após o novo acordo da Hyundai e Caoa, a fabricante sul-coreana abriu o jogo e divulgou seu cronograma de lançamentos. O foco inicial será nos importados pela própria marca em colaboração estreita com o grupo brasileiro. A oferta estará alinhada à demanda, o que antes não acontecia.

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Vagas de emprego na CPFL Energia! Oportunidades abertas para eletricista, médico, enfermeiro e outros profissionais de nível médio, técnico e superior

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CPFL Energia abre vagas de emprego para diversos perfis e expande sua equipe em várias áreas, desde níveis técnicos a operacionais.

Nesta quarta-feira, (30/07), a CPFL Energia está com vagas de emprego abertas para diversos perfis, contratando analistas, profissionais da área da saúde e muito mais! A empresa, que há 110 anos constrói a história do setor elétrico brasileiro, atua nos segmentos de distribuição, geração, transmissão, comercialização e serviços. Desde janeiro de 2017, a CPFL Energia faz parte da State Grid, estatal chinesa líder global em energia. A empresa distribui energia para mais de 10 milhões de clientes em 687 cidades nos estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Paraná. Além disso, a CPFL Energia é líder na comercialização de energia incentivada para clientes livres entre as comercializadoras.

Quais são as vagas de emprego abertas na CPFL Energia? 

Analista de qualidade Jr.

Requisitos exigidos pela CPFL Energia: Ensino Superior completo e experiência com gestão de documentos, incluindo documentos de gestão, regras de governança, processos e tarefas.

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O candidato deve ter conhecimento das normas ISO 9001, 14001, 45001, 27001, 37001 e 56002, além de familiaridade com a metodologia 5S. 

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Responsabilidades: Auxiliar na manutenção dos Sistemas de Gestão certificados e na realização do ciclo de auditorias internas e externas, acompanhando os auditores em suas atividades tanto em ambientes administrativos quanto em ambientes externos/campo (sem adentrar ao SEP). 

Local da vaga de emprego: Campinas e região.

Enfermeiro do trabalho I

Requisitos exigidos pela CPFL Energia: Possuir graduação em Enfermagem, pós-graduação em Enfermagem do Trabalho e registro ativo no Coren como Enfermeiro.

É necessário ter experiência em gestão de indicadores e conhecimento intermediário em Pacote Office (Excel e PowerPoint). O conhecimento em Power BI será considerado um diferencial.

Responsabilidades: Elaborar e executar planos e programas de proteção à saúde dos empregados, utilizando estudos epidemiológicos para estudar causas de absenteísmo, realizar levantamentos de acidentes de trabalho e doenças profissionais, além de coletar dados estatísticos de morbidade e mortalidade dos trabalhadores. 

Local da vaga de emprego: Campinas, São Paulo.

Médico do trabalho

Requisitos exigidos pela CPFL Energia: Graduação completa em Medicina, residência médica ou pós-graduação em Medicina do Trabalho, e registro ativo no CRM, além do Registro de Especialidade (RQE). Experiência prévia na função de Médico(a) do Trabalho é essencial.

É necessário ter conhecimento intermediário no Pacote Office. O candidato deve ter disponibilidade para atuar em Campinas/SP e trabalhar 4 horas diárias.

Responsabilidades: Apoiar e/ou elaborar o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO) e promover a execução de exames médicos ocupacionais, conforme a NR-7.

Auxiliará na análise estatística dos resultados de exames ocupacionais e de qualidade de vida, divulgando os resultados aos colaboradores por meio de CIPAs, comitês e grupos de trabalho. 

Local da vaga de emprego: Campinas, São Paulo.

Advogado societário e governança Sr.

Requisitos exigidos pela CPFL Energia: Ensino superior completo em Direito e registro na OAB. É desejável ter uma pós-graduação na área.

O candidato deve ter experiência com Direito Societário e Governança Corporativa, além de inglês avançado ou fluente, uma vez que a utilização diária do idioma será exigida para elaboração de materiais e reuniões.

Responsabilidades: Orientar sobre os procedimentos adotados para a elaboração e preparação de atos societários, de governança corporativa e demais documentos necessários, além de sugerir melhorias nos procedimentos.

Deverá elaborar e assegurar a excelência na preparação desses atos e documentos, garantindo a assistência necessária conforme os procedimentos adotados pela área.

Local da vaga de emprego: Campinas, São Paulo.

Analista de projetos e processos Sr.

Requisitos exigidos pela CPFL Energia: Graduação completa em Administração de Empresas, Engenharia ou áreas correlatas.

É necessário ter experiência em Gestão de Projetos e Melhoria Contínua, bem como conhecimento em elaboração e análise de indicadores.

Responsabilidades: Conduzir o planejamento e a execução dos projetos do Centro de Serviços Compartilhados do grupo CPFL.

Deverá identificar novas oportunidades de projetos e iniciativas de melhoria contínua em conjunto com gestores e lideranças, manter e priorizar o backlog de projetos, e promover um ambiente de colaboração, resolvendo conflitos e mantendo uma comunicação fluida. 

Local da vaga de emprego: Indaiatuba, São Paulo.

Analista de planejamento e controle de manutenção pleno

Requisitos exigidos pela CPFL Energia: Graduação completa em Engenharia e experiência na área de planejamento e controle de manutenção.

É necessário ter conhecimento de métodos e processos de manutenção baseada na confiabilidade, análise de Weibull, e ativos de geração, como transformadores, disjuntores, cubículos e transformadores de corrente e potência.

Responsabilidades: Conduzir investigações de possíveis falhas em ativos críticos utilizando metodologias como RCM, RCA, FTA, PDCA e FMEA, com o objetivo de reduzir a recorrência de falhas e assegurar a confiabilidade e disponibilidade dos ativos. Deverá realizar reuniões periódicas para análise de falhas, seguindo metodologias específicas para identificar e resolver questões de forma sistemática. 

Local da vaga de emprego: Campinas, São Paulo.

Almoxarife

Requisitos exigidos pela CPFL Energia: Ensino Médio completo e experiência anterior na função. A vaga é afirmativa para pessoas com deficiência.

Responsabilidades: Executar obras de construção e manutenção de redes de distribuição, seguindo normas, padrões e procedimentos técnicos e de segurança.

Deverá realizar o recebimento, armazenagem, separação e conferência dos materiais e equipamentos armazenados, além de realizar contagens dos itens no inventário rotativo. 

Local da vaga de emprego: Franca, São Paulo.

Eletricista de construção de rede automática I

Requisitos exigidos pela CPFL Energia: Ensino Fundamental completo. É necessário possuir certificações NR 01, 06, 10, 12, 33 e 35. Conhecimentos e experiência na atividade de construção de rede são essenciais.

Responsabilidades: Executar obras de construção e manutenção de redes de distribuição, seguindo normas, padrões e procedimentos técnicos e de segurança.

Deverá zelar pelos equipamentos de proteção individual (EPIs) e coletivos (EPCs), ferramentas, veículos e local de trabalho, contribuindo para a manutenção das certificações. 

Local da vaga de emprego: Avaré, São Paulo.

Ficou interessado nas vagas de emprego da CPFL Energia? Clique aqui e envie o seu currículo!

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Toyota Corolla 2026: A nova geração do sedã surpreende com 39 km/l e autonomia de 2.100 km, percorrendo de São Paulo a Salvador com um único tanque! 

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O novo Toyota Corolla 2026 já traz indícios de que a versão PHEV (Plug-in Hybrid Electric Vehicle) chegará em breve, marcando uma resposta significativa do Japão às estratégias das chinesas GWM e BYD. No entanto, o verdadeiro destaque agora é a próxima geração do Toyota Corolla 2026. Esta nova versão promete revolucionar o mercado automotivo, superando as expectativas e reafirmando a liderança da Toyota no segmento de sedãs. Fique por dentro das novidades e saiba o que esperar do novo Toyota Corolla 2026.

Confira o que se sabe até o momento sobre o novo carro da Toyota

O novo Toyota sedã Corolla 2026 chegará com um recado importante para a BYD, autonomia de 2.100 km, segundo o site japonês BestCarWeb. Trata-se de uma autonomia excepcional, que ultrapassa a projeção da BYD para sua geração 5.0 da plataforma DM-i, que é de 2.000 km.

Isso significa que o novo carro da Toyota poderá ir de São Paulo a Salvador com apenas um tanque e ainda tem uma reserva de 100 km ao fim da viagem.

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Para que isso seja possível, a nova geração de motores da japonesa será o pilar da mudança, com motor 1.5 de quatro cilindros com dupla injeção, ciclo Miller e um gerenciamento eletrônico mais eficiente. O modelo será o provedor de tração e geração de energia para as baterias de lítio no lugar das células de níquel-hidreto metálico.

A boa notícia é que o novo Toyota Corolla 2026 pode entregar até 130 cavalos e 15 kgfm, mas com atuação nos HEV e PHEV, ele terá por volta de 100 cavalos e 13 kgfm. Já o 1.5 Turbo do novo carro da Toyota ficará na casa de 180 cavalos e 23 kgfm, substituindo possivelmente o 2.0 aspirado atual.

Como os engenheiros da Toyota poderão superar a BYD

Toyota Corolla 2026: A nova geração do sedã surpreende com 39 km/l e autonomia de 2.100 km, percorrendo de São Paulo a Salvador com um único tanque! 
Foto: Divulgação

A meta dos engenheiros da japonesa é enfrentar os chineses em um ponto importante: eficiência energética. A BYD revelou recentemente a quinta geração de seu sistema híbrido plug-in e afirma ter atingido uma eficiência de 46,06%, o que ajuda os carros a passarem dos 2.000 km de autonomia.

Enquanto isso, o motor atual da Toyota entrega uma eficiência térmica de 41%, o que é uma grande diferença que a fabricante japonesa tentará eliminar.

Toyota Corolla 2026: A nova geração do sedã surpreende com 39 km/l e autonomia de 2.100 km, percorrendo de São Paulo a Salvador com um único tanque! 
Foto: Reprodução/IDN

Recentemente, a marca falou um pouco mais sobre o desenvolvimento desta nova linha de motores, que terá um 2.0 turbo para substituir o 2.4 turbo atual.

A fabricante afirmou que o propulsor será menor e com um curso de pistão mais curto, o que permitirá que os designers desenvolvam veículos com capô mais baixo e melhorem a aerodinâmica. O 1.5 turbo seria 30% mais eficiente do que o 2.5 aspirado usado atualmente.

Quando o novo sedã Toyota Corolla 2026 chegará no Brasil?

Caso o novo carro da Toyota siga o cronograma e chegue ao mercado japonês em 2026, é possível esperar a 13ª geração por aqui para 2027, seguindo o ritmo normal da montadora para renovar o sedã no Brasil.

Como a fábrica de Indaiatuba (SP) será fechada, a empresa está movendo a produção do Corolla para Sorocaba (SP), onde também são produzidos o Corolla Cross, os Yaris Hatch e Sedan e, em breve, o inédito Yaris Cross.

Vale destacar que tanto o Corolla Axio, quanto os Corolla Sport (hatch) e Corolla Fielder (perua), ganharão novas motorizações, tornando a família mais forte dentro e fora do Japão.

De qualquer forma, esta corrida pela eficiência energética é ótima, visto que, quem ganhará com isso será o consumidor. Então, que venha GWM, Chery e outras para tentar ultrapassar a BYD e, agora, a Toyota também.

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