Connect with us

Indaiatuba

Prefeitura intensifica vacinação contra o sarampo no próximo sábado (3)

Avatar

Artigo

em

Indaiatuba, por Kleber Patricio

Foto: Eliandro Figueira.

A Secretaria Municipal de Saúde de Indaiatuba informa que no próximo sábado (3) acontece a última ação da intensificação da vacinação contra sarampo, que será realizada na Praça Dom Pedro II das 9h às 14h. A vacina está sendo realizada em todas as pessoas na faixa etária de 30 a 49 anos. Já para crianças e adultos com idades entre 6 meses e 29 anos, vacina é indicada de forma seletiva, ou seja, apenas se houver alguma dose em atraso. Por essa razão, é muito importante apresentar a carteira de vacinação. Durante a ação também serão realizadas orientações sobre a Covid-19 e aferição de temperatura corporal.

Aqueles que ainda não tomaram a vacina e que não puderem comparecer na Praça Dom Pedro II no próximo sábado ainda terão a oportunidade de comparecer em qualquer Unidade Básica de Saúde (UBS) ou Programa de Saúde da Família (PSF) do município para receber a imunização, uma vez que a Mobilização Nacional da Vacinação Contra Sarampo seguirá até o dia 31 de outubro.

Vacinar a população contra o sarampo é uma estratégia do Ministério da Saúde para interromper a transmissão do vírus no Brasil, que voltou a circular em 2019. De acordo com Boletim Epidemiológico divulgado pelo Governo Federal, até o dia 25 de julho deste ano foram confirmados 7.293 casos de sarampo em 21 estados brasileiros, 721 no Estado de São Paulo. Indaiatuba registrou um caso da doença em 2020.

O sarampo é uma doença grave e de alta transmissibilidade. Uma pessoa infectada pode transmitir para até outras 18 pessoas. A disseminação do vírus ocorre por via aérea ao tossir, espirrar, falar ou respirar.

Fonte: Kleber Patrício

© Copyright 2020, Todos os direitos reservados Silver Team