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Indaiatuba

Museus oferecem curso gratuito “Reflexos das águas” a educadores da região

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Fachada do Museu Republicano “Convenção de itu”. Foto: Hélio Nobre.

Estão abertas as inscrições para o curso online Reflexos das águas: história, arte e estudos do meio para jovens estudantes, oferecido pelas instituições Museu Republicano “Convenção de Itu”, Museu de Arte Contemporânea (MAC), Fundação Energia e Saneamento – Museu da Energia, Museu da Música – Itu/ Instituto Cultural de Itu, Museu da Cidade de Salto Ettore Liberalesso e Museu da Água de Indaiatuba. Com 18 horas de aulas online e 12 horas de pesquisa, e dirigido a educadores, o curso organizado pelo Serviço Educativo do Museu Republicano e Diretoria de Ensino da Região de Itu, será realizado de 13 de junho a 29 de julho.

O papel da música caipira na vida das populações tradicionais ribeirinhas que viviam às margens do Rio Tietê, a arte contemporânea, a iconografia do Tietê e a história da formação das cidades, o reflexo da poluição dos rios e a importância dos museus na conscientização sobre a preservação e utilização da água serão algumas das abordagens com as quais os participantes poderão ter contato e se aprofundar durante o curso.

Ao final, serão emitidos certificados para os participantes com 75% de presença. Para se inscrever, acesse: https://forms.gle/kzq4o92h5BXCkkze7.

Curso Reflexos das águas: história, arte e estudos do meio para jovens estudantes 2021 | A água e o rio são os caminhos móveis escolhidos pelos educadores deste curso para costurar diferentes acervos de museus localizados nas bordas do Rio Tietê, no Estado de São Paulo. Ao compreendermos a água enquanto Patrimônio Humano, fundamental para a existência da vida e da cultura, este curso voltar-se-á para os temas geradores a partir dos acervos museológicos: história, arte e estudo do meio, as relações sociais e culturais que margeiam a trajetória dos rios. Mais especificamente, aqui, o Rio Tietê.

Museu da Água, Indaiatuba/SP. Foto: Eliandro Figueira.

No contexto da pandemia, a importância do tema ganha novo significado para a resistência, sobrevivência e resiliência das comunidades. Lavar as mãos com água limpa é manter a vida e, neste sentido, este curso volta-se para o Rio Tietê, as suas representações artísticas, histórias e preservação.

Desde 2016, o Serviço Educativo do Museu Republicano, em ação conjunta com a Diretoria de Ensino Região de Itu, oferece cursos sobre os temas Patrimônio, Museus, Memórias e inventários participativos com objetivo de desenvolver o conceito de patrimônio cultural de forma multidisciplinar e participativa nas unidades escolares da Diretoria de Ensino da Região de Itu, Secretaria de Educação do Estado de São Paulo. Em 2021, esta ação expandiu-se para outros museus envolvidos na iniciativa: Museu de Arte Contemporânea/USP, Fundação Energia e Saneamento / Museus da Energia em Rede – Salesópolis, São Paulo, Itu, Museu da Música – Itu/Instituto Cultural de Itu, Museu da Cidade de Salto Ettore Liberalesso e Museu da Água – Indaiatuba.

As datas dos encontros são 13/6, 15/6, 22/6, 29/6, 6/7, 13/7, 20/7, 27/7 e 29/7/2021 via Plataforma Google Meet.

Metodologias: Aulas expositivas, compartilhamento de experiências e trocas com os participantes de forma online.

Carga Horária total: 30 horas.

Público Alvo: Professores da Diretoria de Ensino da Região de Itu e público em geral.

Programa

Data: 13/6/2021, 10h às 12hA moda da viola às margens do Tietê – Museu da Música – Itu.

Resumo: A ação educativa visa compartilhar a experiência junto à exposição A moda da viola, realizada entre 2015 e 2017 no Museu da Música – as vivências com o trabalho com estudantes do Ensino Fundamental I e o papel da música caipira na vida das populações tradicionais ribeirinhas ao rio Tietê.

Data: 15/6/2021 – 19h às 21hEntre o Rio e a cidade: o museu no fluxo da memória – Museu da Cidade de Salto Ettore Liberaless.

Resumo: Refletir sobre quais as origens do nome da cidade onde você mora. Você conhece os recursos naturais da sua cidade? Como as relações com o rio produzem um arquivo e um lugar de memória que se institucionaliza num museu?

Data: 22/6/2021 e 29/6/2021 – 19h às 21hReflexos das águas na arte contemporânea –

Museu de Arte Contemporânea da USP.

Resumo: A água é um elemento essencial para a existência da humanidade; no entanto, sabemos que nossos rios sofrem com as mudanças climáticas e com a poluição resultante do mau uso dos recursos hídricos, como o desperdício, o despejo de resíduos químicos em seus leitos, o lixo plástico, a pesca predatória, as usinas hidrelétricas e a destruição das matas ciliares, entre tantos outros problemas enfrentados.

Datas: 6/7/2021 – 19h às 21hSite Educativo: Viagens Fluviais em exposições – Museu Republicano Convenção de Itu/MP/USP.

Resumo: Apresentação do site Viagens fluviais em exposições, com materiais educativos destinados a professores que planejem visitar com seus alunos a exposição Viagens fluviais: homens e canoas na rota das monções.

Datas: 13/7, 20/7, 27/7/2021 – 19h às 21h00Caminhos e possibilidades pedagógicas pelo nosso “Rio Condutor”: o Rio Tietê – Fundação Energia e Saneamento / Museus da Energia em Rede.

Resumo: A partir da reflexão sobre os acervos, territórios, conexões históricas e científicas, os educativos dos Museus da Energia em Rede, sob a coordenação geral da Fundação Energia e Saneamento, propõem 3 aulas que combinam 9 temas geradores, apresentando caminhos e possibilidades pedagógicas navegando pelo nosso “Rio Condutor”: o Rio Tietê.

Temas Geradores:

– Metodologias ativas do Laboratório de Imaginação e Criação da Fundação;

– Histórias do Rio: navegando em nosso acervo;

– O Rio na arte: desenhos e cartografias;

– Áreas de Preservação Permanente (APPs): Matemática aplicada ao Rio;

– A Física e o Rio;

– Um Rio que vira “game”: a gamificação no processo de aprendizagem;

– Águas do Tietê: um percurso científico pela poluição do Rio;

– Moradores do Rio: as narrativas de fauna e flora;

– Convite para quando a pandemia acabar: um Roteiro Temático em Salesópolis.

Data: 29/7/2021 – 19h às 21hA importância do Museu da Água na Conscientização sobre a preservação e a utilização da ÁguaMuseu da Água – Indaiatuba.

Resumo: Como surgiu a ideia do Museu? Qual o valor agregado para sociedade e sua história. Como trabalhamos a Educação Ambiental neste cenário. O que esperamos com este trabalho?

Sobre os palestrantes, acesse https://is.gd/nFpPR3. Mais informações pelo e-mail edu.mrci@usp.br.

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Fonte: Kleber Patrício

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