Connect with us

Notícias

Mostra de Artes Cênicas de Indaiatuba reúne 12 espetáculos on-line a partir de hoje

Artigo

em

Doze espetáculos, sendo dois convidados e dez inéditos, integram a sexta edição da Mostra de Artes Cênicas de Indaiatuba, que tem início nesta sexta-feira (23/7).

A abertura conta com a peça convidada E o Sol Avermelhou, da Cia. Arte-Móvel de Teatro, às 20h, acessível em Libras.

LEIA TAMBÉM

Na sequência, todos os espetáculos poderão ser conferidos no canal do YouTube da Prefeitura de Indaiatuba, que promove o evento por meio da Secretaria Municipal de Cultura, e também pelo portal Cultura Online.

“Mantemos a Mostra de Artes Cênicas em exibição online pelo segundo ano consecutivo, para que os artistas e companhias locais continuem produzindo, mesmo sem a possibilidade de nos apresentarmos presencialmente no teatro”, conta a secretária municipal de Cultura, Tânia Castanho. “Para tanto, desafiamos todos a apresentarem um trabalho inédito, com classificação indicativa livre”.

A 6ª Mostra de Artes Cênicas de Indaiatuba tem como principal objetivo a difusão de trabalhos de grupos de pesquisa continuada, principalmente, e a contribuição para a formação de público e plateia no município.

As inscrições aconteceram por meio de Edital de Chamamento Público entre os dias 12 de março e 25 de abril.

As obras habilitadas foram avaliadas por uma curadoria, que avaliou pontos como qualidade artística e cultural, onde foram avaliadas a qualidade e a relevância das ações realizadas e dos projetos desenvolvidos; impacto cultural da proposta para o município; factibilidade, ou seja, coerência da proposta com o valor contemplado; e qualidade técnica e originalidade.

ABERTURA

A Cia. Arte-Móvel de Teatro nasceu, em 2009, em Americana, com o intuito de aprofundar-se em um teatro pautado na reflexão. Assim, tornou-se referência no interior do Estado de São Paulo, tanto pela perpetuidade de seu trabalho quanto pelo embasamento de suas pesquisas, qualidade estética e seriedade ao tocar em temas profundos e necessários.

Em 2017, mudou-se para Santa Bárbara D’Oeste e manteve sua linguagem, com cinco espetáculos em repertório, tendo realizado importantes circuitos como ProAc (Programa de Ação Cultural de São Paulo) Editais e Viagem Teatral do Sesi (Serviço Social da Indústria), sempre buscando amalgamar as técnicas do corpo expressivo, da interpretação e do movimento na potencialidade da cena, focados acima de tudo, na transformação através da arte.

Confira a sinopse do espetáculo: o Sol avermelhou e uma pequena família de retirantes migra de vilarejo em vilarejo em busca dos bens naturais perdidos. Andam, perambulam e caminham os andejos. No curso dessa vereda avistam um místico povoado onde descobrem que somente a filha da terra poderá restaurar o equilíbrio e salvar a humanidade.
E o Sol Avermelhou será disponibilizado gratuitamente por contar com financiamento público através do Ministério do Turismo e Secretaria Especial da Cultura, do Governo Federal, com recursos da Lei Aldir Blanc, e da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, por meio do ProAc Expresso LAB. O espetáculo será exibido até domingo, 25 de julho.

Confira abaixo todos os espetáculos da 6ª Mostra de Artes Cênicas de Indaiatuba, que serão disponibilizados no canal da Prefeitura de Indaiatuba a partir das 21 horas de sexta-feira, 23 de julho, pelo período de 30 dias.

ATRAÇÕES

Artportalita, com Jéssica
Em suspense que se passa na cidade de Indaiatuba, Marcos acaba de romper com sua namorada Thaís e na mesma noite conhece Jéssica no Parque Ecológico. Daí surge uma amizade e logo Marcos se vê atraído pela garota. No entanto, com o passar dos dias, descobrirá detalhes perturbadores sobre Jéssica. Duração: 46 minutos.

CHProdart, com Panela Velha Não Faz Comida Boa
Comédia sobre duas histórias envolvendo panelas que viram notícias no programa jornalístico Plantão Urgente, narradas pelo polêmico apresentador Silvera Jr. A primeira história mostra Ivanilda, uma empregada doméstica que sonha em ser atriz e trabalha para Mara, uma renomada cineasta que está viajando. Em sua desenfreada vontade de ser rica e famosa, Ivanilda vê uma oportunidade ao se passar por Mara no programa culinário Cozinhando com Famosas. Mas, sua grande chance se torna uma verdadeira tragédia.
A segunda história é uma entrevista polêmica no Plantão Urgente, onde o famoso repórter investigativo Alberto Cabrito entrevista a mulher que foi acusada de matar o marido a paneladas. Duração: 47 minutos.

Coletivo Fleuma, com Meu Crânio é Maior que o Seu
Experiência teatral parte, sobretudo, de uma obsessão poética-imagética do autor Marcus Mazieri em relação ao crânio, que o leva a se colocar no desafio de criar uma peça de teatro com isso.
O desenvolvimento da pesquisa para a peça acaba por levá-lo à história do crânio de Piltdown, notória farsa arqueológica realizada por Charles Dawson no início do século XX, e a sua curiosa relação com o escritor Arthur Conan Doyle. Duração: 57 minutos.

Fá Sustenido, com Enquanto Isso… no Ateliê de um Deus Qualquer
Obra mostra a rotina criativa de um deus de outra dimensão que passa seus séculos produzindo máscaras e bonecos aos quais dá vida quando os atravessa por uma porta. Vemos a rotina, a bagunça e as transformações desse ateliê, bem como as alegrias, o cansaço e os sonhos do artista que nele trabalha.
Vemos também os primeiros minutos de vida de um ser muito curioso, que ele cria e envia para um lugar colorido cheio de objetos e novidades. Duração: 48 minutos.

Grupo Anankê, com A Morte do Mané Bufão
Conheça a hilária história do preguiçoso Mané Bufão, que não se levanta nem para pegar um copo de água. Sua esposa, Dona Totonha, trabalha duro e o sustenta, mas chegou ao seu limite e fez o preguiçoso procurar um trabalho.
Indignado com a atitude da esposa, ele chama pela Dona Morte, mas para sua surpresa ela surge diante dele em “carne e osso”. Após uma negociação, a Dona Morte diz que somente não levará o Mané se ele arranjar um trabalho no prazo de 24 horas. Será que Mané Bufão vai conseguir? Duração: 45 minutos.

Grupo Fântaso, com Yakecan
Yakecan é um jovem índio, que conta histórias da sua tribo. As lembranças ao lado da fogueira, no terreirão, ouvindo seu avô contar lendas e contos antigos, são repassadas através de imaginação e criatividade. Com objetivos cênicos inanimados e comuns naquele lugar, ele remonta os contos e faz com que aquilo se torne quase real. Duração: 45 minutos.

Grupo de Teatro T.Art, com Carlinhos e o Gato
Conheça a história de um menino e um gato, adotados por uma mulher chamada Malvada, cujo único intuito é usá-los para fazer coisas erradas. No entanto, quando eles percebem isso, resolve mudar de vida, principalmente depois de conhecer Dona Nalva e Seu Coelho, que mostram através de exemplos que uma vida desonesta não compensa. Duração: 59 minutos.

Nando Almeida, com Eu Não Sou um Cara Fácil
Monólogo teatral que retrata um artista que ama a arte, além de tudo. Uma narrativa ancorada no cotidiano de um ator em decadência, que dentro dos seus perrengues diários acaba se apaixonando pela voz de uma robô. Um espetáculo poético que busca como partida alguns poemas do pré-modernista Augusto dos Anjos. Seremos todos robôs a ponto de evitarmos um abraço? Nessa rede de dados, números e possibilidades de compatibilidade, o ser humano ainda sofre ajustes, mesmo que inconscientemente. Duração: 45 minutos.

Sanfelix Produções, com Nós
A leitura dramática tem a função de nos remeter às possíveis nuances e intenções das personagens em uma história, roteiro, texto dramático ou texto poético. Este trabalho apresenta e narra uma história de amizade, amor e arrependimento.
A história começa com o personagem Lipe, aos 30 anos, em um mirante, esperando por seu melhor amigo Rafa. As passagens narradas são marcadas por lembranças. Lipe revive os dez anos de idade, início da amizade, e os vinte anos, momento de turbulência entre os amigos. Duração: 45 minutos.

TCM Produções, com Contos da Floresta
Cigarra Cici disputa com Dona Lentidão o prêmio de melhor cantora desse lado do rio. Na floresta, depois do programa, ela sai em busca de reconhecimento e encontra a Formiga Vilmar, que alerta sobre o inverno, mas ela não dá bola e segue cantando.
Do outro lado, a Lebre Rosita aposta uma corrida com Dona Lentidão, quem será a mais rápida? Tudo isso comandado pelo apresentador Gambá Marcial e seu assistente Porquinho Clerosvaldo. Se sentem nos sofás e sintonizem a TV Grama, diretamente pela gota de orvalho, e assistam a mais um programa especial. Duração: 45 minutos.

WM Teatro, com Floresta Viva (peça convidada)
Dois exploradores embarcam numa aventura na Mata Atlântica para capturar plantas valiosas e animais exóticos, afim de comercializarem estes seres indefesos. Os animais se veem ameaçados e se unem para proteger a floresta da ambição humana. Está preparado para esta grande lição? Duração: 45 minutos.

SERVIÇO

6ª Mostra de Artes Cênicas de Indaiatuba
Data: 23 de julho
Horário: 20 horas
Onde assistir:
YouTube da Prefeitura de Indaiatuba – www.youtube.com/prefeituradeindaiatubaoficial
Cultura Online – www.indaiatuba.sp.gov.br/cultura-online/

Notícias

Camerata Filarmônica realiza o concerto “Do clássico ao romântico” no dia 5 de abril

Artigo

em

Por

Ingressos devem ser reservados com antecedência

27/03/2024 15:47h

LEIA TAMBÉM

Foto: Divulgação

Imagem do solista convidado, Matias de Oliveira Pinto, e uma ilustração dos compositores que serão homenageados com as informações do evento. Fim da descrição.

Concerto “Do clássico ao romântico”

#PraTodosVerem: Imagem do solista convidado, Matias de Oliveira Pinto, e uma ilustração dos compositores que serão homenageados com as informações do evento. Fim da descrição.

No dia 5 de abril às
20h a Camerata Filarmônica, por meio do Ministério da Cultura, realiza o
concerto “Do clássico ao romântico”, no Ciaei. A entrada é gratuita e conta com
o apoio da Prefeitura de Indaiatuba, através da Secretaria Municipal de
Cultura. O evento promete trazer obras
períodos clássico e romântico.
Os interessados devem reservar os ingressos pelo link.

O
concerto é realizado sob a direção artística e regência da maestra Natália
Larangeira, com a presença do renomado violoncelista Matias de Oliveira Pinto
como solista convidado, para interpretar o Concerto para violoncelo em Dó Maior
de Joseph Haydn. Além de Haydn, o repertório conta com obras dos compositores
Felix Mendelssohn e Antonin Dvorak.

Dentre as composições apresentadas na
ocasião estão a  Sinfonia no 10 de
Mendelssohn, Concerto para Violoncelo em D Maior de Haydn e Serenata para
Cordas de Dvorak. As obras, cada uma dentro de seu contexto histórico e estilístico,
ilustram a habilidade de seus compositores em explorar e expandir as
possibilidades musicais de suas épocas, contribuindo significativamente para o
desenvolvimento do repertório orquestral e de câmara.

Serviço

Concerto
“Do clássico ao romântico”,

Data: 05 de abril de 2024.
Horário: 20h.
Reserva
de ingressos pelo link
.
Local: Ciaei – Avenida Engenheiro Fábio Roberto Barnabé, 3665 – Jardim Regina.

Entrada gratuita

 

 

 

 

 

  • Redator(es): Alyne Cervo
  • Release N.º: 234

Notícias relacionadas

Fonte: Prefeitura de Indaiatuba

Continue lendo

Notícias

Fiec realiza aula inaugural do Programa de Inclusão Digital

Artigo

em

Por

Participaram da aula 92 alunos

27/03/2024 15:41h

LEIA TAMBÉM

Foto: Juliana Wolf – RIC/PMI

Foto colorida mostrando os alunos sentados no auditório da FIEC, de pé, no corredor e próximo a primeira fileira de cadeiras, está o Prefeito Nilson Gaspar, com um microfone na mão, dando as boas-vindas aos alunos. Fim da Descrição.

Aula inaugural do Programa de Inclusão Digital.

#PraTodosVerem: Foto colorida mostrando os alunos sentados no auditório da FIEC, de pé, no corredor e próximo a primeira fileira de cadeiras, está o Prefeito Nilson Gaspar, com um microfone na mão, dando as boas-vindas aos alunos. Fim da Descrição.

No dia 25
de março, a Fundação Indaiatubana de Educação e Cultura (FIEC), realizou a Aula
Inaugural para a nova turma do Programa de Inclusão Digital – Polo FIEC. O Programa
de Inclusão Digital, desenvolvido pela FIEC é um dos maiores do Estado de São
Paulo, atendendo alunos em diversos Polos de Indaiatuba. O programa fornece aos
munícipes o acesso a informação, através de aulas com fundamentos básicos,
intermediário e avançado de informática. O programa também possibilita a
inserção de alunos do curso no mercado de trabalho. Estiveram presentes o
Prefeito Nilson Gaspar, o Superintendente da Fiec, Geraldo Garcia, a Diretora
Pedagógica, Nilza Chavier, a Vice-Diretora, Marta Bérgamo, Diretora de Educação
e Cultura, Eliane Geiss, o Profº Samuel Moreira da Silva – Coordenador do
Curso, Maria Celine Luz – Responsável pelo Programa de Inclusão Digital  e o Profº Robson Schiavinato Silva, Professor
de Informática.

O
Prefeito Nilson Gaspar, em sua fala, ressaltou a necessidade que o mercado tem em
mão de obra qualificada na área de informática, que não existe idade para o
aprendizado e enfatizou a importância da FIEC no ensino 4.0. que visa atender
as Industrias 4.0.  O superintendente
Geraldo Garcia deu boas-vindas aos novos alunos, falou sobre a importância dos
cursos oferecidos pela FIEC para o munícipe e para as empresas e pediu
dedicação  de todos.

Programa
de Inclusão Digital terá continuidade no dia 27 de março com início as aulas no
Polo Casa da Providência para 55 alunos e no Polo Comunidade Independente
(JANUBA) para 26 alunos, no dia 28 de março no Polo Espaço Bem Viver para 50
alunos.  

  • Redator(es): Comunicação FIEC – RG
  • Release N.º: 233

Notícias relacionadas

Fonte: Prefeitura de Indaiatuba

Continue lendo

Notícias

Orquestra Jovem de Indaiatuba apresenta concerto Handel, Mozart e Bartok no dia 6 de abril

Artigo

em

Por

#PraTodosVerem: Uma ilustração de pessoas trajadas com roupas e penteados usados antigamente e as informações do concerto com as obras de Handel, Mozart e Bartok. Fim da descrição.

A Orquestra
Jovem de Indaiatuba (OJI) apresenta o concerto em homenagem a Georg Friedrich
Händel, Wolfgang Amadeus Mozart e Béla Bartók no dia 6 de abril às 20h, no
Centro Cultural Hermenegildo Pinto (Piano). O evento é  realizado pela Associação Mantenedora da
Orquestra Jovem de Indaiatuba (Amoji) 
com o apoio da Prefeitura de Indaiatuba, por meio da Secretaria
Municipal de Cultura. A entrada é gratuita e o acesso se dará por ordem de
chegada.

LEIA TAMBÉM

A primeira
peça é a Suíte Aquática nº 3, uma das três suítes (conjuntos de pequenas peças)
que compõem a coleção Water Music, escrita pelo compositor barroco G. F. Handel
em 1717. As suítes foram encomendadas originalmente pelo Rei George I, da
Grã-Bretanha, para um concerto ao ar livre realizado no Rio Tâmisa. Depois a
orquestra também executa a obra Sinfonia em Fá maior (KV Anh.223(19ª)), composta
por Mozart, ainda em sua adolescência, por volta de 1771.

Por fim,
inspiradas na diversidade e vivacidade da tradição folclórica da Romênia serão
executadas as Danças Romenas, de Béla Bartok (1915).  Também estão confirmadas as peças City Of
Steel, de D. Spata, A morte de Ases, de E. Grieg e o Intermezzo, da Ópera
Cavalleria Rusticana, de P. Mascagni. A regência é do maestro Felipe Oliveira.

Serviço

Concerto: Handel, Mozart e Bartok

Dia: 6 de abril de 2024.

Horário: 20h.

Local: Centro Cultural Hermenegildo Pinto
(Piano) – Avenida Engenheiro Fábio Roberto Barnabé, 5924, Jardim Morada do Sol,
Indaiatuba (SP)

Entrada é gratuita e por ordem de
chegada.

Fonte: Prefeitura de Indaiatuba

Continue lendo
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

TAGS

+ VISTOS

Copyright © 2021 powered by Tribuna de Indaiatuba.