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Inscrições para Oficinas Culturais acontecem de 21 de janeiro a 14 de fevereiro

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Com mais de 30 opções em diferentes expressões artísticas, as inscrições para as Oficinas Culturais promovidas pela Prefeitura de Indaiatuba, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, acontecem entre os dias 21 de janeiro a 14 de fevereiro. Os interessados devem se inscrever através do portal Cultura Online, localizado no site da Prefeitura de Indaiatuba, a partir das 8h do dia 21 de janeiro. No total, serão ofertadas cerca de 4.500 vagas (confira as opções abaixo). ”As Oficinas Culturais crescem a cada ano e em 2022 teremos uma novidade: o break, que além de ser um estilo de dança de rua que integra a cultura do hip hop, também foi incluído pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) como modalidade olímpica para os Jogos de Paris em 2024″, ressalta a secretária de Cultura, Tânia Castanho. As aulas começam no dia 14 de fevereiro. “Nossa expectativa é dar início às Oficinas Culturais com aulas presenciais, mas seguimos acompanhando os acontecimentos relacionados à pandemia”, destaca Tânia. É importante ressaltar que, no primeiro dia de aula, os alunos devem apresentar seu comprovante de vacinação. “Em um primeiro momento, isso vale para os alunos com 12 anos ou mais”, afirma a secretária. “À medida que a vacinação das crianças de 7 a 11 avançar, também pediremos o comprovante de vacinação aos pais ou responsáveis”. Casos excepcionais serão avaliados em conjunto pelas secretarias de Cultura e Saúde. Matrícula As matrículas online devem ser feitas pelo portal Cultura Online (www.indaiatuba.sp.gov.br/cultura-online/), onde os interessados deverão enviar cópia do RG, CPF e comprovante de residência no município. Se o interessado for menor de idade, será preciso enviar também os documentos de seu responsável legal. É importante que o aluno tenha a idade mínima exigida para cada oficina no ato da inscrição. As Oficinas Culturais têm como objetivo a sensibilização artística, além de promover a sociabilidade por meio da arte, assim como o respeito às diferenças e práticas de ética e cidadania. Além de estimular as propriedades cognitivas e sensoriais, ainda tem o intuito de apresentar e aproximar a comunidade às diversas formas de expressão artístico-culturais, visando um primeiro contato com diversas modalidades. Confira abaixo um pouco mais sobre cada uma das Oficinas Culturais: • Artes – Infantil (6 a 12 anos) Oficina reúne o fazer artístico em suas várias linguagens: modelagem, escultura, pintura e muito mais. Também, de forma lúdica, o aluno terá a oportunidade de entrar em contato com a História da Arte, com foco em artistas nacionais. • Artes para Crianças (5 a 7 anos) Através da arte, a criança descobre um mundo cheio de cores, formas, linhas e sentimentos. Ao pintar, desenhar e colar, ela desenvolve sua coordenação motora, agilidade, autoestima e potencial criativo. Nessa oficina o aluno aprenderá: brincar com arte; ver e fazer arte; cores na vida e na arte; tinta em movimento; ciranda das cores e formas. • Artes para Crianças (8 a 10 anos) Nossa vida é como pedacinhos de uma colcha de retalhos que juntos contam nossas histórias, sonhos e alegrias. A arte nos ensina a colorir, desenhar, pintar e colar todos esses retalhinhos com criatividade e imaginação. Nesta oficina iremos aprender: as linhas na vida e na arte; brincando e descobrindo com a arte; das linhas nascem formas; lendo imagens; desenhos em ciranda; formas de olhar o mundo; e releitura. • Oficina de Customização (a partir de 10 anos) Tudo é válido quando o que importa é criar. Dar vida nova a uma peça que estava em desuso, explorando e experimentando várias possibilidades. Customizar é transformar recortes, colagens, pinturas e alinhavos. • Violão (a partir de 10 anos) Curso de iniciação musical através do instrumento Violão. Curso de Violão Popular que utiliza ferramentas técnicas do ensino de Violão Erudito para o desenvolvimento de repertório, técnica e de performance artística. • Viola Caipira (a partir de 10 anos) A oficina tem como objetivos: - Apresentar e aproximar a população a uma forma de expressão artística através da música. Foca, além do aprendizado musical, o desenvolvimento humano como um todo: aspectos físicos e motores (agilidade dos dedos e prática de canto enquanto toca, por exemplo), intelectuais (concentração, paciência e criatividade), sociabilização (respeito ao próximo e suas diferenças, a coletividade, o companheirismo), práticas de cidadania (apresentações em clínicas e entidades assistenciais) e a sensibilidade artística; - Dentro da Oficina, são apresentadas duas formas de linguagem musical: Cifras (comum no uso para acompanhamento de canto) e Tablatura (sistema gráfico de escrita musical não oficial, porém, muito difundido atualmente, direcionada para solos e melodias) através do já clássico e tradicional repertório da Música Sertaneja de Raiz. • Coral Infantil (7 a 11 anos) A oficina de canto coral insere-se no campo da Educação Musical. Ela tem como objetivo proporcionar, de forma lúdica e divertida, o contato da criança com a realidade sonora e despertar a sua sensibilidade artística. • Coral Juvenil (12 a 17 anos) Esta oficina destina-se aos jovens e visa iniciar o processo de educação musical estimulando o desenvolvimento de seu potencial vocal, artístico, criativo e reflexivo. Propicia o contato com canções da nossa e de outras culturas, promovendo, assim, o conhecimento e o respeito pela diversidade cultural. • Coral da Terceira idade (a partir de 55 anos) A oficina pretende oferecer aos seus integrantes uma vivência musical alegre, divertida, inclusiva e integradora. Os benefícios advindos desta atividade podem contribuir para uma melhor qualidade de vida, auxiliando na manutenção de importantes processos cognitivos, além de estimular a afetividade e a sociabilidade. • Coral da Cidade de Indaiatuba (18 a 55 anos) O Coral Cidade de Indaiatuba é um dos corpos estáveis da Secretaria da Cultura. A oficina destina-se ao aprimoramento de conhecimentos musicais e da sensibilidade artística. Ela pretende propiciar ao seu integrante um repertório musical variado e amplo abrangendo diferentes gêneros e culturas. • Piano Digital (a partir de 10 anos) A Oficina de Piano Digital aborda os seguintes aspectos: - Postura: forma correta de posicionar-se no piano (costas, antebraços, pulsos e mãos), conhecimento das regiões do piano e toda a sua extensão; - Aspectos teóricos: leitura do pentagrama, claves, figuras musicais, fórmulas de compassos simples e composto, aspectos rítmicos, aspectos melódicos e harmonia básica, formação de tríades e suas inversões; - Aspectos técnicos: prática de arpejos, escalas, clichês patterns, coordenação motora, igualdade das mãos, dedilhados, trinados, trêmulos e oitavas; - Repertório: vasto repertório, com abordagem em vários estilos (peças folclóricas, popular, erudito, música brasileira, internacional, temas de filmes e gospel). Serão seguidas duas linhas: o piano solo (onde o aluno executa a peça tocando a melodia e a harmonia) e o piano acompanhamento (onde o aluno faz a harmonia da música para ser cantada). • Taikô (a partir de 10 anos) Taikô é o nome dado aos tambores tradicionais japoneses, utilizados em performances culturais. O aluno aprenderá a tocar o instrumento, além de aperfeiçoar técnicas musicais, possibilitando assim sua participação em apresentações artísticas. • Desenho Artístico – Infantil (7 a 11 anos) Iniciação ao desenho artístico através das linhas, traços e formas geométricas básicas, para que a criança possa começar a desenvolver, com a sua criatividade, o desenho de objetos, alimentos, animais, entre outros. • Desenho Artístico – Juvenil (12 a 17 anos) Iniciação ao desenho artístico com base no estudo do desenho estilo mangá e do estudo da anatomia humana. Buscando assim o desenvolvimento da percepção e concentração de cada aluno. • Desenho Artístico – Adulto (a partir de 18 anos) Iniciação ao desenho artístico com foco no estudo de anatomia humana e princípios do desenho gestual e realista. Neste contexto, será desenvolvido um conceito mais terapêutico, com um olhar artístico para a expressão, pensamentos, emoção e opinião. • Pintura em Tela (a partir de 10 anos) O trabalho com pintura em tela proporciona momentos de convívio entre os participantes, levando-os a desenvolver as habilidades individuais, o autoconhecimento e a autovalorização. A oficina tem como metodologia atividades em grupo, nas quais os participantes pintam as telas utilizando tintas a óleo. Observa-se que ao final do processo, cada um descobre seu estilo próprio de pintar. • Pintura em Tecido (a partir de 15 anos) A oficina de pintura em tecido visa o trabalho de aspectos como: criatividade, concentração e habilidades manuais. A técnica de pintura em tecido é muito utilizada na confecção de peças utilitárias, como, por exemplo, os já tradicionais panos de prato. • Jazz Infantil (7 a 11 anos) Trabalha a parte artística da criança, expressividade, coordenação motora, flexibilidade, ritmo, criatividade e condicionamento físico. • Jazz Juvenil (12 a 17 anos) Trabalha a coordenação motora, musicalidade, bem-estar social, confiança, memorização, criatividade, flexibilidade e fortalecimento corporal. • Ballet Clássico Baby (5 e 6 anos) Aulas ministradas uma vez por semana, com duração de uma hora. Durante o aprendizado, as crianças entram em contato com movimentos que auxiliam o desenvolvimento motor, psico-cognitivo, lateralidade, sociabilidade e afetividade, envolvidas por músicas clássicas, modernas e também infantis, tocadas ao piano e por orquestras, favorecendo o desenvolvimento cerebral, além de melhorar a autoestima, respeito próprio e aos colegas e professores, tudo de forma lúdica e com muitas brincadeiras. • Ballet Clássico Infantil (7 a 11 anos) As oficinas trarão de forma lúdica e dinâmica a iniciação aos movimentos do Ballet Clássico com abordagem técnica e consciência corporal, despertando autoestima, concentração, coordenação, disciplina, sociabilidade e criatividade artística. • Ballet Clássico Juvenil (12 a 17 anos) Direcionada ao público com ou sem experiência, as oficinas ensinam os movimentos próprios do Ballet Clássico com abordagem prática, através da consciência corporal e processos criativos, aprimorando a técnica dos exercícios da barra e centro, despertando o interesse pela carreira artística da Dança. • Hip Hop Infantil (7 a 11 anos) Oficina ensina a dança de forma divertida, com dinâmicas que desenvolvem o trabalho em equipe, a disciplina e a expressão corporal. • Hip Hop Juvenil (12 a 17 anos) De forma descontraída e dinâmica, a oficina emprega conceitos para permitir que os jovens se expressem por meio da dança. • Hip Hop Adulto (a partir de 18 anos) Por meio da dança, vivencie novos sentimentos, expressões e emoções, explorando durante as aulas, de maneira descontraída, a capacidade de concentração e confiança no dia a dia. • Dança de Salão (a partir de 16 anos) Aulas voltadas para quem gosta de dançar diferentes gêneros musicais, como forró, bolero, samba de gafieira e soltinho. Para quem gosta de dançar a dois, aprender diferentes estilos. Após o processo de adaptação (iniciação), com movimentos básicos, postura de dança e marcação de ritmos, os alunos passam a aprimorar seu aprendizado. • Teatro Infantil (7 a 11 anos) Propõe o desenvolvimento da expressão corporal e vocal através de exercícios, jogos teatrais, improvisação, criatividade e muita diversão. De maneira lúdica, trabalha a criação de personagens, cenas e habilidades para o trabalho em grupo. • Teatro Juvenil (12 a 17 anos) Propõe estimular o desenvolvimento e habilidades de expressão corporal e vocal, através da pesquisa e de atividades práticas, ensinando técnicas de improviso, atuação e jogos teatrais, além de desenvolver habilidades de comunicação, trabalho em equipe e autonomia. A oficina utilizará recursos como maquiagem, figurino, adereços e cenografia para ampliar o desenvolvimento da linguagem teatral. O trabalho é norteado pelos ensinamentos de Constantin Stanislávski, Viola Spolin, entre outros. • Teatro Adulto (a partir de 18 anos) Propõe o aprendizado e desenvolvimento de habilidades corporais, ativando percepções e autocontrole, usados em conjunto com a expressão vocal e expressões faciais. Propicia que o aluno improvise e atue em diferentes situações de jogos teatrais e, progressivamente, reconheça e utilize elementos da linguagem dramática, espaço cênico, personagens e conflitos. Desenvolve capacidades comunicativas e expressivas, relacionadas ao movimento corporal, ao texto e a voz, além de habilidades para a utilização de recursos da linguagem teatral, como maquiagem, máscaras, figurinos, adereços, música, cenografia e outros. • Oficina de Graffiti (a partir de 10 anos) Reúne aulas teóricas sobre a origem do graffiti no mundo e no Brasil, filmes, livros, revistas, estilos de graffiti existentes, técnicas para criação de estilo pessoal e aulas práticas de técnicas com sprays, tipos de bico (cap) e tipos de efeito (brilho, sombra, entre outros). • Break Infantil (7 a 11 anos) • Break Juvenil (12 a 17 anos) • Break Adulto (a partir de 18 anos) O Break e um estilo de dança para todas as idades, que envolve saltos e giros acrobáticos. Além de ser uma dança dinâmica e que desafia a gravidade, oferece a oportunidade de trabalho em equipe, deixando claro que todos são iguais e que cada um tem seu estilo de dançar e viver, reforçando a máxima de respeito ao próximo. Monitor: Raul Intrusos POLOS CULTURAIS Centro Cultural Wanderley Peres Praça Dom Pedro II, s/nº – Centro Telefone: (19) 3825-2056 Centro Cultural Hermenegildo Pinto (Piano) Av. Eng. Fabio Roberto Barnabé, 5.924 – Jardim Morada do Sol Telefone: (19) 3936-2584 Centro de Esportes e Artes Unificados (CEU) Rua Jordalino Pietrobom, 1.300 – Jardim São Conrado Telefone: (19) 3935-2714 Casarão Pau Preto Rua Pedro Gonçalves, 477 – Jardim Pau Preto Telefone: (19) 3875-8383

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Educação está com inscrição aberta para contratar fiscais na aplicação da Avaliação do Sistema Munic

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Secretaria de Educação, de acordo com o Chamamento Público nº 017/2024 – Edital

nº 103/2024, informa que estão abertas as inscrições para contratação de fiscais

na aplicação da Avaliação do Sistema Municipal de Ensino. Será pago a ajuda de

custo no valor de R$ 100,00 (bruto), por período trabalhado, sendo que o fiscal

poderá trabalhar até cinco períodos, arrecadando o valor total de R$ 500,00

(bruto). A contratação segue até às 17h do dia 18 de outubro. Todas informações

podem ser conferidas no link

https://www.indaiatuba.sp.gov.br/administracao/licitacoes/editais-publicados/4236/download/.

Para

participar é necessário ter idade mínima de 18 anos; escolaridade mínima de

Ensino Médio completo; não possuir vínculo de trabalho, de qualquer natureza,

com as redes de ensino municipal ou vínculo com o poder público de Indaiatuba;

dispor de endereço eletrônico próprio para fins de comunicação com as equipes

de coordenação e acesso a computador com conexão à internet; possuir conta

bancária em seu nome; possuir número de telefone celular para contato com as

equipes de coordenação; possuir disponibilidade para os dias  5 de novembro (capacitação), 18 e 19 de

novembro (aplicação da prova) em período integral; ser responsável pela

alimentação, transporte e deslocamento até a escola de alocação.

Os

interessados devem acessar o link de inscrição

(https://forms.gle/DesUJWDuVBs6Migy7), preencher o formulário com atenção às solicitações.

Os documentos solicitados devem ser enviados até às 17h do dia 18 de outubro

para o e-mail chamamento@educ.indaiatuba.sp.gov.br. A seleção dos candidatos

será realizada pela comissão especial instituída pela Portaria nº 63/2024 da

Secretaria Municipal de Educação.

As

dúvidas referentes ao edital poderão ser solicitadas através do e-mail

chamamento@educ.indaiatuba.sp.gov.br ou telefone (19) 99941-0075.Prefeitura de Indaiatuba

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Desassoreamento da represa do Rio Capivari Mirim prevê a retirada de 22 mil m³ de resíduos

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Autônomo de Água e Esgotos (Saae) informa que o desassoreamento da represa do

rio Capivari-Mirim está avançado e tem previsão de

retirada de 22 mil m³ de sedimentos do leito da barragem, nesta primeira

etapa. A autarquia, que é responsável pela barragem do rio Capivari-Mirim,

inscreveu o projeto no Programa Rios Vivos, do Governo do Estado, o que

possibilitou a captação de investimentos do Departamento de Águas e Energia

Elétrica do Estado de São Paulo (DAEE). A obra é realizada pelo grupo JOFEGE.

O fenômeno

do assoreamento é comum, e trata-se do acumulo de sedimentos como terra, lodo

ou areia no fundo de lagos e rios. No caso das represas, isso interfere na

capacidade de armazenamento e qualidade da água, sendo necessária a realização

periódica do processo de desassoreamento – a retirada desses sedimentos.

, que segue

aberto ao público normalmente, com apenas algumas áreas interditadas para

segurança dos visitantes.

A

preservação da represa do rio Capivari-Mirim é uma das prioridades do Saae.

Além de cumprir um importante papel para a educação ambiental de Indaiatuba,

esse cartão postal é um dos principais mananciais de captação de água do

município.


Imagem

aérea mostra algumas máquinas e caminhões trabalhando ao lado de uma represa.

As máquinas estão fazendo a retirada de terra de dentro do leito da represa. No

entorno da represa, vemos um parque arborizado com trilhas e uma ponte. Fim da

descrição.

Fonte: Prefeitura de Indaiatuba

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Secretaria de Cultura divulga a programação do Pontos MIS do mês de outubro

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font-weight:normal;mso-bidi-font-weight:bold”>A Secretaria Municipal de

Cultura, em parceria com o MIS (Museu da Imagem e do Som) disponibiliza a

programação dos Pontos Mis que serão projetados no mês de outubro. Serão exibidos

filmes nos dias 16, 19 e 26 de outubro, de maneira gratuita. A primeira

projeção será do filme “Una Madre”, no dia 16 de outubro às 19h, com o Cine-debate

“Psicanalise e Cultura”, ministrado pela Psicóloga e Psicanalista, Tamara P.

Ferrari. 

font-weight:normal;mso-bidi-font-weight:bold”>Em seguida, no dia 19 de outubro,

contará com o filme “Hora da Estrela” às 16h. Já no dia 26 de outubro serão

realizadas duas sessões. A primeira às 10h30  de “La sixtina” e, na parte da tarde, em

comemoração ao Halloween que é comemorado neste mês, foi escolhido para

exibição o filme “Frankenstein” às 16h. Todos serão apresentados no Casarão Pau

Preto.

Sobre

os filmes

Cine

Debate: Uma Madre

16

de outubro às  19h

font-weight:normal;mso-bidi-font-weight:bold”> 

Sinopse:

font-weight:normal;mso-bidi-font-weight:bold”> Depois da morte de seu pai,

Alejandro decide resgatar sua mãe. Ela está internada em um hospital

psiquiátrico rural e ele acredita que ela foi detida injustamente. Os dois

juntos e sozinhos são desafiados emocional e fisicamente enquanto atravessam a

inóspita montanha de Antióquia em uma viagem de amor e loucura.

Filme:

Hora da Estrela

19

de outubro às  16h

font-weight:normal;mso-bidi-font-weight:bold”> 

Sinopse:

font-weight:normal;mso-bidi-font-weight:bold”>  Uma jovem considerada feia chamada Macabéa é órfã

solta no mundo aos seus 19 anos. Analfabeta, ingênua e virgem, vem do Nordeste

tentar a vida em São Paulo. O filme mostra a história do encontro patético

deste ser humano com as artimanhas da cidade grande.

font-weight:normal;mso-bidi-font-weight:bold”> 

Filme:

La Sixtina

26

de outubro às  10h30

font-weight:normal;mso-bidi-font-weight:bold”> 

Sinopse:

font-weight:normal;mso-bidi-font-weight:bold”> Um morador de rua que passa o

tempo reciclando e classificando o lixo produzido pela cidade para

transformá-lo na fonte de suas criações. Sob uma ponte, trabalha em sua

obra-prima.

font-weight:normal;mso-bidi-font-weight:bold”> 

Filme:

Frankenstein

26

de outubro às  16h

font-weight:normal;mso-bidi-font-weight:bold”>