Connect with us

Notícias

Indaiatuba decreta estado de calamidade pública

Artigo

em

Ação vai facilitar os processos burocráticos para o combate à doença

O prefeito de Indaiatuba, Nilson Gaspar (MDB), baixou decreto, nesta terça-feira (8), que coloca a cidade em estado de calamidade pública até 31 de dezembro de 2021.

Nesta terça-feira, a cidade chegou à lotação total: 100% de ocupação de leitos clínicos e também de leitos de UTI nos dois hospitais locais e 100% nos leitos contratados externos.

Existem 124 pessoas internadas nos dois hospitais e nos leitos externos, das quais 98 possuem confirmação para Covid-19, e desse total, 82 estão em leitos clínicos e 42 em UTI.

Desde o início da pandemia, em março de 2020, a Prefeitura informa que 584 pessoas morreram vítimas da doença e já são 22.512  contaminados e outros 2.503 casos suspeitos.

Facilitação

O objetivo do decreto de calamidade é facilitar processos burocráticos para o combate à doença e ampliar o decreto de março de 2020, que colocou a cidade em estado de emergência.

A diferença entre os dois decretos é a abrangência. Emergências são declaradas na iminência de danos à saúde. Calamidades surgem quando eles já estão instalados.

O decreto de emergência deve vigorar por 30 dias, prorrogáveis por outros 30. Já o de calamidade pode se estender por períodos maiores. Ou até que se normalize a situação.

Alerta

Nilson Gaspar já havia alertado a população na terça-feira da semana passada, durante uma live, que a situação estava crítica e pediu que as pessoas se protegessem mais.

Hoje aguardam vagas de enfermaria no Hospital Augusto de Oliveira Camargo e na UPA 24 pessoas e para UTI outras 16.  No Santa Ignês, a espera é por vaga de enfermaria e soma 5.

Com uma população de 251.627 habitantes hoje, a cidade tem até o momento 63.840 pessoas vacinadas com a primeira dose e outras 28.521 com a segunda dose.

O post Indaiatuba decreta estado de calamidade pública apareceu primeiro em Notícias de Indaiatuba.

© Copyright 2020, Todos os direitos reservados Silver Team