Connect with us

Indaiatuba

FIEC promove campanha de doação de sangue no sábado (28)

Avatar

Artigo

em

Foto: Mauricio Santaliestra.

A Fundação Indaiatubana de Educação e Cultura – FIEC, em parceria com o Centro de Hematologia e Hemoterapia da Unicamp, realiza no sábado, 28 de novembro, a campanha mensal de doação de sangue na unidade do Jd. Regina.

Dentre as medidas de segurança e de proteção dos doadores contra o coronavírus (Covid-19), a FIEC, com orientação do Hemocentro, realizará a distribuição de senhas online nos horários das 8h30, 9h, 10h, 10h30 e 11h. Para agendamento e retirada da senha online é necessário que o candidato faça um cadastro no link  https://processoseletivo.sophia.com.br/SophiA_5/Default.aspx?escola=6462. As senhas são limitadas e o cadastro estará disponível a partir desta quinta-feira (26).

Será realizado o controle de acesso às dependências da FIEC, restringindo a 40 pessoas por horário, de modo a evitar aglomeração de pessoas. Orienta-se ainda que os candidatos não levem acompanhantes, principalmente crianças, ao local da doação e que utilizem máscara.

Para ser um doador, é obrigatória a apresentação de documento oficial com foto, ter entre 16 (dos 16 até 18 anos incompletos, apenas com consentimento formal dos responsáveis) e 69 anos, não estar em jejum e evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação.

Não poderá ser doador o candidato que nos últimos 30 dias tenha retornado de viagem ao exterior, ou que tenha tido sintomas respiratórios, incluindo gripe ou febre. Além disso, o ato da doação fica restrito para pessoas que tenham se vacinado contra gripe a menos de 2 dias (48h),  estejam em tratamento odontológico, não tiverem parceiro (a) fixo (a), pesarem menos de 50 quilos, tiverem feito endoscopia há menos de seis meses, tiverem colocado piercing ou feito tatuagem há menos de um ano, forem diabéticos, se tiverem ingerido bebida alcoólica na noite anterior ou fumado horas antes.

O Hemocentro orienta ainda que candidatos que estejam aptos e que tenham 60 anos ou mais não compareçam à doação de sangue devido à limitação do isolamento social.

Existem vários critérios que são avaliados no dia da doação e que podem levar à inaptidão. Dúvidas pontuais, como uso de medicamentos, procedimentos invasivos recentes, viagens etc. serão avaliadas na triagem.

Se você vai doar pela primeira vez, saiba como funciona o processo de triagem que envolvem as etapas da doação:

Retirada da senha | O candidato é recebido por um representante da FIEC e é importante que avise sobre a participação pela primeira vez como doador para que seja explicado como acontece a campanha e informados os principais motivos que possam impedir a doação.

Sala de espera | Nessa etapa, o candidato aguarda até que seja chamado para o cadastro. Na sala de espera também são passadas algumas orientações.

Cadastro | Obrigatória a apresentação de um documento oficial com foto para cadastro.  Nessa etapa, informe se tem interesse em se cadastrar para ser doador de medula óssea.

Exame físico | São realizados testes para anemia, verificação de pressão arterial, pulso, temperatura, peso e altura.

Entrevista | A entrevista é individual. São feitas perguntas específicas e é assinado um termo de responsabilidade quanto à veracidade das respostas.

Coleta | Será coletada uma bolsa de sangue e amostras para os exames laboratoriais.

Lanche | Após a doação, o candidato é encaminhado para um local onde é oferecido um lanche.

Todo o processo dura em média 2 (duas) horas.

Serviço:

FIEC: Av. Eng. Fábio Roberto Barnabé, 3405 – Jardim Regina

Hemocentro

Fale conosco pelo site www.hemocentro.unicamp.br

Telefone: 0800-722 8422

E-mail: hemocentro@unicamp.br.

Fonte: Kleber Patrício

Continue Reading
PUBLICIDADE
CLIQUE PARA COMENTAR

DEIXE UMA RESPOSTA

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© Copyright 2020, Todos os direitos reservados Silver Team