Connect with us

Notícias

Dia Mundial da Luta Contra a Aids terá evento de testagem rápida para HIV e sífilis na quarta-feira no Boulevard da Cecap

Artigo

em

  • Publicação: 30/11/2021 15:51h
  • Redator(es): Gabriel Beccari
  • Release N.º: 1444

A Secretaria de Saúde de Indaiatuba, em razão ao Dia Mundial do Combate à Aids, comemorado no dia 1º de dezembro, participará da 14ª Campanha Fique Sabendo 2021 – Tome uma atitude: Troque preconceito por respeito, campanha estadual que ocorre entre os dias 1º e 7 de dezembro. Em Indaiatuba a ação será realizada apenas na quarta-feira, 1º de dezembro, das 10h às 18h, no Boulevard da Cecap com a testagem de HIV e sífilis em todo público que se interessar em saber do seu status sorológico.

O Dia Mundial da Luta Contra a Aids é 1º de Dezembro, com o tema Tome uma atitude: Troque Preconceito por Respeito, mas no Brasil desde 2017 através da Lei 13.504/2017, se instituiu o Dezembro Vermelho, onde se trabalha este mês inteiro dedicado a atividades direcionadas ao enfrentamento do HIV/Aids e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST).

O HIV/Aids é uma doença de transmissão sexual que ataca o sistema imunológico, responsável por defender o organismo de doenças. Ter o HIV não é a mesma coisa que ter Aids. Há muitos soropositivos que vivem anos sem apresentar sintomas e sem desenvolver a doença. Mas podem transmitir o vírus a outras pessoas pelas relações sexuais (oral, anal e vaginal) desprotegidas (sem uso da camisinha), pelo compartilhamento de seringas contaminadas ou de mãe para filho durante a gravidez e a amamentação, quando não tomam as devidas medidas de prevenção. Por isso, é sempre importante fazer o teste e se proteger em todas as situações.

A Campanha é uma ação de intensificação da testagem rápida junto às populações e vem sendo uma importante atividade para a erradicação do HIV/Aids. Promover o acesso aos teste rápidos, ampliar o número de pessoas que conheçam seu status sorológico, vincular o portador à referência e ofertar o tratamento imediatamente após o diagnóstico é parte essencial do enfrentamento da Aids.

A Campanha tem como objetivo estimular a população sexualmente ativa e que nunca realizou nenhum exame para conhecer sua situação sorológica, a realizar a testagem para o HIV, Sífilis, destacando a importância do diagnóstico precoce destes agravos.

Este ano a Campanha será realizada utilizando-se dos testes rápidos e sorologias convencionais e estará disponível em todos os serviços de saúde do município durante o período da Campanha.

A Equipe do SAE/CTA, de Indaiatuba, estará realizando uma ação de testagem rápida para o HIV e a Sífilis no Boulevard da Cecap no dia 1º de dezembro, das 10h às 18h, para toda a população que tiver interesse em conhecer seu status sorológico.

Notícias relacionadas

PUBLICIDADE

Notícias

Confira o calendário da vacinação nos dias 22, 24, 25 e 26 de janeiro

Artigo

em

Por

Foto

A Prefeitura de Indaiatuba divulgou o calendário da vacinação contra a COVID-19 nos dias 22, 24, 25 e 26 de janeiro no Centro Esportivo. Veja abaixo: - 22/01 – sábado – 9h às 18h – Dose adicional para os vacinados com a 2ª dose em 11/09 - 24/01 – segunda-feira – 13h às 18h – Dose adicional para os vacinados com a 2ª dose em 11/09 - 25/01 – terça-feira – 13h às 18h – Dose adicional para os vacinados com a 2ª dose em 11/09 - 26/01 – quarta-feira – 9h às 18h – Dose adicional para os vacinados com a 2ª dose em 11/09 Para que longas filas não sejam formadas, é necessário respeitar o dia e o horário da convocação, já está disponível no e-mail cadastrado na plataforma Minha Vacina e também no link https://vacinacao.indaiatuba.sp.gov.br/login A imunização vem acontecendo no Centro Esportivo do Trabalhador, localizado na Av. Conceição, 1885 – Cidade Nova 2, e os horários estão dispostos acima. A Secretaria Municipal de Saúde informa que a dose adicional é autorizada pelo Ministério da Saúde, faz parte do Plano Nacional de Imunização e garante ainda mais proteção contra o Novo Coronavírus. Para receber qualquer dose da vacina contra a COVID-19 em Indaiatuba é preciso apresentar na entrada do Centro Esportivo, o QRcode de convocação, um documento com foto (RG, CPF ou CNH) e um comprovante de endereço (IPTU, conta de água ou luz). Dúvidas podem ser esclarecidas pelo WhatsApp Saúde (19) 9 9779-3856.

LEIA TAMBÉM

Continue lendo

Notícias

Confira o calendário infantil da vacinação nos dias 24 e 25 de janeiro

Artigo

em

Por

Foto

A Prefeitura de Indaiatuba dá sequência à vacinação contra a COVID-19 para crianças de 5 a 11 anos no Espaço Viber, localizado na Rua Goiás, s/n – Cidade Nova 2, das 9h às 18h na próxima segunda e terça-feira (24 e 25). As convocações já estão disponíveis no Minha Vacina, no site da Prefeitura e podem ser consultados no e-mail cadastrado. Confira o calendário da vacinação COVID-19 no público infantil nos próximos dias: - 24/01 – segunda-feira – 9h às 18h – 1ª dose para crianças de 11 anos nascidas entre 17 de abril a 09 de junho de 2010. - 25/01 – terça-feira – 9h às 18h – 1ª dose para crianças de 11 anos nascidas entre 10 de junho a 9 de agosto de 2010. A Secretaria de Saúde ainda torna obrigatória a apresentação da carteira de vacinação desta criança no ato da validação dos documentos e impossibilitará a aplicação em caso da falta deste documento. RG, CPF, CNH e comprovante de endereço dos responsáveis também devem ser apresentados na entrada do Espaço Viber. Para validação, deverá ser apresentado o QRcode de convocação junto de toda documentação. A vacinação para crianças de 5 a 11 anos foi autorizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e garante ao público infantil maior proteção contra a COVID-19. QRcode de convocação: https://vacinacao.indaiatuba.sp.gov.br/cadastro/ Dúvidas podem ser esclarecidas no WhatsApp da Sáúde (19) 9 9779-3856.

LEIA TAMBÉM

Continue lendo

Notícias

Plantão de dúvidas para o Passe Bolsa 2022 ocorre na próxima semana via e-mail da Secretaria de Assistência Social

Artigo

em

Por

Foto

A Secretaria de Assistência Social de Indaiatuba realizará na próxima semana, a partir de segunda-feira (24), o plantão de dúvidas para o Projeto Bolsa de Estudos / Passe Transporte 2022, conhecido como Passe Bolsa, das 8h às 16h30, via e-mail, social.passebolsa@indaiatuba.sp.gov.br. As pessoas podem buscar pelo serviço digital até quinta-feira (27). Em virtude ao aumento do número de casos confirmados para COVID-19 em Indaiatuba, a Secretaria decidiu que as dúvidas devem ser tiradas on-line, para evitar circulação desnecessária. O plantão de dúvidas começa na segunda-feira (24) e vai até quinta (27) e as pessoas devem se atentar aos horários para o atendimento, das 8h às 16h30. O Projeto Passe Bolsa beneficia pessoas em situação socioeconômica desfavorável que estão cursando faculdade ou curso técnico. Os formulários estão disponíveis no link: https://www.indaiatuba.sp.gov.br/assistencia-social/bolsa-passe/ e também em versão física na Secretaria de Assistência Social, localizada dentro da Prefeitura de Indaiatuba. É importante pontuar que não haverá repasse de recursos financeiros para subsidiar segunda graduação, cursos de pós-graduação e cursos pré-vestibulares. Os requisitos básicos para ter acesso ao benefício são: residir nos últimos dois anos na cidade de Indaiatuba (2020/2021); não ter sido retido (não ter DP); apresentar média igual ou superior a 5,0 (cinco) em todas as matérias; frequência igual ou superior a 75%; apresentar situação socioeconômica desfavorável para cursar a faculdade ou curso técnico e apresentar toda documentação solicitada para a inscrição. O plantão de dúvidas ocorre de segunda (24) a quinta-feira (27), das 8h às 16h30, pelo e-mail social.passebolsa@indaiatuba.sp.gov.br e as inscrições serão efetivadas no dia 28 de janeiro, das 8h às 16h30 e no dia 29 de janeiro, das 9h às 16h30, no auditório da Prefeitura. No dia da inscrição não será tirada nenhuma dúvida e nem feita a conferência da documentação, a lista dos contemplados estará disponível na primeira semana de março.

LEIA TAMBÉM

Continue lendo
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

TAGS

+ VISTOS

Copyright © 2021 powered by Tribuna de Indaiatuba.